Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redes em VLANs não alcançam servidor antecedendo Switches


Tek

Posts recomendados

Bom, é o seguinte, tenho uma rede aqui, na qual o roteador é ligado a um switch 1 e existem mais 2 switches ligados ao switch 1 (2 e 3), sendo que em cada switch existem 2 PC's conectados e sempre um pc pertence à VLAN 1 e o outro à VLAN 2. Ao switch principal existem 2 servers conectados, sendo ambos para DHCP.

Fiz a configuração das VLAN's nos switches normalmente, e todos os computadores dentro dessa rede se comunicam (vlan 1 com vlan 1 e vlan 2 com vlan 2), o grande problema é que nenhum deles consegue alcançar o roteador (10.0.0.10), os PC's da VLAN 1 possuem IP's (10.0.1.x) e VLAN 2 (10.0.2.x) e a máscara utilizada é 255.0.0.0.

Qual o erro dos computadores não conseguirem acessar o roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste mais detalhes !

Qual o endereçamento utilizado no servidor ? Porque você optou por usar VLANs ?

Servidor DHCP (Vlan1) - 10.0.0.9

Servidor DHCP (Vlan2) - 10.0.0.8

Máscara - 255.0.0.0

To usando VLAN's para limitar o tráfego apenas às respectivas VLAN's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É necessário rever suas configurações de VLAN.

Se o servidor de DHCP está no switch principal e os clientes consegue obter IP através dele passando pela VLAN é porque existe uma configuração especifica para isso. Por padrão o requisição de IP iria ficar limitada a VLAN e os computadores não iriam conseguir obter IP.

Veja como está configurada esta porta do servidor e faça a mesma coisa para a porta onde está o roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou utilizando VLAN por porta, então o servidor 1 está na porta 1 e o servidor 2 na porta 2 no switch, sendo elas configuradas como trunk. A porta que conecta o roteador ao switch também está configurada como trunk. Caso eu altere essa porta do roteador para 1 ou 2, os computadores da vlan 1 ou 2 conseguem alcançá-lo.

Só consegui resolver esse problema utilizando 2 portas Fast Ethernet do Roteador, sendo cada porta para cada VLAN, mas creio que haja outra maneira de fazer isso sem utilizar as 2 portas do roteador, dessa maneira estou limitando minha rede ao numero de portas disponíveis no roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a faixa de ip que você está usando no roteador, pra você usar desta maneira ou você vai ter que colocar os servers dhcp como gateway e configurar os servers para quando chegar requisição de internet (porta 80 por padrão) os servers redirecionarem para o roteador ou ainda se tiver como você configurar o roteador com dois ips diferentes (depende do firmware e do roteador) e colocar cada ip do roteador na mesma classe dos ips das Vlan1 e da Vlan2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...