Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nivel Do Programador De Computador

diouf

Posts recomendados

• Membro VIP

Infelizmente diouf qualquer pessoa que faz um curso desses qualquer de programação é considerado programador! Isso existe porque atualmente ainda não existe um Conselho para o profissional formado em computação/informática/etc... O que, infelizemente, compara pessoas que fazem um curso de programação com um cara formado em Computação.

Espero eu, como sendo um estudante de Computação, que criem um Conselho para legalizar essa profissão de uma vez por todas com aqueles que realmente merecem esse mérito, aqueles que cursaram uma faculdade para tal!

Acho que isso responde sua pergunta sobre trabalhar numa empresa com somente 2 meses de curso <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diouf@15 jan 2004, 22:01

uma pessoa que faz algum curso de programação

tipo um visual basic em 2 meses, poderá ser considerado um

programador de verdade, para trabalhar em alguma empresa

de serviços tecnicos?

Depnde...

Você acha que um médico que só estudou medicina por 2 meses tem condição de cuidar de que tipo de paciente?

Tá certo que programação é mais fácil, mas esse sujeito não vai muito longe não...

Link para o comentário

concordo com o WaVe quanto a necessidade de criação de algo que "bote a casa em ordem", na área de informática/ programação...

o ruim é que isso envolve muita burocracia, politicagem e demora....

o CREA e a OAB por exemplo , não nasceram da noite pro dia

quanto exemplo do programador de curso de 2 meses ai ...

até conseguem emprego em alguns casos,

mas não chegam a ser uma ameaça aos programadores com boa formação (leia-se tambem competentes) pois o próprio mercado de trabalho trata de filtrar este tipo de profissional

Link para o comentário

• Membro VIP

Uma pessoa que faz algum curso de programação

programador de verdade

Depende.

Obviamente, ninguém com 2 meses de curso de qualquer que seja a área pode ser considerado profissional em alguma coisa.

Se você pega um sujeito totalmente "cru" nesta ou naquela disciplina e o coloca num cursinho rápido de 2 meses (sem contar a péssima qualidade desses cursos), não dá para considerá-lo um profissional baseando-se apenas nisso. Claro que excluem-se desses exemplos as profissões que naturalmente exigem um curso especializado, como medicina, engenharia civil, etc...

Acontece que todo mundo tem que começar de alguma forma. Nem todo mundo vem de família rica que pague faculdade e sustente até que tenha experiência e consiga um bom emprego. Deste modo que é preciso "se virar" de alguma forma.

A experiência é uma das principais características que definem um bom profissional. Outra das mais importantes é a competência. Posso dizer que, após nove anos trabalhando como programador de Visual Basic, tendo inciado como autodidata e sem ter feito nenhuma faculdade, tenho experiência e competência. Do contrário já estaria fazendo outra coisa na vida.

Isso mostra que, do mesmo modo que um curso rápido de 2 meses não é prova de experiência, um curso prolongado numa faculdade também não é. Afinal, experiência e competência não se ensinam nem na escolinha de informática da esquina, nem na melhor faculdade do mundo.

Isso tudo são dons adquiridos pelo esforço, perseverança e sobretudo amor ao ofício. Portanto, com curso de 2 meses ou de 5 anos, quem não se esforçar, não perseverar e não amar o que faz, simplesmente não vai dar em nada.

B)

Link para o comentário

Meu Velho, com 2 meses você não consegue nem ver a pontinha do grande iceberg que é a programação em si. Comparando com a medicina em nivel de dificuldade eu não acredito que ela perca não. O cara depois de saber tudo de programação ainda tem muitas areas que ele pode se especializar inclusive na medicina. A programção é bem ampla se tratado do sec 21. e eu concordo com o amigo aí em cima, um cara com curso de 2 meses não chega a ser nem ameaça nem mesmo pra faculdades que ensinam apenas programação.

Link para o comentário

Em dois meses. Acho que nem se você estudar em tempo integral (durante os 60 dias, 24 horas) você chega a ser um programador bom a ponto de entrar numa empresa. Você pode até entrar, mas quem garante que será competente em termos de erros? É muito pouco tempo...

Abraços e T+! ;)

Link para o comentário

ENTÃO TÁ!!!!

velho,

Acho muito bom fazer cursos, independente de serem de 2meses ou 3 ou 4, etc.

Se tu faz um curso de programação em 2 meses, por exemplo, tu não vai sair sabendo muita coisa, mas aí você pega um estágio numa empresa qualquer e APRENDE FAZENDO!!! Que, na minha opinião é muito melhor do que tu ir

numa faculdade e não aprender m... nenhuma, ser um frutinha engomado que só sabe teoria!!!

É SÓ TER FORÇA DE VONTADE!!!

Faz um estágio de 2 anos numa empresa e depois faz uma faculdade, você vai dar um banho em um monte de marmanjo metido a besta!!

falou!!

Link para o comentário

uma pessoa que faz algum curso de programação

programador de verdade, para trabalhar em alguma empresa

de serviços tecnicos?

Amigo, uma pessoa só pode se considerar um bom programador quando se tem bastante conhecimento e experiência. Segundo Deitel (um autor de livros de programação) em uma entrevista, uma pessoa não se torna um bom programador em menos de 5 anos de dedicação.

Imaginem uma pessoa sem experiência alguma em programação, o que tem que aprender pra ser considerado um programador: Uma introdução a programação estruturada, evolução dos computadores e sistema de numeração binária, lógica aplicada a computação, arquitetura de computadores (vai desenvolver drivers sem saber), C (a linguagem mais importante do mundo, pode até não ser a melhor e nem muito menos a mais usada), Programação orientada a objetos, se for fazer jogos têm que saber geometria analítica, algebra linear (as famosas transformações lineares), rede, "programação voltada a internet" (html, javascript, php, asp, jsp (java))...

Tem muita coisa que se deve saber para poder dizer que é um programador.

Então no pense que com 2 meses você pode "ser considerado programador de verdade", com dois meses você ainda não deixa de ser um "curioso" em linguagem X.

Programo desde a época em que Win 3.1 era novidade e não me considero um programador de verdade.

Link para o comentário

Realmente não acho que possam qualificar um programador pelos cursos q ele fez... O cara pode fazer 3 meses de curso para aprenter o básico do básico, e passar a se aprofundar em livros e na internet. Acho q vai do empenho de cada um.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!