Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em um carregador de bateria


james freire

Posts recomendados

Tenho aqui um circuito copiado de um carregador de bateria dessa de parafusadeiras.

Gostaria de saber o que esse circuito faz.

A fonte que liga na tomada diz o seguinte:

pri:220/127V ~ 60Hz

sec: 12v ---, 300mA

medindo a saída dessa fonte sai por volta de 15V, esses 15v entra no circuito abaixo.

a pergunta e'. o que esse circuito faz?? e o que acontece se eu colocar a fonte direto na bateria e deixar por horas e horas.

o manual diz que ela carrega por volta de 5 horas, devendo eu retirar, seria isso, ela não tem o controle de corrente e sempre vai mandando ate explodir a bateria.

a bateria marca 1300mA

so esta faltando esse esqueminha para completar meu tcc.

valeu galera

post-480080-13884953901694_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria se danifica por calor quando corrente muito alta circula por ela depois de ter atingido a tensão limite.

(Nesse circuito, quando a tensão nas celulas ni-cd/ni-mh chega em 14,4V (1,8V por celula) a resistencia interna da bateria é pequena de modo que muita energia passa a ser dissipada pelo resistor de maior dissipação, e o led em paralelo a ele acende. Se colocar digamos 500mA a carga será mais rápida, mas tem que ser 15V (Sobre as tensões limite das celulas tem muito material na web), o problema é que o resistor não dará conta de dissipar os 500mA e irá danificar as celulas se elas ficarem muito tempo nesse carregador após já estarem carregadas).

A informação que uma bateria de chumbo ou de nicd/nimh está com 100% de carga é baseada na tensão dela, 1,825V por celula nicd/nimh e 2,41V em celula de chumbo-acido. Devido a lei de ohm a resistencia interna da bateria se altera (Diminui) conforme a tensão e carga interna aumentam, o que força os carregadores a diminuir a corrente circulante. No início da carga a corrente pode ser alta (Sem bem que em chumbo carga rápida significa descarga rápida), mas no fim do processo da carga a corrente deve ser menor. Com carga tipo "20% da capacidade da pilha" a tendência é ela dar conta de dissipar na forma de calor o excesso de corrente que circula por ela após 100% de carga, por isso não se recomenda carregador rápido (Corrente tipo 50% da capacidade da pilha) a não ser que tenha um sensor de tensão que desligue o circuito quando atingir a tensão limite, e que desligue o carregamento caso as celulas aqueçam.

Bateria nicd/nimh chinesas baratas são despadronizadas, algumas vazam rápido quando há sobrecarga e perdem autonomia, outras aguentam mais calor, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...