Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
james freire

Ajuda em um carregador de bateria

Recommended Posts

Tenho aqui um circuito copiado de um carregador de bateria dessa de parafusadeiras.

Gostaria de saber o que esse circuito faz.

A fonte que liga na tomada diz o seguinte:

pri:220/127V ~ 60Hz

sec: 12v ---, 300mA

medindo a saída dessa fonte sai por volta de 15V, esses 15v entra no circuito abaixo.

a pergunta e'. o que esse circuito faz?? e o que acontece se eu colocar a fonte direto na bateria e deixar por horas e horas.

o manual diz que ela carrega por volta de 5 horas, devendo eu retirar, seria isso, ela não tem o controle de corrente e sempre vai mandando ate explodir a bateria.

a bateria marca 1300mA

so esta faltando esse esqueminha para completar meu tcc.

valeu galera

post-480080-13884953901694_thumb.jpg

Editado por Bcpetronzio
Colocar letra maiúscula no inicio do título

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

serve para indicar quando que as baterias estão carrehadas, apagando o LED D3

ele Aceso=carregando e Apagado=Carregado

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • mas se eu colocar a fonte de 500 mA na bateria??? ela vai carregar e parar, ela vai carregar ate estourar, ela vai queima a fonte de 500 mA.

se eu montar uma fonte de 1A 12v e ligar direto na bateria ela carrega??

e' isso qua nao entendo...

explica pra mim por favor.

valeu cara

Compartilhar este post

Link para o post

agora não entendie absolutamente nada, uma horatu diz " colocar a fonte de 500 mA na bateria???" outra hora "e eu montar uma fonte de 1A 12v" afinal de conta coloca o que o fabricante recomenda e pronto afinal uma fonte de 12V por 300mA não é nenhum bicho difícil de achar por ai

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • quero saber o que acontece se colocar uma fonte de 1A direto na bateria, ou uma de 10A o que acontece ou ate mesmo uma de 100mA.

somente isso!!!!

agora nao posso presentar um tcc com uma fonte original da furadeira.

tenho que montar uma e queria saber a forma mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post

A bateria se danifica por calor quando corrente muito alta circula por ela depois de ter atingido a tensão limite.

(Nesse circuito, quando a tensão nas celulas ni-cd/ni-mh chega em 14,4V (1,8V por celula) a resistencia interna da bateria é pequena de modo que muita energia passa a ser dissipada pelo resistor de maior dissipação, e o led em paralelo a ele acende. Se colocar digamos 500mA a carga será mais rápida, mas tem que ser 15V (Sobre as tensões limite das celulas tem muito material na web), o problema é que o resistor não dará conta de dissipar os 500mA e irá danificar as celulas se elas ficarem muito tempo nesse carregador após já estarem carregadas).

A informação que uma bateria de chumbo ou de nicd/nimh está com 100% de carga é baseada na tensão dela, 1,825V por celula nicd/nimh e 2,41V em celula de chumbo-acido. Devido a lei de ohm a resistencia interna da bateria se altera (Diminui) conforme a tensão e carga interna aumentam, o que força os carregadores a diminuir a corrente circulante. No início da carga a corrente pode ser alta (Sem bem que em chumbo carga rápida significa descarga rápida), mas no fim do processo da carga a corrente deve ser menor. Com carga tipo "20% da capacidade da pilha" a tendência é ela dar conta de dissipar na forma de calor o excesso de corrente que circula por ela após 100% de carga, por isso não se recomenda carregador rápido (Corrente tipo 50% da capacidade da pilha) a não ser que tenha um sensor de tensão que desligue o circuito quando atingir a tensão limite, e que desligue o carregamento caso as celulas aqueçam.

Bateria nicd/nimh chinesas baratas são despadronizadas, algumas vazam rápido quando há sobrecarga e perdem autonomia, outras aguentam mais calor, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom dia rubemll,

Show de bola na explicacao!!!!!!!!!

vou montar um carregador e depois posto aqui!!!!!!

agradeco a atencao.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais