Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seagate 7200.12 500GB formata 120GB é falsificado?


vv33d

Posts recomendados

Depois de mais de 4 anos de uso, meu antigo HD (Seagate Barracuda 7200.11 de 500GB) começou a apresentar bad blocks.

Ainda funciona bem, com apenas 8mb em setores defeituosos.

Mas como não quero esperar ele pifar já fiz meus backups e providenciei um HD novo, bem similar. Desta vez um 7200.12, Seagate Barracuda de 500GB

O procedimento foi o de sempre, criando a partição e formatando pelo cd de instalação do windows.

Já ao criar a partição, notei que só haviam mil cento e poucos MB disponíveis pra partição e opa.. Isso não dá 500GB, é a medida em megabits pra aqueles rotulados 120GB.

Lembrei de um HD de 120GB que comprei pra minha irmã, que só reconhecia 80GB. Na época conseguiram me convencer que era uma questão do chipset da MB dela não ser capaz de 'enxergar' todos os cilindros e setores, e que o HD estava normal.

Mas dessa vez não vou engolir essa! Eu tinha (ops ainda tenho) um de 500GB reconhecendo toda sua capacidade.

Voltei na loja e troquei o 7200.12 por um identoico: 500GB, Seagate Barracuda... Também reconhece apenas 120GB.

Antes mesmo de criar a partição a BIOS já reconhece o hardware como um HD de 120GB. Diferente do meu velho 7200.11

Amanhã volto lá pra trocar novamente, e pra infelicidade do dono da loja, vou fazer questão de ver o POST da BIOS, e se possivel formatá-lo.

Provavelmente é o lote que está com defeito, ou talvez seja mesmo falsificado.

Se o problema fosse na bios da minha MB ASUS P5K-SE meu outro HD não teria reconhecido seus 500GB

Abri esse tópico pra uma breve discussão sobre estes HD possivelmente falsificados. Notei que muita gente está sendo vítima disso enquanto pesquisava o fórum.

Também pra elucidar o quanto é importante testar o HD no momento da compra, e de preferência comprar em lojas físicas, evitando compras on-line porque não dá pra testar.

E deixar uma pergunta que foge um pouco do âmbito do hardware:

Vou voltar na loja pra trocar novamente o HD e pedir pra testar. Já é o segundo com o mesmo defeito. Provavelmente ele adquiriu um lote duvidoso.

-E se ele testar todos do estoque e não tiver nenhum que presta?

(pretendo nessa hipótese pedir reembolso sim)

-E se o vendedor se negar a me reembolsar o dinheiro?

Como devo proceder?

-------------------

TENSO! Resolvido quando o HD foi trocado pela 2 ª vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...