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problema internet caindo constantemente


kabiludu

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  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

Possuo uma rede doméstica onde são conectados 2 Desktops mais uma impressora Xerox 6110N (via cabo) e 2 Laptops Acer (via wireless).

Sou assinante de Speedy 2Mbps e usava um modem Opticom. Tinha um roteador TL-WR541G.

Esse conjunto nunca travou nem uma vez sequer. Algumas vezes um dos desktops chegou a ficar ligado por 7 dias (e noites) ininterruptamente, com eMUle e uTorrent funcionando simultaneamente. Tudo isso é ligado em 2 No-breaks da APC.

Até uma noite em que houve uma tempestade com muitos raios que queimou tanto o modem quanto o roteador. Apesar de terem queimado, ambos aparentavam estar normais, com os LEDs acendendo.

O pessoal da Telefonica veio e trocou o modem Opticom por um modem/router D-Link. Pra poder usar os laptops, comprei um outro roteador wireless, o TL-WR642G.

Como não alterei nada na rede, apenas repeti a configuração. Meus dispositivos wireless são todos de 54Mbps. Notei que o roteador começou a travar. Às vezes seguidamente, em intervalos de minutos.

A primeira coisa que fiz foi checar a versão de firmware. Já veio com a última versão, a mais atual disponível no site. Fazendo mais testes, descobri que o travamento ocorre quando se usa o Emule, o Limewire ou o uTorrent. No caso, o Limewire estava sendo usado em um dos Laptops e o Emule e uTorrent em um dos Desktops. Notei que apenas a utilização do uTorrent é capaz de travar o roteador em alguns minutos.

No meu caso, as conexões não caem mas não trafega nenhum pacote. O IP do roteador do lado da LAN para de responder a ping, o DHCP não funciona, mas os LEDs continuam piscando. Não fiz teste pra saber se continua respondendo ping do lado da WAN.

Quando se está usando pra navegação na web e MSN ele não trava.

Vamos partir do problema mais simples para o mais complicado, vou tentar fazer uns testes colocando um ventilador em cima pra ver se de repente é o aquecimento que o faz travar.

Se não resolver, o negócio é juntar vários diagnósticos e escrever pro suporte da empresa pedindo uma atualização/correção no firmware.

Abraços,

Werner

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