Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Principais causas


Hudson Pasini

Posts recomendados

1 - Ter uma fonte de qualidade, de preferência com PFC ativo;

2 - Ter uma boa régua de proteção, repare que não é qualquer uma que diz ser uma régua de proteção que se preze;

3 - Ter aterramento adequado. Muita gente acha que isso é bobagem, mas numa descarga elétrica ele pode salvar teu equipamento e até mesmo tua própria vida. Aterramento é coisa séria e muito importante, mas não é daquelas gambiarras que o "povo" arruma por aí de enterrar a ponta de um fio qualquer na parede!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Hudson Pasini,

As principais causas da queima dos curtos-circuitos em computadores são as oscilações da rede elétrica (sobretensão e subtensão) para prevenir que não aconteça esse tipo de problema com o seu computador seria bom que você utilizasse um Nobreak, estabilizador ou um módulo isolador estabilizado. Uma boa dica são os produtos da Microsol http://www.microsol.com.br/ ou da APC www.apc.com/br os produtos deles são bons e tem um preço acessível.

Se você quiser entender melhor os problemas da rede elétrica e quais os tipos de danos que isso pode ocasionar, a Microsol tem um canal no youtube www.youtube.com.br/microsolonline que explica tudo bem direitinho, lá tem uns vídeos simulando os problemas da rede elétrica e como funciona a proteção dos produtos.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Principais causas:

1 - Má qualidade das fontes utilizadas no Brasil

2 - As gambiarras elétricas utilizadas por inúmeras pessoas no Brasil (e nos

nos países asiáticos e africanos também)

3 - A mania dos leigos ligarem computador em estabilizador. A regulação

de tensão feita pelos estabilizadores é bastante danosa.

4 - Ausência de um protetor contra surtos.

O que fazer:

1 - Fonte de qualidade

2 - Bom protetor contra surto

3 - Para danos contra descargas atmosféricas, utilizar o protetor contra surto em conjunto com um bom aterramento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista aí que o Kayke seria a mesma ordem que eu colocaria.

O uso de estabilizador numa fonte genérica dessas utilizadas na grande maioria dos computadores no Brasil é até mais danoso do que usa-lo numa fonte de qualidade comprovada (apesar de ser um contra senso usa-lo numa fonte boa). Por que? Porque essas fontes de qualidade além de possuirem filtros completos no seu estágio de entrada, e algumas vezes até varistores, os componentes em geral são de primeira e um estabilizador simples a cada clique de relé, batendo seus contatos, pode jogar pra fora bastante ruido elétrico e picos transitórios de tensão. Uma fonte genérica peladadona por dentro deixa passar muito adiante esses ruidos do que uma fonte melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...