Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Ferro de Solda


rodrigo.abm

Posts recomendados

Ola pessoal, estou com um probleminha aqui. Comprei um ferro de solda destes simples de 20 r$ da Foxlux , tava soldando de boa ate que resolvi remover alguns componentes de uma fonte queimada começei a retirar os componenetes com sugador + ferro ,porém, reparei que a ponta do ferro estava ficando preta então peguei um papel toalha e fui limpar a ponta do ferro, mas, ae que começou o problema quando fui ver a ponta do ferro tinha oxidado :o e gostaria de saber se algum de vocês tem alguma dica para remover oxidação da ponta do ferro ou se seria melhor comprar pontas novas. (OBs. O ferro e novo).

Pesquisando na net achei este video porém não resolveu meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois que oxida fica muito díficil limpar o mais provavel mesmo é que você tenha que substituir a ponta, e sempre que for guarda o ferro depois de usar, nunca guarde com a ponta limpa, sempre coloque bastante solda na ponta e só depois desligue o ferro, isso protege a ponta do oxígenio do ar e evita oxidação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cobre também oxida, pontas baratas acho que tem mais ferro que cobre na liga (Ou algum percentual alto)

Guardar a ponta exposta permite oxidação, enquanto guardar com estanho não (Estanho não oxida)

Mas o principal é: Limpe a ponta com espuma vegetal. Materiais porosos gastam a ponta, predispõe elas à oxidação mais facilmente.

É normal a ponta gastar, criar um buraco no lugar onde você sempre encosta a solda, a velocidade que isso ocorre depende da liga usada na ponta e da solda. Foxlux pelo preço não deve ter pontas excelentes.

===============

Edit

Materias abrasivos é que estragam a ponta mais rápido, tipo esponja de aço ou pedras. E é esponja vegetal, as que servem pra limpar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara faz tipo eu: pega um pedaço de cobre com uma bitola semelhante à da sua ponta do seu ferro de solda, depois vá no esmeril e faça uma ponta nesse pedaço, cuidado, segure a ponta com um alicate e pois o cobre esquenta muito (é ótimo condutor de calor). Depois disso coloca no seu ferro de solda a ponta, aperta bem o parafuso de fixação, deixa esquentar bastante e passa estanho na ponta toda. Pronto!

Você vai ter uma ponta que dá de 10 em qualquer outra comprada, digo isso por experiência própria, já to na minha 3ª ponta caseira.

Eu limpo minhas pontas em uma bolinha de jornal só um pouquinho molhada. Elas duram bastante.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...