Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
rodrigo.abm

[Resolvido] Problema Ferro de Solda

Recommended Posts

Ola pessoal, estou com um probleminha aqui. Comprei um ferro de solda destes simples de 20 r$ da Foxlux , tava soldando de boa ate que resolvi remover alguns componentes de uma fonte queimada começei a retirar os componenetes com sugador + ferro ,porém, reparei que a ponta do ferro estava ficando preta então peguei um papel toalha e fui limpar a ponta do ferro, mas, ae que começou o problema quando fui ver a ponta do ferro tinha oxidado :o e gostaria de saber se algum de vocês tem alguma dica para remover oxidação da ponta do ferro ou se seria melhor comprar pontas novas. (OBs. O ferro e novo).

Pesquisando na net achei este video porém não resolveu meu problema.

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois que oxida fica muito díficil limpar o mais provavel mesmo é que você tenha que substituir a ponta, e sempre que for guarda o ferro depois de usar, nunca guarde com a ponta limpa, sempre coloque bastante solda na ponta e só depois desligue o ferro, isso protege a ponta do oxígenio do ar e evita oxidação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tp,ja resolvi esse problema usando aquelas pedras de amolar facas sabe?

Raspe bem,dae ligue o ferro e coloque estanho na ponta pra isolar a parte raspada e nao oxidar =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cobre também oxida, pontas baratas acho que tem mais ferro que cobre na liga (Ou algum percentual alto)

Guardar a ponta exposta permite oxidação, enquanto guardar com estanho não (Estanho não oxida)

Mas o principal é: Limpe a ponta com espuma vegetal. Materiais porosos gastam a ponta, predispõe elas à oxidação mais facilmente.

É normal a ponta gastar, criar um buraco no lugar onde você sempre encosta a solda, a velocidade que isso ocorre depende da liga usada na ponta e da solda. Foxlux pelo preço não deve ter pontas excelentes.

===============

Edit

Materias abrasivos é que estragam a ponta mais rápido, tipo esponja de aço ou pedras. E é esponja vegetal, as que servem pra limpar isso.

Editado por rubemll

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara faz tipo eu: pega um pedaço de cobre com uma bitola semelhante à da sua ponta do seu ferro de solda, depois vá no esmeril e faça uma ponta nesse pedaço, cuidado, segure a ponta com um alicate e pois o cobre esquenta muito (é ótimo condutor de calor). Depois disso coloca no seu ferro de solda a ponta, aperta bem o parafuso de fixação, deixa esquentar bastante e passa estanho na ponta toda. Pronto!

Você vai ter uma ponta que dá de 10 em qualquer outra comprada, digo isso por experiência própria, já to na minha 3ª ponta caseira.

Eu limpo minhas pontas em uma bolinha de jornal só um pouquinho molhada. Elas duram bastante.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bem pessoal valeu pelas dicas porém vou ter que trocar a ponta mesmo, mas me encabulou uma coisa tipo a solda ta fervendo na ponta do ferro e queimando, a solda e de boa marca e da Best, será que pequei um ferro com muita potencia?

    (OBS. o ferro e de 60W)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Colega Rodrigo, uso aqui um ferro de 100W para condições especiais, e nem nele a solda ferve na ponta!, se você não esta ligando este ferro em tensão errada!, ele pode estar com defeito...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Vou trocar o ferro amanha vou pegar um de 20W~30w da Hikari, ou quem sabe juntar um dinheiro para comprar uma estação de solda pois no futuro pretendo fazer umas soldas delicadas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×