Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício visualg


cadron

Posts recomendados

Pessoal boa tarde!

Sou iniciante em um curso de programação mas estou tendo muita dificuldade com os algoritmos, nunca tive contato e nem mesmo visto nada sobre algoritmos...

podem me ajudar com um exercicio. ainda não entendi bem que variavel devo usar para o mesmo se desenvolver...

escrever algoritmo para determinar o consumo medio de combustivel de um carro e a velocidade media da viagem; esse algoritmo deve solicitar as seguintes informação

... a distancia percorrida

...a quantidade de litros de combustivel

...o tempo total de viagem

ele deve ser escrito em pseudocodigo e os valores encontrado devem ser exibidos como saida

o tempo total da viagem a ser informado pelo usuario deve ser mostrado em minutos porém o resultado deve ser mostrado em km.

preciso dessa força ou pelo menos o inicio do mesmo para ate eu me posicionar melhor com essa pratica que é a materia prima da programação

valeu

cadro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... pra começo esse é seu 1º Programa?

se for acredito que se o pessoal daqui der o código assim de "mão beijada" nao vai dar muito certo

mas quanto ao tópico.

É em visualG né?? eu "aprendi" primeiro C++ depois C depois fui ver visualg =X

mas então as váriaves vão depender de como o ex foi elaborado, se pode ou não numeros quebrados (acredito que nao irá usar variavel caracter nesse prog)...

Vou CONSIDERAR variáveis inteiras. ( mas isso nao irá afetar em nada ).

o que voce precisa fazer são 2 "formulas" digamos assim..

1º "determinar o consumo medio de combustivel de um carro", isso vem do dia a dia.

como você ve o quanto voce gastou de combustivel?

Acredito ser ( me corrigam se estiver errado ).

distância percorrida/quantidade de litros de combustivel.

exemplo:

Andei com meu carro 300km e usei 30 litros de combustivel...

logo 10km/L

no caso de números quebrados ficaria:

Andei com meu carro 328,5km com 27,85L

logo andei 11,79 ........ Km/L

2º "velocidade media da viagem", mesma coisa que a formula anterior.

Distância Percorrida/Tempo.

Exemplo:

Agora vem um detalhe, que unidade você precisa que a velocidade média saia? Km/h?

vou considerar essa. ( pelo que ta escrito nao sei direito.. poderia ser km/m =X mas vamos lá )

1h = 60m.

então qualquer valor que o usuário digitar ( em minutos ) voce tem que transformar ele em HORAS.

se o usuário digitar 120 mintos são 2 horas...

etc..

(essa não é tão difícil assim =D) .. Valor Tempo (em minutos) / 60

ele vai pegar qualquer valor digitado pelo usuário e vai "transformar" em horas.

agora de volta a fórmula.

Exemplo:

Andei 50Km em 1 Hora (60 min)

Logo andei Logo andei 50km/h

Andei 135Km em 2,5 Horas (150 min)

Logo andei Logo andei 54km/h

Você pode fazer está fórmula de 2 maneiras.

atribuir uma variável para o tempo em horas ou fazer ele direto.

vai ficar + - assim

Distância/TempoemHora

ou

Distância/(TempoemMinuto/60)

Esperto ter ajudado, mas se o que você procura for o código já pronto.. posso tentar fazer também.

Boa Sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duda sua interpretação esta corretíssima.... a saida que precisamos é km/h a variavel sim é inteira e sobre o visualg é sim meu primeiro prog. se você puder me dar essa força do código elaborado seria muito útil associado aas explicações que você me deu acima.

muito obrigado.

cadron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

var
DistanciaPercorrida: Inteiro
Combustivel: Inteiro
Tempo: Inteiro

inicio
Escreva("Distancia Percorrida")
Leia (DistanciaPercorrida)

Escreva("Combustivel")
Leia (Combustivel)

Escreva("Tempo (minutos)")
Leia (Tempo)

// aqui ele imprime as formulas antes ditas

Escreva("Consumo Médio:", DistanciaPercorrida / Combustivel )

Escreva("Velocidade Média:", DistanciaPercorrida / (Tempo / 60 ))


fimalgoritmo

não tenho visualG na máquina então nao sei se vai rodar..

mas acredito que seja algo parecido com isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po duda valeu a boa vontade ....tentei rodar hoje pela manha e não consegui .....mas tenho visto que sempre chego em uma determinada linha ele esperava encontrar ").

sendo que ja esta desse jeito e ai não to entendendo.....mas a respeito da montagem e raciocinio logico dodesenvolvimento acho que esta correto ou 99% garantido....obrigado verei o que falta pra fecha-lo.....mais uma vez muito obrigado

cadron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

var
DistanciaPercorrida: Inteiro
Combustivel: Inteiro
Tempo: Inteiro

inicio
Escreva("Distancia Percorrida")
Leia (DistanciaPercorrida)

Escreva("Combustivel")
Leia (Combustivel)

Escreva("Tempo (minutos)")
Leia (Tempo)

// aqui ele imprime as formulas antes ditas

Escreva("Consumo Médio:", [B]([/B]DistanciaPercorrida / Combustivel[B])[/B] )

Escreva("Velocidade Média:", [B]([/B]DistanciaPercorrida / (Tempo / 60 )[B])[/B])


fimalgoritmo

Nem assim vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Duda...conseguimos colocar pra rodar meus parabens e muito obrigado pela força....você me deu o codigo pronto mas com ele veio alguns probleminhas que me senti a vontade pra resolver e deu certo.....valeu mesmo você fez 99% do código e esse 1 % que eu acertei me encorajou a persistir em programar....como havia falado nunca tive contato com esse mundo....mas se me dedicar programarei tão bem como vocês

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade meu nobre o codigo como eu disse você me deu 99%....

errei algumas linhas entre " e ( e retirei o ùtimo parenteses da divisão e coloquei um fimse

porém calculou tudo e me disse paa retirar o fimse pois não havia se na logica .....enfim coisas bobas mas que mostram que a intenção ajuda a modificar os quadros de problemas

e com isso fechei o prog que você ja me deu fechado rsrsrsrsrsrs!!!!!! valeu e vou voltar aqui cara pra outras duvidas espero falar contigo ai outras vezes nobre amigo do forum

abraço e fica com Deus

cadron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...