Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
cadron

Exercício visualg

Recommended Posts

Pessoal boa tarde!

Sou iniciante em um curso de programação mas estou tendo muita dificuldade com os algoritmos, nunca tive contato e nem mesmo visto nada sobre algoritmos...

podem me ajudar com um exercicio. ainda não entendi bem que variavel devo usar para o mesmo se desenvolver...

escrever algoritmo para determinar o consumo medio de combustivel de um carro e a velocidade media da viagem; esse algoritmo deve solicitar as seguintes informação

... a distancia percorrida

...a quantidade de litros de combustivel

...o tempo total de viagem

ele deve ser escrito em pseudocodigo e os valores encontrado devem ser exibidos como saida

o tempo total da viagem a ser informado pelo usuario deve ser mostrado em minutos porém o resultado deve ser mostrado em km.

preciso dessa força ou pelo menos o inicio do mesmo para ate eu me posicionar melhor com essa pratica que é a materia prima da programação

valeu

cadro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... pra começo esse é seu 1º Programa?

se for acredito que se o pessoal daqui der o código assim de "mão beijada" nao vai dar muito certo

mas quanto ao tópico.

É em visualG né?? eu "aprendi" primeiro C++ depois C depois fui ver visualg =X

mas então as váriaves vão depender de como o ex foi elaborado, se pode ou não numeros quebrados (acredito que nao irá usar variavel caracter nesse prog)...

Vou CONSIDERAR variáveis inteiras. ( mas isso nao irá afetar em nada ).

o que voce precisa fazer são 2 "formulas" digamos assim..

1º "determinar o consumo medio de combustivel de um carro", isso vem do dia a dia.

como você ve o quanto voce gastou de combustivel?

Acredito ser ( me corrigam se estiver errado ).

distância percorrida/quantidade de litros de combustivel.

exemplo:

Andei com meu carro 300km e usei 30 litros de combustivel...

logo 10km/L

no caso de números quebrados ficaria:

Andei com meu carro 328,5km com 27,85L

logo andei 11,79 ........ Km/L

2º "velocidade media da viagem", mesma coisa que a formula anterior.

Distância Percorrida/Tempo.

Exemplo:

Agora vem um detalhe, que unidade você precisa que a velocidade média saia? Km/h?

vou considerar essa. ( pelo que ta escrito nao sei direito.. poderia ser km/m =X mas vamos lá )

1h = 60m.

então qualquer valor que o usuário digitar ( em minutos ) voce tem que transformar ele em HORAS.

se o usuário digitar 120 mintos são 2 horas...

etc..

(essa não é tão difícil assim =D) .. Valor Tempo (em minutos) / 60

ele vai pegar qualquer valor digitado pelo usuário e vai "transformar" em horas.

agora de volta a fórmula.

Exemplo:

Andei 50Km em 1 Hora (60 min)

Logo andei Logo andei 50km/h

Andei 135Km em 2,5 Horas (150 min)

Logo andei Logo andei 54km/h

Você pode fazer está fórmula de 2 maneiras.

atribuir uma variável para o tempo em horas ou fazer ele direto.

vai ficar + - assim

Distância/TempoemHora

ou

Distância/(TempoemMinuto/60)

Esperto ter ajudado, mas se o que você procura for o código já pronto.. posso tentar fazer também.

Boa Sorte,

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Duda sua interpretação esta corretíssima.... a saida que precisamos é km/h a variavel sim é inteira e sobre o visualg é sim meu primeiro prog. se você puder me dar essa força do código elaborado seria muito útil associado aas explicações que você me deu acima.

muito obrigado.

cadron

Compartilhar este post

Link para o post

Como dito anteriormente nao tem como eu implementar aqui no trampo... mas assim que eu chegar em casa eu edito esse e coloco algo ... faz tempo que nao uso o visualg então vamos ver como vai sair.

Compartilhar este post

Link para o post

var
    DistanciaPercorrida: Inteiro
    Combustivel: Inteiro
    Tempo: Inteiro

inicio
    Escreva("Distancia Percorrida")
    Leia (DistanciaPercorrida)

Escreva("Combustivel")
    Leia (Combustivel)

Escreva("Tempo (minutos)")
    Leia (Tempo)

// aqui ele imprime as formulas antes ditas

Escreva("Consumo Médio:", DistanciaPercorrida / Combustivel )

Escreva("Velocidade Média:", DistanciaPercorrida / (Tempo / 60 ))

fimalgoritmo

não tenho visualG na máquina então nao sei se vai rodar..

mas acredito que seja algo parecido com isso..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • po duda valeu a boa vontade ....tentei rodar hoje pela manha e não consegui .....mas tenho visto que sempre chego em uma determinada linha ele esperava encontrar ").

sendo que ja esta desse jeito e ai não to entendendo.....mas a respeito da montagem e raciocinio logico dodesenvolvimento acho que esta correto ou 99% garantido....obrigado verei o que falta pra fecha-lo.....mais uma vez muito obrigado

cadron

Compartilhar este post

Link para o post

var
    DistanciaPercorrida: Inteiro
    Combustivel: Inteiro
    Tempo: Inteiro

inicio
    Escreva("Distancia Percorrida")
    Leia (DistanciaPercorrida)

Escreva("Combustivel")
    Leia (Combustivel)

Escreva("Tempo (minutos)")
    Leia (Tempo)

// aqui ele imprime as formulas antes ditas

Escreva("Consumo Médio:", [B]([/B]DistanciaPercorrida / Combustivel[B])[/B] )

Escreva("Velocidade Média:", [B]([/B]DistanciaPercorrida / (Tempo / 60 )[B])[/B])

fimalgoritmo

Nem assim vai?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fala Duda...conseguimos colocar pra rodar meus parabens e muito obrigado pela força....você me deu o codigo pronto mas com ele veio alguns probleminhas que me senti a vontade pra resolver e deu certo.....valeu mesmo você fez 99% do código e esse 1 % que eu acertei me encorajou a persistir em programar....como havia falado nunca tive contato com esse mundo....mas se me dedicar programarei tão bem como vocês

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • na verdade meu nobre o codigo como eu disse você me deu 99%....

errei algumas linhas entre " e ( e retirei o ùtimo parenteses da divisão e coloquei um fimse

porém calculou tudo e me disse paa retirar o fimse pois não havia se na logica .....enfim coisas bobas mas que mostram que a intenção ajuda a modificar os quadros de problemas

e com isso fechei o prog que você ja me deu fechado rsrsrsrsrsrs!!!!!! valeu e vou voltar aqui cara pra outras duvidas espero falar contigo ai outras vezes nobre amigo do forum

abraço e fica com Deus

cadron

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais