Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar onda gerada por PLL para Senoidal


Israel Felipe

Posts recomendados

Olá, boa tarde a todos, este é o meu primeiro Post aqui no fórum,

Estou com o seguinte problema: Fiz um Oscilador PLL com os Circuitos CD4046 e CD4059A, o mesmo gera a freqüência exata de 1800 kHz, 1,8 MHz, o problema é que o formato de onda que sai do VCO do PLL é quadrada, e acho que não é o formato mais adequado para RF, como transforma-la em onda Senoidal de RF?

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou usa um trafo de acoplamento, ele se encarrega de arredondar a onda...

Sera mesmo, por que então os inversores que temos por ai que usam transformadores tem sua onda de saida meio "quadrada" ou meio senoidal?

quando utiliza-se esses trafos, o sinal de entrada e previamente tratado, um trem de pulsos com periodo conveniente e ciclio ativo variavel, que no secundario desse trafo é aplicado a um filtro passa baixa do tipo LC, que AI sim o sinal resultante sera senoidal ou proximo dele.

a técnica do integrador é a mais adequada para esse tipo de aplicação, so de uma ganho de potência em sua saida para poder transmiti - la via RF...

mas pergunto porque senoidal?

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, a portadora de ondas de radio ate podem ser, agora a informação depende da sua fonte, ja viu um sinal de audio? se ver ira reparar que aquilo se parece com qualquer coisa menos com uma sennoide, claro que ela ira se aproximar se for modulada em AM ou FM, dependendo da forma de onda da portadora.

Seus dados podem ser palavras binarias moduladas em FM e enviadas via espectro de RF, mas depois de tratado no demodulador, voce ira encontrar uma onda quadrada, é so uma observação.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, boa tarde a todos, este é o meu primeiro Post aqui no fórum,

Estou com o seguinte problema: Fiz um Oscilador PLL com os Circuitos CD4046 e CD4059A, o mesmo gera a freqüência exata de 1800 kHz, 1,8 MHz, o problema é que o formato de onda que sai do VCO do PLL é quadrada, e acho que não é o formato mais adequado para RF, como transforma-la em onda Senoidal de RF?

Obrigado a todos.

Nestes casos, o VCO de RF não é o mesmo oscilador PLL. Geralmente o VCO de RF é formado por um circuito LC, onde C é um diodo varicap. Como exemplo, no circuito abaixo, a capacitância do diodo é controlada pela por uma tensão formada pela diferença de frequencia entre o oscilador de referência de 1KHz e a frequencia amostrada na bobina dividida pelo prescaler SP8793 + CD4059. Ainda se baseando no circuito, se quisermos uma frequencia de 100MHz, e o prescaler fosse por 100... teremos na saída do prescaler uma frequencia de 1MHz e aí teremos que programar o divisor 4059 por 1000 para termos uma frequencia igual a frequencia do oscilador de referência de 1KHz. Qualquer desvio nesta frequencia é gerada uma tensão de correção no Comparador do 4046 + LPF, que ajusta o varicap BB809 novamente em 100MHz. Está formado o PLL... Veja que o PLL do 4046 não é usado, somente o seu comparador. O princípio do MC145151 também é o mesmo, só que vários dos circuitos apresentados aqui já estão embutidos nele.

Não sei se fui claro... mas procure estudar mais sobre o assunto

syn-pr01.gif

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=199

http://web.telia.com/~u85920178/conv/syn-info.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...