Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Segurança em Linux?


flambeau

Posts recomendados

Quero comprar um netbook só para acessar bancos e para fazer compras online, e sei que a 1ª medida de segurança é usar o linux. Gosto do windows (gosto não se discute, se lamenta, fazer o que, né ^_^), mas nem em sonho acesso internet bank com windows. Já pesquisei muito e vi várias pessoas dizendo que não existe virus pra linux, que antivirus é desperdício de memória, e tal, mas eu sei que não vou conseguir acessar a net sem antivirus. Penso em usar o Big Linux ou o Mandriva Conectiva One, já que não me dei bem com o Ubuntu. Por isso, gostaria de saber de vocês:

1 - qual das duas distros é mais amigável, principalmente na instalação de programas? (já usei o ubuntu, mas depois de uma semana de muita luta ele me venceu. Como eu não conseguia instalar nada, desistalei ele e voltei pro XP)

2 - qual melhor antivirus (tudo bem, pode não ser necessário, mas vou usar assim mesmo. Então, se alguém puder me dar uma dica, valeu)

3 - qual o melhor firewall (vou usar uma rede wireless compartilhada com windows)

4- existe algum anti rootkit/anti spyware para linux?

5 - li muito que não se deve entrar na net como root, nem usar o PC de casa como servidor, como faço para não fazer nenhuma dessas duas coisas?

6 - estou pensando em pegar um netbook com estas configurações:

Processador Intel Atom N270 1.6 GHz

- Cache do Processador: 512KB L2 Cache

- Barramento: 533 MHz

- Memória: 512MB

- Tecnologia da Memória: DDR2 667 MHz

- Disco Rígido (HD): 8GB SSD ( NAO EXPANSIVEL )

Será que ele aguenta SO+antivirus+antirootkit+firewall+qualquer outro programa de proteção?

7 - qualquer outra dica de segurança é muito bem vinda (sim, sou um cara paranoico)

Obrigado a todos. Só lembrando, sou completamente iniciante no linux, só usei uma vez e por uma semana. Não conseguia me entender com essas fórmulas que mais parecem física quantica. Mas tenho de admitir, o bicho é estável e seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso o live-CD do Big Linux ou do antigo Kurumin para acessar bancos e sempre utilizo o endereço do banco com o domínio seguro "b.br" (www.bb.b.br ou www.bradesco.b.br), observando sempre se entra a página segura com o cadeado no rodapé do navegador.

Assim acesso as contas e imprimo extratos normalmente e com segurança alta. No Windows XP uso para outros e diversos fins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma ideia que eu nunca tive...É seguro usar meu PC que uso pra tudo, que clico em qualquer coisa sem preocupação, baixo tudo que é porcaria, pra acessar site de só usando o live cd do linux, sem instalá-lo, ou instalando o linux numa partição separada só pra isso? Se eu tiver um virus no/trojan/spy ou qualquer outro malware no windows, ele não vai "contaminar" minha partição linux ou roubar informações, se eu estiver usando o live-cd? Henrique, que domínio é esse, "b.br"? Nunca ouvi falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você ler:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u550572.shtml

http://www.nic.br/atividades/dom-bbr.htm

Eu prefiro usar o live-CD do linux para acesso a bancos pois o sistema é carregado limpo. Se for instalar a distro em alguma partição do meu HD já não terei a certeza de que estará livre de pragas com o tempo.

No meu Windows evito contaminá-lo pois uso senhas de e-mails e fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Quero comprar um netbook só para acessar bancos e para fazer compras online, e sei que a 1ª medida de segurança é usar o linux...

Já pesquisei muito e vi várias pessoas dizendo que não existe virus pra linux,

isso é hoax. existem sim alguns virus para *nix e uma crença popular dizendo que o linux é o sistema mais seguro. a medida do live-cd é boa desde que ela não esteja contaminada. uma outra alternativa é tunelar a conexão via vpn.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Uma Distro bem amigável e fácil de usar é o Ubuntu 9.10 (Tem versão para Netbook) ta muito melhor.

2 - Tem um tal de KlamAV ou o Avg se não me engano

3 - Não Sei

4 - também Não Sei

5 - Se não me engano o root nao entra em modo grafico no ubuntu (Prlo menos o meu nao)

6 - Guenta Sim

Bom acho que é isso.

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - qual das duas distros é mais amigável, principalmente na instalação de programas? (já usei o ubuntu, mas depois de uma semana de muita luta ele me venceu. Como eu não conseguia instalar nada, desistalei ele e voltei pro XP)

O Ubuntu é a mais amigável de todas.... basicamente para a instalação dos programas você usa o menu aplicativos / central de programas, lá você encontra de tudo.

2 - qual melhor antivirus (tudo bem, pode não ser necessário, mas vou usar assim mesmo. Então, se alguém puder me dar uma dica, valeu)

Não é necessário, tem o clamav, mas se nao estou enganado ele não é residente.

Virus em linux são mais complexos porque a maioria dos processos roda em modo desprivilegiado ou seja sem ser root.... então é muito mais difícil a máquina ser infectada

3 - qual o melhor firewall (vou usar uma rede wireless compartilhada com windows)

use o iptables, ou o script pronto do ubuntu, se nao me engano ele se chama ufw

4- existe algum anti rootkit/anti spyware para linux?

sim.... chkrootkit, e outros....

5 - li muito que não se deve entrar na net como root, nem usar o PC de casa como servidor, como faço para não fazer nenhuma dessas duas coisas?

a maioria das distribuições não deixa o X subir em modo root... você até pode usar como servidor, desde que suas regras de firewall estejam bem configuradas, para uma rede domestica, nao vejo problema.

6 - estou pensando em pegar um netbook com estas configurações:

Processador Intel Atom N270 1.6 GHz

- Cache do Processador: 512KB L2 Cache

- Barramento: 533 MHz

- Memória: 512MB

- Tecnologia da Memória: DDR2 667 MHz

- Disco Rígido (HD): 8GB SSD ( NAO EXPANSIVEL )

Será que ele aguenta só+antivirus+antirootkit+firewall+qualquer outro programa de proteção?

uma versao pra netbook da tranquilo.... existe uma versao do ubuntu para isso.... dê uam pesquisadinha :)

7 - qualquer outra dica de segurança é muito bem vinda (sim, sou um cara paranoico)

bom senso.... acho que isso vale mais do que mil dicas hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...