Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando em casa um Filtro de FAN.


Snake Plissken

Posts recomendados

1. Protótipo.

Olá pessoal, gostarei de compartilhar um a ideia que eu tive aqui, vendo que esses filtros de Fan vendido nas lojas diminuem consideravelmente o fluxo de ar produzido pelo Fan, então me decidir a criar meu próprio filtro.

O primeiro modelo que eu fiz, eu utilizei um tecido chamado “TULY” que sobrou do vestido de formatura do ABC da minha filha, e para fazer a moldura eu cortei um pedaço de “CANUITE” de bicicleta (aquele que se coloca o cabo de aço do freio), e um arame um pouco duro para dar a forma redonda sem que se desmanchasse.

Depois de ter feito uma argola, eu passei cola ao redor da argola e coloquei o tecido em sobre ele, deixando o tecido esticado, após alguns minutos (2min) eu soltei o tecido e depois de ver que ele estava firme eu cortei com a tesoura as sobra do tecido que passava pela bordas da argola.

Então fiz um desenho so para terem uma ideia.

42813265.jpg

Aqui ele já feito encaixado ao furo no acrílico

p1020745e.jpg

2. Edição Final.

Nessa segunda construção do filtro, eu utilizei a armação do próprio filtro de Fan;

p1020731y.jpg

Procurei encontrar o mesmo tecido que utilizei no meu protótipo mas só que não encontrei, então fui a busca de outro tecido semelhante chamado “Voal”, paguei R$ 2,00 pelo 1M³(o suficiente para produção de vários filtros).

p1020717.jpg

p1020725r.jpg

Aqui comecei cortando um quadrado um pouco maior que a armação do filtro;

p1020735c.jpg

Aqui começo a passar a cola no canto da armação, e logo após eu coloco o tecido sobre ele (para segurar o tecido sobre a cola, eu utilizei um cartão, assim ele fixava o tecido sobre a cola, mas sempre movimentando o cartão para que ele não colasse junto com o tecido)

p1020737o.jpg

p1020738.jpg

Após fazer todo o processo sobre seus quatro lados, melei sobre o esqueleto da armação um pouco de cola para que o tecido fique fixo sobre a armação, depois cortei com um estilete a sobra do tecido que passavam da borda da armação, deixando assim;

p1020739r.jpg

p1020752r.jpg

. To be continued

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...continued.

Com a outra parte da armação do filtro de FAN, eu refiz do mesmo modo deixando no final desta maneira

p1020742k.jpg

p1020750i.jpg

p1020752.jpg

Os dois juntos

p1020753g.jpg

Aqui o FAN lateral mas o filtro que melhorei aqui;

p1020744.jpg

p1020743a.jpg

IMG

Bom pessoal, eu espero que tenham compreendido o que eu fiz e quis compartilhar com vocês, com relação ao fluxo de ar desse filtro eu pude sentir que melhorou em relação a esponja usada nos filtro de Fan vendido nas lojas.

Outra coisa que ajudou muito em relação ao filtro é sua limpeza, pois para limpar eu agora so passo o pincel sobre ele que ele já estará limpo para uma nova filtragem.

Um aviso, esse filtro melhorou o fluxo de ar e a diminuição de sujeiras que penetram dentro do gabinete como de custume, mas ele não é imbatível quanto ao pó que paira no ar, mesmo com esse filtro eu ainda tenho que limpar o gabinete de vez em quando, pois o pó consegue penetrar pelas brechas mais pequenas que pode existir, só pro curiosidade caso não saibam, as partículas de pó são inferiores a 5 micrômetros de diâmetro (um micrômetro, está definido como um milionésimo de metro (1 × 10-6 m) e equivale à milésima parte do milímetro) será que é pequeno?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Belo tutorial, bem explicado e ilustrado, citei algo parecido no meu tutorial mas não completo assim, aconselhei também usar uma "capa protetora" usando este tecido mesmo, ao invés de tampar apenas o cooler, a capa protege a CPU toda. Seria bom se você encontrasse outra forma de instalar este filtro, uma 3ª alternativa seria uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pensei que só tinha eu q fazia filtros caseiros kkkkkkkkkkkkkk

Sem fotos mais tipo eu usei aqueles sacos de aspirador de pó mesmo. Até pensei em usar tecidos mais em testes eles passavam muita poeira, já o papel do saco de aspirador de pó quase não passou.

Eu limpei muito bem dentro da CPU e nas partes de fresta do gabinete eu fiz quase que um quadrado com o papel, grudado com Fita isolante mesmo ( serviço de porco né)

mas Fiz de forma que a area fosse maior assim mesmo tento obstrução por causa do papel o tamanho da area compensaria um pouco, como usei papel eu fiz umas dobras nele e colei ficou esteticamente feio pra caramba mais meu gabine é fechadinho então ninguém vai ver -_- só para ter ideia na lateral ficou com uns 4~5cm parecia mais um potinho tampando.

Está ai a minha dica, tentem aumentar a area dos filtros para como isso melhorar o fluxo de ar. Isso é minha teoria já que não tenho como provar '-' mas já q o amigo tem um pedação de pano pega um pedaço e puxa o ar com a boca mesmo , depois pega um pedaço menor e faz o mesmo. Vê se tem alguma diferença ( metodologia de doutorado essa )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...