Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Surgiu Uma Duvida Sobre Cooler De Hd

Wladyslaw

Posts recomendados

Caras, estava aqui pensando... pelo pouco que conheço dos sistemas de armazenamento geralmente são feitos por magnetismo, tanto disketes como hds, etc... são pedaços minusculos de metais que podem estar para um lado ou para outro (a grosso modo)... certo?

já vi muitos problemas de disketes que simplesmente pararam de funcionar por ficarem perto de celulares ou imãs por exemplo, certo??? se isso acontece com disketes, e as hds seguem o mesmo padrão, colocar celular e imã perto da hd também poderia ajudar a estragar o sistema, não é?

Pois é, como nós sabemos, as ventuinhas dos coolers se eu não me engano usam imãs e eletroimãs para girarem, portanto também são imãs...

a minha duvida é: Será que deixar os imãs das ventuinhas perto das hds não acaba causando problemas nela?

por ter uma grande camada de proteção, deve diminuir o magnetismo dos imãs, mas todos já brincamos de colocar um imã em cima de uma folha de papel e outro em baixo e movimentar eles certo? isso mostra que o magnetismo do imã dimionui após as camadas, mais mesmo assim passa... por ser um magnetismo pequeno, e ainda ter as camadas de proteção ele causaria pouco efeito, mais será que a longo prazo não acaba causando problemas???

não sei, pensei isso do nada, não entendo muito de como são feitas as hds, mais se estiver errado em alguma coisa me corrijam, ok?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu aprendi a miuto tempo num curso técnico< a única coisaque isola magnetismo é a distância, portanto se o campo magnético gerado for fraco e a distância for suficientemente grande, creio que não tem problema, mas se colocarmos motores maiores, ou diminuir-mos a distância, aí a coisa pega, acho que os caras já testaram isso antes de lançar, fui

Link para o comentário

será? as vezes os caras lançam cada burrada e só pensam nas consequencias dps... vai lá saber né? de qualquer forma com certeza deve ser muito mais confiavel um cooler de hd de marca, porque é mais capaz deles terem feito os testes, já os vagabunde tacou qualquer imã e nem pensou em nada...

mais ainda estou na duvida

Link para o comentário

• Membro VIP

O campo magnético dessas ventoinhas não é tão forte assim.

O disco também fica protegido, quase que blindado, o que reduz em muito o campo que chega nele.

O Claudiomiro falou em corrupção de dados. Mas isso não se deveria ao fato de este campo alterar o que está gravado no disco, mas sim interferir no funcionamento do leitor (atrapalharia a leitura e gravação).

Eu também acho que ele continuar a funcionar perfeitamente é prova que a blindagem é eficiente contra campos magnéticos externos.

E pense por outro lado. A temperatura de operação é um grande mal para a vida útil também. você perde por um lado e ganho de outro.

Mas acredito que o grande mal mesmo dos discos rigídos são as fontes de alimentação sub dimensionadas (processadores fortes e fontes limitadas). Essa deveria ser a maior preocupação.

Link para o comentário

Não acredito muito nisso. Como o sledge falou, o HD é quase que blindado, não acredito que duas pequenas fan's iriam fazer todo esse estrago.

Se você está com medo dos coolers tradicionais pode procurar um da Zalman, que é passivo, não sei se é muito eficaz, mas esses dissipadores da Zalman geralmente tem bastante qualidade..

Link para o comentário

O HD possui uma blindagem de alumínio justamete para não propagar o magnetismo.

Não se sei alguém de vocês já teve a oportunidade de abrir um HD e arrancar os imãs do movimentador da cabeça que ficam lá dentro. Nunca vi ímãs ferro-magnéticos tão poderosos, estes imãs ficam dentro do HD, protegidos por 1 ou 2 mm de blindagem do alumínio e não comprometem o disco. O mesmo ocorre com o motor que faz os pratos girarem a 7200rpm, possui imãs muito mais fortes que uma ventoinha de plástico que fica do lado de fora da blindagem.

Não se preocupem com o Cooler, a maior causa de problemas por interferência magnética é do speaker (interno) nos drives de disquete de CPUs horizontais.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!