Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soquete Intel Socket 1156 ou Intel Socket 1366 - qual devo comprar..plz


Ozzmozzy

Posts recomendados

Estou na duvida de qual desse soquetes devo comprar. Andei comparando umas mother e percebi q as mother pro soquete 1156 são bem melhores tendo elas sata 6gigas e porta usb 3.0 e 10 canais de som, perde só em memorias pra Asus P6t Deluxe V2 (soquete 1366) que chega até 24giga, enquanto a P7P55D-E Deluxe vai 16 giga.

O que devo fazer ? Desde já agradeço pela ajuda de todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ozzmozzy

Isso vai de gosto, a diferença de sockets de uma para outra, se vai mais pelos usos dos Chipset's...

Agora, os I7 para X58 tem bem mais opções, pelo menos por enquanto, que para P55...

Mas as placas não diferenciam muito de preço de uma para outras, só mesmo o processador, que influência, agora, querendo economizar um pouco, você pode optar pela 1156, com um processador I7, e então desembolsar um pouco mais na placa de vídeo...

Se tem condições sobrandos, vá de 1366, pois terá mais opções para I7...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se optar pelo socket LGA 1156 e tiver intenção de fazer overclock, muita atenção ao escolher a placa mãe. Os sockets fabricados pela Foxconn (usados em placas de muitos fabricantes) apresentaram contato insuficiente com o processador levando à queima em alguns testes realizados (link).

A minha, no caso, tem esse socket :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei se seria todas, ou um lot, em específico, no caso do problema do socket, o que é informando é que seria um lot específico de fabricação desse socket... agora, saber se a placa mãe, pertence a esse lote de fabricação é complicado... visto que não se encontram informações nos sites dos fabricantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

também estava com a dúvida do amigo, mas resolvi pegar a i7 860 que é menos "gastosa" (no quesito energia) e atende mmmuuuuuuito bem minhas necessidades, além de ter HT. A dúvida ficou quanto a placa mãe e a placa e vídeo. Optei pela intel DP55KG, mas depois pensei e achei melhor (já que meu pc levará mais de 5 anos para ser trocado) pegar uma placa mãe com usb 3.0 e sata de 6gb/s. Logo fiquei na dúvida entre a gigabyte P55A-UD6 e a Asus P7P55D-E deluxe. Não vi placas mãe da intel com os novos recursos.

Depois de ver os preços, aqui no Brasil, dessas motherboards, optarei por uma delas. E, após isso, deverei finalmente decidir entre a gtx 285 ou a HD 5870 (questão é mais preço que potência, pois pelo que vi, a hd 5870 ganha da gtx285).

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se optar pelo socket LGA 1156 e tiver intenção de fazer overclock, muita atenção ao escolher a placa mãe. Os sockets fabricados pela Foxconn (usados em placas de muitos fabricantes) apresentaram contato insuficiente com o processador levando à queima em alguns testes realizados (link).

A minha, no caso, tem esse socket :mad:

Pelo que andei sabendo, isso ai ocorreu apenas nos casos de overclock extremo, acima de 4GHz. Como não é o meu caso, creio que não preciso me preocupar com isso... É verdade que os fabricantes lançaram outras versões de suas placas utilizando o outro soquete, mas acredito que fizeram isso por questão de precaução.

Quanto a que plataforma escolher, vai a dica: tá com muito dinheiro pra torrar? Vai fazer CrossfireX ou SLI com placas TOP de linha? Quer comprar tudo do bom e do melhor? Então vá de LGA 1366. Caso contrário, LGA 1156 na cabeça...

Ela possui o melhor custo/benefício atualmente em diferentes aspectos (consumo, custo, performance, etc.). Apesar de não possui muita variedade de processadores (de mobos, já possui quantidade razoável), é questão de tempo até a Intel preencher os espaços vazios com novas CPUS. O LGA 1366 está "fadado ao esquecimento" por ser uma plataforma puramente voltada para entusiastas endinheirados e com sede de gastar... O hexacore da Intel sairá somente para esta plataforma (é bem provável, mas irá depender de quanto sucesso o Phenom II X6 terá no mercado) e custará a "bagatela de US$ 1.000... Eu é que não estou disposto a torrar tudo isso num processador, mesmo possuindo 6 núcleos (12 lógicos com o HT ativado).

Quanto à que CPU escolher, vai da sua necessidade. Basicamente o que difere o i5 750 do i7 860, além do maior clock e de outros pormenores, é a presença do HT. Infelizmente apenas algumas aplicações específicas tiram verdadeiro proveito do HT. O ideal seria você dá uma pesquisada e ver se as aplicações que você irá utilizar com este novo processador fazem uso eficiente do HT. Caso você constate que suas aplicações utilizam eficientemente o HT, compre o i7 860. Caso contrário, vá de i5 mesmo, pois a diferença de preço entre ele e o i7 é bem considerável, cerca de R$ 300 ou mais (dependendo de onde você irá comprar), sendo que a diferença na performance não chega a ser tão grande (se existir, pode ser compensada com overclock).

Ah, e não ligue pra quantidade de memória RAM máxima suportada pelas placas. Provavelmente, quando chegarmos a usar esta quantidade de RAM num PC de uso pessoal, estaremos usando já outra placa, com outro processador, que faz parte de uma nova plataforma lançada a alguns anos à frente...

carlosaugustoibs, a solução da Gigabyte para USB 3.0 e SATA 3.0 é bastante precária (para não dizer porca), como pode ser vista neste link. A da Asus parece ser um pouco melhor, mas ainda assim não é uma solução definitiva, nativa do chipset, que seria a ideal. O jeito é se contentar em comprar uma placa sem suporte a tais tecnologias e esperar a boa vontade da Intel em lançar um chipset que dê suporte para ambas, de forma nativa, como eu infelizmente tive que fazer :(. E entre a 5870 e a GTX 285, com certeza optaria pela 5870 ;)

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...