Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação - Clamper E-terra

rau

Posts recomendados

Eu tava revendo o vídeo e tava prestando atenção naquele "Acoplador" deles, em cima tem uma etiqueta grande com o esquema interno dele e parece que dentro desse acoplador há varistores e circuito de filtragem. Não sei se estou "viajando", mas isso interferiria no teste, não? O resultado do teste foi medido na saída do E-terra, correto? E o surto introduzido na entrada do acoplador, certo? Esse acoplador com os componentes mostrados no esquema interfeririam no resultado. E outra, um modelo Due Cabo/Tel não teriam como apresentar aquela tensão residual de 928V e sim próximo de 1500V pra um surto com corrente de 100A, no caso a corrente foi de 2kA, o que elevaria a tensão residual pra além dos 1500V declarados como inofensivo para um pico veloz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, permitam-me reflefletir sobre esse circuito de acoplamento.

Pelo que estou vendo no vídeo, o circuito de acoplamento não causa a nenor interferência no ensaio.

Pois bem, os varistores em estado de repouso possuem uma resistência tão elevada que podem ser considerados circuitos abertos. Isso impede que a corrente elétrica vinda da rede penetre no gerador de pulsos, pois isso danificaria esse gerador.

Quando o pulso é liberado a impedância dos varistores diminuirá consideravelmente, limitando a tensão ao valor do surto, permitindo que o pulso de corrente chegue ao DPS a ser testado. Os indutores estão ali apenas para criar um caminho de alta impedância para o surto, limitando-o apenas ao caminho gerador-DPS, impedindo uma propagação de distúrbios para a rede elétrica, caso venha a ocorrer.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

A proteção de energia do E-terra está no limite, próxima de 1500V de tensão residual, mas os equipamentos protegidos ainda aguentam, desde que o surto não provoque uma elevação de corrente além de 100A trafegando pelos varistores, mas a proteção de sinal, sozinha com um centelhador, tem uma tensão residual elevada na minha opinião. Pelo que pude entender na ficha técnica do produto, esse valor fica em torno de 860V.

Soluções hibridas, da própria Clamper mesmo, joga essa tensão residual lá pra baixo, tipo uns 250-300V ou menor, o que o torna uma proteção pra um modem ADSL por exemplo muito mais suportável. Na realidade não sei qual a tensão x tempo que é capaz de destruir a isolação de algum componente em um modem moderno, ADSL ou cabo, mas se for pra escolher entre ligar direto na tomada do telefone e no E-terra, com certeza ligo no E-terra.

Pelo que pesquisei pela Internet, o uso de soluções únicas com apenas centelhador protegendo é ideal para se colocar na entrada da linha (por suportar maior corrente de surto) mas no final é altamente recomendável a colocação de outros componentes como por exemplo varistores, diodos avalance de silicio ou outro tipo de resposta mais veloz que o centelhador. Isso tanto é fato que protetores que utilizam o fio terra de fato costumam usar no minimo dois estágios coodernados para a proteção de sinal como por exemplo, varistor + centelhador, ambos em paralelo com a linha.

Mas sim, a solução com apenas o centelhador é ótima pra não interferir nas caracteristicas elétricas do sinal, mas se o sinal for razoavelmente bom, a interferência é minima. Por exemplo, tenho uma conexão ADSL de 2 mega que a atenuação fica em 6.5db e o SNR em 31, isso com o fio telefônico passando pelo protetor do nobreak que utiliza PTC + varistor se não me engano, mas tenho certeza q nao usa centelhador e só interfere em 1db na atenuação e nada no SNR - Relação sinal x ruido.

ATUALIZAÇÃO:

Pessoal, tava dando uma olhada a imagem no site da Atera do E-Clamper- irmão mais novo do E-terra - e notei que ele possui em um dos lados 2 varistores com um fusível térmico sanduichado entre eles e do outro lado apenas um, qual a lógica que levou a Clamper a adotar essa disposição dos varistores? Apenas teoricamente aumentar a capacidade de dissipação do produto? E se é pelo fato de o fusível térmico funcionar melhor com os varistores sanduichando ele, porque não foi adotado então o mesmo esquema dos dois lados, já que o produto não é polarizado ou seja, pode ser ligado de qualquer forma na tomada:

eclampcatv.GIF

eclampertel.GIF

Link para o comentário

O E-terra não é um filtro de linha propriamente dito, ele é um protetor contra pico de tensão apenas, apesar disso qualquer fonte de alimentação boa já tem toda parte de filtragem necessária pra ela, não precisa de nenhuma adicional.

Mas sim, se tiver aterramento o ideal é que use um protetor que faça o uso desse condutor para descarregar surtos principalmente vindos da linha telefônica, de sinal em geral, é mais eficiente assim e pra isso a própria Clamper tem uma linha de produtos que atende bem. A APC não quer mais saber de vender filtros de linha no Brasil, os únicos que ela trazia eram importado dos EUA, mas parece que parou de importar, é a informação que corre por aí...

Link para o comentário

Bom, o meu E-Terra (comprado aqui) chegou ontem.

Ele é adequado para conexões de até 2 Mb, o que cai como uma luva para mim, já que (segundo a operadora) minha linha não aceita nada além disso. Em alguns dias vou contratar o serviço.

Liguei-o na sala, no ponto de onde saem as duas conexões da casa, a minha e a de minha mulher. Algumas gambiarras com fios RJ-11 e tomadas Telebrás deram conta do recado.

clampereterra.jpg

Essa proteção será usada como se vê na imagem, unicamente para a linha telefônica. Assim ela ficará em série com os filtros APC, um em cada computador, pois ambos também têm proteção para linha telefônica. Espero estar fazendo a coisa certa... :unsure:

Por fim, uma coisa me chamou a atenção. Em outro tópico eu disse que não vejo nada de mais quando um funcionário de uma empresa se cadastra no fórum para "defender o seu peixe". Aqui eu deixo uma espécie de correção: eu não vejo nada de mais se o funcionário entra para defender seu peixe com argumentos. Posso não entender patavinas de eletricidade e de eletrônica, mas sei diferenciar argumentos de mera propaganda... E a coisa fica especialmente escabrosa se o usuário em questão tem "x" postagens e todas as "x" postagens são propaganda. Pega mal. Just for the records...

Um abraço a todos.

Link para o comentário

Nada, pode colocar 8 mega nele tranquilo, desde que a linha tenha parametros bons de sinal, se tiver perto da central, pega um ADSL2 em 12 mega tranquilo.Eu testei numa ADSL de 4mega em ADSL2+ e não alterou em nada o sinal...

Uso ADSL2+ em 2 mega em minha casa e a proteção do nobreak APC ao qual passo a linha antes de chegar no modem, dá um aumento atenuação de 1dB e alteração de 1 ponto no nível de SNR, a proteção do nobreak usa varistor e ptc, o varistor por apresentar uma capacitância muito maior que a do centelhador, não é ideal pra sinal em alta frequência, como 2.2MHz do ADSL2+, mas eu to a 500 metros de fio do armário digital que me atende, atenuação bem baixa, em 8dB.

Link para o comentário

Nada, pode colocar 8 mega nele tranquilo, desde que a linha tenha parametros bons de sinal, se tiver perto da central, pega um ADSL2 em 12 mega tranquilo.Eu testei numa ADSL de 4mega em ADSL2+ e não alterou em nada o sinal...

Uso ADSL2+ em 2 mega em minha casa e a proteção do nobreak APC ao qual passo a linha antes de chegar no modem, dá um aumento atenuação de 1dB e alteração de 1 ponto no nível de SNR, a proteção do nobreak usa varistor e ptc, o varistor por apresentar uma capacitância muito maior que a do centelhador, não é ideal pra sinal em alta frequência, como 2.2MHz do ADSL2+, mas eu to a 500 metros de fio do armário digital que me atende, atenuação bem baixa, em 8dB.

Que ótima notícia, _rau_. :)

Eu estava satisfeito com a compra porque esse modelo (mais antigo) está saindo bem mais conta do que o novo. Bom saber que ele vai continuar servindo no futuro...

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
Muito bom, quando a casa começar a pegar fogo eu tiro ele...

Valeu Faller, pelo menos serve de adaptador para o cabo 2P+T para o computer...

Abraço.

Por sinal, um adaptador até bonito, transparente e com led de alto brilho. Mas um tanto caro e que, como suposto protetor, só protege a si mesmo.

failgx.jpg

Link para o comentário

Então eu só devo comprar isso se não tiver um terra certo? se tiver um terra, um filtro da acp é melhor para 120 v?

Esse produto E Terra é realmente projetado para locais onde não exista o aterramento, ou seja, o terceiro pino na tomada.

Em minha residencia onde o utilizo a tensão é 127V e eu não tenho aterramento.

Como citado oportunamente pelo Rau trata-se de um DPS e não filtro de linha.

Abraços

Link para o comentário

Por sinal, um adaptador até bonito, transparente e com led de alto brilho. Mas um tanto caro e que, como suposto protetor, só protege a si mesmo.

failgx.jpg

Não é bem assim. O produto apresenta uma tensão residual de 1500V, o que é o suficiente pra proteger contra picos de tensão em modo diferencial, causado por chaveamentos, é claro que seria desejável um valor mais baixo, mas esse valor aí é aceito por normas. E vamos convir que algum limitador qualquer colocado entre uma linha antes de chegar ao equipamento, já dá uma ajuda a conter certos surtos.

Link para o comentário

A Clamper deu uma renovada na seção dos E-terra/E-clamper, agora tem uns PDF lá atualizados, não mudou muita coisa, mas o E-Terra Due Tel/Cable foram tirados de linha, agora tem os E-Clamper Computer Tel e Computer Cable.

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=16&titulo=E-Terra

No PDF do Computer Tel diz o seguinte:

Eclampertel.jpg

O circuito do Computer Tel é igual ao E-terra Tel, mas apesar disso a Clamper mudo alguns dados da parte da proteção de sinal. Faller, dá uma analisada nesses dados pra mim por favor, tem como distinguir qual centelhador eles usaram só por esses dados? Tem dois valores ai da tensão de disparo, 350V com CC e 650V sob um impulso de 100v/s. Com isso aí da pra supor alguma coisa? Será que protege a linha de sinal contra alguma coisa mesmo?

Computer Cable:

eclampercable.jpg

O circuito de sinal dele é um pouco diferente do Computer Tel por causa do centelhador usado que é de dois polos, parece. No PDF mostra...

A parte elétrica é igual em ambos, 1420V de tensão residual em 50A, alta mas dentro do limite máximo suportável desde que a corrente de surto não suba muito que esses 50A.

Link para o comentário

Tava dando uma pesquisada sobre centelhadores e achei um site ensinando escolher o centelhador correto para dada aplicação e lá dão um exemplo de que pra proteger uma linha telefônica onde o intuito é proteger apenas um aparelho telefônico, pode se escolher um centelhador cuja a tensão de disparo sob impulso seja de 800V, mas tipicamente é selecionado 650V, e que a escolha mais correta pra se proteger equipamentos delicados, o ideal mesmo é 400V.

Nas especificações do E-terra/Clamper diz que o valor é de 650V ou seja, TÁ NO LIMITE! Não tenho certeza se um modem ADSL por exemplo, suportaria isso. Mas pensoq que, se já vi um protetor APC, que usa fio terra e varistor na proteção telefonica, conseguir proteger mesmo sem o fio terra ligado (mas se danificar no processo) acho que o E-terra consegue proteger um modem ADSL sim.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
Permitam discordar de alguns fatores técnicos citados no topico.

A pratica é que adquiri o E Terra Due Tel da Clamper apos a queima de meu computador e nunca mais tive problema de queima, ou seja, um ano se passou e o produto me atende eficientemente.

Acho que uma empresa do Know How da Clamper deve ser respeitada, pois eles não criariam um produto que não protege eficientemente os equipamentos, tendo em vista, que a engenharia da mesma deve ser bastante experiente no que diz respeito a proteção de equipamentos contra os efeitos dos raios.

Abraços

Você tem toda a permissão para discordar dos fatores técnicos citados no tópico, pena que não o fez. Estou ainda à espera de que o faça. Ou você acredita que levantar a bandeira da empresa, como fez em todos os seus 11 tópicos no fórum, é fator técnico? O Echoboy, que também se cadastrou no fórum apenas para defender os produtos da empresa, pelo menos tentou argumentação técnica. A mim parece que com aqueles 150 mil reais supostamente empregados no desenvolvimento do produto podia-se colocar no mercado brasileiro produtos de primeira linha, inclusive com pagamento a algum designer para se criar protetores com aparência decente, com número suficiente de tomadas, sem fuga de corrente, com pino terra e adequados a cada região do País, que trabalha com tensões elétricas diferentes.

Link para o comentário

Eu acho que os eforços da Clamper em colocar um protetor no mercado pro povão que não tem aterramento em casa, nem vai ter muito cedo, é de grande valia. Não conheço um produto no mercado que tenha o mesmo design que os E-terra, apesar desse nome infeliz, que induz ao erro de se achar que com ele se consegue os mesmos efeitos de se ter um aterramento correto. Felizmente a Clamper colocou no mercado o E-Clamper pra substituir o E-terra. Os produtos que são "semelhantes" ao E-terra são os famosos "Terra eletrônicos" que temos por aí pelo mercado, mas que são todos dignos lixões, não chegam aos pés do E-terra e ainda induzem mais ainda ao erro. Há produtos absurdos no mercado que criam um perigoso sistema TN-C na tomada e colocam um LED pra dizer que o produto está em funcionamento. Alguns incluem um varistor entre Fase-Neutro, mas NENHUM possui proteção telefônica ou cabo, e os que possuem são completos embustes. Lembro de possuir um protetor telefônico na década de 90, a marca era Clone, muitos anos depois, depois de ter um modem queimado por raio, eu resolvi abrir o produto, pra minha supresa o produto que dizia proteger contra raios tinha um resitor e um LED apenas! Grande proteção!

O design proposto para alinha de sinal dos E-terra eu creio é o único e mais eficiente possível sem ter a opção de um fio terra, e ninguém aparentemente fez isso ainda em nosso país e se fez não divulgou bem o produto entre as pessoas, lojistas...e esses 150 mil reais gastos, que eu tb achei exagerado, talvez maior parte desse valor possa ser atribuido à publicidade, que como sabemos, sai caro! O engenheiro responsável pelo projeto tb abocanhou uma boa parcela desse valor.

Design que gera questionamentos? Sim. Simples, inteligente e provavelmente funcional dentro de suas limitaçãoes? Com certeza!

Tanto esse como o PC Modem Protector que não fazem uso do fio terra para proteger o equipamento e uma linha de sinal, eu acredito que seja a melhor coisa para quem não dispoe de aterramento - mais de 90% das residências brasileiras? Só no Brasil um produto desse faria sucesso, E COM RAZÃO!

Seu eu tivesse em mãos toda parafernalha pra testar a proteção de sinal dos E-terra e E-Clamper, eu faria com maior prazer. A Clamper já divulgou um teste da proteção elétrica e não tenho o que duvidar, já que o que manda ali é o varistor que possui especificações técnicas conhecidas há anos, agora a proteção de sinal apesar da especificação divulgada nos permitir crer que é um produto eficiente, na prática precisariamos de um teste.

A parte que poderia ter sido melhor desenhada nesse produto é a adição de um fusível que corta toda energia para o equipamento, em caso de falha dos varistores.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
além do fato de a energia passa direto, há dois varistores de 275v em série no circuito, jogando a tensão de clamping lá pra perto de 1500v, o que o faz um protetor fraco, ele só consegue esse valor com corrente de surto até 100a, acima disso a tensão de clamping só tende a subir, então não é uma proteção eficaz pra trabalhar sozinha, acho que nem mesmo em conjunto com dps's nos quadros de força porque até esses seriam mais eficientes. Esses, se bem instalados, com fiação curta, conseguem uma tensão de clamping em torno de 800v em 100a, dai em cascata com outros protetores, a tensão residual fica bem baixa, em torno dos bem suportaveis 710v mesmo com corrente acima dos 100a no dps primário. Até 1500v a maioria dos equipamentos suportam um pico veloz, mas surtos podem ultrapassar os 100a, aí ja viu, a tensão residual sobe.

que mudanÇa brusca de opinião heim

Link para o comentário

Quelzinha, sim, nós vamos adquirindo novos conhecimentos e fazendo novas associações aqui e ali e a opnião muda sim, não há mal nenhum nisso desde que não prejudiquemos outras pessoas com nossas opiniões. Nesse caso o meu erro de opinião estaria preservando quem a lê-se e não prejudicando-a, afinal eu errei para o lado em que nada prejudicaria o equipamento do usuário! Não tenho vergonha nenhuma de assumir que mudo de opinião, que eu erro, que me corrijo na frente de todo mundo quando possível.

O que tento então é que minhas opiniões sejam o mais próximo possíveis do ideal, no caso da proteção de equipamentos eletrônicos é melhor errar para o lado da segurança exagerada do que para o lado da insegurança se o foco é só o equipamento e nada mais. Creio que toda vez que mudei de ponto de vista, no ponto de vista anterior em nada eu tava prejudicando, apenas vi que meu ponto de vista estava "polarizado" demais ou com uma visão unilateral ou incompleta da coisa.

Nessa questão entretanto ainda é válido dizer que o cascateamento de protetores dentro de uma instalação mantém a tensão residual dentro de patamares da suportabilidade do equipamento em caso de descargas que gerem uma corrente de surto mais elevada. E não deixa de ser verdade que um protetor com tensão de Clamping de 710V possui uma margem de proteção maior do que um que divulga 1500V quando sabemos que a corrente de surto pode ser mais alta e elevar esse valor. Entretanto há um meio termo ideal pra tudo, "Nem muito ao mar, nem muito à terra.", já dizia o ditado... Segundo ensaios que pude ver recentemente, na verdade a tensão residual mesmo com correntes superiores à 100A ainda consegue ficar em patamares seguros. O valor de 100A é uma referência segura utilizada pelo fabricante do varistor para que esse mantenha a tensão residual divulgada na folha de especificação do produto.

Você por acaso é parente do Kayke?? É de minas, e se cadastrou só pra postar isso? Sem ofensas Kayke!! :)

Atualização:

Sobre minha opinião atual do E-terra Clamper:

Na inexistência do fio terra na instalação:

- Contra surtos em modo diferencial, protege a grande maioria dos equipamentos por esses possuirem uma capacidade de rompimento de sua isolação muitas vezes acima de 1500V.

- Contra surtos em modo comum, vai depender da intensidade da descarga atmosférica, da corrente de surto dissipada.

- A Proteção de sinal provê algo no meio do caminho para proteger o modem, mesmo não sendo 100% eficiente contra uma descarga direta. Tenho dois relatos de de protetores APC protegendo um modem mesmo com a linha de aterramento desligada, sendo que ele depende dessa linha para dar proteção, o que me faz dizer com boa marge de segurança que o E-Terra consegue dar uma boa proteção na linha de sinal mesmo nessa topologia apresentada. Eu acho mais seguro jogar um surto de uma linha de sinal no neutro do que jogar num fio terra inexistente. Um surto indo ao fio terra desconectado tentará outra via de menor resistência pra ser dissipado, e pode muito bem atingir algum lugar onde não deveria.

- Evitaria usar o E-clamper em redes com dispositivo DR para evitar disparos intempestivos. A Clamper diz que não, que o tempo de atuação do DR é mais lento do que o da ocorrência de surtos, mas sabe-se que DR's atuam algumas vezes durante raios quando as capacitâncias à terra da instalação apresentam uma fuga causada por essa descarga. Logo, não duvido que a abertura do neutro pra dissipar uma corrente vinda de uma linha estranha, pode fazer com que o DR atue.

- O uso do E-terra em conjunto com DPS's só ajuda. Ou caso queira confiar o E-terra só à linha de sinal, na inexistência do fio terra e proteger a linha de força com outros meios, fica a cargo do usuário escolher outro tipo de protetor para a linha de força e deixar a linha de sinal à cargo do E-terra.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Você tem toda a permissão para discordar dos fatores técnicos citados no tópico, pena que não o fez. Estou ainda à espera de que o faça. Ou você acredita que levantar a bandeira da empresa, como fez em todos os seus 11 tópicos no fórum, é fator técnico? O Echoboy, que também se cadastrou no fórum apenas para defender os produtos da empresa, pelo menos tentou argumentação técnica. A mim parece que com aqueles 150 mil reais supostamente empregados no desenvolvimento do produto podia-se colocar no mercado brasileiro produtos de primeira linha, inclusive com pagamento a algum designer para se criar protetores com aparência decente, com número suficiente de tomadas, sem fuga de corrente, com pino terra e adequados a cada região do País, que trabalha com tensões elétricas diferentes.

Prezado Kayke;

Não estou no forum para defender produtos de determinado fabricante e modelos especificos. As duvidas e questionamentos que passei nas poucas vezes que participei do forum (11mensagem como você mesmo citou) tem a ver com SURTOS ELETRICOS.

Como temos no forum diversas pessoas com o conhecimento nesses fenomenos da eletricidade o debate fica mais enriquecedor:

Vou lhe pedir um grande favor se o que eu disse, escrevi, ou mencionei não lhe agrega nada em seus enormes conhecimentos (que diga-se de passagem você tb não mostrou ter) passe direto e nem leia.

Eu não tenho nada contra e nem a favor de nenhum dos fabricantes citados aqui no topico.

OK?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...