Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcas X Qualidade X Desempenho

Posts recomendados

Tem havido muitos tópicos do tipo “Qual é a melhor marca?”. Na minha opinião este negócio de determinadas marcas serem melhores que outras é muito relativo. Afinal, estaríamos analisando QUALIDADE ou DESEMPENHO ?

Se o aspecto for desempenho, há vários reviews aí pela net mostrando que a diferença de performance de um modelo de placa entre diversas marcas é insignificante (desde que operando nos mesmos clocks). O fator que faz a real diferença é a utilização de memórias mais rápidas que permitem fazer a placa operar num clock de memória maior, obtendo assim uma maior banda de memória e, consequentemente, um melhor desempenho.

Um exemplo clássico disso é a Prolink Ultimate (hoje desaparecida do mercado) que, por utilizar memória de 4ns e já vir clockada em 500MHz, tem um desempenho superior à FX5200 padrão de 250/400 com memória de 4ns. Então, neste aspecto, o que determina o desempenho é a utilização de componentes (memórias) mais rápidas e não de melhor qualidade.

Se o aspecto for qualidade, vai se resumir basicamente a utilização de melhores componentes na fabricação das placas. Aqui a coisa complica um pouco pois haveria a necessidade de uma avaliação bastante técnica com a análise dos componentes utilizados como capacitores, PCB etc. Isso implicaria basicamente em um maior ou menor tempo de vida da placa (ou não ?).

Qual é a opinião de vocês ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A MSI faz placas com memoria de marca boa(samsung) e quase sempre com memorias mais rapidas q o padrão, alem de o pcb ser bom pelo jeito... Isso porque eu tenho uma fx5200 e vejo q a placa é a reference card da nvidia, ainda com memorias de 4ns e PCB green... Agora, eu tive uma mx440se Mercury q era um lixo, alem de ter memorias de 7,5ns e ser 64bit, a marca da memoria era generica pelo jeito, nem tinha marca nela... Era PCB preto, q deve ser pior...

Link para o comentário

eu primeiro busco o desempenho... dai depois vejo a qualidade pra ver se esse desempenho vai aguentar até aonde eu quero (ex. overclock)...

a msi 64bits q peguei axava que tinha o desempenho... mas pelo menos tinha qualidade... as memos eram nanya 4ns

agora essa ultimate pra mim me atende em ambos quesitos desempenho (normal atente a minha necessidade) e qualidade (as memórias samsung aguentam bem o over..)

uma duvida, a cor do PCB influencia em algo? pois que eu saiba não....

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!