Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta termica em Core i5 é preciso ???


C41qu3

Posts recomendados

Sugestão: Acho que seria interessante fazer um teste.

Instala-se o processador no soquete com o composto térmico nativo do cooler box e aplica-se um teste de estresse, como aquele do everest. Tipo, estressa a CPU do PC por uns 2 a 5 minutos e registra os resultados.

Remove-se o processador, retira-se o composto térmico e aplica-se pasta (preferencialmente daquelas contendo prata, como Arctic Silver 5, que é das mais conceituadas). Daí, após instalado tudo, repete-se o teste e posta-se os resultados.

O que acham?

OBS.: O problema é que a arcitc silver 5 precisa de pelo menos 200h de uso contínuo para ficar no seu estado ótimo de trabalho né.

Abraços.

By Edskyline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra constar, tanto a AMD quanto a Intel não utilizam elastômero em seus coolers box faz muuuuito tempo.

- Elastômero: Parecido com um "chiclete", você instalava o cooler e quando o tirava depois de um certo tempo notava que o elastômero ficava com a forma do die "estampada". Para retirá-lo você tinha que raspar com cuidado caso contrário a base do cooler poderia sofrer arranhões.

Ele é ainda utilizado em alguns dissipadores de chipset.

Concluíndo, a pasta térmica previamente aplicada nos coolers box atuais são melhores do que pasta térmica à base de silicone (famosa pasta branca). Quiçá sejam melhores que pasta térmica à base de prata vendidas por aí, a não ser por aquelas de renomada e já conhecida qualidade (AS5 e superiores).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como faz pra aplicar essa pasta artic silver?
...Coloca uma pequena quantidade no centro do processador, com ele já encaixado na placa mãe. Depois, é só encaixar o cooler que esse já faz o trabalho de espalhar a pasta térmica.

engenheiro_ce, também sei de uma outra forma que é um pouco mais complicada (que foi a forma que usei).

Ví diversos users estrangeiros em vários fóruns de overclock mostrando a seguinte forma (se não me engano no próprio site da Arctic Silver 5 ensina assim), então se houver alguma inconsistência, sintam-se livres para falar.

- 1º: Como já falado você aplica uma pequena quantidade de pasta no centro do processador.

- 2º: Você deve usar uma luva descartável daquelas de se usam em hospitais ou farmácias, ou um plástico na ponta do dedo, de forma que este fique bem esticado.

- 3º: Com a luva ou plástico você vai espalhando a pasta até que ela cubra completamente o processador.

- 4º: Depois de espalhada, você deve fazer com que ela fique o mais constante possível, de forma a fazer com que ela pareça uma superfície plana sem irregularidades (que seriam as "ondinhas" que ficam quando se passa o dedo)

- 5º: Para acabar com as irregularidades da superfícies se faz movimentos de cima pra baixo em linha reta "|" e depois na horizontal "-" sobre todo o processador, a ideia aqui seria criar uma película fina de forma a maximizar o contato PROCESSADOR - PASTA - COOLER.

Bom, esse foi o processo que fiz com minha plasta térmica que é a Arctic Silver 5, fiz baseados em alguns vídeos feitos no Youtube de users falando sobre essa pasta e sobre a melhor forma de aplicá-la, lembrando que algumas pastas tem um tempo de adaptação para chegar no "ideal de eficiência", no caso da AC5 é de aproximadamente 200h para atingir esse ideal.

Se alguma coisa que escrevi aqui foge de sentido, por favor de sintam-se a vontade para me corrigir.

Espeto ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem nenhuma inconsistência no que você fez e relatou khain, apenas foi uma forma menos econômica de se aplicar, sem falar nos riscos de se exagerar e a pasta acabar transbordando.

A própria AS5 fala em seu manual que antes de instalar o cooler em cima do processador, você deverá aplicar um pouco de pasta térmicar na base do cooler e limpar de leve (deixando como se fosse uma mancha da "sujeira da pasta") com papel, para que dessa forma você preencha as rugosidades do metal da base do cooler e a dissipação seja melhor, mas é um gasto a mais (acho que só fiz isso uma vez, e essas instruções vi no site da própria Arctic Silver a uns 5 anos atrás, não sei nem se ainda tem isso por lá).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente apliquei arctic silver 5 no meu turion x2 seguindo atentamente as recomendações "atuais", digamos assimdo, fabricante. De acordo com o que li deve-se aplicar uma quantidade equivalente à "metade de um grão de arroz" (isso mesmo, de acordo com o que traduzi do original) sobre o die. Em outras palavras, aplicar bem pouco mesmo e depois espalhar com um cartão telefônico, por exemplo. É assim que tenho feito, mas também já vi gente relatando que aplica e espalha com o dedo, como já citado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceraente amigo eu não vejo por que motivo se dar o trabalho de remover o composto que já vem com o cooler stock e aplicar pasta térimca. Até por que se você estiver pensando em over, talvez seja bom é tirar todo o conjunto stock e colocar um cooler de terceiros, aí sim você aplica a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceraente amigo eu não vejo por que motivo se dar o trabalho de remover o composto que já vem com o cooler stock e aplicar pasta térimca. Até por que se você estiver pensando em over, talvez seja bom é tirar todo o conjunto stock e colocar um cooler de terceiros, aí sim você aplica a pasta térmica.

Não farei over extremo, só para 3.2GHz. Só queria saber se a pasta é melhor que a que vem junto ao cooler para diminuir qualquer que seja a temperatura sem precisar de um cooler de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não farei over extremo, só para 3.2GHz. Só queria saber se a pasta é melhor que a que vem junto ao cooler para diminuir qualquer que seja a temperatura sem precisar de um cooler de terceiros.

Entendo amigo, mais acho que o mais sensato seria você montar o processador com o cooler box mesmo, fazer "overzinho" e analisar como ficam as temperaturas...Se a coisa ficar meio feia aí sim você experimenta colocar a Arctic silver 5. Tome cuidado também com os reguladores de tensão da sua placa. Eles têm dissipação passiva?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo amigo, mais acho que o mais sensato seria você montar o processador com o cooler box mesmo, fazer "overzinho" e analisar como ficam as temperaturas...Se a coisa ficar meio feia aí sim você experimenta colocar a Arctic silver 5. Tome cuidado também com os reguladores de tensão da sua placa. Eles têm dissipação passiva?

Abraços.

Pois é e ai que entra a minha dúvida: Instalo o cooler box do jeito que veio de fábrica e obtenho XXº, se eu usar a pasta térmica que citei a temperatura ficará menor ou não? Até porque se eu retirar a pasta original do cooler não tem como voltar atrás né? hehehe

Minha placa é uma Asus p7p55d LE e ela não possui dissipador de calor nos reguladores de tensão mas conheço muita gente que roda tranquilo 3.8, 4.0ghz com temperatura aceitável com um bom cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo usar o processador sem pasta Termica ate funciona mas o Ar que fica nas "micro-ranhuras" entre processador e dissipador se super-aquece e danifica o processador

e claro a temperatura fica alta

Pastas termicas boas:

Artic Silver 5 e Ceramique qualquer uma dessa pode ser ate 10ºC a menos que a padrão(que mais parece um isolante termico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é e ai que entra a minha dúvida: Instalo o cooler box do jeito que veio de fábrica e obtenho XXº, se eu usar a pasta térmica que citei a temperatura ficará menor ou não? Até porque se eu retirar a pasta original do cooler não tem como voltar atrás né? hehehe

Olha é como te falei. No meu ponto de vista isso é algo que só se descobre testando mesmo. Realmente, se remover o composto térmico que acompanha o cooler box já era. Aí só vai pondo pasta térmica mesmo, ok.

Minha placa é uma Asus p7p55d LE e ela não possui dissipador de calor nos reguladores de tensão mas conheço muita gente que roda tranquilo 3.8, 4.0ghz com temperatura aceitável com um bom cooler.

Pois é, numa placa-mãe com reguladores de tensão desprotegidos de dissipação o overclock extremo pode ser bem perigoso. Capaz de fritar os reguladores. Se fosse você eu deixava mesmo na casa dos 3 a 3.2 GHz no máximo....Eu mesmo acho que vou deixar meu i5 750 assim, pois minha placa também vem "desprotegida", digamos assim, hehehhe...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo usar o processador sem pasta Termica ate funciona mas o Ar que fica nas "micro-ranhuras" entre processador e dissipador se super-aquece e danifica o processador

e claro a temperatura fica alta

Pastas termicas boas:

Artic Silver 5 e Ceramique qualquer uma dessa pode ser ate 10ºC a menos que a padrão(que mais parece um isolante termico)

Valeu. É que só vejo a galera recomendando a AS5, fiquei preocupado em ter comprado uma pasta ruim (mesmo q tenha me custado só R$11,90 hehehe)

Olha é como te falei. No meu ponto de vista isso é algo que só se descobre testando mesmo. Realmente, se remover o composto térmico que acompanha o cooler box já era. Aí só vai pondo pasta térmica mesmo, ok.

Pois é, numa placa-mãe com reguladores de tensão desprotegidos de dissipação o overclock extremo pode ser bem perigoso. Capaz de fritar os reguladores. Se fosse você eu deixava mesmo na casa dos 3 a 3.2 GHz no máximo....Eu mesmo acho que vou deixar meu i5 750 assim, pois minha placa também vem "desprotegida", digamos assim, hehehhe...

Abraços.

Valeu pelos conselhos e realmente é o que farei, testarei direitinho pra ver como fica, de qualquer jeito caso eu futuramente compre outro cooler já terei a pasta.

Sinceramente eu comprei uma placa assim até por que não sou encanado com OC e usarei em uma velocidade bem controlada e tranquila que já será mais do que suficiente (3.2GHz).

Falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...