Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cidaum

Ajuda - ECS GF8200A sem sinal de vídeo

Recommended Posts

Boa noite caros colegas, antes de mais nada, segue abaixo minha configuração:

ECS Elitegroup 8200A

2 GB de RAM Kingston DDR2 800MHz - 1.8V

Athlon 64 II X2 - AM3 2.8 GHz

Seagate 40 GB IDE

Eu rodava o Windows 7 e alguns jogos normalmente, drivers de tudo (Chipset, Vídeo, Áudio, e etc...) atualizado e a vida seguia tranquila. Meu irmão desligou o PC para colocar fazer a troca de HD (Samsung 80 GB Sata). Após inúmeras trocas do HD antigo pelo HD novo e o PC funcionando, teve uma hora, após instalação do HD Samsung, que ele ligou o PC e simplesmente o dito cujo não mandou mais sinal de vídeo para o monitor. O PC aparentemente, inicia normalmente: ele bipa, o teclado dá sinal de vida (Num Lock ON / OFF), mouse USB funciona, e o cooler também, mas NADA DE VIDEO para o MONITOR.

Testes já realizados:

- Memória: Ligamos o PC sem memória (ele bipa acusando a falta da mesma), trocamos a memória por outra de outro PC comprovadamente boa, e nada (ele continua sem mandar sinal de vídeo).

- Placa-Mãe: Ligamos o PC sem HD, sem Driver de CD/DVD e sem placa de rede Wireless (aparentemente ele liga normalmente, mas nem sinal de video).

- Fonte: Suspeitando da nossa velha fonte genérica, hoje comprei uma fonte C3Tech PUF-4050S 500W Reais, na esperança que fosse algum curto-circuito na fonte antiga, mas nem isso funcionou: parece que ele liga normalmente, mas simplesmente não manda nada para o monitor.

- BIOS: Zeramos o CMOS de acordo com o manual da placa-mãe e tambem não resolveu.

Esta placa-mãe é nova, e não sei o que fazer. Já procurei em inúmeros sites, fóruns (nacionais e internacionais) e não acho nada parecido com o meu problema.

Espero que consigam me ajudar.

Grato desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sem HD ela não da video mesmo, agora tente colocar outro HD no lugar desse Samsung, e teste colocar outro cabo SATA, para tirar a hipotese de que o cabo tenha sido danificado na troca!!

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo à primeira pergunta:

Essa placa tem Vídeo onboard NVidia GeForce 8200.

Respondendo à segunda pergunta:

Eu liguei a placa-mãe inúmeras vezes somente com o processador e com a memória, por acaso ela não deveria enviar sinal de vídeo mesmo com o HD desconectado?

Quando não enviou sinal de vídeo, a primeira coisa que fiz foi retirar HD, Driver de CD/DVD e outros periféricos, deixei-a somente com o básico para funcionamento correto (Processador e Memória), mas agora irei realizar um teste conectando um HD e ligando o PC. Também testarei os cabos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece ser uma pergunta meio *****, mas o monitor está funcionando? Tipo cabo está ok. Tem como testar o monitor em outra máquina ou usar outra monitor para teste.

Se a placa está funcionando, teclado, mouse, etc, mas só não dá vídeo é meio esquisito.

Outra coisa, verifique se não tem nada de baixo da placa mãe provocando algum curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ainda não pude fazer o teste com HD.

Respodendo ao coelho:

Sim, o monitor está funcionando, já testei-o em outros micros, eu tirei a placa-mãe do gabinete e está em cima da bancada de madeira e já olhei embaixo dela e está tudo okay.

Respondendo ao Ramon:

Não sabia dessa não, mas vou testar com certeza com o HD.

Repondendo ao Jonny:

VGA OFF vai ficar meio complicado pra mim agora, mas posso arrumar, mas zerando o BIOS não deveria funcionar o vídeo on-board ? Pelo menos deveria.

Fiz inúmeros testes:

Liguei os 2 HD's simultâneamente na placa-mãe e alternei entre as memórias de 512Mb e 2Gb, sem sucesso.

Liguei-a somente com 1 HD e alternei as memórias, sem sucesso.

Liguei-a com as 2 memórias de 512MB e 2GB com e sem HD, sem sucesso.

Li e reli o manual, zerei o BIOS inúmeras vezes, mas continua com o mesmo problema.

Retirei o pente de memória da placa-mãe e ela acusou bipando.

Iniciei a placa-mãe, fiquei apertando DEL, depois de um tempo apertando DEL pressionei F9 (Load Default Settings) + Y (Yes) + Enter, sem seguida pressionei F10(Save) + Y(yes) + Enter e ela reiniciou, pude observar pelo teclado, pois os leds do Num, Caps e Scroll piscaram, porém ainda sem sinal de vídeo.

Efetuei a troca de processador também, O atual é um Athlon 64 II X2 240 AM3 - 2.8 GHz que substituí por um Athlon 64 1640 - 2.6 GHz, mas continuou na mesma.

Obs: Os leds do teclado piscam quando dou o comando Ctrl + Alt + Del, a placa reseta e piscam de novo, assim como eu inicio a placa-mãe e eles piscam também. Os leds do Num, Caps e Scroll lock também funcionam quando eu aperto as respectivas teclas.

Compartilhar este post

Link para o post
Fiz inúmeros testes:

Liguei os 2 HD's simultâneamente na placa-mãe e alternei entre as memórias de 512Mb e 2Gb, sem sucesso.

Liguei-a somente com 1 HD e alternei as memórias, sem sucesso.

Liguei-a com as 2 memórias de 512MB e 2GB com e sem HD, sem sucesso.

Li e reli o manual, zerei o BIOS inúmeras vezes, mas continua com o mesmo problema.

Retirei o pente de memória da placa-mãe e ela acusou bipando.

Iniciei a placa-mãe, fiquei apertando DEL, depois de um tempo apertando DEL pressionei F9 (Load Default Settings) + Y (Yes) + Enter, sem seguida pressionei F10(Save) + Y(yes) + Enter e ela reiniciou, pude observar pelo teclado, pois os leds do Num, Caps e Scroll piscaram, porém ainda sem sinal de vídeo.

Efetuei a troca de processador também, O atual é um Athlon 64 II X2 240 AM3 - 2.8 GHz que substituí por um Athlon 64 1640 - 2.6 GHz, mas continuou na mesma.

Obs: Os leds do teclado piscam quando dou o comando Ctrl + Alt + Del, a placa reseta e piscam de novo, assim como eu inicio a placa-mãe e eles piscam também. Os leds do Num, Caps e Scroll lock também funcionam quando eu aperto as respectivas teclas.

Rapaz, o sue vídeo onboard foi para o espaço!!!

Agora só com uma placa off para testar. O resto não tem o que fazer...

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, será que o que eu temia aconteceu ?

Vou tentar 2 coisas, botar uma placa de vídeo OFF pra testar, se der sinal de vídeo irei atualizar O BIOS da placa-mãe pra ver se restaura o vídeo ON , se não funcionar é porque o vídeo ON foi pro saco mesmo.:(

Compartilhar este post

Link para o post
Po cara como o IGP vai pro espaço e o chipset continua funcionando se um esta dentro do outro?

Pode ter queimado o circuito do vídeo ou o próprio conector.

Compartilhar este post

Link para o post

Po o conector é muito possivel, pois eu estou com um Pc de um colega meu que um "técnico" disse que o video onboard dele tinha queimado e eu fazendo alguns testes aqui descobri que era o conector da placa que estava quebrado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei a placa-mãe com a placa de vídeo, ela não bipou.

Resetei o BIOS, liguei-a novamente, ela bipou, mas continua sem sinal de vídeo.

Alternei entre os conectores VGA's fêmeas ON e OFFboard, os dois sem sinal de vídeo.

Retirei a placa de vídeo, religuei-a, continuou na mesma, sem sinal de vídeo no ONboard.

Liguei a placa-mãe novamente com a placa de vídeo, novamente ela não bipou, tive que resetar o BIOS, liga-la novamente para assim ela bipar, deixei-a ligada enquanto anotava o que tinha feito, e algo ocorreu, ela bipou novamente, após uns 3 - 5 minutos depois do primeiro bipe.

Obs1: Quando retiro o cabo VGA do monitor do conector VGA fêmea da placa de vídeo ON ou OFFboard, o monitor CRT faz um pequeno "estalo", o estalo que falo é igual ao que faz quando a placa de vídeo envia o sinal de vídeo ao monitor até então inativo.

Vez em quando (de 7 a 10 minutos) o monitor faz um estalo deste, se deixa-lo ligado à placa de vídeo com a placa-mãe ligada, óbviamente.

Obs2:Liguei a placa de vídeo que é uma GeForce 9300GS PCI-X no outro PC ( PCChips A33G + Athlon 64 1640 2.6GHz + 512MB genérica ) que tenho aqui e ela funcionou normalmente.

Bem, pessoal, peguei a memória Kingston de 2GB e instalei no outro PC, ela começou a dar erros de memória, rodei o MemTest pelo WinXP e acusou vários erros, rodei o MemTest86 através de um boot do CD com Linux e acusou vários erros logo no início e travava. Fiz o mesmo procedimento com a memória de 512MB genérica e não houve nenhum erro, a memória simplesmente está funcionando perfeitamente apesar de seus 2 anos de uso juntamente com a placa-mãe PCChips A33G.

Depois de 1 mês que comprei a placa-mãe ECS GF8200A tive problemas relacionados à memória que desde então era uma MarkVision 2GB - 800MHz, levei-a para a garantia, só que o modelo estava em falta, então enteirei mais alguns reais e comprei a Kingston 2GB - 800Mhz, que agora foi pro saco junto com essa placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais