Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
0dail

Wireless no ubuntu 9.10

Recommended Posts

Instalei o ubuntu 9.10 no meu PC e ele reconheceu tudo de cara, até me surpreendi. Mas depois que reiniciei o PC, apesar de continuar a enxergar a rede, a internet não funciona mais.

Depois disso, baixei o drive no site do fabricante no site:

http://www.oiwtech.com.br/produtos/equipamentos/oiw_2402usg/

e segui o procedimento abaixo:

==================

Build Instructions

==================

1. Unpack the driver sources and go to the Module directory:

$ tar -xvzf rt73-cvs-daily.tar.gz

$ cd ./rt73-cvs-YYYYMMDDHH/Module

2. Compile the driver sources:

$ make

3. Install the driver (as root):

# make install

Mas quando dou o comando make, dá um erro e não consigo continuar a instalação.

Já procurei em vários lugares com drive semelhante e o pessoal diz para dar um sudo apt-get install build-essential, mas não funcionou. Depois tentei sudo apt-get update, ficou um bom tempo carregando vários arquivos mas mesmo assim o comando make continua não funcionando.

O modelo do receptor wireless é OIW-2402USG. Toda vez que reinstalo o ubuntu acontece a mesma coisa, a primeira vez ele deixa usar a internet mas quando reinicia ela simplesmente para de funcionar. Até pensei que era conflito porque tinha instalado a placa de vídeo, mas instalei uma vez sem usar a internet antes e depois que reiniciei a internet estava funcionado, mas por ter usado, ela parou de funcionar da outra vez que reiniciei :confused:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Unpack the driver sources and go to the Module directory:

Isso é Descompactar as fontes do condutor e vá para o diretório do módulo: que significa que você deve extrair o pacote que você baixou, para isso basta clicar com o botão direito do mouse em cima dele e selecionar extrair aqui. Para facilitar um pouco baixe ou deixe esse diretório na pasta downloads (os dois arquivos, tanto o que baixou como o que você extraiu).

"Já procurei em vários lugares com drive semelhante e o pessoal diz para dar um sudo apt-get install build-essential"

Bom esse pacote você pode baixa-lo de outra maneira também, vá em Sistema > Administração > gerenciador de pacotes Synaptic e lá em pesquisa escreva: build-essential agora clique com o direito em cima dele e selecione Marcar para instalação, depois clique em Aplicar. Caso isso não apareça na sua lista faça o seguinte: Vá em Sistema > Administração > Canais de Software, na janelinha que se abre clique na primeira aba "Programas do ubuntu" e deixe marcados todas as opções (são 5) e na opção "Baixar de: mude de servidor do Brasil para servidor principal. Agora clique na aba "Outro Software" e marque todas as opções e na aba Atualizações marque as 3 primeiras. Pronto agora clique em fechar, ele lhe dirá que precisa carregar a lista, diga sim ou OK ou Carregar. Após isso Veja se tem atualizações para fazer, se tiver faça. reinicie o sistema e veja se resolveu se não resolveu vamos prosseguir. Antes veja se no Gerenciador de pacotes Synaptic se já está instalado o build-essential senão instale, agora que sua lista está atualizada se ele não apareceu na lista a primeira vez, agora aparecerá. Ainda no Synaptic em pesquisa escreva : rt73 possivelmente ele lhe dará dois pacotes de drivers para wireless, instale os dois reinicie o sistema e veja se já está funcionando. Partindo do ponto que ainda não funcionou e precisamos instalar o pacote que você baixou, faça o seguinte: Vá em Aplicativos > Acessórios > terminal e digite: cd e dê um espaço depois abra a pasta downloads e procure o arquivo extraído (que está como rt73-cvs......) clique nesse arquivo segure apertado o botão e arraste ele para dentro da janela do terminal e solte-o nela. agora dê um enter, depois no final dê um make e depois sudo make install para instalar. Acredito que não precisará chegar até aqui, quando você instalar o pacote rt73 pelo Synaptic já deve resolver. Caso ainda não deu poste os resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reinstalei o Umbuntu para seguir os procedimentos acima, mas desta vez a internet não funcionou nem da primeira vez. :(

Como tenho o drive no meu pen-drive, abri o terminal e digitei: cd espaço, e joguei a pasta Module que fica dentro da pasta rt73-cvs-2008040418 (deste jeito é muito mais fácil, valeu pela dica;)) e dei o make. O erro que dá é esse:

make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.31-14-generic'

Building modules, stage 2.

MODPOST 0 modules

make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.31-14-generic'

rt73.ko failed to build!

make: ** [module] Erro 1

Como não tinha feito as atualizações, já esperava que ia continuar o erro. O problema é que agora vou ter que atualizar pelo pen-drive, dá pra fazer isso? :huh:

Obs: O receptor wireless tá funcionando porque tô neste momento usando ele no Windows 7 e tá beleza :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você instalou o build-essential? conexão com a Internet você só tem com wireless? se você tem com cabo (spedy ou velox) abra o terminal e digite sudo pppoeconf de enter ele talvez peça a sua senha, coloque e dê OK na primeira tela, depois OK novamente, depois coloque seu email de acesso a Internet, depois a senha, depois de oK até o fim. pronto você estará conectado, faça as atualizações e veja se refaça o procedimento acima com a Internet conectada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não instalei o build-essential porque não tenho mais acesso nenhum a internet com o ubuntu, só com o windows. Minha ideia é pegar tudo o que tiver que instalar com o windows, salvar num pendrive e depois instalar no ubuntu, isso é possível? Como faz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível sim, mas é um pouco mais complicado. Mas o seu computador é dual boot? você tem qual provedor? spededy, velox?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu PC tá com o Windows e instalei o ubuntu através do wubi. Por isso é muito prático pra mim reinstalar ele quantas vezes quiser, não leva nem 10 minutos.

Meu irmão tem speed e divide comigo através de um roteador wireless da gts telecom, o sinal chega forte no meu PC, pois não tenho problema nenhum com a internet usando o windows.

Creio que conseguindo instalar o drive também vou poder usar a internet no ubuntu porque a rede ele já reconhece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes, o ubuntu reconheceu a placa wireless? se sim então o problema pode ser configuração. Se não, pode ser os drivers, você já foi em Sistema > Administração > Drivers de hardware e viu se sua placa está ativada lá? outra coisa vá ao terminal e dê o comando lspci e poste o modelo da sua placa

Identificando o Chipset

Para identificar o chipset da sua placa de rede sem fios, execute o comando:

Se ela for PCI:

lspci -v | grep Wireless ou

lspci -v | grep WiFi Se ela for USB:

lsusb -v | grep Wireless ou

lsusb -v | grep WiFi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui em Sistema > Administração > Drivers de hardware e não apareceu nada, quando a internet funcionava aparecia pelo menos os drive da placa de vídeo.

Digitei lspci no terminal e apareceu:

00:00.0 RAM memory: nVidia Corporation MCP61 Memory Controller (rev a1)

00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation MCP61 LPC Bridge (rev a2)

00:01.1 SMBus: nVidia Corporation MCP61 SMBus (rev a2)

00:01.2 RAM memory: nVidia Corporation MCP61 Memory Controller (rev a2)

00:01.3 Co-processor: nVidia Corporation MCP61 SMU (rev a2)

00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP61 USB Controller (rev a3)

00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP61 USB Controller (rev a3)

00:04.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP61 PCI bridge (rev a1)

00:05.0 Audio device: nVidia Corporation MCP61 High Definition Audio (rev a2)

00:06.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP61 IDE (rev a2)

00:07.0 Bridge: nVidia Corporation MCP61 Ethernet (rev a2)

00:08.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP61 SATA Controller (rev a2)

00:08.1 IDE interface: nVidia Corporation MCP61 SATA Controller (rev a2)

00:09.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP61 PCI Express bridge (rev a2)

00:0b.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP61 PCI Express bridge (rev a2)

00:0c.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP61 PCI Express bridge (rev a2)

00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] HyperTransport Configuration

00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Address Map

00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] DRAM Controller

00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Miscellaneous Control

00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Link Control

02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G84 [GeForce 8600 GT] (rev a1)

Digitei o comando lsusb -v | grep Wireless e apareceu:

can't get device qualifier: Operation not permitted

can't get debug descriptor: Operation not permitted

cannot read device status, Operation not permitted (1)

can't get device qualifier: Operation not permitted

can't get debug descriptor: Operation not permitted

cannot read device status, Operation not permitted (1)

can't get hub descriptor: Operation not permitted

can't get device qualifier: Operation not permitted

can't get debug descriptor: Operation not permitted

cannot read device status, Operation not permitted (1)

can't get hub descriptor: Operation not permitted

cannot read device status, Operation not permitted (1)

Bus 001 Device 002: ID 148f:2573 Ralink Technology, Corp. RT2501USB Wireless Adapter

idProduct 0x2573 RT2501USB Wireless Adapter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, se seu irmão tem o speedy e você tem um notebook a melhor opção é você levar o notebook até seu irmão e conectar o cabo amarelo que sai do modem e conecta-lo diretamente ao seu notebook, após estar conectado ligue o notebook, se o modem do speedy for roteado, assim que o ubuntu iniciar ele irá reconhecer e conectar a Internet, se não for roteado faça o seguinte: Vá em aplicativos > Acessórios > terminal e digite sudo pppoeconf, aguarde ele reconhecer o modem na primeira opção clique em sim depois continue até que chegue na opção de colocar o email de acesso e depois a senha (provavelmente seu irmão), dê ok em tudo até ele conectar, faça todas as atualizações inclusive a do driver rt73 que está no gerenciador de pacotes synaptic, depois reinicie e confira se tudo está ok. A principio essa é a melhor opção tendo em vista que seu irmão provavelmente mora próximo e você tem um notebook. outra coisa esse wireless é usb?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×