Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador, como Proceder ?


Zezinhow

Posts recomendados

SMICH perguntou:

"Já que estão no embalo, poderiam me dizer porque os proc. só vem com frequencia no máximo de 3.4Ghz? (não falo em over)

Sempre quis saber isso. "

o grande problema de subir os clocks de um processador é a temperatura e consumo elétrico, ou seja quanto mais alto a frequencia do processador, mais ele consome energia eletrica e esquenta mais.

isso me faz lembrar da época do pentium 4. a intel planejava fabricar a linha pentium elevando os clocks até 10 gigahertz ! mas ela esbarrou neste problema que citei.

tambem, veja o caso desta comparaçao:

o processador mais veloz da AMD o phenom II 965, com o PHENOM II 945:

965: 3,4 ghz, consome 125 W e sua alimentação é 1,4 volts.

945: 3,0 ghz, consome 95 W e sua alimentação é 1,4 volts.

note a diferença de consumo de 30 W, tudo isso por causa dos 400 mhz a mais.

por isso tanto INTEL quanto AMD quantificam e classificam seus processadores à base do PR e não da velocidade do processador. foi-se o tempo que mais gigahertz era sinomino de mais desempenho. hoje em dia outros fatores entraram em cena: mais cores, controladora de memoria, fsb, memoria cache, gerenciamento de energia, e etc.

cappite?

e falando em processadores multicore, a melhor sacada das duas marcas foi fabricarem cpus multicore, foi uma das grandes melhorias no mundo da informatica para todos os usuarios de computador. basta os jogos e outros sofwares tirar proveito disso.

consome 125 W isso NAO é CONSUMO é dissipacao dele, nao tem nada de consumo nisso :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zezinho disse:

"eu acho que a AMD a Intel já possuem processadores até 5.0Ghz só que elas não tem pressa de lançar pois assim ganha muito mais dinheiro ...

por exemplo eles deixam no máximo 3.4Ghz.. quando a maioria chegar nele, eles vão mudar para 3.6Ghz para vender para os novos, entendem ...

Assim garantindo eles mesmos no mercado por mais no mínimo uns 10 ~ 15 anos

minha opinião é que isso é marketing puro.. "

errado. como expliquei anteriormente, o problema não é marketing e sim problema técnico mesmo. nem INTEL nem AMD conseguiram fabricar um processador com 4 ghz.

na época do pentium 4 com HIPERTHREADHING (HT) a INTEL enfrentava problemas na fabricação deste processador por conta da alta dissipação termica ( esquentava muito). foi por isso que ela abandonou a classificacao por mhz e adotou o PR igual a da AMD.

isso foi um erro de projeto da INTEL, que pensava poder chegar nos 10 ghz. ela foi obrigada a desenvolver um projeto inteiramente novo para a linha de seus processadores, e isso custou tempo e dinheiro. sem ter uma nova arquitetura, lançou no mercado o PENTIUM DUAL CORE, que era uma versao requentada do pentium 4 com 2 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ordem de desempenho entre arquiteturas (basicamente) = K7(amd athnon xp) < P4 -inclui-se Penitum 4; Pentium D (130-90nm) < K8 e k9 (athlon 64 e Athon X2) < K10 (phenom I) < Core 2 (core 2 solo, duo e quad) < k10.5 (phenom II) -isso ainda levará tempo, atualmente está empatado em desempenho x custo, mas a "core 2" ja tem sucessor, então tende a ficar defasada- < Core i (core i7 e i5)

PENTIUM DUAL CORE, que era uma versao requentada do Pentium 4 com 2 cores.
na verdade o pentium dualcore deriva dos Core 2 Duo. Os pentium D eram os Pentium 4 duplos no mesmo chip.

"eu acho que a AMD a Intel já possuem processadores até 5.0Ghz só que elas não tem pressa de lançar pois assim ganha muito mais dinheiro ...

por exemplo eles deixam no máximo 3.4Ghz.. quando a maioria chegar nele, eles vão mudar para 3.6Ghz para vender para os novos, entendem ...

Assim garantindo eles mesmos no mercado por mais no mínimo uns 10 ~ 15 anos

minha opinião é que isso é marketing puro.. "

Temos recursos para saber até onde a arquitetura vai... Via Overclock sabemos que o maximo que as atuais arquiteturas alcançam é 4.0~ Ghz no ar -com coolers de cobre e voltagens absurdamente altas para se vender em prateleira com 3 anos de garantia- e 6.0Ghz em próximo de ZERO absoluto (abaixo dos 200ºC, via Nitrogenio ou Hélio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Temos recursos para saber até onde a arquitetura vai... Via Overclock sabemos que o maximo que as atuais arquiteturas alcançam é 4.0~ Ghz no ar -com coolers de cobre e voltagens absurdamente altas para se vender em prateleira com 3 anos de garantia- e 6.0Ghz em próximo de ZERO absoluto (abaixo dos 200ºC, via Nitrogenio ou Hélio)

Algumas correções:

1. Para 4GHz não se precisa de voltagens absurdas, já vi processador da linha E7x00 fazer isso com menos de 1.20v (como também já vi alguns que não chegam a 3.5GHz nem com 1.5v), a questão é que não são todos que chegam a esse clock e ainda assim se precisa de um bom/excelente cooler para se manter o processador nesse patamar, mas seria realmente inviável vender um processadores assim.

2. Zero absoluto é de +/- -273ºC, a temp do nitrogênio fica na casa dos -190ºC, em ambiente aberto e com o processador aquecendo essa temp sobe mais ainda (-150ºC ~ -100ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando eu disse que nem AMD nem INTEL conseguiram lançar processadores com 4.0 ghz eu não me referia a possibilidade de overclock.

se estes fabricantes lançam um processador para trabalhar na frequencia de 3.0 ghz, por exemplo, não é a toa, elas estão garantindo que tal processador vai trabalhar por toda a sua vida nesta velocidade sem defeitos/bugs. pra quem nao sabe, processador é a peça mais durável dos componentes de um computador, chegando a durar 10 anos.

como a moda hoje é overclock e muitos o fazem isso, inclusive eu, os fabricantes tiram proveito disso e lançam processadores e promovem testes pelo mundo mostrando a capacidade de overclock de seus processadores. isso sim é puro marketing, mas que é alimentado pelos usuários e empresas revendedoras e fabricantes de PLACAS-MAE, COOLERS e MEMORIAS.

mas uma coisa que nem AMD e INTEL dizem é que overclock é por sua conta e risco. se o processador queimar ou se sua placa-mãe ou fonte for pro brejo nenhum usuario do planeta podem reclamar garantia e pedir troca de processador.

por isso, nao existe processador no mercado que foi lançado oficialmente por AMD e INTEL com velocidades de 4.0 ou acima. embora seja tecnicamente possivel alguns modelos de rodar nesta frequencia, a maioria dos usuarios nao sabem como faze-lo e nem teem hardware para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando eu disse que nem AMD nem INTEL conseguiram lançar processadores com 4.0 ghz eu não me referia a possibilidade de overclock.

se estes fabricantes lançam um processador para trabalhar na frequencia de 3.0 ghz, por exemplo, não é a toa, elas estão garantindo que tal processador vai trabalhar por toda a sua vida nesta velocidade sem defeitos/bugs. pra quem nao sabe, processador é a peça mais durável dos componentes de um computador, chegando a durar 10 anos.

como a moda hoje é overclock e muitos o fazem isso, inclusive eu, os fabricantes tiram proveito disso e lançam processadores e promovem testes pelo mundo mostrando a capacidade de overclock de seus processadores. isso sim é puro marketing, mas que é alimentado pelos usuários e empresas revendedoras e fabricantes de PLACAS-MAE, COOLERS e MEMORIAS.

mas uma coisa que nem AMD e INTEL dizem é que overclock é por sua conta e risco. se o processador queimar ou se sua placa-mãe ou fonte for pro brejo nenhum usuario do planeta podem reclamar garantia e pedir troca de processador.

por isso, nao existe processador no mercado que foi lançado oficialmente por AMD e INTEL com velocidades de 4.0 ou acima. embora seja tecnicamente possivel alguns modelos de rodar nesta frequencia, a maioria dos usuarios nao sabem como faze-lo e nem teem hardware para tal.

voce nao entendeu ainda, por exemplo, AMD conseguiu uma proeza com o X2 6400 lancando a 3.2GHz em 90nm, e Phenom II 975 logo a 3.6GHz, você acha que se Intel e AMD nao tivesse chips o suficiente pra lancar CPU a 4GHz elas nao lançariam? quantas revisoes a Intel não tem por ae de E8400 e Q9550 pra poder chegar nos 4GHz com Vcore aceitavel e temps? :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode se que atraves dos processos de refinamento de fabricação se possa reduzir o TDP e fazer com que estes processadores que voce citou consumam menos, e atraves disso se chegue nos 3.6, 3,8 ghz, mas o fato é que se AMD e INTEL fossem capazes de lançar um processador a 4.0 ghz, já o teriam feito antes.

pode ser que daqui pra frente vejamos este patamar ser atingido. melhor para nós usuarios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Temos recursos para saber até onde a arquitetura vai... Via Overclock sabemos que o maximo que as atuais arquiteturas alcançam é 4.0~ Ghz no ar -com coolers de cobre e voltagens absurdamente altas para se vender em prateleira com 3 anos de garantia- e 6.0Ghz em próximo de ZERO absoluto (abaixo dos 200ºC, via Nitrogenio ou Hélio)"

Então isso que eu quero dizer, com essas arquiteturas não alcançam, mas ninguém aqui sabe se eles já tem uma nova ou não, correto?

Você acha que se eles tivessem iriam lançar para o resto dos processadores ficar nas prateleiras ?

Nós não falamos em preço de 1.000 processadores e sim de 10.000.000 de processadores encalhados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zezinho disse:

Então isso que eu quero dizer, com essas arquiteturas não alcançam, mas ninguém aqui sabe se eles já tem uma nova ou não, correto?

errado. dá pra saber porque tanto AMD quanto INTEL lançam um cronograma anual, prevendo lançamento de novos processadores, chamado roadmap. este cronograma é feito com bastante antecedencia.

por exemplo, esta nova geração de processadores INTEL CORE i7, foi anunciada pelo menos hah 3 anos, mas só foi lançada a pouco tempo. e ambos os fabricantes já anunciaram o lançamento de processadores com 6 núcleos.

portanto fio, nao tem essa de esconderem algum projeto secreto de um superprocessador. ainda mais porque eles sao empresas com açoes em bolsa de valores, e por isso, devem prestar contas aos seus acionistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Temos recursos para saber até onde a arquitetura vai... Via Overclock sabemos que o maximo que as atuais arquiteturas alcançam é 4.0~ Ghz no ar -com coolers de cobre e voltagens absurdamente altas para se vender em prateleira com 3 anos de garantia- e 6.0Ghz em próximo de ZERO absoluto (abaixo dos 200ºC, via Nitrogenio ou Hélio)"

Então isso que eu quero dizer, com essas arquiteturas não alcançam, mas ninguém aqui sabe se eles já tem uma nova ou não, correto?

Você acha que se eles tivessem iriam lançar para o resto dos processadores ficar nas prateleiras ?

Nós não falamos em preço de 1.000 processadores e sim de 10.000.000 de processadores encalhados..

bem q a AMD tava precizando de uma arquitetura secreta para competir com os i7.... =p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de descobrir que a INTEL planeja lançar um processador trabalhando a 4 gigahertz.

a INTEL lançou no ano de 2009 processadores com 45 nm, porém com o constante refinamento no processo de miniaturização dos chips, ela já planeja fabricar chips em 32 nm.

porém a coisa nao para por aqui. ela nem lançou os chips de 32 nm e já planeja fabricar chips de 22nm no ano que vem (2011) e chips de 16 nm em 2013 !

resumindo: a INTEL já testou um processador de 32 nm rodando a 4 ghz e isso hah 2 anos atrás. dessa eu nao sabia.

preparem-se. a marca dos 4 ghz será alcançada em breve !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAMON perguntou:

" e por que motivo ela ainda não lançou esse processador? "

bom vamos lá. pra começar eu nao estou inventando nada. basta procurar as informações no lugar certo. muitos conhecem o que vou dizer abaixo, nao precisa ser nenhum expert em informatica.

a cada geração os fabricantes diminuem o processo de fabricação dos processadores, a chamada miniaturização. com isso cabem mais transistores no mesmo espaço. como estamos falando em nanotecnologia, milhoes de transistores sao colocados num processador.

somente agora a INTEL está fabricando em massa processadores na litografia de 45 nm, mas tem 2 anos que ela fabricou um protótipo em 32 nm (veja bem: um PROTOTIPO). para que ela solte no mercado este processador de 32 nm, ela precisa construir uma fábrica preparada pra produzir em MASSA este processador, e isto custa alguns bilhoes de dolares, mais ou menos de 2 a 4 bilhoes, e isso leva uns 2 anos.

uma fabrica que produz processadores na litografia de 65 nm pode produzir em 32 nm? sim, mas a produtividade cairia pela metade, encarecendo o valor final do processador, pois os processadores sao feitos num waffer tamanho padrão.

portanto, quanto menor, mais cabem no waffer, que tem um formato redondo. e a vida util de uma fabrica é muito curta, tudo nela é preparado para produzir processadores naquela tal litografia.

resumindo: embora já tivesse o conhecimento tecnico pra fazer um processador que rode a 4ghz, a INTEL somente a lançará no mercado quando estiver com uma fabrica pronta a fazer em massa tais processadores.

cappite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas tem 2 anos que ela fabricou um protótipo em 32 nm
Agora voce soube se explicar, pois do jeito que voce disse deu a entender que a Intel ja tinha esse processador e não lançava não sei por que, e não esquenta a cabeça não em 2013 a AMD ou a Intel ja estarão fabricando processadores que romperão a barreira dos 5Ghz, assim é a informatica, sem limites!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zezinho disse:

"eu acho que a AMD a Intel já possuem processadores até 5.0Ghz só que elas não tem pressa de lançar pois assim ganha muito mais dinheiro ...

por exemplo eles deixam no máximo 3.4Ghz.. quando a maioria chegar nele, eles vão mudar para 3.6Ghz para vender para os novos, entendem ...

Assim garantindo eles mesmos no mercado por mais no mínimo uns 10 ~ 15 anos

minha opinião é que isso é marketing puro.. "

errado. como expliquei anteriormente, o problema não é marketing e sim problema técnico mesmo. nem INTEL nem AMD conseguiram fabricar um processador com 4 ghz.

na época do pentium 4 com HIPERTHREADHING (HT) a INTEL enfrentava problemas na fabricação deste processador por conta da alta dissipação termica ( esquentava muito). foi por isso que ela abandonou a classificacao por mhz e adotou o PR igual a da AMD.

isso foi um erro de projeto da INTEL, que pensava poder chegar nos 10 ghz. ela foi obrigada a desenvolver um projeto inteiramente novo para a linha de seus processadores, e isso custou tempo e dinheiro. sem ter uma nova arquitetura, lançou no mercado o PENTIUM DUAL CORE, que era uma versao requentada do pentium 4 com 2 cores.

É Kakashi-san, como as coisas mudam...

Não é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zezinho disse:

É Kakashi-san, como as coisas mudam...

Não é verdade?

repare que voce disse anteriormente que "achava", suspeitava que "nao tinham presssa" de lançar um processador de 5.0 ghz e disse tbem. que é "marketing puro".

não é marketing, e sim questoes tecnicas de fabricação. se prestar bem atencao no que andei escrevendo, vai entender porque, embora tenha um detalhe que eu ainda nao expliquei, que é porque os processadores podem atingir um clock maior. alguem aí se habilita a explicar isso?

o de 5 ghz nao, mas o de 4 tá chegando por aí, viu Zezin?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim para você ver eles tão em testes finais com o de 4Ghz..

Isso que eu estou falando, ninguém sabe de nada.. se eles quiserem divulgar, divulgam se não quiserem, não divulgam.. é fácil e extremamente perceptível que eles devem ter um de 5.0 Ghz, nem que seja em testes iniciais..

E realmente eles não tem pressa, eles só tem pressa quando a concorrente lança..

Duvido se a AMD lança o de 4.0Ghz hoje amanhã a Intel não lança o dela..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...