Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificar Leitor de código de barras PS/2 para leitura wireless


fernandostock

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Estou querendo utilizar um leitor de código de barras comum (desses que liga na porta do teclado) para fazer leitura sem fio. A ideia é não fazer alterações no leitor e sim confeccionar um aparato com entrada PS/2 e um transmissor sem fio e do outro lado um receptor e a saída para a PS/2 do computador.

Pelo que li da porta PS/2 os pinos são um GND e um +5V, um data e um clock.

Pensei em utilizar os módulos RF da Telecontrolli parecem comuns e práticos e também há similares mais baratos.

A questão é o clock. Pois o sinal vai entrar no transmissor de forma serial, será transmitido serial, mas não sei como será a saída. Pois depende do clock.

Alguém teria alguma ideia para sincronizar com o clock da porta PS/2 do PC??

Agradeço qualquer ajuda pessoal!

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço bem este protocolo,inclusive faço interface para ela.

Nunca imaginei usar wireless nela.

O clock não é fixo,o host é que sinaliza que vai enviar algo e depois começa a 'pulsar' a linha clock enquanto a linha data vai mudando.

Sem envio de comandos,a linha data e clock tem que estar em nível 'alto',isto é 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço bem este protocolo,inclusive faço interface para ela.

Nunca imaginei usar wireless nela.

O clock não é fixo,o host é que sinaliza que vai enviar algo e depois começa a 'pulsar' a linha clock enquanto a linha data vai mudando.

Sem envio de comandos,a linha data e clock tem que estar em nível 'alto',isto é 5v.

Poderia me fornecer alguma fonte para obter mais detalhes. Pois a ideia era não gastar muito, mas acho que tendo o clock e sendo o pacote de dados de 14 bytes por envio acho que vou ter de utilizar um Microcontrolador já.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que voce gostaria de saber,o protocolo?

Veja,são dois sinais distintos a enviar/receber ou só enviar,desde que seja um leitor de códigos de barras em paralelo com teclado.

Como você falou quem emitiria o clock, no meu caso, seria o leitor de códigos de barras. Você falou também que o host sinaliza que vai enviar, isso significa que o clock é disparado antes dos dados, correto? Quantos ciclos?

E qual a velocidade do clock?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso,quem vai gerar o clock é o leitor,igual ao teclado do PC,é ele que gera o clock.

Quando a linha data e clock estão ambos em nível alto (+5v),o leitor pode começar a gerar o clock,isto é,começar a deixar a linha clock em nível alto e baixo.A frequencia é de mais ou menos 35khz,eu uso 30khz.

O leitor baixa o clock uma vez,sobe de novo e quando baixa pela segunda vez,o PC ja pode 'ler' o primeiro 'bit' da linha de dados.

A transmissão é em pacotes de 11 Bits,um start bit,8 de dados e um de stop.

Veja a complicação para se implementar via wireless,enquanto a linha clock sobe e desce,a linha de dados vai mudando tambem conforme o dado transmitido.

A cada byte transmitido,o PC envia um byte de reconhecimento ou comando,quer dizer,o leitor envia 11 bits e logo em seguida espera 11 bits de resposta,senão acontecer isto,ele pode reenviar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...