Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OVER: E8400 + GA-G31M-S2L + Fonte Seventeam 500W


Floyd Sound

Posts recomendados

Pessoal, pela config da assinatura daria pra fazer um over de 3.6 nesse E8400?

Sou completamente leigo em overclock, mas, como uso um cooler legal no processador, queria saber se é seguro aproveitar pra fazer esse aumento.

Num teste de stress do Everest, os núcleos chegaram no máximo a 55ºC

Obrigado desde já aos que puderem colaborar :)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

dsc02431m.jpg

dsc02430k.jpg

dsc02429s.jpg

dsc02428n.jpg

evrst.png

tmpcs.png

Espero que essas sejam as informações necessárias pra vocês darem uma ajudinha no meu over :)

Obs.: Pretendo trocar a pl. de vídeo para a HD 4890 (que exige um pouco mais da fonte). Considerando tudo isso, é seguro fazer o overclock? Se sim, até quanto? (esse over tem a finalidade de aproveitar mais o desempenho da HD 4890 e de eliminar um possível gargalo)

Obs².: A fonte tem aproximadamente 1 ano e meio de uso.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Tente assim:

Mude no bios as opções abaixo.

CPU Host Control= Manual

CPU Host Frequency= 360

System Memory= Manual

Memory Frequency= Fixe em 667MHz

Não altere mais nada por enquanto.

Faça teste de estabilidade usando o OCCT ou Prime95, tempo mínimo 1 hora de teste.

Se sua placa mãe suportar tranquilamente e a temperatura estiver aceitável, subiremos mais esse over.

Fique de olho nas temperaturas e vigie a temperatura do ChipSet da placa mãe, NB e SB. Esses chips esquenta muito e tem que ficar atento.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro, valeu por começar a dar assistência aqui! :) Mas olha só, descobri algumas coisas importantes:

- "A G31M sobe brutalidade em over, tem 6 canais de áudio e 3 reguladores de tensão (fases de energia), mas não tem sensor de temperatura da mobo..."

- "fora que [a GA-G31M-S2L] resiste a maiores temperaturas, o que ajuda em picos de corrente para evitar de você perder a placa porque estourou um capacitor"

- "tem gente aí com o E8400 a 3.6ghz nela, mas vai mais além..."

- "Placa muito boa pelo custo/benefício, coloquei meu E8400 a 3.6Ghz tranquilo, com Vcore de fábrica, e mesmo assim rodou muito estável"

Outra coisa: nesse OCCT é só apertar o ON da primeira aba e deixar o teste de uma hora rolar?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Sua placa não oferece sensor no ChipSet por esse motivo, você vai ter que monitorar por algo externo.

Você pode usar um termômetro laser para aferir com precisão ou usar o tato.

Eu sempre dou a dica para usar o tato e verificar as temperaturas dos chips que não possuem sensor; o termômetro laser é difícil, mas o dedo todos tem e se tiver muito quente é fácil perceber.

O OCCT é até sugestivo o uso; basta abrir o programa e clicar ON, mas tem algumas mudanças interessantes para fazer.

Em Test Type é para personalizar as configurações e principalmente o tempo que o programa deve rodar o teste.

Em Test Mode você pode usar em Large.

Em prioridade pode usar alta.

Em Options você pode agregar ao OCCT outros programas para monitoramentos; eu sempre uso o Everest, mas para usar o Everest tem que marcar uma opção, Enable Shared Memory.

Para ativar a dita opção no Everest: Vá Aquivo/preferências/aplicações externas e marcar a opção Enable Shared Memory.

O Prime você já usou.

Dúvida? Pergunte.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro, valeu pelos detalhes na explicação, mas onde exatamente eu devo encostar pra medir a temperatura?

g31ms2l-b01.jpg

Só um complemento que eu achei hoje no Clube do Hardware: "Na prática as espectativas de um bom overclock causadas pelas amplas opções foram mais do que alcançadas: com um Pentium Dual Core E2180, cujo clock é de 2,0 GHz com um barramento de 200 MHz (800 MHz QDR), conseguimos colocá-lo a 3,0 GHz com barramento de 300 MHz (1200 MHz QDR) com total estabilidade. E mais incrível ainda, com um Core 2 Duo E8400 (3,0 GHz com barramento de 1.333 MHz) conseguimos colocá-lo a funcionar a 3,6 GHz com barramento de 400 MHz (1600 MHz QDR). E isso que não forçamos a barra, o que quer dizer que provavelmente ela aceita overclocks ainda maiores se você estiver disposto a testar diferentes opções."

Dá pra ficar tranquilo com isso ou as situações variam?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Você deve tocar onde tem esses dois dissipadores de alumínio, um perto do processador (NB) e o outro mais para baixo (SB).

Um está escrito Gigabyte e o outro é o que está mais abaixo com dois encaixes.

Quanto ao comentário.

Geralmente o mesmo modelo de placa mãe oferece as mesmas condições para overclock, mas cada conjunto é diferente um do outro e para dizer com certeza só testando. É como você pensou (situações variam).

Quando você chegou em 3.6GHz 9x400 você aplicou algum teste de estabilidade ou jogou por algumas horas para testar a estabilidade?

Fazer o over e chegar a tal frequência é uma coisa, fazer over e chegar a tal frequência e ter estabilidade são outros quinhentos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Rapaz, fui lá na BIOS agora pra fazer as modificações, mas quando cheguei no item System Memory Multiplier (SPD), só tinha as opções AUTO, 1.60, 2.00 e 2.40. Não tem a opção manual, então eu não consegui acessar o item Memory Frequency pra colocar os 667MHz :/

Olá amigo,

Vamos lá.

Esses valores (1.6 - 2.0 - 2.4) são os multiplicadores para memória que sua placa mãe oferece e usa. Placa mãe ou mostra a frequência direta ou os multiplicadores para ela.

Esses valores são os que multiplicam o FSB que é fixado no bios para sair a frequência da memória. É uma operação simples e o produto é a frequência da memória.

Um exemplo usando um FSB de 400:

1.6 x 400= 640MHz para a memória

2.0 x 400= 800MHz para a memória

2.4 x 400= 960MHz para a memória

Você pode, por exemplo, fixar o multiplicador 2 que sua memória vai trabalhar em 800MHz (frequência padrão) com o FSB de 400.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro, valeu pela explicação! Mas eu sou leigo em overclock e ainda não sei qual opção eu preciso escolher nesse menu, porque você falou pra colocar 667MHz de Memory Frequency, mas falou que eu posso colocar, "por exemplo", 2.0. Então eu coloco o que, 1.6 (mais próximo dos 667Mhz) ou 2.0?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Compreendido amigo.

Na verdade (no caso da sua placa mãe) esse multiplicador de 2 faz o mesmo papel da frequência fixada em 667MHz.

Preste atenção!!!

Por padrão sua memória já trabalha em 800MHz, mesmo seu processador estando sem overclock.

Isso acontece porque a placa mãe vai usar o FSB padrão do seu processador (333) para gerar 800MHz para memória.

Para a placa mãe fazer isso, tem que usar o multiplicador de 2.4 para ficar assim: 333 x 2.4=800MHz.

Se sua memória fosse de 667MHz a placa usaria o multiplicador dois para gerar os 667MHz 333 x 2=667MHz compreendido?

Então, fixar a frequência em 667MHz ou o multiplicador 2 é a mesma coisa.

A diferença entre um e outro é que o multiplicador vai multiplicar o FSB direto, em over ou não, para gerar a frequência para memória sem mais acréscimos.

Já a opção de escolha da frequência (no caso 667MHz) essa frequência de 667 iria sofrer o over junto com o FSB chegando nos 800MHz da mesma forma.

Se não abaixarmos a frequência da memória ela vai sofrer over junto com o processador e o que nós queremos, por enquanto, é fazer over só no processador.

Dúvida? Pode perguntar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi, sou novato com esse negocio de fórum XD, esse é o meu primeiro post da vida kkk...

vocês não sabem o qto me ajudaram com esse tópico, tb possuo um e8400+ga-g31-es2c

e não sabia por onde começar com o over, já até arrisquei um pequeno over hoje e está rodando à 3420Mhz, mas como não tenho experiência tenho receio de danificar os componentes do conjunto... Brigado aí e abraço...

Precisando eu estou ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...