Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Poderiam fazer uma análise deste estabilizador??


andrelccosta

Posts recomendados

Andei lendo aqui no forum que estabilizador só atrapalha, e acho qua o trambolho ai de baixo deu pau na minha fonte Leadership Gamer 2.0 500w (que como vocês dizem também não vale os watts que consomem:wacko:). Hoje eu abri o brinquedinho, e gostaria que os amigos fizessem uma análise do que realmente esse produto faz, se establiza tem alguma proteção e o que vocês acham. ai vão algumas fotos! \/

dsc00052um.jpg

dsc00048.jpg

dsc00045la.jpg

dsc00051o.jpg

dsc00049h.jpg

dsc00050y.jpg

dsc00043x.jpg

dsc00042ov.jpg

dsc00046r.jpg

É isso ai pessoal, ele me alguma proteção, ou melhor ele estabiliza alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Andei lendo aqui no forum que estabilizador só atrapalha, e acho qua o trambolho ai de baixo deu pau na minha fonte Leadership Gamer 2.0 500w (que como vocês dizem também não vale os watts que consomem:wacko:). Hoje eu abri o brinquedinho, e gostaria que os amigos fizessem uma análise do que realmente esse produto faz, se establiza tem alguma proteção e o que vocês acham. ai vão algumas fotos! \/

dsc00045la.jpg

dsc00049h.jpg

dsc00043x.jpg

É isso ai pessoal, ele me alguma proteção, ou melhor ele estabiliza alguma coisa?

Vamos por partes:

Estabilizar ele deve fazer mas exatamente do modo como todos os outros estabilizadores o fazem, selecionando a cada Tlec do relé, uma nova saída do transformador, com cerca de 6 Volts a mais ou a menos que da saída anterior. Faz desse modo exatamente o que o seu precursor fazia lá em 1970, esse dai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

E o faz com algumas desvantagens a saber:

1) Esse dai, de 1970, tinha 11 posições de seleção (variação de 2 a 3 Volts entre uma e outra) contra 3 ou 4 desse seu dai com variação de 6 a 10 volts entre posições..

2) O antigo tinha um medidor que dava um feedback visual ao operador. esse seu não tem isso e se ele resolver fazer burrada, ou se seu "trimpot" de ajuste oxidar, babaus, seus equipamentos podem tomar na cuca sem nem mesmo sentir ou você saber, uma tensão totalmente imprópriua para trabalho.

Além do mais, já tem mais ou menos uns 20 anos que as fontes de PC não mais necessitam de estabilidade na tensão de entrada, podendo variar a tensão AC, em fontes de 5 anos para cá, com PFC ativo, de 90 VAC até 265 VAC, tensão essa não aguentada, em faixa contínua, pelo próprio estabilizador...

Quanto a proteção e filtro de linha, vejamos:

Olhe bem para a foto primeira das que repeti acima, daquelas por você colocadas.

Veja a ausência de 4 elementos chamados C5, C6, C7 e VR1. Eles são:

- C6 e C7, pela posição dos mesmos e pela experiência que acumulei, devem ser os capacitores conhecidos como capacitores Y, responsáveis em conjunto com indutores (espaço não previsto no impresso), pela filtragem da corrente elétrica em seu modo comum. Sem os indutores, como bem se vê ai, o filtro já perde parte de suas características de boa filtragem. Sem nenhum dos dois, nem indutores nem capacitores, perde tudo... Um filtro de coar café talvez filtrasse melhor que isso que se vê ai!!!

- C5, parcialmente escondido atrás de um dos relés, também na primeira foto repetida acima, faria, se presente, a parte da filtragem de modo diferencial, também em conjunto com dois indutores esses nem sequer previstos no impresso como o indutor anterior...

- Finalmente a questão proteção contra surtos elétricos de tensão. Previsto está a colocação de um componente, na posição VR1, de um varistor para que perfaça essa função. Ora veja, o fabricante sabe que lá deveria ser colocado essa peça, não é de desconhecimento do mesmo, mas ele resolveu, em nome de sei lá o que, omiti-la, assim como omitiu todos os outros elementos de filtragem...

Resumindo uma análise de seu estabilizador: No tocante a filtragem de linha nota zero, no tocante a proteção elétrica também nota zero, no tocante a estabilização a mesma panacéia de todos, um CI LM324 (um CI nada especializado, completamente simples, de custo aproximado de R$ 0,20) com 4 operacionais comparadores de tensão internamente, decidindo o momento de trocar a seleção de tap de um transformador, função totalmente desnecessária e altamente prejudicial a sua fonte de alimentação...

Seu estabilizador portanto:

Ajudar não ajuda em nada;

Proteger não protege nada;

Filtrar não filtra nada;

Atrapalhar sim sabe fazer.

Bagunçar a vida da fonte sim sabe fazer.

Só para comparação, como exemplo, dê uma bela olhada ai em uma proteção decente para seus equipamentos e compara com esse seu estabilizador:

Proteção e filtro APC PF11VNT3

ProteoefiltrodaAPC.jpg

Repare bem....

- Varistores que o seu estabilizador tem espáço para colocação de um deles, esse da APC tem 9 deles (esses azuis dai)..

- Indutores tem ai dois deles (bobinas de fio)

- Fusíveis térmicos, que seu estabilizador e seu fabricante nem deve saber de que se trata, ai na proteção da APC tem 2, e estão sanduichados pelos principais varistores de proteção... ( se a temperatura dos varistores sobe acima de 90º C a proteção se abre protegendo tudo inclusive seus equipamentos)

- Essa grande peça retangular a esquerda em baixo da proteção da APC se trata de um mini-disjuntor que se abrirá em qualquer evento mais pesado, protegendo seu equipamento. Para que volte a funcionar basta resetar o mesmo (botão).

- Aquele transformador de corrente ao alto (preto), que envolve o fio de entrada de corrente, o fio branco, dá ao circuito a informação de que a corrente ou a potência usada no dispositivo de proteção está chegando ao seu limite.. (limitada em cerca de 1.800 Watts para 110 e em 3.300 Watts para 220 Volts). Essa informação fará com que o led central, amarelo se acenda avisando ao usuário dessa situação...

- Tem uma série de outros indicativos e eletrônica auxiliar, bem como a etapa de filtragem, ai com indutores e capacitores que nem vale a pena citar...

- Finalmente, esse dispositivo é um elemento totalmente passivo, de confiabilidade muito alta, que não interfere em nada, nem gasta energia da pura, somente brigando, somente interferindo naquela parte da energia que se tratar da exceção, dos transientes, dos picos, dos ruídos dos surtos de tensão. Muito mais elegante, muito mais eficaz, muito mais eficiente. Esse tipo de dispositivo realmente protege seus equipamentos..

E tem gente que acredita e que confia piamente na proteção desses estabilizadores.. O importante é ter fé...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai estava tudo errado. (normal, vivendo e aprendendo)

Usando estabilizador (já foi explicado pelo Faller) e para piorar uma Leadership Gamer 2.0 "500W".

acredito que esteja se referindo ao modelo 560W.

veja o teste:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1697

ela entrega 300W com um nível de ruido muito alto, o que danifica o computador e conforme se puxa mais energia nela, o ruido vai aumentando eu seu pc vai indo para a..... assistência técnica.

e assim foi com todas as fontes Leadership testadas pelo CdH.

Compre uma fonte de verdade, já que o estabilizador acabou te fazendo um grande favor de queimar essa lixo fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Como ja explicado pelo FALLER proteção para computador este stabilizador e muitos outros nao tem. Nao sei por que muitos insistem em continuar comprando estabilizador para ligar no computador. Ao invés de comprar e gastar dinheiro com estabilizadores porque nao comprar proteção para o seu computador. Tipo Computer PRotector CLAMPER , Filtro APC e outro.

porém tem muita gente vendendo filtro de linha dizendo que tem protetor quanto na verdade nao tem. Veja o forum - VISAO INTERNA DO COMPUTER PROTECTOR PRO G e veja o que é necessario para se ter uma proteção interna em 110V e 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...