Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED do tipo Num LOCK


Qusar1

Posts recomendados

Bom dia pessoal ... Feliz Ano novo pra todos

bom meus conhecimentos em eletronica sâo muitos limitados. aprendo acada dia mais com artigos deste forum

mais o q quero criar é um esquema de ligar 60 leds funcionando idependentes

eles vão acender como a tecla NUM LOCK do teclado você aciona e ele acende aciona novamente e ele apaga.

Pelo amor de deuss alguem me ajudeee

:wacko::wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qusar1... só pra ficar registrado:

Além da opção que indiquei nas mensagens anteriores, isto poderia ser feito facilmente com microcontrolador .

Daria pra ligar os leds e o teclado em forma de matriz (linhas x colunas).

Um unico micro daria conta do trabalho..traquilamente.

O número de I/Os seria :

** 8 saídas para linhas do leds + linha do teclado ( ou apenas 3 com decoder de 3 para 8, já que apenas 1 linha será ativa de cada vez)

8 saídas para colunas dos leds

8 entradas para colunas do teclado

total = 24 I/Os ( ou ** 19, caso use decoder citado acima)

assim daria um máximo de 64 LEDs e 64 teclas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelo teclado de micro mesmo !

vou usar a matriz que já existe com mapeamento das teclas

reorganizar tudo mudar o layout para deixar mais amigavel com o software

SOS me falaram isso ontem ... usar um processador sairia mais barato e ficaria bem menor ... mais como disse eu nao sou muito bom em eletronica ... teria q programalo entre outros num é ??

hj refiz minha busca em manuais e fabricantes espalhados pela net me deparei com um switch igual o de elevador sabe ...ele já vem o led .. vamos ver se consigo localizalo ! na santa efigenia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal .. ..

Vou postar o que tenho e o que quero fazer

assim todos que tiver a mesma duvida pode procurar no mesmo topico

sÓ num sei se o moderador vai aceitar

pode ser que ele mova para outro lugar mas enfim

daki a pouco posto tudo aqui a ideia todinha

valeu

vou postar o resumo como dito !

conforme o andamento do projeto vou atualizando o mesmo.

link do resumi no SCRIB

http://www.scribd.com/doc/24697750/Re-Sumo

Angelo acho q a melhor opção é programando mesmo ... agora qual seria o melhor processador para esta aplicaçao ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então temos que achar um pic com no minimo 24 I/Os

Pelo que eu li você quer que cada led fique aceso/apagado quando pressionar o botão para saber se a função X esta ativada!

Precisamos decodificar o sinal da matriz,o que eu não sei como vem.O pessoal aqui pode me ajudar a entender?!

Outra,no software de programar c q uso tem uma librari que entende o codigo,fica mais fácil porque para o teclado todo usamos 1 pino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas parece que ele quer controlar cada led com 1 botão jose!

FELIZ ANO NOVO A TODOS!

é mesmo amigo! não li minuciosamete o postulado. perdão.

Quanto a usar uC é a melhor opção sem dúvida. Sugiro que o amigo faça um caminho inverso: diga qual uC tem ao alcance das mãos. Teoricamente qualquer 1 daria pois o proj é mui simples. Ex: 1 pic10F + 2 74xx594 (shift regs) podem dar conta (usando meu insight e visando um sistem minimalista). Quanto à familia 8051 se programases em C não farias acepção à ela. Taí 1 sugestão.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que quer dizer com fraquinhos angelo?

Um PIC18 é de 8 bits; um PIC10F também e de 8bits...

a unica assim vantagem do pic18 são algumas instruções a mais, mais memoria de programa e maior velocidade de clock, porém sua arquitetura é a mesma do PIC10 ou PIC12, em ambos da para implementar uma comunicação simples PS/2.

Quanto ao sistema do amigo, vou na do jose, não adianta falar faça com PIC ou faça com 8051, temos que saber o que voce tem ao seu alcance, que ferramentas tem, se é mesmo necessário usar um microcontrolador para isso.

Na pratica da para fazer com qualquer micro, nada que um expansor de portas aqueles i2C que não resolvam e uns shift registers para sucesso em sua aplicação, claro que da para fazer um decoder com CIs discretos comuns aplicando a saida a um biestavel.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai pessoal desculpa a demora ...

então referente a qual acho que melhor optar

pelo CUSTO x BENEFICIO

moro do lado da santa efigenia então acho que tenho acesso a todos.

valeu

Bom Angelo estou com a proto já .

vamos escolher um pic que seja mais fácil de encontrar lembrando que mais pessoas terao acesso a isso

criei um modelo no cad para o layout a parte chata eu diria heheh com o tempo posto em pdf tudinho aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...