Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dani piresk

Lm35 + lm358

Recommended Posts

Galera, gostaria de saber como calcular os resistores pro 358. Queria amplificar a variação de 0 a 1.5v do LM35 para 0 a 5v.

E também gostaria de saber se eu posso usar cabos de 75cm de comprimento entre o lm35 e o resto do circuito, sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

La vamos nos,

Primeiro o problema do operacional, sabes que um lm358 é um amplificador operacional certo, que ao inserir um sinal em sua entrada ele saira seu valor vezes o ganho programador pela rede resistiva,

o sinal pode sair com fase invertida ou não invertida dependendo de qual entrada voce poe a saida no seu caso do lm35.

Para a sua aplicação voce deve usar na configuração não inversora:

veja aqui:

http://www.universia.com.br/mit%20/6/6101/PDF/noninv_real_example.pdf

Pela configuração podemos calcular o ganho dele pela formula:

Av (Ganho) = 1 + (R2 / R1)

vamos pensar , para máxima saida do lm35 que no seu caso é de 1,5 V temos que ter na saida 5V, como a função de transferencia do operacional é linear (1°grau) podemos dizer que

Vout = Vin*Av certo?

logo = 5V = 1,5V * Av, isolando Av temos que AV = 5/1,5 portanto AV = 3,33

passemos agora para calculo dos resistores:

Adotando R1 = 10 KOhms,

Av = 1+R2/R1 => 3,33 = 1+ R2 / 10^4 => 3,33 - 1 = R2/10^4 =>

logo 2,33 = R2/10^4 => R2 = 2,33 * 10^4 = 23,3 * 10^3 que da 23,3 K Ohms, logo o valor mais proximo é o de 22KOhms

então : R1 = 10K

R2 = 22k

duvidas ´pergunte!

Quanto aos cabos, o ideal é ter um circuito amplificador logo na saida do lm 35 e um seguidor de tensão para dar um ganho de potência ao sinal e mais um seguidor de tensão na entrada da outra placa, alem disso trançar os cabos é uma boa pratica para diminuição dos ruidos gerados pelo ambiente.

abs.

Editado por Felipe_Eletronic

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido!

Quanto aos cabos, o ideal é ter um circuito amplificador logo na saida do lm 35 e um seguidor de tensão para dar um ganho de potência ao sinal e mais um seguidor de tensão na entrada da outra placa,...

Só ficou dúvida aqui.

Logo na saída não dá, pois vou por os lm em lugares estratégicos!

E como seria esse seguidor de tensão?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo jose, apesar de eu ter pensado nisso acredito que a aplicação não exige um amplificador desse naipe, também o fato do amigo Dani preferi aplicações um tanto simples não quis deixa - lo confuso vamos pelo basico primeiro , Poreeeeeeeeeeeeeem a sua sugestão do amplificador dif é sem duvidas a mais adequada (ainda mais com um cabo de 75cm) fica a minha sugestão se for usar amp de instrumentação, o classico AD620 muito usado em balanças de precisao.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, eu conheço o AD620 porém nesse projeto não tem a menor necessidade.

Mas valeu a dica!

Estou vendo aqui sobre esse seguidor de tensão.

Por favor moderação, ainda não feche esse tópico!

Acho que amanhã volto com dúvidas. Hehe

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Dani,

Se voce alimentar o Amp. Op. com apenas 5 volts, não vai conseguir mais do que uns 4,2 voltsa na saida do LM358, e mesmo assim ele vai ficar sem nenhuma precisão a aprtir de uns 3.8 volts ...

O ideal é alimentar ele com uns 7 volts, e colocar um circuito de proteção com um resistor entre a saída do Amp. Op. e a entrada do PIC, e nessa mesma entrada colocar um diodo para o + 5 volts, para proteger o microprocessador.

Isto é, se voce for usar um PIC ou qualquer coisa parecida, claro !

A melhor maneira é usar os famosos Amp. Op. Rail-to-rail .... já teve um tópico sobre isso faz alguns meses ok ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Opa valeu as dicas paulo!

Pois é eu não achei nenhum amp rail-to-rail para vender na loja que vou comprar (ichip).

Mas vou ver o que faço sim.

EDIT:

Paulo você podeira postar o link desse tópico?

EDIT2:

UFA! Consegui achar.

Paulo, montei um exemplo aqui. Seria mais ou menos isso?

lm35.png

Valeu

Editado por Dani piresk

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida, pra que esse amplificador na configuração diferencial? se for pra fazer isso então use o AD620 ou um amplificador de instrumentação qualquer.

tem mais aquele resistor de 2,2K no pino AN2 qual a função dele? se for para derrubar a tensão de alimentação para um valor menor para a referencia nao vai funcionar precisaria de um divisor resistivo.

E tem mais esta usando um PIC16f628a, so para refrescar ele não tem conversor AD.

fico no aguardo.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Duvida, pra que esse amplificador na configuração diferencial? se for pra fazer isso então use o AD620 ou um amplificador de instrumentação qualquer.

Eu vi esse esquema num post do amigo paulo. Não está certo assim?

O AD620 tá custando 26 reais, totalmente inviável.

tem mais aquele resistor de 2,2K no pino AN2 qual a função dele? se for para derrubar a tensão de alimentação para um valor menor para a referencia não vai funcionar precisaria de um divisor resistivo.

E como eu faria isso?

E tem mais esta usando um PIC16f628a, so para refrescar ele não tem conversor AD.

Sim, to ligado. Eu to usando um 18F4550, eu coloquei o 16F628 de bobeira mesmo, o primeiro que eu vi na lista do proteus hahaha.

Editado por Dani piresk

Compartilhar este post

Link para o post

certo está, mas você disse que não precisava de taanta precisão, além do mais essa configuração é melhor feita com amp rail-to-rail.

mas em todo caso essa configuração reduz e muito ruidos em modo comum, ja que ele amplifica a diferença entre a saida do lm35 e o comum.

divisor resistivo? Ué o divisor de tensão, aquele com dois resistores...tem até um tópico onde mostrei o calculo dele.

mas preciso saber a função daquele resistor de 2k2.

Quanto ao PIC no Proteus tem o 4550, nossa pra que tanto, o que vais fazer com tantos IOs?

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

divisor resistivo? Ué o divisor de tensão, aquele com dois resistores...tem até um tópico onde mostrei o calculo dele.

mas preciso saber a função daquele resistor de 2k2.

Sim, mas eu fiz isso.. E o outro de 2k2 seria para limitar a corrente que vai para o pic.

Quanto ao PIC no Proteus tem o 4550, nossa pra que tanto, o que vais fazer com tantos IOs?

To ligado, mas na pressa foi o 628 mesmo..

E vou fazer comunicação usb (logger), vaí ter 10 sensores..

E um display 128x64.

Compartilhar este post

Link para o post

Vais amostrar temperatura com que velocidade?

O resistor de 2k2 que me refiro é o ligado ao AN2, no desenho e não o do operacional.

Porque nao multiplexa os sensores e usa um PIC menor? Na minha humilde opinião usar um 4550 so pra ler sensores e enviar para um LCD e via USB é um desperdicio.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Vais amostrar temperatura com que velocidade?

O resistor de 2k2 que me refiro é o ligado ao AN2, no desenho e não o do operacional.

Porque não multiplexa os sensores e usa um PIC menor? Na minha humilde opinião usar um 4550 so pra ler sensores e enviar para um LCD e via USB é um desperdicio.

abs.

To pensando, por que aí eu poderia usar um 18F2550.

Vou ver o que faço.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim velocidade de amostragem?

Aquilo foi pra ilustrar a mudança de referência do pic.

Para eu ter uma escala de 0 a 100graus creio que com 2.5V ficaria mais fácil..

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim velocidade de amostragem?

Velocidade de amostragem, vulgo quantas vezes por segundo você ira ler a entrada analogica e capturar o sinal.

Aquilo foi pra ilustrar a mudança de referência do pic.

Para eu ter uma escala de 0 a 100graus creio que com 2.5V ficaria mais fácil..

Foi o que pensei, porém do modo como está a ligação tera 5V na referencia do mesmo jeito.

Para obter 2,5V voce precisa de mais um resistor de 2.2K ligado entre a fonte de 5V e o pino AN2 do PIC. Se quer 2,5V de precisão porque não liga na referencia o classico TL431 é uma referencia de precisão super barata.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

1 Vez por segundo.

Pretendo fazer um loop que jogue numa variável e faça as verificações espere 1 segundo e faça tudo de novo e assim vaí..

Hm vou ver esse tl431..

Compartilhar este post

Link para o post
1 Vez por segundo.

Pretendo fazer um loop que jogue numa variável e faça as verificações espere 1 segundo e faça tudo de novo e assim vaí..

Viu foi por isso que disse para multiplexar os sensores de diminuir o PIC, se voce precisasse de amostras mais em tempo real ai não seria viavel, mas amostrando nessa velocidade dois 4051 dao conta do recado brincando.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais