Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daniel S. A.

Capacitor da Placa de Video Estourou. Me Ajudem

Recommended Posts

Olá, pessoal um colega me deu uma placa (para usar como mostruário no curso), mas como eu gosto de tentar consertar eu dei uma olhada na placa e encontrei um capacitor estourado, mas nunca substitui capacitores desse tipo então estou na duvida se posso ou não substitui por um capacitor equivalente, mas de outro modelo. A foto do capacitor segue abaixo.

gigabyte_html_2290c5cf.jpg

Só que as especificações do meu são:

FZ68

1000

6.3V

Mas não tenho outro capacitor do mesmo modelo, mas tenho um de modelo diferente com as mesmas especificações à foto do capacitor segue abaixo:

capacitor.jpg

Só mais algumas perguntas:

FZ68-Quer dizer o que?

1000-Corresponde aos microFarads?

Finalmente, posso trocar os capacitores?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode substituir sim, o que muda é que esses são capacitores sólidos, resistem mais a temperatura.

Só não tenho certeza quanto ao valor, se esse sólido é realmente um de 1000uF x 6.3V mas creio que sim.

Qual o modelo da placa e aonde está localizado esse capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post

FZ68 é a marca e modelo do capacitor.

FZ é uma linha da podrissima Sacon, e a fz68 seria a serie com ESR medio-alta, e pouco suporte a alta temperatura (Poucas horas).

Se esses caps genericos (Marcas ruins) de R$ 0,35 não funcionarem, teste capacitor de marca e serie decente, ESR, ESH, ripple, e capacitancia em alta frequencia são dados inmportantes nesse uso, levar em consideração apenas capacitancia e tensão é brincar de Lego, testa se encaixa e funciona, se não funcionar pega outra peça e encaixa... conserta, mas não leva a nada, não ensina nada,

(Sim, capacitor de 1000uF 6,3V, não recomendo capacitor de 10V, nem de capacitancia maior, nem de 85ºC, por mais que "normalmente funciona", existe motivo pra escolha destes capacitores, procure bem que acho que você encontra EPCOS na casa dos R$ 0,70 (1000uF 6,3V). E troque todos os capacitores do VRM do processador, já que 1 deu problema a placa pode ter sofrido um stress de temperatura, somado a baixa qualidade "de nascença" dessa linha de capacitores)

Compartilhar este post

Link para o post

Pow, nosso amigo aí poderia ter respondido se deu certo ou não... To com o mesmo dilema aqui, porém os capacitores da placa de vídeo que estouraram são 16V 1000uF.

Tenho uma placa mãe aqui que não uso, com capacitores de 16V 1500uF, gostaria de saber se posso substituir sem problemas...

Se alguém souber me dá uma luz, obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post

Colega juniorvoiski, o ideal seria você substituir estes capacitores por outros de mesma capacitância! (1000uF), mas se estes capacitores estiverem sendo usados como filtro de tensão, você pode usar estes de 1500uF sem problemas!...

Compartilhar este post

Link para o post

ja substitui esse por eletrolitio sim so que com uma tensão maior(25V) porque nao achei igual mas não tive problema nenhum e ta funcionando até hoje

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha

Aee galera, tô rindo a toa, funcionou perfeitamente, porém a placa tava esquentando muito.

Peguei uma fonte velha e tirei o cooler, que por sinal é bem potente... adaptei ele no dissipador da placa de vídeo, uma vez que a nvidia 5200 (128Mb) não tem cooler, mas tem até o conector pra plugar, é mole ?

Agora tá tranquilo, joguei call of duty, doom3, underground2, só jogo antiguinho, pois minha máquina não suporta muito.

Bom, tá aí, um caso em que substituir capacitores por outros mais potentes deu certo, porém, se alguém aí tiver o mesmo problema e for fazer isso, atente muito a temperatura, pois pode avariar o slot caso a placa de vídeo atinja uma temperatura muito elevada.

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera eu mesmo ja troquei capacitores de placa-mãe e de video estourado estufado, problema é você acha no comercio capacitores de 6.3 volts ja procurei e nao achei, o maximo que achei foi de 10 volts e totos que troquei, os que funcionaram estão bom até hoje e os que nao funcioanan é porque deve ter queimado mas algum componente na placa trasistores mosfet ai ja é mas complicado.

acredito eu que os capacitores sao de 6.3 volts que é pra caso de houver uma descarga eletrica estourar o capacitor e nao passar para os outros componentes se colocar um de 16 ao invés de 6.3 ele vai carregar 16 volts até estourar e se tiver componentes ligado a ele que usem 6.3 volts

poderarao queimar ou nao me corrijam se eu estiver errado.

mas até hoje coloquei de tensão maior e nao tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, a questão da tensão dos capacitores em placas produzidas em série está diretamente ligada ao custo do componente. Os capacitores eletrolíticos de 6.3V são utilizados principalmente em circuitos de alimentação 5V. Capacitores com mesma capacitância tem preço que sobem em função da tensão.

A principal diferença em colocar capacitores diferentes do nominal está na ESR (resistência série equivalente), que em circuitos de filtragem, quanto menor melhor. Os capacitores normalmente encontrados no mercado local são de elevada ESR, mas isso não quer dizer que se forem substituídos não vão funcionar. Na pior das hipóteses, pode aumentar o ripple de tensão na alimentação e causar alguma instabilidade, mas isso é muito difícil acontecer.

O uso de valores maiores de capacitância pode diminuir ainda mais o ripple. Só não exagerem colocando capacitor 2x maior que o nominal ou tensões 3x a nominal!

Se precisarem de mais informações podem entrar em contato.

Abraços

Editado por Bcpetronzio
Remover e-mail da mensagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais