Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida overclock p7p55d le e i5


RubensAC

Posts recomendados

ola, irei montar uma maquina com i5

config:

Core i5 750

Asus P7P55D LE

Memoria Super Talent DDR3 Kit 2x2GB 1600 MHz

Western Digital HDD Drive 500

Cooler: Cooler CPU Hyper 212 Plus

PCI-E ATI HD4890 1GB XFX

Corsair 550VX - R$299

Gabinete: Cooler Master Elite 330 londrtech

e gostaria de saber, como fazer um over clock no i5 até uns 3.2, e se tem que mexer alguma coisa nas memórias, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisei e irei postar aqui uma explicação para o over no i5 caso alguem tenha duvida, podem fechar o topico

Os Core ix, com exceção da versão Extreme, possui multiplicador travado para cima, o que impossibilita o ajuste do clock apenas setando o multiplicador. Na verdade, eles permitem setar 1x acima do multiplicador padrão, graças ao Turbo Boost. Neste caso, para fazer tanto memória quanto CPU trabalharem acima do padrão (ou fazendo trabalhar no clock padrão, no caso das memórias) é necessário overclocar o sistema.

Se as suas memórias forem mesmo de 1600MHz, não existe problema algum em deixá-las funcionando na frequência original, com o processador em overclock. A diferença na performance, vou logo adiantando, será irrisória (principalmente em jogos), como já confirma vários testes na Internet. Mesmo assim, se você você ainda quiser fazer as memórias funcionarem a 1600MHz, é necessário setar o BCLK (Clock Base) em 160MHz e manter o divisor de memórias em 10x (na Asus, o dividor aparece com a frequência que a memória irá utilizar naquele determinado valor de BCLK; se ele estiver em 160MHz, haverá o dividor DDR3-1600 disponível, provavelmente na opção DRAM Frequency (se não for isso, é bem próximo)).

Ao fazer isso e ao deixar o CPU Ratio (multiplicador da CPU) em AUTO, o clock final será de 3200MHz (160MHz do BCLK vezes 20x do multi; nesta situação recomendo DESATIVAR o Turbo Mode ou Turbo Boost, caso contrário o clock subirá para 3800MHz onde 1-2 núcleos forem requisitados e ou deixará o sistema instável, ou incrementará muito o vcore da CPU para deixá-lo estável, mas que ocasionará um aumento exacerbado na temperatura, principalmente se o cooler BOX estiver sendo usado). Se você deixar a CPU Voltage na opção Offset, e esta em AUTO, a própria placa se encarregará de aumentar a tensão da CPU em relação ao valor original (1.16V a 2660MHz), conforme a necessidade. Também recomendo ativar a opção Load-Line Calibration, que tem a função de estabilizar as variações de tensão que ocorrem quando há mudança de estado da CPU, ocioso -> trabalho e vice-versa (logicamente, se sua mobo possuir tal função, geralmente reservada apenas às mobos mais caras).

A tensão do i5 é variável desde 0.8xxV até 1.25V e isso é perfeitamente normal; a Intel faz isso para garantir que o maior número de i5 possível saia de fábrica 100% funcional, inclusive com o modo Turbo Boost ativado. Se a tensão da CPU se mantiver até 1.25V em 3200MHz e o processador permanecer estável nos testes neste estado, sem aquecer muito (provavelmente isso acontecerá se você ainda utilizar o cooler BOX da Intel e esta temperatura passará facilmente dos 80ºC; neste caso, se você pretende mesmo fazer overclock, recomendo a compra de outro cooler; não me pergunte qual, porque eu tenho pouco conhecimento sobre coolers), você pode deixá-lo funcionando assim.

Se você quiser por o clock da CPU acima de 3200MHz, será necessário aumentar mais ainda o valor do BCLK, para 175MHz, que gerará 3500MHz (175 x 20). Se você não alterar o divisor das memórias, elas passarão a trabalhar em 1750MHz; se elas não suportarem tal pressão, o sistema apresentará instabilidade (resets aleatórios e travamentos). Se esta instabilidade for relacionada somente com a memória, você pode resolver isso reduzindo o divisor para 8x, o que gerará 1400MHz. Existem outras formas de resolver este impasse, porém elas são mais complexas e não garantem sucesso imediato; por isso, não irei citá-las aqui.

Nesta situação (3500MHz), a mobo provavelmente aumentará o vcore da CPU para além dos 1.25V, o que gerará um grande aumento de consumo e temperatura. Especialistas recomendam que, caso você ainda utilize o cooler BOX, é recomendável deixar o clock no máximo a 3400MHz, para evitar da temperatura ficar muito alta e chegar a ativar o TM, sistema de segurança da CPU contra superaquecimento que reduz automaticamente o clock do processador nesta situação.

Sinceramente? O i5 apresenta um desempenho tão excelente em seu estado padrão que o overclock nesse caso deixa de ser necessário. Você só aumentará o consumo e a temperatura, por um certo ganho de performance que talvez nem seja tão vantajoso em função do aumento das duas outras variáveis citadas, gerado pelo incremento na tensão da CPU. Como supracitei, as memórias em 1333MHz já possuem banda suficiente para suprir todas as necessidades do computador e mesmo aumentando a frequência para 1600MHz, os ganhos serão mínimos (para não dizer irrisórios), principalmente em se tratando dos games.

Se você ainda assim quiser aumentar o clock das memórias para 1600MHz, aumente o BCLK para 160MHz, mas deixe o CPU Ratio em 17x, que gerará 2720MHz, 60MHz a mais em relação ao clock original, que se mostra um aumento insignificante. Você fará "overclock" nas memórias, mas deixará a CPU bem próxima do seu clock padrão. Infelizmente este método possui uma desvantagem: ao setar um multi fixo, o Turbo Boost automaticamente é desativado, ou seja, você perde a funcionalidade do overclock automático do i5 conforme a necessidade de processamento. Por isso, recomendo deixar a CPU em seu estado padrão, matendo o Turbo Boost ativado, além do Speed Step, C1E e C-STATE, opções de economia de energia que ficam localizadas em CPU Configuration, no menu Advanced da BIOS. Do meu ponto de vista, esta é a melhor situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha criado achando que alguei iria me responder, mas como ninguem respondeu eu pesguisei em varios lugares, e postei aqui caso alguem nessecite dessa informação, me desculpe se fiz algo errado

Eu iria responder, se tivesse visto o tópico antes. Na verdade, eu te respondi indiretamente, pois a mensagem que você colou acima é de minha autoria... Você poderia ter citado a mensagem dizendo que "esta mensagem foi retirada do tópico X, onde o usuário Y fez a seguinte explicação", ou talvez deveria ter pedido à moderação para que seu tópico fosse fechado, já que sua dúvida havia sido sanada pela leitura de outro tópico criado de onde você retirou minha mensagem e que está disponível para todos verem ou pesquisarem.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...