Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
RooT

Adaptar um sistema de refrigeração eficiente no VRM da mobo

Recommended Posts

Olá pessoal, minha G31M-S2L eu pude perceber que os transistores e capacitores do VRM esquentam absurdos com esse Pentium D 925 @ 4.2Ghz. Eu cheguei até reduzir o over pra 3.8Ghz com VCore stock mas continua esquentando muito, muito mesmo.

Adaptei uns dissipadores de memórias para placas de vídeo nos transistores do VRM mas após um tempo estressando a CPU eles continuam esquentando bastante, a ponto de quase queimar o dedo ao tocá-los! :eek: Inclusive alguns capacitores esquentam até mais que os transistores!

Bom, os dissipadores eu já tenho e gostaria de saber de alguma ventoinha que coubesse aqui, entre o Evercool Buffalo e o fan exaustor na traseira do gabinete. Cheguei a adaptar uma vendoinha aqui (retirada de um cooler de placa de vídeo) que sopra ar diretamente no VRM, porém ao fazer isso a temperatura do processador aumentou em 8ºC devido ao fato dessa ventoinha ficar entre o Buffalo e o fan exaustor. Com isso o VRM ficou muito bem refrigerado, friozinho. :rolleyes:

Pensei em fazer alguma gambiarra e colocar esse fan da Evercool, puxando o ar que sai do Buffalo e jogando pra baixo, no VRM:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124515133-cooler-evercool-para-baia-frontal-35-fox-3-sb-f3-com-nf-_JM

Existe algum cooler que feito para ser colocado no VRM e que eu possa comprar? De preferência um que seja bem em conta.

Segue a configuração:

GA-G31M-S2L

Pentium D 925 (temporário, em breve chega um Q6600)

Zalman 360APS

Cooler do processador: Evercool Buffalo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tive uma ideia um tanto quanto bizarra... não sei se valeria a pena arriscar o buffalo com isso, mas por que você não pega um fan de 120, coloca camara de ar de pneu em volta do fan (colado com super bonder por exemplo) e fixa esse fan no buffalo com araldite (lí o adcarvalho citando que sai fácilmente se aquecer ela), você ira inutilizar ai 4 extremidades de aletas, mas vai virar um pushpull que manda o ar da extremidade (o mais forte) direto nos dissipadores.

Outra ideia bem louca, é fazer uma armação de metal que se parafusa em um slot pci, e adaptar um fan de 120 nela, desse modo você tem exaustão para a vga, e o ar que sair desse fan passa direto para os dissipadores e depois para fonte, caso a fonte seja em baixo vai para o topo do case.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, eu tive uma ideia um tanto quanto bizarra... não sei se valeria a pena arriscar o buffalo com isso, mas por que você não pega um fan de 120, coloca camara de ar de pneu em volta do fan (colado com super bonder por exemplo) e fixa esse fan no buffalo com araldite (lí o adcarvalho citando que sai fácilmente se aquecer ela), você ira inutilizar ai 4 extremidades de aletas, mas vai virar um pushpull que manda o ar da extremidade (o mais forte) direto nos dissipadores.

Cheguei a pensar nisso também, é uma boa ideia, porém teria que ser um fan bem estreito porque não há muito espaço entre o Buffalo e o fan exaustor na traseira do gabinete. Um fan comum de 120 ou 100mm irá ocupar praticamente todo esse espaço, não havendo espaço suficiente para o ar ser desviado para o VRM que ficará quase completamente "embaixo" desse fan que será colocado.

Outra ideia bem louca, é fazer uma armação de metal que se parafusa em um slot pci, e adaptar um fan de 120 nela, desse modo você tem exaustão para a vga, e o ar que sair desse fan passa direto para os dissipadores e depois para fonte, caso a fonte seja em baixo vai para o topo do case.

Amigo, eu não entendi essa outra ideia, como um fan colocado na região dos slots PCI vai refrigerar o VRM da placa mãe? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais