Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial Resolvendo Tela Azul [BIOS não e totalmente compatível com ACPI]


marcuslive

Posts recomendados

Bom Gente, Como muita gente tem problemas com essa tela azul, resolvi postar

a resolução para esse problema:

Primeiramente:

Essa resolução só se aplica para aqueles casos que mesmo você tenha feito de tudo para o PC voltar a funcionar, atualizou a bios, trocou a fonte, limpou as memórias e mesmo assim continua na tela azul no boot, e quando vai formatar.

ATENÇÃO, ESSE MÉTODO INCLUI A TOTAL DESATIVAÇÃO DA ACPI DO SISTEMA, FAZENDO SEU COMPUTADOR FUNCIONAR SEM QUALQUER NECESSIDADE DA PRÓPRIA, PODE NÃO FUNCIONAR EM ALGUNS PCs, MAS CREIO QUE A MAIORIA DOS PCs MODERNOS DEVEM ACEITAR ESSA PROGRAMAÇÃO, MAS APESAR DISSO, O ACPI É A INTERFACE MAIS PRÓPRIA PARA PCs MODERNOS, PORTANDO TENTE DE TUDO PARA SEU PC FUNCIONAR COM A ACPI, SE NÃO FUNCIONAR SIGA ESSE MÉTODO.

ATENÇÃO, ESSE MÉTODO INCLUI A FORMATAÇÃO DE DADOS DO HD, SE VOCÊ CONSEGUIR AO MENOS ENTRAR NO MODO SEGURANÇA E PASSAR OS DADOS PARA ALGUMA OUTRA UNIDADE DE BACKUP O FAÇA, É OBRIGATÓRIO A REINSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL, POIS NÃO SE PODE ALTERAR- A INTERFACE DE ENERGIA DE UM SISTEMA PRÉ-INSTALADO

Primeiramente, Para descobrir a origem do problema devemos ler o que está na tela azul.

"a BIOS deste sistema nao e totalmente compativel com ACPI. contate o fornecedor do seu sistema ou visite http://www.hardware-update.com para obter uma BIOS atualizada. Se nao for possivel obter uma bios atualizada ou se a BIOS atualizada mais recente nao for compativel com ACPI, voce poderá desativar o modo ACPI durante a instalacao em modo texto. para fazer isso basta pressionar F7 quando for solicitado a instalar drivers de armazenamento. O sistema nao o notificara que F7 foi pressionada - ele desativara automaticamente a ACPI e permitira que a instalacao prossiga".

informações técnicas

***STOP: 0x000000A5 (0xXXXXXX, 0xXXXXXX, 0xXXXXXXX, 0xXXXXXX)

BIOS: BIOS é uma sigla que significa Basic Input Output System (Sistema básico de entrada e saída), é a parte do computador que armazena todas as informações da placa mãe e periféricos, sem a BIOS o computador não funciona, pois ela é obrigatória para a inicialização do sistema e configuração do mesmo.

ACPI: ACPI ("Advanced Configuration and Power Interface") Pelo meu pouco conhecimento sobre esse sistema, eu sei que ela é uma interface de energia avançada, responsável pela economia de energia e inicialização de periféricos. Acho que sem ela você não vai poder colocar seu PC em estado de espera por exemplo, se você tem um computador

de escritório, que fica em modo de espera, vai ter que utilizar outro método para digamos, ressuscitar a ACPI, e colocar para funcionar o mesmo. Em alguns pcs, atualização de bios, limpeza de memorias e placas, substituição de fonte funcionam e a tela azul nunca mais aparece. Mas no meu não funcionou, e para aqueles que também não conseguiram através desse métodos siga os passos abaixo.

A tela azul diz BIOS imcompatível com ACPI, mas isso não significa que você não vai poder ligar mais o computador só por causa disso, a microsoft, graças a deus, adotou no windows xp outras interfaces de energia sem ser a ACPI.

Vou citar elas:

MPS Multiprocessor : Foi criada para placas mães que tem suporte a mais de um processador, então se sua placa mãe não tiver esse recurso, descarte essa interface.

MPS Uniprocessor: Foi criadas para placas mães que tem suporte a mais de um processador, mas só tem um instalado, pode funcionar com alguns pcs (no meu funcionou mas tive problemas com o som que não instalava o driver de jeito nenhum, porque a interface MPS tem problemas com driver de áudio HD em algumas placas mães, principalmente em placas ASUS) mas como há alto risco de imcompatibilidade de hardware não recomendo usar.

Standart PC (Pc Padrão): Depois da ACPI, essa interface de energia é a mais usada, ela usa o driver Hal.dll. Essa interface é mais usada em PCs antigos, que não tem suporte a Interface De Energia Avançada (ACPI). Por experiência, recomendo essa interface de energia para aqueles que não conseguem usar o computador pela ACPI.

Então bem, para você ressuscitar seu computador e voltar a usá-lo, a única coisa que você deve ter em mãos é o inseparável CD DO WINDOWS XP, é a ferramenta que vamos usar.

Pois bem coloque o CD do windows XP no driver e dê boot por ele, alguns PCs, requerem configuração na BIOS para dar boot pelo CD, isso vai depender muito da placa mãe, mas no caso é só ler o manual específico dela, ou pesquisar na net o mesmo.

Fique esperto, e não desgrude a cara do PC, quando aparecer assim:

Aperte uma tecla para iniciar pelo CD...

Você aperta qualquer tecla.

Depois dessa tela vai aparecer uma imagem azul, e lá em baixo da tela vai aparecer escrito:

Pressione a tecla "F6" para instalar um driver SCSI ou RAID de terceiros.

Nesse momento aperte F5, só precisa apertar uma vez, depois dessa tela não aperte mais nada. Depois disso, vai aparecer os esquemas de energia que eu citei acima (MPS, ACPI, e Standart PC).

Se seu PC tiver suporte a tecnologia MPS selecione o mesmo, se não tiver, selecione Standart PC, após escolher a opção dê um enter bem inspirado.

Agora você vai poder continuar a formatação, é so seguir os passos da formatação, pronto está feito.

Obs: Após a instalação da interface de energia Standart PC, você pode decorrer com alguns problemas no desligamento do PC, que não vai mais desligar automaticamente, mas felizmente a maioria das placas mães vem com o recurso APM (Advanced Power Management ou Gerenciamento de Energia avançado), ele permite desligar os periféricos automaticamente no desligamento do sistema tirando a chata mensagem "O computador já pode ser desligado com segurança" . Esse recurso você pode ativar em PAINEL DE CONTROLE > OPÇÕES DE ENERGIA> APM.

Seguindo esses Passos, você irá instalar uma nova interface de energia, e se sua placa mãe tiver o recurso APM, não terá mais problemas com o desligamento do computador, mas como não haverá mais a Interface Avançada, você não vai mais poder usar o recurso "Em Espera", mas se você não precisar desse recurso poderá aplicar tranquilamente esse método.

Mais uma Obs: Apesar do método de instalação da nova interface de energia não envolver muito na parte de alteração de hardware, não me responsabilizo por erros decorrentes que possa acontecer com seu PC, se seu computador tiver na garantia, jamais utilize esse método, pessa a troca imediata do equipamento.

Bom Galera é isso, espero que esse tuto ajude muita gente.

Abraços.

:bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

OlÁ amigo.

Obrigado pelo excelente tutorial.

Possuo um p4 ht com uma placa asus s800. Antigo mas ainda em guerra. Ao trocar minha fonte pela infelicidade de ter queimado, passei a me deparar com essa infeliz tela azul. Seu tutorial foi muito Útil e estÁ correto.

mas gostaria de acrescentar que consegui recuperar os meus arquivos antigos antes da formataÇÃo utilizando o linux ubuntu executÁvel do drive de dvd, o qual permite acessar as pastas do windows.

Fica a dica para os prÓximos que se depararem com esse problema.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...