Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de E-mail com Painel de Controle


Zarref

Posts recomendados

Olá pessoal!!

Estou montando uma Máquina que servirá como Servidor de Emails (SO: Linux Ubuntu Server 9.10) e para isso gostaria de uma dica sobre qual Software Utilizar, Postfix ou QMail!!

Estou em parceria na construção de um portal que permitirá ao usuários criarem as suas próprias contas de E-mail e administrá-la através de um Painel de Controle (como gmail, hotmail...)!

Existe alguma solução Livre que me possibilite essa estrutura, Ou terei que desenvolver o meu próprio Painel de Controle?

Ficaria grato com a Ajuda!

Abraço a Todos!

PS.: Estava com saudades do FORUM, passaeu muito tempo sem poder acessá-lo por motivos pessoais e a cada dia Ficava mais triste por não poder auxíliar colegas e ajudar no esclarecimento de dúvidas (que estão ao meu alcance).

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae, utilize o postfix. Ele já está compilado e funcionando no ubuntu, já o qmail, você precisa compila-lo, essa tarefa pode ser um tanto quanto desastrosa para usuários pouco experientes....

Quanto ao cadastro de usuários, o postfix funciona com bases mysql.... ai fica fácil fácil você integrar um site que faça o cadastro do usuário....

O acesso via webmail, tem aos montes da internet... posso citar o roundcube que é bem legal....

Agora se você quer um sistema de e-mail muito parecido com esses "free's", tem o Zimbra, ele usa a mesma tecnologia utilizada pelo yahoo.... é bem interessante vale dar uma olhada, e se nao estou enganado, ele usa ou ldap ou mysql para armazenar os logins....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Falae, utilize o postfix. Ele já está compilado e funcionando no ubuntu, já o qmail, você precisa compila-lo, essa tarefa pode ser um tanto quanto desastrosa para usuários pouco experientes....

Quanto ao cadastro de usuários, o postfix funciona com bases mysql.... ai fica fácil fácil você integrar um site que faça o cadastro do usuário....

O acesso via webmail, tem aos montes da internet... posso citar o roundcube que é bem legal....

Agora se você quer um sistema de e-mail muito parecido com esses "free's", tem o Zimbra, ele usa a mesma tecnologia utilizada pelo yahoo.... é bem interessante vale dar uma olhada, e se nao estou enganado, ele usa ou ldap ou mysql para armazenar os logins....

Ldap.

O mais interessante no seu caso é usar o Zimbra, ele possui todo um painel bem qualificado e rico em opções. Possui gráficos de uso das contas, como a carga do servidor também.

A integração com o site, como um painel de controle, talvez será a parte mais complicada, já que vai exigir conhecimento em PHP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Mesmo victor.sartori e anjoed

Vou testar no próximo fim de semana numa Máquina Virtual, e postarei a resposta aqui com o link direto para o tutorial que criarei na medida que for desenvolvendo a atividade!

Utilizarei o Zimbra, olhei o Site e gostei muito da interface que pode ser adaptada para o portal que estou criando!

Agradeço pelas dicas!

anjoed, se possível deixar esse tópico aberto para que eu poste o tutorial ficaria muito grato!

Abraço A Todos e Um Ótimo Dia!

PS.: O zimbra é gratúito???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoa!

Probleminha na instalação do Zimbra!

Ele solicitou a instalação da seguinte dependência: ligmp3

Entretanto, esse pacote não possui candidato a instalação no repositório do Ubuntu (em nenhuma distro do ubuntu) nem encontro esse pacote por fora!

http://packages.unbuntu.com

Como posso proceder nesse caso?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá victor.sartori!

Bom, posso te garantir, de experiência própria, que o Ubuntu é muito seguro para servidores. Já fiz Servidor WEB, Servidores de Aplicações Java (JBoss e Tomcat), servidor de rede, firewall e servidor de arquivos, nunca tive problema com invasão, perda de arquivos, baixo desempenho, etc...

Todas essas experiências foram em Grades Corporações onde os Sistemas viviam em condições extremas uso!

Essa é aprimeira vez que estou utilizando como servidor de e-mails e o único problema, até agora, é este pacote, mas isso é Critério de Instalação do Zimbra!

Pacote defícil de encontrar! :)

Abraços para todos do FORUM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inseguro ? Baseado em que você diz isso ?
Ubuntu packages are based on packages from Debian's unstable branch:

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_%28operating_system%29

na forma de desenvolvimento. O ubuntu nada mais é do que um debian unstable, cheio de bugs, que os desenvolvedores pegam o repositório completo e constroem o ubuntu. As versões para servidores são um pouco menos afetadas porquê eles "seguram" mais tempo, mais mesmo assim ficam alguns bugs....

Isso é simples de se notar pela quantidade de security updates que vem por semana em uma distribuição ubuntu....

Nada contra, até uso em meus desktops (que não são pucos, uns 200) mas tudo que é muito novo e pouco testado, é inseguro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá IltonNQA!!

Também acho que devemos retomar o foco (embora seja super tentador argumentar sobre esse assunto)! rsrs

Então, gostei do que você falou a respeito do tópico, muito obrigado, depois me diga o que interessou (O portal a que estou me referindo ou o problema?)!? :)

Voltando ao Assunto principal:

Realmente estou tendo grandes dificuldades para atender essa dependência do Zimbra e como o Ubuntu Server (Pelo que me parece) já veio com o Postfix instalado, vou utilizá-lo!

Entretanto, seria interessante encontrarmos uma solução para este fato! Vou continur procurando a resposta para isso, e, assim que encontrar, postarei aqui!

Abraço a Todos Do Forum!

Viva o software livre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá victor.sartori, boa noite!!!

Estou realizando essa atividade agora, respondo já se dará certo!!

Entretanto, estou instalando o Debian numa máquina virtual para realizar os testes com ele também!

Estou tendo uma certa dificuldade com sources.list do Debian, toda vez que tento atualizar meu servidor ele pede para inserir o CD de pacotes adicionais, mesmo existindo outros repositórios no sources.list!!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele está pedindo o CD porque o CD é um dos repositórios, para remover o CD do repositório edite o arquivo /etc/apt/sources.list e comente/romova a linha que começa com deb cdrom[Label_do_CD] ...

Zarref, talvez esse tutorial ajude em algo

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/HOWTO-Postfix-+-MySQL-+-SMTPAUTH-+-Quota-+-SpamAssassin-+-ClamAV/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Cesar Fabri!!!

Esse material está ótimo, show de Bola!

Estou realizando a instalação Agora e assim que terminar porto aqui os resultados!

Valeu!

""" Também acho que devemos retomar o foco (embora seja super tentador argumentar sobre esse assunto)! """

rsrsrs escreví isso para abrandar as águas!!!

mas é uma verdade, concorda???

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar, Qual a sua versão do Debian??

A minha é a 5.0.3

essa falha não ocorreu comigo!

Entretanto, tive que executar o install.sh da seguinte forma:

# ./install.sh --platform-override

Por incompatibilidade das versões descritas no zimbra e no meu debian!

Para você ver a versão do debian que você está utilizado, digita:

#cat /etc/ebian_version

Entretanto o meu ainda está na instalação!

O tutorial diz o seguinte::::::

Depois de descompactado devemos “enganar” o script de instalação para que ele reconheça o Debian 5 como um Debian 4 e aceite o novo pacote atualizado libgmp3. Para isso ele lê o /etc/debian_version e compara com a destinada à instalação. Para enganar faça:

# cd zcs-5.0.18_GA_3011.DEBIAN4.0.20090707170635/bin

# vi get_plat_tag.sh

Procure a linha que contém grep “4.0″ /etc/debian_version > /dev/null 2>&1 e substitua o 4.0 pelo valor que está no /etc/debian_version. Por exemplo, para o Debian 5.0.2 a nova linha seria grep “5.0.2″ /etc/debian_version > /dev/null 2>&1 .

---------

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zarref, estou usando o UBUNTU 9.04. Já tinha uma máquina rodando alguns serviços aqui em casa como o Postgresql, Samba, Tomcat para estudos e não quis instalar outra Distro... emfim, vamos ver se consigo ainda hoje fazer a instalação completa.

Se eu conseguir, posto o resultado ou se alguem souber como, coloca ai pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!