Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tomada sem aterramento, o que usar?


rafao13

Posts recomendados

bom minha tomada aqui em casa, apesar dela ter aquele terceiro furo de baixo, nao possui aterramento, ou seja esse furo nao funciona nao é?

bom.. então pelo que eu vi nao adianta comprar um filtro, ja que sem o aterramento nao vou ter a proteçao contra surtos..

então eu deveria comprar adaptadores, ('T's ou 'beijamns') para ligar varias tomadas, ou posso comprar um filtro baratinho, so pra nao ter que arrumar gambiarra com os adaptadores, ja que eu preciso de umas 5 tomadas, sendo que vou ligar TV de 42, um pc com fonte de 750w, modem, telefone, som.

isso é certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, acho meio **** fazer aterramento nao? acabei de reformar o quarto , seu eu soubesse, agora nao da mais nao..

tipo.. se for pra ser qualuqer , eu vou em uma loja eletrica aqui e compro, porque nao achei nenhum APC , em BH. e pega da net ainda tem qe pagar frete, nao vale a pena ja qe nao vou ter as devidas proteçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom minha tomada aqui em casa, apesar dela ter aquele terceiro furo de baixo, nao possui aterramento, ou seja esse furo nao funciona nao é?

bom.. então pelo que eu vi nao adianta comprar um filtro, ja que sem o aterramento nao vou ter a proteçao contra surtos..

então eu deveria comprar adaptadores, ('T's ou 'beijamns') para ligar varias tomadas, ou posso comprar um filtro baratinho, so pra nao ter que arrumar gambiarra com os adaptadores, ja que eu preciso de umas 5 tomadas, sendo que vou ligar TV de 42, um pc com fonte de 750w, modem, telefone, som.

isso é certo ?

Bem amigo, estás equivocado quando pensas que um aterramento vai te dar proteção contra surtos de tensão, e mais ainda quando pensas que um bom filtro vai ficar obsoleto por conta da falta de aterramento.

Como não tens o aterramento ai, seu sistema ficará suscetivel a descargas elétricas, maiores como aquelea provenientes dos raios, ou mesmo menores, como aqueles pequenos choques que o gabinete dá algumas vezes quando tocamos em sua parte metálica.

Mas a proteção de um filtro de linha é contra surtos de tensão, que é uma causa comum de problemas em componentes do sistema, o filtro fará seu papel com ou sem aterramento, logicamente que o ideal serial você ter esse aterramento, mas como não possui, o minimo que podes colocar ai seria uma boa regua de proteção (filtro de linha).

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafao 13 a solução pro seu problema vai ficar mais barato do que você pensa e seguro

1ºverifique se na sua caixa de entrada de energia(onde fica o relógio de luz)tem um fio terra.

2º Puxe um fio da base da barra de cobre até a sua tomada(por dentro dos conduites é claro)assim sua tomada estará aterrada,boa sorte.

a barra de cobre fica enterrada no chão protegida por uma tampa preta ou similar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafao 13 a solução pro seu problema vai ficar mais barato do que você pensa e seguro

1ºverifique se na sua caixa de entrada de energia(onde fica o relógio de luz)tem um fio terra.

2º Puxe um fio da base da barra de cobre até a sua tomada(por dentro dos conduites é claro)assim sua tomada estará aterrada,boa sorte.

É uma boa ideia, se na residêcia do amigo, tiver um aterramento desses é uma opção a se pensar.

Quanto aos filtros, acredito que só encontrará na net, na Justshop, ou na Atera.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom.. então pelo que eu vi nao adianta comprar um filtro, ja que sem o aterramento nao vou ter a proteçao contra surtos..

Lendo os fóruns brasileiros de informática, inúmeras vezes me surpreendo de como em meio a mil informações corretas e confiáveis, as pessoas, quase sempre, encontram e aprendem justamente com uma e outra informação errada e sem nexo que pupula aqui, ali e acolá.

Tomada sem aterramento ou com aterramento o que usar é um bom filtro de linha. Seguem as 10 linhas do Faller que já vi repetidas mil vezes em 10 fóruns diferentes: Espúrios e surtos de tensão geralmente acontecem de dois modos distintos, o modo diferencial e o modo comum. Os filtros como esse que você comprou protegem ambos os modos. O modo diferencial ele consegue bem proteger sem o auxílio do aterramento. Felizmente esse modo é aquele que mais tempo trás espúrios e surtos para seu equipamento, de modo que você estará conseguindo proteger seu PC e periféricos a maior parte do tempo mesmo sem aterramento.

O modo comum, típico de tempestades atmosféricas, requer um bom aterramento para que a proteção seja realmente efetiva...

Filtro APC de 49 reais em BH:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94291

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke, cara eu realmente sou leigo no assunto, nao tive culpa da minha ignorância.( outro problema tambem, é que o link que você me passou, a fonte nao esta disponivel )

agora, eu ja sei. filtro é bom sim. o amigo adm deu uma boa ideia pra mim, mas tenho que ver se aqui em casa tem esse fio de uma maneira qe seja fácil a instalação , caso contrario, prefiro deixar sem.

eu tava falando com minha mae, ela falou que conversou com um tecnico , ele disse que era bom um no-break , minha mae falou que ate gastaria mais, se o no-break desse ainda mais segurança contra esses problemas de energia, o que vocês me dizem?

se eu for escolher um no-break qual vocês me indicariam? sendo que minha fonte é corsair 750 w e 110v aqui e vou ligar tb uma tv de 42'' , um som,modem, telefone e um monitor de 21.5( to falando isso que ja vi aqui no site o cara que comprou um no-break e a fonte dele estourou porque nao aguentou, e era justamente uma corsair 750 w )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os fóruns brasileiros de informática, inúmeras vezes me surpreendo de como em meio a mil informações corretas e confiáveis, as pessoas, quase sempre, encontram e aprendem justamente com uma e outra informação errada e sem nexo que pupula aqui, ali e acolá.

Tomada sem aterramento ou com aterramento o que usar é um bom filtro de linha. Seguem as 10 linhas do Faller que já vi repetidas mil vezes em 10 fóruns diferentes: Espúrios e surtos de tensão geralmente acontecem de dois modos distintos, o modo diferencial e o modo comum. Os filtros como esse que você comprou protegem ambos os modos. O modo diferencial ele consegue bem proteger sem o auxílio do aterramento. Felizmente esse modo é aquele que mais tempo trás espúrios e surtos para seu equipamento, de modo que você estará conseguindo proteger seu PC e periféricos a maior parte do tempo mesmo sem aterramento.

O modo comum, típico de tempestades atmosféricas, requer um bom aterramento para que a proteção seja realmente efetiva...

Filtro APC de 49 reais em BH:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94291

Exatamente Kayke, o aterramento é muito importante, mas como os Espúrios e surtos do modo diferencial como o Faller citou é bem mais frequentes que os Espúrios e surtos de modo Comum, acredito que um bom filtro de linha como esse que citastes ai, é até mais importante que o próprio aterramento, embora reafirmo, este tambem seja muito importante, diferentemente de como pensava o amigo que criou o tópico.

Abraço

Kayke, cara eu realmente sou leigo no assunto, nao tive culpa da minha ignorância.( outro problema tambem, é que o link que você me passou, a fonte nao esta disponivel )

agora, eu ja sei. filtro é bom sim. o amigo adm deu uma boa ideia pra mim, mas tenho que ver se aqui em casa tem esse fio de uma maneira qe seja fácil a instalação , caso contrario, prefiro deixar sem.

eu tava falando com minha mae, ela falou que conversou com um tecnico , ele disse que era bom um no-break , minha mae falou que ate gastaria mais, se o no-break desse ainda mais segurança contra esses problemas de energia, o que vocês me dizem?

se eu for escolher um no-break qual vocês me indicariam? sendo que minha fonte é corsair 750 w e 110v aquie vou ligar tb uma tv de 42'' , um som,modem e telefone.( to falando isso que ja vi aqui no site o cara que comprou um no-break e a fonte dele estourou porque nao aguentou, e era justamente uma corsair 750 w )

Amigo, um nobreak nem se compara a um bom filtro de linha quando o assunto é proteção elétrica, na verdade seu uso é muito confundido, na verdade, o nobreaks, desses que são vendidos por ai no mercado nacional, não passam de um estabilizador com bateria, os danos para a fonte são os mesmos, ele só serve para deixar o sistema ligado quando porventura falte energia, proteção que é bom... Pouca ou nenhuma.

Não tenha dúvida amigo, se seu problema é surtos elétricos, o ideal para seu sistema é um bom filtro de linha como esses que o Kayke passou, o resto... é resto.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom.. ta verdade eu acho que nunca tive problemas com nada aqui em casa..

algumas vezes a luz ja acabo e voltou..nem se comprar um no break bom?

Bem amigo, nobreaks bons com onda senoidal pura, normalmente custão mais que o sistema inteiro, se não é frequente a queda de energia ai na sua casa, o nobreak é totalmente dispensável.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aa sim.. minha mae converso com um tecnico aqui, como eu disse e ela agora nao tira da cabeça qe no-break é melhor, e o tecnico disse a ela tb qe pra instalar o fio terra aqui, ficaria no minimo 3 mil reais..

---

como saber qts watts eu vou gastar pra saber qual no-break comprar? tava vendo uns que vem com filtro de linha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com certos técnicos, em especial quando têm um particular interesse no fornecimento de produtos e serviços. O nobreak não é melhor do que um bom filtro, exceto se falarmos de nobreaks online de dupla conversão, aqueles que custam mais do que o próprio computador.

A WAZ infelizmente não consegue manter o fornecimento constante do produto, o que me parece meio vergonhoso para uma loja do porte dela e ela já conhece minha opinião a este respeito. De qualquer maneira não é difícil adquirir o produto pela internet. O meu foi comprado na Atera: http://www.atera.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, acho meio **** fazer aterramento nao? acabei de reformar o quarto , seu eu soubesse, agora nao da mais nao..

tipo.. se for pra ser qualuqer , eu vou em uma loja eletrica aqui e compro, porque nao achei nenhum APC , em BH. e pega da net ainda tem qe pagar frete, nao vale a pena ja qe nao vou ter as devidas proteçoes.

Segue abaixo um tutorial passo-a-passo de como construir um aterramento:

eu tava falando com minha mae, ela falou que conversou com um tecnico , ele disse que era bom um no-break , minha mae falou que ate gastaria mais, se o no-break desse ainda mais segurança contra esses problemas de energia, o que vocês me dizem?

Se você pretende adotar uma proteção contra distúrbios elétricos, minha recomendação é que contrate um técnico de verdade. UPS (nobreak) deve ser adotado nos locais onde se necessita o fornecimento de energia sem interrupção ou por um tempo suficiente para salvar os arquivos abertos, a fim de preservá-los.

Proteção contra distúrbios não é sua função. Existem componentes inseridos no "case" do UPS que são responsáveis por essa proteção. Bons filtros de linha possuem proteções que contemplam superior eficiência.

E com vantegens... :)

bom.. ta verdade eu acho que nunca tive problemas com nada aqui em casa..

algumas vezes a luz ja acabo e voltou..nem se comprar um no break bom?

Depende da sua concepção de um "nobreak bom". Seria um "online"?

Geralmente possuem um custo elevado. Alguns ultrapassam o valor do computador.

Assim sendo, quem vai protegê-lo (UPS online) dos distúrbios elétricos?

aa sim.. minha mae converso com um tecnico aqui, como eu disse e ela agora nao tira da cabeça qe no-break é melhor, e o tecnico disse a ela tb qe pra instalar o fio terra aqui, ficaria no minimo 3 mil reais..

Como disse acima, troque de técnico e peça orçamentos para outros profissionais qualificados e habilitados. Tenha certeza que o valor é muito menor que R$ 3.000,00.

A adoção do UPS no seu caso, só fará aumentar o valor das despesas desnecessariamente:

- gasto na aquisição de algo que raramente será usado,

- aumento do consumo de energia elétrica,

- custo de manutenção periódica (substituição de baterias),

- custo de manutenção corretiva (se existir).

Portanto, é mais um equipamento agregado à instalação elétrica que exigirá cuidados.

Se colocado na ponta do lápis verá que a relação custo-benefício não compensa.

Leia esse manual e entenda um pouco mais sobre proteção elétrica:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha casa nao seria estão fácil fazer um aterramento, alem de nao ter espaço de terra, tem 2 andares e pra passar cabos assim seria bem difícil.

o marco_piracicaba falou bem, é, pelo jeito nao vou pegar no-break mesmo, alguem poderia me dizer se esse filtro é bom? ja que eu nao achei o APC em lugar nenhum por aqui.

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=2272

to indo nessa loja hoje, se for bom eu compro. ( faria tanta difenreça do apc? )

--

tem esse tambem http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=1956

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...alguem poderia me dizer se esse filtro é bom? ja que eu nao achei o APC em lugar nenhum por aqui.

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=2272

to indo nessa loja hoje, se for bom eu compro. ( faria tanta difenreça do apc? )

--

tem esse tambem http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=1956

Recomendo que aguarde a opinião de pessoas que conhecem os produtos.

Veja o relatório abaixo:

Obsereve que, mesmo não possuindo fotos, o produto analisado e reprovado da SMS é do tipo "8 tomadas" (página 6).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha casa nao seria estão fácil fazer um aterramento, alem de nao ter espaço de terra, tem 2 andares e pra passar cabos assim seria bem difícil.

o marco_piracicaba falou bem, é, pelo jeito nao vou pegar no-break mesmo, alguem poderia me dizer se esse filtro é bom? ja que eu nao achei o APC em lugar nenhum por aqui.

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=2272

to indo nessa loja hoje, se for bom eu compro. ( faria tanta difenreça do apc? )

--

tem esse tambem http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=207_208&products_id=1956

Bem amigo, esses são filtros fracos, com pouca ou nenhuma proteção, comprando um destes, estarás levando para caso apenas uma extensão de tomadas, pelo preço já se percebe...

Se queres uma boa proteção da APC para 110V recomendo esse aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Simples, barato e eficiente...

Se quiser algo mais completo esse é muito bom:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Posso te garantir que não vais achar nada melhor no mercado nacional por esse preço.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...