Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema Osciloscopio Icel SC 6020


ljmarcelo

Posts recomendados

Ola Felipe_ELETRONIC

Então comprei ele ciente que estava com defeito , fiz algumas medições na fonte primaria dele. Todas as tensão ac do secundario estão ok, depois fui para as retificações e reguladores que tb ta tudo ok . Ai resolvi medir o filamento do tubo mais fiquei em duvida qual e a pinagem do tubo . E tambem segundo o vendedor o problema era na fonte de alta tensão . Ai resolvi localizar o manual antes de fuçar mais. Não aparece nada no tubo !

Obrigado

Abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Este esquema pode ser comprado na esquemateca disponível na editora Antenna Edicões, entre no site. Inclusive, este é o único esquema da ICEL disponível. Se o tubo for o modelo 5UP1, o filamento está ligado aos pinos 1 e 12. no pino 3 (G1) a tensão é de (-1950V a -2050V), pino 2 (1º anodo) a tensão é de -1650V. Verifique se o cursor de centralização horizontal e vertical estão centralizados. Se estas tensões estiverem chegando nos pinos do tubo e estiverem sendo controladas pelo potenciômetro de intensidade do feixe, é possível que o problema esteja nos amplificadores verticais e horizontais desbalanceados. Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal agradeço as dicas , mais preciso de mais ajuda. Consegui o esquema eletrico desse osciloscopio mais mesmo assim não consegui achar o defeito ainda .As tensão da fonte primaria estão todas certas , mais não tem alta tensão no tubo . Ja medi todos componetes , mais ainda não achei o defeito . Obrigadoic6020.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo Felipe_Eletronic o fusivel esta ok . Todos os resistores e transistores mostrados nesse esquema foram medidos e estão ok as tensões tambem , so que não existe oscilação no trafo pra gerar a alta tensão .Ai que eu não consigo achar o defeito .. Os capacitores foram medidos e não estão em curto , e o c424 foi trocado .. Ja to arrancando os cabelos .....:(

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal eu verifique que o filamento não esta acendedo porque a fonte chaveada não esta armando , então não faz nem a alta tensão que e por volta de 2kv e nem o filamento que é uns 6v . o esquema da fonte e esse que postei antes no forum . Não consegui achar ainda o defeito dessa fonte. Não sei se precisa ter um sinal de time base que vem pelo JP19

Obrigado

O Tubo esta testado ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega ljmarcelo, a tensão para o filamento, esta sendo gerada pelo trafo, cujo os transistores osciladores, no primário são: Q402, Q403, Q404, que estão na figura postada por você no post #7, a tensão fornecida para este circuito (que pude perceber!), vem da ponte retificadora D403 e filtrada pelo capacitor C442, se você tem tensão nesta etapa, verifique se ela esta chegando ao pino 1 do trafo de alta através do fusível F1, que já foi sugerido testar pelo colega Felipe no post #8!...

É até uma ironia falar! Mas você terá que verificar com um osciloscópio, se este circuito esta oscilando!...

Vasculhe todo este circuito para verificar possiveis resistores aberto/alterados ou capacitores com fuga/abertos!

No esquema não esta claro, que é ele (Trafo), que esta gerando a alta tensão para o tubo! Os 2KV que você menciona, seria só a tensão de foco!, A tensão de MAT estaria na casa de 25KV, e isso não esta bem definido no esquema!...

Uma dica!, Siga o fio da "chupeta" do tubo do osciloscópio, e verifique que trafo esta gerando a tensão para ele... (Siga uma análise "reversa"), provavelmente ele, (Trafo/flyback), estará ruim ou o circuito oscilador dele...

Aguarde mais dicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola colega Bcpetronzio muito obrigado pelas dicas , concordo com voce quanto a analise do circuito , mais na verdade o tubo desse osciloscopio trabalha com tensão de 2kv e não tem chupeta e nem flyback . O f1 foi testado , e todas as tensões estão corretas , ja fiz a medição de todos os transistores e resistores dessa etapa . Na realidade tenho o mesmo pensamento que voce , precisaria de um osciloscopio para arruma-lo . O problema esta exatamente na fonte que não oscila . O trafo de alta esta com suas bobinas boas . O certo agora e atacar os capacitores ceramicos desse circuito , pra ver se estão abertos , pois em curto não estão . Tenho duvidas se esse sinal base não vem de outro circuito pelo JP19 .

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! [Off-topic]É estranho imaginar como os elétrons "Voam" em direção da tela sem alta tensão hehehe!!!...[/Off-topic], bom!, a conexão JP19, vem do trafo de entrada de rede do osciloscópio (deve ser para colher uma amostra dos 60Hz da rede), no esquema a conexão esta no pino 7 do conector P401, Vem do enrrolamento de 14V do trafo de entrada, não consegui determinar se este sinal faria o apagamento do feixe ou se ele faz parte do pulso que será amplificado para gerar a tensão das grades do tubo!..., mas sua intuição esta correta! Cabe dar uma verificada com carinho nesta etapa do circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...

   Olá @ljmarcelo.

   Por final. Conseguiu ajeitar o teu ociloscópio?

   Estou com um problema similar com um Icel OS-10. Nunca deu problema. E olha que o bichinho viajava direto comigo.

   Mas após ficar parado por uns 10 anos +- agora acende o led mas não mostra nada no tubo.

   Tudo que eu testo está bom. Todo mundo aconselha a olhar a fonte. Mas aparentemente tudo ok. Só a saída de mat que estou com medo de testar sem ter o esquema. Cheguei a pensar que fosse o próprio tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...