Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nanostation 2 + Hyperlink hg2424g


Maiqueldig

Posts recomendados

Olá pessoal.

Tenho dois kit Nanostation 2 com antena hyperlink hg2424g e estou tentando fazer um ponto a ponto de aproximadamente 20 Km.

Andei lendo muito antes de começar isso porque é minha primeira experiencia com antenas e a larga distancia. Encontrei kits prontos através de google que usavam esta antena para enlaces entre 5 e 25 Km sem amplificador só com a diferença dos AP, e entre 35 e 60 km com a diferença de AP e com amplificador. Aqui deixo um link de onde vi esses kits, tambem vi em outros lugares com configurações parecidas. http://www.digitalstoreperu.com/kitsparainst/kitslistos.htm

Na hora de encontrar sinais com o nanostation 2 usando a antena interna ele acha até 30 sinais entre a cidade e cidades visinhas, mas na hora que eu configuro pra usar a antena externa que no caso é a hg2424g ele encontra no máximo 3 sinais que estão não mais que a 500 mts da antena.

Coloquei a antena em posição vertical já que li por ai que a antena em vertical tem muita variação em altura, e se por éla em horizontal éla fica com muita variação em largura, sendo assim fica mais fácil dirrecionar a antena enquanto a largura, então o que vale é a altura, sendo assim pensei em regular a altura até achar o sinal. Mas nada até agora.

Se alguem souber algum segredinho pra éla funcionar, ou ver algum erro no que fiz pode ficar avontade em me dizer e ficarei muito grato a quem me ajudar.

No caso que não tiver o que fazer vou tentar com amplificador. Se ainda não funcionar, minha ideia é trocar o AP depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo bem?

O primeiro problema é você encontrar mais de 30 redes com a antena interna, e apenas 3 com a antena externa, sendo essas redes próximas a você. Aqui já podemos ver que você está com uma perda imensa entre a saída do Nanostation e a entrada da antena. Você provavelmente está com problema nos conectores, encaixe, pigtail... Verifique também se o Nanostation está configurado para utilizar a antena externa na aba de configuração "Advanced" e se o firmware está atualizado.

O Nanostation eu recomendo para curtas distancias com antena interna. Se Optar por antena externa acho melhor usar o Bullet. (Mesmo fabricante).

Outro problema: A rede 2,4Ghz está saturada. Com 30 redes encontradas, não tem mais canal livre pra você usar. Você tem 100% de chance de ter problemas com interferência... o sinal vai oscilar, pode cair, ficar lento...

Ultimo problema: Se voce utilizar a rede pra fins comerciais, precisa de licença da Anatel. Se for pra uso privado não.

Boa sorte

EDIT: Esqueci de comentar. Se usar amplificador, além de não te ajudar e atrapalhar os outros, pode levar multa se a fiscalização pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza rafaelgrecco. Obrigado por responder.

Olha só, esse nanostation eu já tinha no começo, por isso tentei com ele, como não tive bons resultados desde logo procurei por esse bullet, eu não conhecia ele antes, mas procurando por respostas ao meu problema eu me deparei com esse aparelho por aí e gostei da ideia, só que aqui em Ciudad del Este está em falta esse aparelho agora mesmo.

Mas só estou esperando ele chegar que vou fazer novas tentativas. Sobre os sinais que eu pego com o nanostation com a antena interna dele, acho que uns 20 são routers normais por aí espalhados pelas casa e prédios.

Só que acho que descobri o porque da diferença entre o nanostation com antena interna e a externa, o problema está em que o nanostation trabalha a 400mW com a antena interna, e quando a gente troca pra antena externa ele perde a metade da potencia, e outra é que a antena externa éla é completamente direcionavel, é feita pra trabalhar assim, pega poucos graus, já o nanostation pega todos os sinais que tem nuns 90°.

Em quanto a problemas por fiscalizações aqui não tem isso não, e é pro meu uso, ou seja, pra minha empresa, não vou vender internet.

Quando eu testar com o bullet vou falar sobre os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...