Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena a troca de processador?


telminão

Posts recomendados

Olá Pessoal, trabalho em uma empresa a qual possui um servidor Dell com um processador Pentium 4 3,2 Ghz com HT, ou seja simulando 2 núcleos, bom, o servidor já tem um bom tempo de vida e está na hora de trocá-lo, avaliando as opções disponíveis, encontramos um servidor da Dell também com o processador Intel Dual Core E5400 opreando á 2,7Ghz, aí entra a dúvida, esse processador é realmente bom? Ele supera a capacidade do P4? e ao que vi ele trabalha a 64 Bits, haveria algum problema em instalar o Windows server 2003 nele sendo que o SO é 32 Bits?

desde já obrigado pela atenção dispensada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Processador 64bits funciona normal em SO 32bits, a diferença é que no 64bits aguenta mais de 3.5gb de memória.

O E5400 é superior porque ele realmente tem 2 Cores (núcleos) e o P4HT tem 2 Threads (simula 2 cores com 1 core só) e, mesmo com o clock menor, o E5400 é superior em todos os quisitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Braxis -X- quanto a questão da memória, eu acreditava que somente o SO sendo 64 bits que podria enxergar mais de 3,5 GB, mas, então o processador sendo 64 Bits e o SO sendo 32 ele consegue gerenciar mais de 3,5 GB de ram? ou entendi errado?

Outro detalhe mesmo para pequenas empresas seria correto pegar esses processadores mais voltados a desktops para uso em servidores ou pegar processadores tipo o Xeon, o server que estamos pensando em adquirir tem as duas configurações E5400 ou um Xeon, detalhe o Xeon custa 2k de reais a mais :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se você usar o Windows Server 2003 Standart Edition, você só conseguirá utilizar de 3 a 3,5 Gb de Ram. Mas se você utilizar o Windows Server 2003 Enterprise Edition, você conseguira utilizar até 32 GB de Ram. Observação : Apenas algums SOs Exclusivamente para Servidores Suportam Aplicações e Hardware 64Bits sendo ele 32Bits. É o Caso do Enterprise. Mas para SOs comuns essa regra não se aplica, pois 32bits encherga somente de 3 a 3,5Gb de ram, enquanto os 64Bits podem chegar até 64Gb de ram Atualmente.

A respeito das duas outras perguntas : Sim o Xeon é muito melhor para servidores. Multiprocessamento muito superior ao Dual Core.

E o processador sendo 64Bits e o sitema sendo 32Bits continua a mesma coisa, sem enxergar mais de 3.5Gb de ram. O que manda nesse caso é somente o SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até quanto pode gastar?

vocês já possuem gerente de contas na Dell? da pra obter vários descontos.

aqui tenho um PowerEdge 840SC (Xeon 3050) e um T300 (Xeon Quad X3323)

Ambos rodando 2003 Server Enterprise 32Bits..

agora estamos começando a migrar pro 2008 Enterprise 64

mas tem que ver certinho as aplicações que vai rodar.. BD etc em 64bits parece que tem alguns ganhos de performance em vários aplicativos pra server, etc.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xip, atualmente, não temos nenhuma aplicação que utilize BD além do exchange, penso em no futuro, começar a trabalhar com o sharepoint ou coisa do tipo, mas, por hora utilizamos somente para Exchange, File Server e VPN, porém queria ter algo escalável, para que como ja disse daqui um tempo ele possa aguentar a pressão de novos aplicativos e etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi..

Mas esse servidor é um servidor de marca ou uma máquina montada?

posta a config dele inteira aqui pra gente dar uma analisada.

BD consome muito processador conforme vai ficando grande (Mysql) nesse caso.

os outros não tenho experiência pra falar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, trabalho em uma empresa a qual possui um servidor Dell com um processador Pentium 4 3,2 Ghz com HT, ou seja simulando 2 núcleos, bom, o servidor já tem um bom tempo de vida e está na hora de trocá-lo, avaliando as opções disponíveis, encontramos um servidor da Dell também com o processador Intel Dual Core E5400 opreando á 2,7Ghz, aí entra a dúvida, esse processador é realmente bom? Ele supera a capacidade do P4? e ao que vi ele trabalha a 64 Bits, haveria algum problema em instalar o Windows server 2003 nele sendo que o SO é 32 Bits?

desde já obrigado pela atenção dispensada

-Sim, ele realmente supera o desempenho do Pentium 4

- E não. Não há nenhum problema ao instalar um sistema operacional de 32bits, porém, há um pequeno detalhe, como esse processador tem suporte a 64bits de processamento, no caso do sistema operacional de 32bits, ele vai trabalhar relativamente a "metade" de sua capacidade de processamento, mas isso não pode ser considerado um problema, pois não afeta em nada no computador ;)

Sugestão:

- Bom, dependendo do quando você poderá gastar, acredito que há outros processadores melhores na mesma faixa de preço. Então seria uma boa trabalhar com um Core 2 Duo, um E6600 em fim. Porém, isso dependerá muito da configuração da maquina (Fonte, Mobo, etc) ;)

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Bom, dependendo do quando você poderá gastar, acredito que há outros processadores melhores na mesma faixa de preço. Então seria uma boa trabalhar com um Core 2 Duo, um E6600 em fim. Porém, isso dependerá muito da configuração da maquina (Fonte, Mobo, etc) ;)

espero ter ajudado

O problema é que a Dell não disponibiliza um leque muito grande de possibilidades no que se refere a processadores, se tu vai pegar algum servidor lá tem dois ou três modelos de processadores para escolher da até desanimo rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a Dell não disponibiliza um leque muito grande de possibilidades no que se refere a processadores, se tu vai pegar algum servidor lá tem dois ou três modelos de processadores para escolher da até desanimo rs....

Ah sím, bom, nesse caso eu tenho 2 sugestões:

1- Comprar um computador da del, cuja a mobo e a fonte obtenham suporte a um processador do nivel citado. E fizer a troca dos processadores ;) (tendo um custo elevado)

2- Montar um servidor com as configurações desejadas, onde você pode obter um custo / beneficio do seu gosto ;)

Porém:

1- Caso você compre um computador da maneira que eu citei, ao fazer um "upgrade", necessariamente você terá que abrir o computador (obvio), o que faz com que você perca a garantia da maquina, mas é apenas um detalhe ;x

2- Isso dependerá muito de quanto você pretende gastar, caso você opite por mintar um servidor ;x

ps; São apenas sugestões ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente os processadores da Dell alem de serem mais salgados é difícil achar muita variedade.. a não ser que seja em servidores de grande porte.

acho que você poderia até trocar esse dell de vocês por um HP, eles estão com preços ótimos com estoque do ano passado, já tentou ligar lá?

acho que trocar o processador do seu server talvez não compense, acho que talvez essa economia acabe não se justificando, se o server já está com uma vida util razoavel talvez compense investir em uma máquina nova pegando alguma promoção legal.

=)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então XIP vamos pegar uma máquina nova sim, mas, só queria ter certeza de que o processador era bom, o modelo sera o T100, sugeri esse T300 que tu usa, pois o preço inicial é muito bonito rs... 2,5k, mas só por deixar 4GB de Ram o preço saltou para mais de 4k, até comentei com meu chefe de que os pentes de memória da Dell devem ter pinos de ouro sei lá vai ser caro assim la longe. Enfim agradeço muito os comentários do pessoal

Patrão optou pelo E5400 mesmo, pode fechar o tópico moderador.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...