Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Fala galera, quero compartilhar com vocês o meu primeiro SSD.

É um Kingston V300 de 60GB.

Vou utilizá-lo no Windows 8... temos algumas dicas para a melhor utilização do mesmo?

Abraços

ssd.jpg

Parabéns pela aquisição. Minha dica é, habilite o AHCI antes da instalação do SO. Procure usa-lo apenas para o SO e programas pesados. Desabilite arquivos de paginação (Caso tiver mais de 8GB RAM) ou deixe em mínimo 128MB máximo 2048MB.

Eu devo comprar o 840 EVO de 500GB ou o de 256GB e uma R9 290X..ai vou vender minha evga 580

Muito obrigado pela ajuda!

Estou muito contente com o meu de 120GB. Me surpreendeu esse SSD! Instalei o Magician tools da Samsung, habilitando o Rapid mode, o tempo de leitura foi para 1152MB/s! Recomendo esse ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição. Minha dica é, habilite o AHCI antes da instalação do SO. Procure usa-lo apenas para o SO e programas pesados. Desabilite arquivos de paginação (Caso tiver mais de 8GB RAM) ou deixe em mínimo 128MB máximo 2048MB.

Putz, estou restaurando a imagem nesse momento! Se tivesse visto um pouco antes, faria isso. A diferença de desempenho é muito grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, minha placa mãe suporta só SATA II e como pretendo comprar um SSD da Kingston (120 GB V300 SATA III SV300S37A/120G) surgiu a dúvida quanto a perda de desempenho se usado nesta porta. Vou perder muito desempenho ou a diferença ainda é pouca? Meu objetivo é melhorar desempenho numa máquina virtual ao utilizar o SSD. E o valor mais baixo que encontrei até agora foi de 360,00. Tá barato? Ou acha mais barato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, minha placa mãe suporta só SATA II e como pretendo comprar um SSD da Kingston (120 GB V300 SATA III SV300S37A/120G) surgiu a dúvida quanto a perda de desempenho se usado nesta porta. Vou perder muito desempenho ou a diferença ainda é pouca? Meu objetivo é melhorar desempenho numa máquina virtual ao utilizar o SSD. E o valor mais baixo que encontrei até agora foi de 360,00. Tá barato? Ou acha mais barato?

a diferenca entre sata II e III nao será estão sentida, porque mesmo com ela, a velocidade obtida ainda é superior a de qualquer hd, então vale a pena o investimento

e o preco dos ssd's no ultimo ano vem caindo mesmo, o valor médio é esse mesmo, de 350~400 em modelos "de entrada" com 120/128GB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a diferenca entre sata II e III nao será estão sentida, porque mesmo com ela, a velocidade obtida ainda é superior a de qualquer hd, então vale a pena o investimento

e o preco dos ssd's no ultimo ano vem caindo mesmo, o valor médio é esse mesmo, de 350~400 em modelos "de entrada" com 120/128GB

Obrigado Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mais mais recentes, de dois anos para cá aceitam SSD numa boa? Quais placas mais não são compatíveis com SSD? Vi um tópico aqui sobre note que não era compatível... mas como fica nos desks? Há maior compatibilidade?

Até onde eu saiba qualquer placa mãe que possua entrada Sata é compatível com o SSD, já que o mesmo usa apenas esse tipo de entrada.

O que pode acontecer é incompatibilidade da placa mãe com esses novos dispositivos: VGA,SSD, memória etc. Placas mãe "genéricas" que não tem renome no mercado, aquelas que vem "junto com gabinete" geralmente são as que apresentam essas incompatibilidades.

Diferente de Placas com "Nome" como a ASUS, Gigabyte, Asrock.... Onde esse tipo de incompatibilidade se torna menor. Já que eles lançam periodicamente atualização de BIOS.

Respondendo sua pergunta anterior, vai haver sim perda de desempenho se usar em uma porta Sata II em vez de uma Sata III. Dependendo do seu uso com esse SSD essa perda poderá se tornar notória. Mas Caso o uso seja apenas básico, fique tranquilo que essa perda não será notada.

Além disso mesmo que o SSD esteja em uma entrada Sata II a velocidade dele será maior que um HD comum. Você com certeza conseguirá notar a diferença entre um HD mecânico e um SSD de imediato.

Aconselho também que você de uma olhada nesse tutorial no link ao lado, para você configurar o SSD corretamente e aumentar sua vida util e desempenho. Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de quase 8 anos meu samsung de 250Gb bateu agulha. Nem posso reclamar, o coitado já estava fazendo hora extra.

Resolvi investir em um Ssd de 128Gb, e depois de tudo que li aqui, visto o valor que pretendo gastar encontrei:

Sandisck Ultra Plus 128Gb

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525575752-hd-ssd-128gb-sandisk-25-sata3-6gbs-super-fino-7mm-_JM

Kingston v300 128Gb

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531072557-ssd-kingston-ssdnow-v300-series-25-120gb-sata-iii-_JM

Apesar de sempre usar produtos da Kingston, li algumas reviews gringas que o criticaram duramente, optei então pelo Sandisck, pelas boas qualificações e também por relatos do próprio tópico.

Em sites no exterior existem opções melhores e com preços até menores que os citados acima (Isso se não forem tributados)

http://pt.aliexpress.com/item/Free-ship-Orginal-New-SSD-2-5-120GB-SATA3-SSD-hard-disk-drive-For-SAMSUNG-840/1233798940.html?isdl=y&src=Google&albch=Google&albcp=Search_Search-ALL-PLA&albkw=None_Shopping-Search-Product-AliExpress_none_none&albag=home_none_Search-All-PLA-BR_1013999999863&albmt=broad&albst=search-text&albom=OTHERS_None_20130807_Aliexpress&creative=37661606881&ptsid=1013999999863&gclid=CL7h3orT0rsCFSvl7AodAxYAaA

http://dx.com/pt/p/samsung-840evo-120g-sata3-ssd-solid-state-drive-iron-grey-244161?tc=BRL&gclid=CMHOq4rT0rsCFS4aOgodVFsATw

Infelizmente não estou afim de esperar 3 meses por um SSD. Meu pc está parado, e preciso dele para o retorno as aulas.

Estarei efetivando a compra dia 02/01/2014. Caso alguém tenha algum comentário extra, sinta-se a vontade.

Assim que chegar em mãos, farei os devidos testes e compartilho com todos aqui no fórum.

Grande abraço a todos

Boas Festas e Feliz 2014

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Night fall

O sandisk Plus é bom, mas nessa faixa de preço eu optaria pelos:

Todos de 120-128GB:

- Samsung 840 EVO

- OCZ Vector

- Sandisk Extreme II(Se tu conseguir achar)

- Corsair Neutron GTX(Se der sorte de achar com preço bom)

A questão é encontrar estes modelos (128Gb) no mercado nacional.

Pra não dizer que não encontrei nenhum.

Samsung 840. Este talvez o único que esta dentro da margem que eu pretendia (poderia) gastar. Diferença de 30,00 para mais no preço final (produto + frete) em relação ao Sandisk.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521782608-hd-ssd-samsung-840-kit-desktop-120-gb-_JM

OCZ Vector - Vem sem caixa, é praticamente um produto "usado".

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522383498-ocz-vector-128gb-nao-clique-comprar-retire-metro-marechal-d-_JM

O restante não encontrei nenhum modelo de 128Gb.

Até Force GT, Vertex 4 ou HyperX são melhores do que o SD Plus, para usuários comuns (workstation).

Dos citados pelo Neon, o 840 EVO é show e mais fácil de achar com preço decente.

.

Vertex 4

http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=88516&IdProd=1883&parceiro=8710

Loja não oferece condições de pagamento, as que existem cobram um absurdo de juros.

HyperX - Este possui preço bacana, mas o vendedor não me parece dos mais confiáveis.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528516944-hd-ssd-kingston-hyperx-3k-sh103s3120g-25-120gb-sata-iii-_JM

Encontrei este no mesmo preço do Samsung 840 Series

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530419394-hd-ssd-kingston-hyperx-3k-sh103s3120g-25-120gb-sata-iii-_JM

E no embalo da pesquisa achei também o corsair Neutron por um preço que eu nem acreditei.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521644047-hd-ssd-corsair-neutron-128-gb-sata-3-top-de-linha-_JM

O resto Citado por você também não encontrei.

Acredito que consigo expremer (ainda mais) meu orçamento para adquirir um modelo com melhor desempenho.

Eis a dúvida. Samsung 840, Corsair Neutron ou Kigston HyperX? Lembrando que independente da escolha o mesmo estará ligado em SATA II até um futuro upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o samsung 840 EVO. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527359110-hd-samsung-ssd-840-evo-120gb-sata-3-6gbs-3gbs-up-to-540-mb-_JM. O problema é ver se vendedor é confiável.

Sim está difícil achar alguns SSD's no mercado atualmente. Mas de vez em quando se acha, o negocio é comprar com calma e garimpar na net por ai.

E no embalo da pesquisa achei também o corsair Neutron por um preço que eu nem acreditei.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521644047-hd-ssd-corsair-neutron-128-gb-sata-3-top-de-linha-_JM

Esse daí é o Neutron normal. O que eu mencionei é o Neutron GTX, existe uma BOA diferença entre os dois, tanto no nome quanto no desempenho.

O Neutron GTX é esse daqui. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530867544-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-120gb-sata-3-top-de-linha-_JM. Volta e meia ele aparece por 380 reais, o problema é achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o samsung 840 EVO. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527359110-hd-samsung-ssd-840-evo-120gb-sata-3-6gbs-3gbs-up-to-540-mb-_JM. O problema é ver se vendedor é confiável.

Sim está difícil achar alguns SSD's no mercado atualmente. Mas de vez em quando se acha, o negocio é comprar com calma e garimpar na net por ai.

Existe aquela conversa de "compra segura" no ML, mas apenas vale se você não receber o produto, sendo assim o resto fica a cargo do vendedor, e mesmo estando barato eu prefiro não arriscar, muitas vezes o barato acaba saindo caro, ou pelo menos te dando aquela dor de cabeça.

@EDIT: Acabei vendo as negociações, realmente são muitas, a qualificação está baixa pela quantidade de negociações canceladas. A garantia que não me agradou, apenas 90 dias.

Esse daí é o Neutron normal. O que eu mencionei é o Neutron GTX, existe uma BOA diferença entre os dois, tanto no nome quanto no desempenho.

O Neutron GTX é esse daqui. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530867544-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-120gb-sata-3-top-de-linha-_JM. Volta e meia ele aparece por 380 reais, o problema é achar.

Descartando o Neutron, tenho então as duas opções restantes.

HyperX da Kingstone

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530767420-hd-ssd-120-gb-25-sata-3-kingston-hyperx-3k-retire-sp-_JM

ou

Samsung 840 Series

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521782608-hd-ssd-samsung-840-kit-desktop-120-gb-_JM

No fim das contas o Samsung fica mais barato pelo valor do frete 14 mangos contra 20 do Hyper.

O que me recomendam?

O 840 EVO no link que o Neon passou é a escolha. O vendedor tem 3.000+ pontos 97% '+'.

É contigo.

.

Infelizmente não existe campo para calculo do frete. Deixei uma pergunta ao vendedor e vamos ver quando será respondida.

Até que seja congelarei a compra, se ficar na faixa de preço do restante, será essa a escolha.

Caso surjam novidades posto novamente.

Obrigado a todos.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu nao conheço muito bem o HyperX, então não vou poder opinar muito. Mas eu sei que em termos de leitura,escrita e vida util ele é melhor que o Samsung 840 normal.

Porém eu não lembro de cabeça agora, mas se não me falha a memória na "época" em que eu vi o review do HyperX ele tinha umas "incompatibilidades" que o Samsung não tinha. Se não me engano ele não suportava RAID, tinha alguns probleminhas no linux e MAC e outras frescuras que realmente não me lembro agora. Daí dentre os dois eu acho que eu ficaria com o Samsung 840, por ter uma credibilidade melhor e ja ter boa reputação no mercado.

So que dentre o Samsung 840 normal e o Sandisk Ultra Plus. Eu iria de Sandisk Ultra Plus, pois no geral ele é melhor, além de que ele vem com 8GB a mais e usa memória do tipo MLC que são melhores do que a do Samsung que usa as do tipo TLC.

Porém o IDEAL mesmo seria o 840 EVO. Ele é melhor que os citados acima e se encaixa perfeitamente no valor que você pretender pagar. Eu tentei achar outros SSD's que me vieram na cabeça pra substituir o EVO, mas infelizmente não achei em nenhuma loja e nem no mercado livre.

Como ultima opção. Se você puder pagar a mais eu ficaria com o Corsair Neutron GTX.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Até onde eu saiba qualquer placa mãe que possua entrada Sata é compatível com o SSD, já que o mesmo usa apenas esse tipo de entrada.

O que pode acontecer é incompatibilidade da placa mãe com esses novos dispositivos: VGA,SSD, memória etc. Placas mãe "genéricas" que não tem renome no mercado, aquelas que vem "junto com gabinete" geralmente são as que apresentam essas incompatibilidades.

Diferente de Placas com "Nome" como a ASUS, Gigabyte, Asrock.... Onde esse tipo de incompatibilidade se torna menor. Já que eles lançam periodicamente atualização de BIOS.

Respondendo sua pergunta anterior, vai haver sim perda de desempenho se usar em uma porta Sata II em vez de uma Sata III. Dependendo do seu uso com esse SSD essa perda poderá se tornar notória. Mas Caso o uso seja apenas básico, fique tranquilo que essa perda não será notada.

Além disso mesmo que o SSD esteja em uma entrada Sata II a velocidade dele será maior que um HD comum. Você com certeza conseguirá notar a diferença entre um HD mecânico e um SSD de imediato.

Aconselho também que você de uma olhada nesse tutorial no link ao lado, para você configurar o SSD corretamente e aumentar sua vida util e desempenho. Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs

Obrigado cara, consegui instalar o meu SDD já tem uns dias e está tudo funcionando perfeito. A diferença é grande mesmo para hd, mesmo eu usando SATA 2, no boot eu ganhei uns 50% no carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu nao conheço muito bem o HyperX, então não vou poder opinar muito. Mas eu sei que em termos de leitura,escrita e vida util ele é melhor que o Samsung 840 normal.

Porém eu não lembro de cabeça agora, mas se não me falha a memória na "época" em que eu vi o review do HyperX ele tinha umas "incompatibilidades" que o Samsung não tinha. Se não me engano ele não suportava RAID, tinha alguns probleminhas no linux e MAC e outras frescuras que realmente não me lembro agora. Daí dentre os dois eu acho que eu ficaria com o Samsung 840, por ter uma credibilidade melhor e ja ter boa reputação no mercado.

So que dentre o Samsung 840 normal e o Sandisk Ultra Plus. Eu iria de Sandisk Ultra Plus, pois no geral ele é melhor, além de que ele vem com 8GB a mais e usa memória do tipo MLC que são melhores do que a do Samsung que usa as do tipo TLC.

Porém o IDEAL mesmo seria o 840 EVO. Ele é melhor que os citados acima e se encaixa perfeitamente no valor que você pretender pagar. Eu tentei achar outros SSD's que me vieram na cabeça pra substituir o EVO, mas infelizmente não achei em nenhuma loja e nem no mercado livre.

Como ultima opção. Se você puder pagar a mais eu ficaria com o Corsair Neutron GTX.

 

Infelizmente o anuncio citado por você foi finalizado na semana em que estavamos debatendo o assunto.

Ontem pela manha no entando encontrei outro anuncio do 840 Evo por 389 dilmas. Deixei pra comprar na hora do almoço, pois estou sem internet em casa, eis minha surpresa

ao abrir o anuncio e ver que o preço tinha sido alterado para 409. :confused:

Uma pena. Como não sobrou outra alternativa, estarei deixando a compra para segunda de manha, caso não apareça outro anuncio do Evo, ficarei com o Sandisk Ultra Plus.

 

Abraço e bom fim de semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo comprar um SSD para meu Inspiron 1525. Ao retirar o HD do notebook vi escrito nele Sata, de 5.400 rpm. Sendo assim, posso comprar um SSD Sata III e colocar no meu note? Pretendo comprar um SSD Sata III de 160Gb a 200Gb e tenho R$600. Alguma indicação?

Gostaria que as indicações fossem baseadas em explicações técnicas, se possível. Obrigado.


Observação: utilizo dois sistemas operacionais: Windows 8.1 e Ubuntu 13.10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo comprar um SSD para meu Inspiron 1525. Ao retirar o HD do notebook vi escrito nele Sata, de 5.400 rpm. Sendo assim, posso comprar um SSD Sata III e colocar no meu note? Pretendo comprar um SSD Sata III de 160Gb a 200Gb e tenho R$600. Alguma indicação?

Gostaria que as indicações fossem baseadas em explicações técnicas, se possível. Obrigado.

Observação: utilizo dois sistemas operacionais: Windows 8.1 e Ubuntu 13.10?

 

 

 

volte umas 15 ou 20 páginas e vai encontrar bastante informacao tecnica e discussoes interessante sobre modelos de ssd's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, beleza?

 

 

Já li muita coisa sobre SSD, mas ainda me restam dúvidas. No meu caso, eu não uso muitos dados e ainda me restam no HD 40GB de espaço. Quero mais desempenho/velocidade, pois meu sistema é x86, Dual Core e tem apenas 3GB de memória.

 

Tenho um notebook COMPAQ PRESÁRIO CQ40-32BR e resolvi agora substituir meu HD de 160GB por um SSD.

 

1- Qual o melhor SSD custo benefício?

2- Como utilizar o SSD: só para o Sistema Operacional ou para tudo, incluindo os dados? Vantagens e desvantagens?

3- Tem como utilizar o SSD junto com o HD dentro do notebook?

4- É melhor clonar os dados do HD no SSD ou formatar o SSD fazendo uma nova instalação?

5- Como saber que tipo de SATA (I, II ou III) minha placa-mãe suporta? 

 

Alguém que já fez esta troca, por favor, me oriente para eu não fazer besteira (rssss)!!!!!!!!

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...