Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Alvaro, o SSD funcionará perfeitamente, porém, com desempenho de SATA II, o que ainda é muito bom, pois, será ~ 3x mais rápido do que seu HDD. Vale a pena.

Na faixa de 320-350,00, tem boas opções SATA III 120GB. No futuro, poderás instalá-lo noutra mobo/note com SATA III.

Também, saiu promoção na Megamamute de um Intel 320 SATA II 180GB por 322,00. Pode ser uma boa, se você não tiver intenção de trocar tão cedo de note e quiser um pouco mais de espaço. Fora isso, recomendo SATA III - Sandisk extreme, Samsung 840, Force GT Vertex 4, Vertex 3 - nessa ordem, o que for mais barato. Ou, já partir pra 240/250/256GB - 550,00-700,00.

E instalação idêntica a HDD... só há algumas recomendações para otimização do uso. É só procurar o Guia do SSD do Nyam aqui no fórum.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

Obrigado pela resposta!

Eu só fiquei na dúvida porque a conexão poderia ser SATA III e o HDD SATA II, não? Por isso fiquei sem saber qual é a entrada da MOBO do note...

Mesmo assim não sabia que mesmo sendo SATA II a velocidade será 3x mais veloz.

Valeeeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode ser.. Pra saber que SATA é, só consultando o fabricante, via site, email ou fone..

Ou perguntar ao Dr. Google, pelo modelo do note.

Você pode comprar um caddy (adaptador de drive ótico para disco) pra colocar seu hdd no lugar do leitor de dvd - se não o usa - e ficar com os 2. Ou comprar um case 2.5" usb 3.0 e usar o hdd como externo.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma duvida, eu quando usava hd comum e a cada ano ao fazer a formatacao do mesmo e a reinstalacao do S.O, sempre efetuava uma formatacao zero fill, sei q ela deixa o hd como se fosse novo no tocante à limpeza completa dos dados existentes.. num ssd, pode-se fazer isso? é desnecessario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Rodrigo.

Na sua pergunta eu vejo duas respostas:

1. Você formata o seu computador por causa das atualizações, instalações de programas, remoção de arquivos, etc. que acaba deixando ele lento. Nesse caso acho que não será necessário ou pelo mínimo não será necessário a cada ano, estou com o Win7 instalado e rodando do meu SSD por 3 anos sem verificar nenhuma perda de desempenho significativa.

2. Você formata porque fica com o HD cheio de spywares, malwares, adwares e todos os outros tidos de "wares" que possam existir, ou você acha que formatando o computador fica limpo, bonito, seguro, rápido, estável e outras coisas boas. Nesse caso o seu upgrade não vai mudar em nada o problema e você vai continuar formatando ele todo ano, o melhor nesse caso seria um upgrade do componente atrás do teclado, mudar o Usuário v1.0 por um mais moderno como um Usuário v4.3+ seria o mais recomendado.

Bem de qualquer maneira, existem diversos programas para efetuar esse tipo de formatação, inclusive alguns fabricantes oferecem um kit junto com o SSD com esses programas, uma boa pesquisa no papai Google vai te dar diversas opções, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Rodrigo.

Na sua pergunta eu vejo duas respostas:

1. Você formata o seu computador por causa das atualizações, instalações de programas, remoção de arquivos, etc. que acaba deixando ele lento. Nesse caso acho que não será necessário ou pelo mínimo não será necessário a cada ano, estou com o Win7 instalado e rodando do meu SSD por 3 anos sem verificar nenhuma perda de desempenho significativa.

2. Você formata porque fica com o HD cheio de spywares, malwares, adwares e todos os outros tidos de "wares" que possam existir, ou você acha que formatando o computador fica limpo, bonito, seguro, rápido, estável e outras coisas boas. Nesse caso o seu upgrade não vai mudar em nada o problema e você vai continuar formatando ele todo ano, o melhor nesse caso seria um upgrade do componente atrás do teclado, mudar o Usuário v1.0 por um mais moderno como um Usuário v4.3+ seria o mais recomendado.

Bem de qualquer maneira, existem diversos programas para efetuar esse tipo de formatação, inclusive alguns fabricantes oferecem um kit junto com o SSD com esses programas, uma boa pesquisa no papai Google vai te dar diversas opções, valeu.

é, com relação aos programas eu tenho já aqui uns q usava já com os hd's.. com relação as formatacoes, é de praxe, sempre faço anualmente, porque por mais q se tenha cuidados e tal, o sistema fica meio baguncado depois desse periodo, sempre tenho o zelo de passar o ccleaner e de esta mantendo tudo em ordem mas gosto de fazer uma sempre a cada ano, independente do desempenho está ruim ou nao, até porque no caso do ssd isso nao acontece. a velocidade do sistema está a mesma desde quando eu montei o computador em janeiro desse ano e provavelmente continuará assim até janeiro do ano q vem. so tinha a curiosidade em saber mesmo a respeito desse metodo em particular

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu notebook tem um HDD WD 750Gb com conexão SATA II. Isso significa que a placa mãe do meu note só tem conexão SATA II? Se eu colocar um SSD SATA III ele vai perder velocidade ou sequer funcionar?

Agradeço a todos

Há algumas páginas foi postado... Imbatível!

Neutron GTX - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470790028-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-120gb-sata-3-box-pronta-entrega-_JM

Fica a dica.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algumas páginas foi postado... Imbatível!

Neutron GTX - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470790028-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-120gb-sata-3-box-pronta-entrega-_JM

Fica a dica.

.

Dai me surgiu a dúvida vendo a tabela de comparação dos ssd's aqui do fórum e comparando a diferença de preço do samsung 840 (normal). E com frete grátis.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482493616-hd-ssd-120-gb-sata-3-samsung-840-series-frete-gratis--_JM

vale os 50 reais a mais pra pega o NEUTRON GTX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que representam 50,00 pra você? Sua conta de luz, água ou telefone? ou um jogo, show, teatro?

Só posso dizer que o preço do GTX está bom. É melhor? Sim!. Vais perceber a diferença? Não! Se vale? Depende da sua resposta à pergunta inicial.

Entendeu? Isso é subjetivo.

Edit:

Desculpe-me, não vi que o SM840 tem frete grátis. Então, considere aí a diferença de preço final de cada um e faça a mesma avaliação. O frete do GTX pra mim seria maior do que pra você.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noticia pro mercado de SSD's, a seagate entrando no ramo tb!

http://tecnoblog.net/130575/seagate-600-ssd/

detalhe da materia q achei interessante e peculiar:

"A garantia funciona de uma forma bem peculiar: o 600 SSD tem três anos de garantia ou 72 TB de gravação de dados, o que for atingido primeiro (no modelo de 120 GB, o valor cai para 36,5 TB). Isso faz sentido quando consideramos a vida útil das memórias flash NAND, baseada em ciclos de escrita, mas ainda é estranho – outros fabricantes costumam limitar a garantia apenas pelo tempo, não pela quantidade de dados gravados."

heheh ainda eu acho q passa dos 3 anos fácil, se o cara usar o ssd de forma correta!

mais detalhes em inglês: http://www.xbitlabs.com/news/storage/display/20130507193735_Seagate_Unleashes_Complete_Line_of_SSD_Products_for_Consumers_and_Businesses.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: Há uma estimativa de vida útil do SSD baseado na quantia de dados gravados? Se sim, quanto é aproximadamente?

Procurando pela NET eu achei esse teste (inglês):

http://www.anandtech.com/show/6459/samsung-ssd-840-testing-the-endurance-of-tlc-nand

Mesmo o pior cenário do teste (um SSD de NAND TLC de 128 GB com 10 GB de escrita diária) ele teria uma vida útil de quase 12 anos. :eek:

Imagino então que, um usuário comum dificilmente irá atingir o fim de vida útil do SSD, pois raramente escrevemos 10 GB por dia, muito menos isso todos os dias.

O que acham?

PS: O meu "só" gravou 510 GB até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: Há uma estimativa de vida útil do SSD baseado na quantia de dados gravados? Se sim, quanto é aproximadamente?

Procurando pela NET eu achei esse teste (inglês):

http://www.anandtech.com/show/6459/samsung-ssd-840-testing-the-endurance-of-tlc-nand

Mesmo o pior cenário do teste (um SSD de NAND TLC de 128 GB com 10 GB de escrita diária) ele teria uma vida útil de quase 12 anos. :eek:

Imagino então que, um usuário comum dificilmente irá atingir o fim de vida útil do SSD, pois raramente escrevemos 10 GB por dia, muito menos isso todos os dias.

O que acham?

PS: O meu "só" gravou 510 GB até o momento.

com certeza, pode ficar tranquilo q você usa tanto e ainda vende esse ssd pra comprar outro e nao dá o limite de dados gravados! o meu vai fazer 6 meses, mais de 1200h de uso e menos de 800gb escritos e 30 ciclos de nivelamento das células.. como foi passado há muitas paginas atrás nesse forum sobre essa questao, testes feitos por esses sites para verificar a durabilidade dos ssd's projetaram faixas de escritas de vários TB's e ainda assim chegando nas faixas teoricas os mesmos continuavam a funcionar tranquilamente.. alias, quando se fala nessas taxas sao apenas meras expectativas de que a partir de tais pontos é q comecem a aparecer os primeiros problemas, etc.. mas nao q o ssd vá parar de todo jeito necessariamente quando atingi-las

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

qual seria a diferença de desempenho entre este SSD e este HDD que cotei pelo Boa Dica?

Qual deles vale o investimento? Ouvi dizer que SSD Kingston não são bons.

Hard Disk WD Caviar Black 1TB 7200rpm, SATA 6 Gb/s, 64 MB Cache - R$ 290

Kingston SSDNow V300 Series SV300S37A/120G 2.5" 120GB SATA III - R$ 310

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

qual seria a diferença de desempenho entre este SSD e este HDD que cotei pelo Boa Dica?

Qual deles vale o investimento? Ouvi dizer que SSD Kingston não são bons.

Hard Disk WD Caviar Black 1TB 7200rpm, SATA 6 Gb/s, 64 MB Cache - R$ 290

Kingston SSDNow V300 Series SV300S37A/120G 2.5" 120GB SATA III - R$ 310

esse comparativo é meio complicado porque sao 2 coisas distintas.. você quer o q? desempenho ou capacidade? porque se for por capacidade, nem tem o q discutir, é o hd!.. mas se for desempenho, o negocio é ssd mesmo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse comparativo é meio complicado porque sao 2 coisas distintas.. você quer o q? desempenho ou capacidade? porque se for por capacidade, nem tem o q discutir, é o hd!.. mas se for desempenho, o negocio é ssd mesmo!

Vou precisar de um HD por conta de armazenamento, mas 500Gb bastam.

Minha questão é desempenho mesmo. Quantas vezes seria mais rápido esse SSD com relação ao HDD??

Segunda questão é qualidade deste SSD Kingston.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD é bem mais rápido que HD , em todos os sentidos , desde tempo de acesso , leitura sequencial , leitura randomica , enfim são 2 coisas bem diferentes , pelo que vi no seu caso vale a pena mais HD mesmo , visto que você precisa de espaço , SSD hoje em dia de 120GB é só pra OS mesmo e alguns jogos , não da pra colocar muita coisa , não da pra usar de storage.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou precisar de um HD por conta de armazenamento, mas 500Gb bastam.

Minha questão é desempenho mesmo. Quantas vezes seria mais rápido esse SSD com relação ao HDD??

Segunda questão é qualidade deste SSD Kingston.

bem, se você quer espaco e tb usufruir de velocidade, so comprando um ssd para colocar seu sistema operacional e programas e um hd externo como foi dito ou então um hd comum para colocar ele no gabinete internamente caso seja um desktop..

esses hd's hibridos como foi falado nas postagens anteriores sao uma tentativa de fazer com q as coisas funcionem mais rapidamente fazendo com q os programas mais usados fiquem na parte "solida" do hd agilizando o acesso aos dados mas de longe sao equiparáveis aos ssd's em desempenho.. é uma solucao meio termo pra quem ainda tem duvidas sobre a aquisicao de um ssd e por acaso precise de muito espaco

com relação à qualidade, os da kingston tb sao muito bons, mas os que saem mais no mercado e estão mais em conta sao os da sandisk, samsung, ocz e corsair.. outras marcas tb tem suas qualidades, apenas cito as marcas q sao escolhidas com maior frequencia pela maioria das pessoas, eu mesmo optei por um samsung e digo q foi um dos melhores investimentos q ja fiz ate hj num computador! tudo vai depender do seu bolso e claro, de sua disposicao em achar algum preco convidativo!

sem querer fazer propaganda mas ja fazendo, muitas pessoas q ja postaram nesse topico incluindo eu compramos nossos ssd's no mercado livre, num vendedor confiavel e honesto chamado PCPARTS.. pode pesquisar e vai ver q sempre ele tem alguns ssd's e por precos excelentes dessas marcas q citei!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...