Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

tenho uma dúvida.

To montando um PC pra minha mãe utilizar aplicações diárias de internet, excel, word... nada de mais.

o pc vai ser básicamente: i3 + chipset b75 + 4Gb ram

ela já tem um seagate barracuda 7200.12 para os dados(e só pra dados), precisaria de outro HD/SSD para os programas, aí minha dúvida veio, vale a pena por um SSD de 64 Gb pra ela, ou outro ponho outro HD?

Comparando os preços:

Seagate Barracuta 500Gb 7200.12 Sata III - R$199,00

SSD Sandisk 64 Gb Sata III - R$256,00

pelo preço até que não é, porque a diferença é pequena. Minha dúvida é se vale a pena colocar um SSD pra ela ou não.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fortes,

Se vale pra você, vale pra ela em dobro, por ser mãe.. (;-) ..O ganho aí é satisfação, o prazer de uma máquina beeemm rápida.

Quanto ao SSD, 64 GB vai resolver sim, se o $$ pesa. Ainda daria outra pesquisada.. certamente este SD não é 'extreme', deve ser 'ultra' - mais antigo. Tentaria algo melhor na mesma faixa - até 250,00 - como Vertex 3, Force GT, Intel 320/330, Crucial M4, Agility 3 ou Force 3 - nessa ordem.

Mas, por 30-50 paus a mais dá pra achar Force GT ou SD Extreme de 120GB, ou Vertex 3/Agility 3.. que é mais negócio..

Pesquise e avalie o custo/benefício pra vocÊ, pro seu bolso.

Sucesso!

(útil? qualifica!)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, chegou meu SSD Samsung 840 Pro de 256GB que comprei neste anúncio do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479165816-hd-ssd-256-gb-samsung-840-pro-series-super-rápido-_JM

Eu usava antes um RAID 0 com dois HDs Seagate SATA-II (3 Gb/s).

Agora com esse SSD, a velocidade do PC subiu estupidamente. :eek:

Meu boot completo (de apertar o botão "Power" até carregar o último programa no systray, que no meu caso é o KAV 2013) levava 3m10s (usar o PC antes dele carregar por completo ficava bem lento).

Com o SSD o mesmo boot demorou 1m23s. :ahh:

Segue alguns prints:

HD Tune Pro 5.50 no RAID 0:

XrcQ6sH.png

HD Tune Pro 5.50 no SSD Samsung 840 Pro:

v7o7zkZ.png

AS SSD Benchmark:

UyPI1Bo.png

ATTO Benckmark Tool:

KqIegnC.png

Não chegou na velocidade máxima dele, MAS minha placa-mãe (ASUS P7P55D-E) foi uma das primeiras a vir com portas SATA-III (6 Gbps) usando um controlador barato da Marvell 88SE91xx, que pelo pesquisei não é lá aquelas coisas. Além disso, precisei ativar o recurso de "IO Level Up" na BIOS e setá-lo em "SATA 6G" pra poder ativar o SATA 6 Gbps "por completo" (e como consequência perdi as USB 3.0 e meu slot PCI Express 1 16x caiu pra 8x). Também fui mais doido e atualizei a "BIOS" do chipset Marvell (dei um flash nele) e também editei a BIOS da placa mãe com o MMTool inserindo outro módulo da Marvell atualizado dentro. Enfim, foi um baile danado mas valeu a pena. :aranha:

Com certeza em placa-mães recentes esse SSD deve ir com tudo.

Pra quem quer um excelente SSD custo/benefício, fica a dica.

Eu tenho o mesmo modelo de placa-mãe que você. Comprei um Samsung SSD 840 Series de 120 GB e estou sofrendo de baixas velocidades como você na porta Sata 600 pela controladora Marvell. Nesse post você citou que conseguiu atualizar o ChipSet Marvell. Poderia me indicar qual tutorial você seguiu, ou qual foi os procedimentos que você adotou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o mesmo modelo de placa-mãe que você. Comprei um Samsung SSD 840 Series de 120 GB e estou sofrendo de baixas velocidades como você na porta Sata 600 pela controladora Marvell. Nesse post você citou que conseguiu atualizar o ChipSet Marvell. Poderia me indicar qual tutorial você seguiu, ou qual foi os procedimentos que você adotou?

Rapaz, nem lembro mais. Eu usei um software (MMTool) que você baixava a BIOS (arquivo ROM) do site do fabricante e ele permitia alterações em partes da BIOS, incluindo vários controladores. Aí você pegava o controlador "modificado" em um site não-oficial e substituia. Além disso, dava para atualizar o controlador diretamente usando um programa de DOS que dava "flash" nele.

Os arquivos "atualizados" do controlador Marvell eu baixei aqui:

http://www.station-drivers.com/page/marvell_sata.htm

DE QUALQUER MODO, não sei se você leu os posts seguintes, mas um colega do forum me sugeriu fazer um teste de desempenho com o SSD na controladora da Intel (que é SATA-II) e por incrível que pareça o desempenho geral foi muito superior comparado ao SATA-III da Marvell mesmo com uma ligeira perda na velocidade sequencial de leitura.

Desde então eu uso o SSD na controladora Intel.

No fim, não acho que compensa arriscar danificar a BIOS da placa-mãe por causa disso. Não conseguirá ganho de desempenho justificável. Em outras palavras, na P7P55D-E o SATA-II da Intel é melhor que o SATA-III da Marvell.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, estou com uma duvida em relação ao desempenho de um SSD.

Minha duvida é a seguinte: Eu preciso do Windows+Jogo no SSD no C: para ter um desemprenho 100%, ou posso colocar apenas o jogo no SSD como secundario (D:), e o windows ficando no HD convencional de 7200rpm, e terei o mesmo desempenho no jogo ?

Obrigado, acho que expliquei mal, mais da pra entender.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, estou com uma duvida em relação ao desempenho de um SSD.

Minha duvida é a seguinte: Eu preciso do Windows+Jogo no SSD no C: para ter um desemprenho 100%, ou posso colocar apenas o jogo no SSD como secundario (D:), e o windows ficando no HD convencional de 7200rpm, e terei o mesmo desempenho no jogo ?

Obrigado, acho que expliquei mal, mais da pra entender.

valeu

Não, Você não terá o mesmo desempenho, pelo menos em teoria. Isso porque o Sistema Operacional também é um Software assim como o seus jogos, e como todo software ele precisa ser lido e executado para que funcione. Então o SSD por ter maior leitura que um HD convencional irá fazer a leitura mais rápida dos programas que estiverem nele contido como o windows, jogos e outros programas garantindo maior flexibilidade e rapidez na execução. É por isso que o Boot fica mais rápido com o Sistema Operacional no SSD devido que depois que o kernel é despejado na memoria principal a leitura dos arquivos do windows ocorre de forma mais rápida pelo SSD se comparado a um HD mecânico.

Porém já lhe adianto que um SSD não lhe dará ganhos de FPS, quem faz isso de forma eficiente é a Placa de Vídeo. O SSD apenas lhe trará maior rapidez na leitura/escrita dos dados do jogo, aumentando por exemplo o carregamento de mapas.

Então veja bem qual atende a sua necessidade.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SATA III => Samsung 830/840/840 Pro, Sandisk Extreme I/II, OCZ Vertex 4/Vector, Plextor M5S/M5Pro, Neutron GTX, Seagate 600, Intel 520, Crucial M4//M500, Force GT...

O que estiver mais barato... não tem essa de melhor, exceto em 'cabelésimos' nos bench's

.

O mais baratinho que estou vendo é da Samsung...Por que estão falando tão mal dele, principalmente o de 120gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim falando mal? de qual modelo?

O que pode haver é o fato do 840 usar memórias TLC, com estimativa de vida menor, e os 830/840Pro usarem MLC. Mas, digamos, que o primeiro dure 5-7 anos e o segundo 8-10 anos, em média de uso 'pesado'. Relevante pra você? Além de desempenhos diferentes 5-10% em bench's, dificilmente verás na prática.

Você está saindo de HDD pra SSD? Se sim, eu mostro pra você um Kingston V100+ ou o Corsair F40 Sata II da 1ª geração que ainda uso aqui e você vai dizer " é fodônico! ".

Estressa com isso não... dentro de uma faixa de 30,00-50,00 de diferença, aí pegue o melhor. Pra ter uma ideia, procure a tabela do Guia do SSD de Nyandere, aqui CDH.

Qualquer um de "B" pra cima vale e entre um 'nível' e outro não vale pagar a mais que isso.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doug,

O Samsung é melhor sim.. mas, ~75,00 pode ser relevante pra você, comparado com 'pouca diferença' no uso diário - que talvez nem percebas. A Corsair melhorou o 'GS' em relação ao 'GT'. É comonos HD's, você consegue 'ver' grandes diferenças entre WD, Seagate, Hitachi, Samsung.. de características semelhantes?

Agora que além de uns 5-10% de desempenho, o SM tem uma melhor conjunto, não se pode negar. Mas, custo/benefício depende do bolso de cada um.

O Putss não está errado, nem eu. São só opiniões e formas de avaliar.

Sucesso!

.

(útil?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que o Corsair seja melhor custo x benefício, mas eu não falei isso por que não foi isso que ele perguntou :D

Porém, se for para optar por custo x benefício eu jamais optaria pelo Corsair GS, acho que tem coisas mais interessantes por aí, como Vertex 4 e o próprio Samsung 840 (non pro). Aliás, se fosse pra optar por custo x benefício hoje eu optaria pelo Plextor M5S por R$389 na guerra digital.

Agora, se for optar pelo melhor que o mercado pode oferecer com certeza é o Samsung 840 Pro.

Lembrando que a diferença entre custo x benefício e o melhor que o mercado pode oferecer é quase imperceptível para a grande maioria dos usuários.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tuquera, dá uma olhadinha nas 3 últimas páginas. Foi muito discutido isso.

Mas, rapidinho.. entre os 2, o mais barato ou a maior garantia.. são top.

E este preço pra 256GB está ótimo. Este vendedor tem o SM 840 Pro por 50-, já paga o frete.

" Pero.. y la garantia " ???

Como diz o Putss, "tem que ver isso ae".

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já perguntei para o vendedor e tô esperando a resposta. É que eu sou meio desconfiado. Vou explicar o porquê.

Fui ver a nova tabela de SSD pelo Nyan e estava da seguinte maneira:

Samsung 840 Pro

Leitura: S

Escrita: S

Estabilidade: B

Confiabilidade: A

Consumo: A

Plextor M5 Pro:

Leitura: S

Escrita: A

Estabilidade: A

Confiabilidade: S

Consumo: A

O que me encasquetou a cabeça foi o bendito B que o Samsung recebeu, ainda mais no fator estabilidade. No momento, eu estou usando o PC para coisas comuns. Mas daqui a 2~3 anos, o usarei para aplicações realmente pesadas (modelagem em BD e MV). Por isso, perguntei qual era melhor. É para eu não me arrepender depois.Obrigado por ter respondido, Dalai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilidade "B" porque era não havia uma base larga de dados desse modelo e baseou-se no portifólio (outros modelos) da marca. Mas o mercado já responde positivamente.

A Plextor é líder nisso, já trás uma bagagem e reconhecimento, comprovado pelo mercado.

Essa tabela é boa referência, mas, o próprio Nyan faz algumas ressalvas. Ela é "meio estática". Outro detalhe é que não há um abismo entre classes ( B->A, A->S). Você pode pensar que "B" é ruim e não é. Tem certo peso na confiabilidade e estabilidade, mas, nos outros quesitos, dificilmente a precisão do 'feeling' humano percebe. Mas, são resultados e devem ser mensurados.

No seu cenário futuro, acredito que a escrita será muito importante.

Consulte os reviews do Real Word Labs para os 2 modelos e encaixe o seu cenário. Eu sou fã dos métodos realistas que eles adotam.

E eu posso até me enganar, mas, quando chegar o tempo dessa aplicação, já haverá 2 ou 3 gerações a frente e você estará pensando em pegar um de 480/960GB.

Eu tive 2 Crucial C300 64Gb por 2 anos.. já temos 2 gerações a frente.. o Force GT era 'melhor', mas, a satisfação geral é a mesma com ambos, uma ressalva a escrita que melhorou instalação de aplicativos (explica-se pela diferença de escrita de 75MB/s - 150 em RAID - para ~400MB/s).. e agora o SM840 Pro, nada 'palpavelmente' diferente.

Sucesso!

.

(útil?)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SATA III => Samsung 830/840/840 Pro, Sandisk Extreme I/II, OCZ Vertex 4/Vector, Plextor M5S/M5Pro, Neutron GTX, Seagate 600, Intel 520, Crucial M4//M500, Force GT...

O que estiver mais barato... não tem essa de melhor, exceto em 'cabelésimos' nos bench's

.

(útil? qualifica!)

.

Era bem isso que eu estava procurando.... esse fim de semana eu dar um pulo no PY comprar umas chipa....quer dizer fazer uma pequena muambagem ahauuah ! Estava quase criando um topico para recomendação de um hd ssd e esse post caiu como uma luva...huahuah

O hd é que eu quero comprar cujo o valor não pode ultrapassar muito os R$ 450,00 e não pode ser menor do que 240GB .... como é para usar no note da assinatura pois o mesmo só tem espaço para 1 hd e não possui drive de DVD......

O SSD sandisk 240GB extreme está em custando em torno de R$ 450,00...agora os outros eu não faço a minima ideia.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o sandisk extreme de 240GB mesmo... paguei R$ 450,00 tinha a versão normal de 256GB, um pouco mais barato R$ 438,00 mas eu preferi o extreme por ser mais rápido ( taxa de gravação 70% mais rapida)..... Em uma outra loja tinha o OCZ e kingston de 250GB mas era muito caro, passava dos R$ 600,00 .... samsung de 250 estava em falta em todas as lojas que fui.....

Algumas perguntas off-topic.. Eu posso clonar a minha partição do windows para jogar no ssd ou terei que instalar tudo de volta?? Outra coisa eu estou usando o hd normal no modo IDE em vez do AHCI... Será que da muita diferença na performace entre os dois modos para o SSD??

Edit: Eu já consegui clonar o hd.... só falta testar a diferença de velocidade entre o IDE e AHCI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o sandisk extreme de 240GB mesmo... paguei R$ 450,00 tinha a versão normal de 256GB, um pouco mais barato R$ 438,00 mas eu preferi o extreme por ser mais rápido ( taxa de gravação 70% mais rapida)..... Em uma outra loja tinha o OCZ e kingston de 250GB mas era muito caro, passava dos R$ 600,00 .... samsung de 250 estava em falta em todas as lojas que fui.....

Algumas perguntas off-topic.. Eu posso clonar a minha partição do windows para jogar no ssd ou terei que instalar tudo de volta?? Outra coisa eu estou usando o hd normal no modo IDE em vez do AHCI... Será que da muita diferença na performace entre os dois modos para o SSD??

Edit: Eu já consegui clonar o hd.... só falta testar a diferença de velocidade entre o IDE e AHCI

Já ia sugerir o Acronis pra clonar, que é muito bom até mesmo em RAID - nem todos conseguem. Que bom que já fez e om sucesso. Lembrando que uma instalação limpa é o recomendável, mas, não crítica.

A diferença é enorme de IDE pra AHCI (ou RAID, por usar o mesmo driver) em SSD. É imprescindível esta mudança. Você pode consultar o Guia do Nyan, ABC do SSD ou Guia do SSD pra saber como proceder.

Basicamente, primeiro você alterar pelo Windows - acho que é no regedite - em seguida, altera no setup pra AHCI. Simples, tem tudo nos guias.

Sucesso!

.

(útil?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...