Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Estão bem abaixo dos esperado estas taxas, o Score de um Neutron GTX deve ficar em torno de 850. É um SSD top de linha com desempenho de um SSD de entrada, tem coisa errada aí.

Tem que ver isso ae

Putsss

sera q é porque esta ligado em IDE em vez de AHCI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera q é porque esta ligado em IDE em vez de AHCI?
ssd estava vazio, do jeito q chegou, hd n tava formatado n

Pra o HD mecânico ser reconhecido em AHCI você terá que resetar os drivers do mesmo para que o windows instale os drivers do modo AHCI. Se você for usar o HD apenas como armazenamento o ideal seria formatar, porém existe outra maneira de se fazer sem precisar formatar que você encontra Nesse Link. Mas o ideal mesmo seria formatando.

Já o SSD era só colocar em Modo AHCI e formatar normalmente, mas como você ja colocou em IDE terá que fazer o mesmo processo do HD mecânico para usar nesse modo.

Sobre o desempenho do seu SSD... Ele esta baixo, o principal motivo pode ser o Modo IDE sim, porém o problema pode ser a controladora que não esta com os drivers adequados. Então minha sugestão é que você primeiro mude pra AHCI e se continuar baixo troque os drivers da controladora baixando-os no site do fabricante da sua Mobo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, Dalai... esta eu preciso de seus conhecimentos... um tempo atrás (uns dois anos), comprei um OCZ Vertex 2 de 120 GB, acompanhando este mesmo tópico (tá lá na página 35 prá comprovar...)... e ele nunca me deu problemas... troquei atualmente por um Sandisk Extreme de 240 GB, para aproveitar o SATA 3. Mas minha dúvida tá na verdade no velhinho: coloquei ele num adaptador externo, para usar como "pendrive" de luxo, pois trabalho com algumas apresentações bem pesadas e alguns filmes. Funciona muito bem, mas quando coloco no notebook, ele passa a ficar como somente leitura!!! vocês sabem me dizer qual é a configuração que estou usando errada? valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra o HD mecânico ser reconhecido em AHCI você terá que resetar os drivers do mesmo para que o windows instale os drivers do modo AHCI. Se você for usar o HD apenas como armazenamento o ideal seria formatar, porém existe outra maneira de se fazer sem precisar formatar que você encontra Nesse Link. Mas o ideal mesmo seria formatando.

Já o SSD era só colocar em Modo AHCI e formatar normalmente, mas como você ja colocou em IDE terá que fazer o mesmo processo do HD mecânico para usar nesse modo.

Sobre o desempenho do seu SSD... Ele esta baixo, o principal motivo pode ser o Modo IDE sim, porém o problema pode ser a controladora que não esta com os drivers adequados. Então minha sugestão é que você primeiro mude pra AHCI e se continuar baixo troque os drivers da controladora baixando-os no site do fabricante da sua Mobo.

Abraço

se eu mudar pelo windows, sem formatar tem como voltar ao normal caso de algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, Dalai... esta eu preciso de seus conhecimentos... um tempo atrás (uns dois anos), comprei um OCZ Vertex 2 de 120 GB, acompanhando este mesmo tópico (tá lá na página 35 prá comprovar...)... e ele nunca me deu problemas... troquei atualmente por um Sandisk Extreme de 240 GB, para aproveitar o SATA 3. Mas minha dúvida tá na verdade no velhinho: coloquei ele num adaptador externo, para usar como "pendrive" de luxo, pois trabalho com algumas apresentações bem pesadas e alguns filmes. Funciona muito bem, mas quando coloco no notebook, ele passa a ficar como somente leitura!!! vocês sabem me dizer qual é a configuração que estou usando errada? valeu!!!

1) funciona muito bem onde?

2) no note, como externo pelo case USB, formatou ele com que extensão?

"Só leitura" normalmente está relacionado à tipo de formatação, tipo de armazenamento ou alguma proteção ativada.

Eu tenho um case e um Force F40, vou fazer o teste. Depois, volto e digo no que deu.

Vamos ver se a galera tem mais informações também.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu mudar pelo windows, sem formatar tem como voltar ao normal caso de algum problema?

Aqui volta normalmente tanto de IDE para AHCI quanto de AHCI para IDE, e olha que já mudei várias vezes.

Porém infelizmente não posso lhe garantir que ai no seu computador irá ocorrer tudo perfeitamente, mas até agora não vi relatos de problemas usando esse método do tecmundo. Por segurança faça o Backup de seus dados.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi mal... a pergunta ficou meio incompleta... faço meus trabalhos no micro de mesa... quando espeto o bichinho no notebook, ele não permite gravação... mas continua funcionando muito rápido (apenas visualmente, não cheguei a medir velocidade). Formatei ele no micro de mesa, acho que o case herdou as permissões dele... também vou fuçar mais um pouco pra ver se descubro. brigadú...

1) funciona muito bem onde?

2) no note, como externo pelo case USB, formatou ele com que extensão?

"Só leitura" normalmente está relacionado à tipo de formatação, tipo de armazenamento ou alguma proteção ativada.

Eu tenho um case e um Force F40, vou fazer o teste. Depois, volto e digo no que deu.

Vamos ver se a galera tem mais informações também.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui volta normalmente tanto de IDE para AHCI quanto de AHCI para IDE, e olha que já mudei várias vezes.

Porém infelizmente não posso lhe garantir que ai no seu computador irá ocorrer tudo perfeitamente, mas até agora não vi relatos de problemas usando esse método do tecmundo. Por segurança faça o Backup de seus dados.

Abraço

vou tentar aqui amanha, meu medo é tipo, se eu mudar pra AHCI pelo windows mesmo e nao reconhecer igual nao estava reconhecendo antes pela BIOS.. como eu volto pra IDE sem estar reconhecendo D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar aqui amanha, meu medo é tipo, se eu mudar pra AHCI pelo windows mesmo e nao reconhecer igual nao estava reconhecendo antes pela BIOS.. como eu volto pra IDE sem estar reconhecendo D:

Esse procedimento reseta os drivers, seria a mesma coisa de você comprar um HD novo zerado, e instala-lo pela primeira vez em seu PC. O windows irá baixar os drivers como se ele fosse novo, só isso. Então a chance de dar erro é remota.

Mas lembre-se de que depois de fazer o reset pelo windows,antes de inicia-lo troque também a opção para AHCI na Bios como mostra o tutorial que eu lhe enviei, siga-o Passo a Passo. Porque só alterar no windows não fará efeito.

Se o HD e o SSD tiverem Sistemas operacionais faça a troca primeiro com apenas um HD conectado, depois se der certo conecte o outro e mude também.

Se a sua Mobo não reconhecer é só trocar na BIOS pra IDE novamente.

AH so lembrando que o AHCI não funciona em Windows XP "naturalmente", apenas no W7 adiante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento reseta os drivers, seria a mesma coisa de você comprar um HD novo zerado, e instala-lo pela primeira vez em seu PC. O windows irá baixar os drivers como se ele fosse novo, só isso. Então a chance de dar erro é remota.

Mas lembre-se de que depois de fazer o reset pelo windows,antes de inicia-lo troque também a opção para AHCI na Bios como mostra o tutorial que eu lhe enviei, siga-o Passo a Passo. Porque só alterar no windows não fará efeito.

Se o HD e o SSD tiverem Sistemas operacionais faça a troca primeiro com apenas um HD conectado, depois se der certo conecte o outro e mude também.

Se a sua Mobo não reconhecer é só trocar na BIOS pra IDE novamente.

AH so lembrando que o AHCI não funciona em Windows XP "naturalmente", apenas no W7 adiante.

Abraço

tipo como eu tinha dito na minha modo tinha opcao pra colocar AHCI mas quando eu reiniciava ela nao reconhecia nem hd nem ssd nem nd.. so voltando ao IDE (estava sem S.O no SSD) no tutorial fala pra mudar primeiro pelo windows e dps quando for reiniciar mudar na Bios, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo como eu tinha dito na minha modo tinha opcao pra colocar AHCI mas quando eu reiniciava ela nao reconhecia nem hd nem ssd nem nd.. so voltando ao IDE (estava sem S.O no SSD) no tutorial fala pra mudar primeiro pelo windows e dps quando for reiniciar mudar na Bios, correto?

Isso, muda no Windows primeiro depois reinicia e vai na Bios e muda pra AHCI, dai salva na BIOS antes de sair e reinicia de novo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de pedir sua opinião para um Upgrade no meu DESKTOP.

Tenho atualmente um HD segate 7500 de 1.5T no meu desktop. É lento... 2 minutos e meio para iniciar o windows.

Eu estou em dúvida em comprar um HD hibrido Momentus XT 750MB e colocar como principal e o outro HD antigo como Slave. (Lembrando que este XT 750GB é de nova geração)

A outra opção é comprar um HD SSD de 120GB para instalação do windows 64bts, navegadores de internet. Demais programas ficam instalados no meu HD 7500 de 1,5T antigo.

Qual a opção para eu teoricamente teria o melhor rendimento e agilidade no uso do PC? Sendo que uso basicamente para internet, excel, word e windows explore com algumas pequenas manipulações de arquivos. Mas tenho muitas fotos e videos e documentos pdf arquivados no HD. Não uso para jogos.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de pedir sua opinião para um Upgrade no meu DESKTOP.

Tenho atualmente um HD segate 7500 de 1.5T no meu desktop. É lento... 2 minutos e meio para iniciar o windows.

Eu estou em dúvida em comprar um HD hibrido Momentus XT 750MB e colocar como principal e o outro HD antigo como Slave. (Lembrando que este XT 750GB é de nova geração)

A outra opção é comprar um HD SSD de 120GB para instalação do windows 64bts, navegadores de internet. Demais programas ficam instalados no meu HD 7500 de 1,5T antigo.

Qual a opção para eu teoricamente teria o melhor rendimento e agilidade no uso do PC? Sendo que uso basicamente para internet, excel, word e windows explore com algumas pequenas manipulações de arquivos. Mas tenho muitas fotos e videos e documentos pdf arquivados no HD. Não uso para jogos.

obrigado

Sander eu pessoalmente ficaria com um SSD, apesar do menor espaço você vai notar que ele cabe com facilidade muito mais do que você imagina, deixando o seu HD como secundário para fotos, arquivos e outros você com certeza vai ficar bem servido, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vôce mantiver até 80GB de uso, um SSD de 120GB vai te trazer mais prazer do que você deve estar acostumado..rs

No bom sentido...

Além, dos programas que você citou, eu tinha 3-4 jogos 'pesados' mais ferramentas de benh's/monitoramento e outras 'bugigangas' no meu, e sempre tinha 20% livre (recomendável).

Não esqueça de ler tutoriais como o Guida do SSD, ABC do SSD e principalmente o Guia do Nyan que resume tudo.

.

(Útil? Qualifica!)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sander eu pessoalmente ficaria com um SSD, apesar do menor espaço você vai notar que ele cabe com facilidade muito mais do que você imagina, deixando o seu HD como secundário para fotos, arquivos e outros você com certeza vai ficar bem servido, valeu.

Muito obrigado, sua opinião foi decisiva pra mim.

No meu SSD está o SO, BF3, WoW e FarCry3 e ainda tem uns 20gb de espaço. Se eu fosse comprar meu SSD hoje, eu juntaria mais uma graninha e investiria num de uns 240gb, mas 120gb ainda me atende tranquilo.

Muito obrigado! !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, sua opinião foi decisiva pra mim.

Muito obrigado! !!!

Desculpa aí, se minha resposta pareceu piada.

No meu SSD estão o SO, uns 2 jogos do Origin (incluíndo BF3), o WoW, uns 3 jogos do Steam (incluíndo FarCry3) e ainda tem uns 20gb de espaço. Se eu fosse comprar meu SSD hoje, eu juntaria mais uma graninha e investiria num de uns 240gb, mas 120gb ainda me atende tranquilo.

Pra ele, 120Gb vai sobrar 50+%...

Adiciona aí, no BF3.. Dalai_Brahma

Valeu!

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa aí, se minha resposta pareceu piada.

Pra ele, 120Gb vai sobrar 50+%...

Adiciona aí, no BF3.. Dalai_Brahma

Valeu!

.

Não achei piada. Falei sério. Obrigado mesmo pela dica.

Valeu. Estou pensando em comprar um Samsung 840 Series 2.5 inch 120GB SATA III

http://www.amazon.com/Samsung-Series-120GB-internal-MZ-7TD120BW/dp/B009NHAF06/ref=wl_it_dp_o_pd_nS_nC?ie=UTF8&colid=37ON4SWWROVH8&coliid=I3DV5RJFDR5OT1

Meu Desktop esta assim:

WIN 7 Prof. (X64)

Intel Core i5-760 (Clock 3800Mhz)

Motherboard Gigabyte P55A-UD3

4GB memory PC3-10600

ATI/AMD Radeo HD 6750

HD SATA3 1500 GB (7500)

3 MONITORES!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...