Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Se você quer custo x benefício é uma ótima escolha, um dos melhores neste critério.

Uma opção um pouco melhor seria esta: http://www.bestbuy.com/site/Plextor+-+M5S+256+GB+2.5%22+Internal+Solid+State+Drive/1305783780.p?id=mp1305783780&skuId=1305783780&st=Plextor%20M5&cp=1&lp=2

Eu normalmente te diria para pegar o modelo Pro da samsung, mas está bem caro e não vale a pena pagar toda esta diferença.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei piada. Falei sério. Obrigado mesmo pela dica.

Valeu. Estou pensando em comprar um Samsung 840 Series 2.5 inch 120GB SATA III

http://www.amazon.com/Samsung-Series-120GB-internal-MZ-7TD120BW/dp/B009NHAF06/ref=wl_it_dp_o_pd_nS_nC?ie=UTF8&colid=37ON4SWWROVH8&coliid=I3DV5RJFDR5OT1

Meu Desktop esta assim:

WIN 7 Prof. (X64)

Intel Core i5-760 (Clock 3800Mhz)

Motherboard Gigabyte P55A-UD3

4GB memory PC3-10600

ATI/AMD Radeo HD 6750

HD SATA3 1500 GB (7500)

3 MONITORES!

Aí.. vai pegar fora?!.. empurra o pé e pega logo Neutron GTX, M5Pro, SM 840Pro ou OCZ Vector, o que for mais barato E se tiver dipo$ição, de 240/256GB.

O mesmo vale pra você. E lá, a TigerDirect/CompUSA (é uma rede só) tem mais variedade e melhores preço do que a Bestbuy. Mas, é bom comparar "in loco".

Vai em tigerdirect.com que tem como verificar estoque do item nas lojas (CompUSA) da região em que ele está.

O M5S também é muito bom e o preço está legal pra 256GB. Mas, não é na loja BestBuy, é num parceiro deles - que eles chamam de "Marketplace", uma estratégia nova. Faz como eu disse. Daí, você já passa modelo, preço, lojas na região.. tudo certinho pro seu amigo, sem dar trabalho. As coisas lá são mais distantes do que estamos acostumados...rs

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revivendo o tópico, tenho uma dúvida:

- I5 3570K SSD ou um i7 3770 com HDD??

Considerando um HD de 500gb e um SSD de 128gb, a diferença de preço não foi tão grande.

Lembrando que não sou gamer, uso o pc para trabalho, em desenvolvimento web.

Teria alguma vantagem/desvantagem em determinadas escolhas?

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi discutido aqui não se deve comparar um HD mecânico com um SSD. Embora ambos sejam para armazenamento o uso é totalmente diferente. Você jamais irá usar o SSD para guardar "bugigangas" como músicas, filmes, fotos, etc... Para isso serve o HD mecânico.

Veja o SSD como um investimento em velocidade do computador, não como um espaço para armazenamento.

Respondendo sua pergunta: se você precisa de bastante espaço terá que optar pelo HD mecânico, agora se você não guarda "bugigangas" no pc, e simplesmente vai instalar meia dúzia de programas, opte pelo SSD. O ideal é sempre usar os dois em conjunto, para que cada um desempenhe seu papel.

Tem que ver isso ae

Putsss

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, nao tem como mensurar a importancia ou tracar um parametro comparativo entre ssd e hdd.. ambos desempenham funcoes distintas.. o ssd é pra quem quer desempenho e o espaco "reduzido" da tranquilamente para gerenciar sistema operacional e programas.. o hdd é limitado na questao de desempenho mas sempre caminhou e continua caminhando a passos largos no que tange a armazenamento tendo ultimamente unidades com até 4TB!!

então, se você quer desempenho e tem muita coisa pra guardar, use o ssd apenas para SO e programas e compre um NAS/HD externo ou coloque um hdd grande no gabinete para guardar essas tralhas! é o q a maioria aqui faz, senao todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando da ajuda de vocês na escolha de um desses produtos. Estou querendo comprar um SSD e não sou muito entendido do assunto.

Para fim de esclarecimento, eu valorizo mais qualidade/desempenho do que espaço para armazenamento, no entanto, não acho que uma unidade de armazenamento(não sei se esse é o termo) com menos de 120GB interessante. Minha placa mãe é de 3 anos atrás. Modelo: ASUS p7p55d LE

Os dois modelos que chamaram atenção foram esses:

Intel SSD 2.5´ 160GB - 320 Series - (402,90 no boleto)

SSDSA2BW160G3 http://www.kabum.com.br/produto/38036/intel-ssd-2-5-160gb-320-series-ssdsa2bw160g3

SSD 120GB 2,5" SATA III 840 Series MZ-7TD120BW SAMSUNG (366,00)

http://www.megamamute.com.br/SSD-120GB-25-SATA-III-840-Series-MZ-7TD120BW-SAMSUNG-355173.aspx/p

Qual tem o melhor custo benefício ? Se souberem outro produto melhor do que esses por menos de 400, favor indicá-lo.

Desde já, agradeço-lhes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza de que a porta SATA é de 6 Gbps? Se estiver, era pra estar funcionando normalmente...

Bom, eu não tenho UEFI na minha placa mãe, mas pelo (pouco) que sei, o UEFI é uma espécie de BIOS com interface melhorada e bem mais amigável. Parece que tem ferramentas de diagnóstico também (não posso confirmar isso).

Instala pelo UEFI mesmo.

As novas Bios são escritas em "C" por isso o nome UEFI, com esta nova linguagem é possível um ajuste mais fino dos componentes de uma Placa Mãe (com isso também é possível usar o mouse na configuração da mesma). diga qual modelo é sua placa mãe para sabermos qual bios você tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando da ajuda de vocês na escolha de um desses produtos. Estou querendo comprar um SSD e não sou muito entendido do assunto.

Para fim de esclarecimento, eu valorizo mais qualidade/desempenho do que espaço para armazenamento, no entanto, não acho que uma unidade de armazenamento(não sei se esse é o termo) com menos de 120GB interessante. Minha placa mãe é de 3 anos atrás. Modelo: ASUS p7p55d LE

Os dois modelos que chamaram atenção foram esses:

Intel SSD 2.5´ 160GB - 320 Series - (402,90 no boleto)

SSDSA2BW160G3 http://www.kabum.com.br/produto/38036/intel-ssd-2-5-160gb-320-series-ssdsa2bw160g3

SSD 120GB 2,5" SATA III 840 Series MZ-7TD120BW SAMSUNG (366,00)

http://www.megamamute.com.br/SSD-120GB-25-SATA-III-840-Series-MZ-7TD120BW-SAMSUNG-355173.aspx/p

Qual tem o melhor custo benefício ? Se souberem outro produto melhor do que esses por menos de 400, favor indicá-lo.

Desde já, agradeço-lhes

com certeza eu iria nesse samsung q tem otimos resultados em testes de benchmark e tb por ser um modelo mais recente! alem do mais, está muito em conta por 366 reais comprando em loja! esse intel me parece ser um pouco mais antigo e tb as taxas de leitura/escrita sao bem menores q esse mesmo da samsung!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí.. vai pegar fora?!.. empurra o pé e pega logo Neutron GTX, M5Pro, SM 840Pro ou OCZ Vector, o que for mais barato E se tiver dipo$ição, de 240/256GB.

O mesmo vale pra você. E lá, a TigerDirect/CompUSA (é uma rede só) tem mais variedade e melhores preço do que a Bestbuy. Mas, é bom comparar "in loco".

Vai em tigerdirect.com que tem como verificar estoque do item nas lojas (CompUSA) da região em que ele está.

O M5S também é muito bom e o preço está legal pra 256GB. Mas, não é na loja BestBuy, é num parceiro deles - que eles chamam de "Marketplace", uma estratégia nova. Faz como eu disse. Daí, você já passa modelo, preço, lojas na região.. tudo certinho pro seu amigo, sem dar trabalho. As coisas lá são mais distantes do que estamos acostumados...rs

.

O samsung 840 PRO esta imbatível atualmente.

LSI SandForce based drives ruled the roost for a very long time but were just recently dethroned by OCZ’s Vector for RWL’s performance crown. Today the Vector was dethroned by Samsung’s 840 Pro 256GB. Samsung has been second or third string until the launch of the 840 Pro because they did not focus on the importance of performance with data on the drive. This round though, Samsung has focused on what it takes to be the performance champion; performance with data on the drive. Real World Labs as the name implies is focused on real world scenarios to rate performance. In the case of SSD’s this means performance with data on the drive. Performance with an empty drive means NOTHING. Samsung’s 840 Pros are currently the fastest MLC based drives to come across our bench and we recommend you own one of these fine pieces of hardware.

fonte: http://www.rwlabs.com/article.php?cat=articles&id=774&pagenumber=11

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando da ajuda de vocês na escolha de um desses produtos. Estou querendo comprar um SSD e não sou muito entendido do assunto.

Intel SSD 2.5´ 160GB - 320 Series - (402,90 no boleto)

SSDSA2BW160G3 http://www.kabum.com.br/produto/38036/intel-ssd-2-5-160gb-320-series-ssdsa2bw160g3

SSD 120GB 2,5" SATA III 840 Series MZ-7TD120BW SAMSUNG (366,00)

http://www.megamamute.com.br/SSD-120GB-25-SATA-III-840-Series-MZ-7TD120BW-SAMSUNG-355173.aspx/p

Qual tem o melhor custo benefício ? Se souberem outro produto melhor do que esses por menos de 400, favor indicá-lo.

Desde já, agradeço-lhes

Só para chamar sua atenção o SSD Intel de 160GB é um Sata2, olhe no link que você postou, eu só compraria se caso a sua Placa Mãe tiver alguma incompatibilidade com SSD Sata3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Samsung está com um preço bom, mas a taxa de gravação é meio baixa:

Características Gerais

Modelo: MZ-7TD120BW

Capacidade: 120GB

Cache: Não especificado

Form Factor: 2,5"

Velocidade de leitura: 530 MB/s

Velocidade de gravação: 130 MB/s

Suporte a RAID: Sim

MTBF: 1.500.000 Horas

Max Random 4k Write: 32,000 IOPS

Max Random 4k Read: 85,000 IOPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar do mesmo número (840) os Pro são MLC e os outros são TLC... (esses tlc tem vida útil várias vezes menor que o outro...)

http://us.hardware.info/reviews/4178/hardwareinfo-tests-lifespan-of-samsung-ssd-840-250gb-tlc-ssd-update

ou seja, o "barato" pode sair caro... mas como já é caro, o caro pode sair mais caro ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou numa dúvida danada em qual ssd pegar, ai eu vi esse daqui em uma propaganda do próprio cdh enquanto navegava no tópico.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474486755-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-f240-240gb-sata-3-pronta-entrega-_JM#!/description

o que vocês acham? a loja parece confiável e o preço chama atenção...da pra confiar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou numa dúvida danada em qual ssd pegar, ai eu vi esse daqui em uma propaganda do próprio cdh enquanto navegava no tópico.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474486755-hd-ssd-corsair-neutron-gtx-f240-240gb-sata-3-pronta-entrega-_JM#!/description

o que vocês acham? a loja parece confiável e o preço chama atenção...da pra confiar?

esse neutron é excelente.. e o vendedor tem muitas qualificacoes positivas, creio q dá pra confiar sim... com relação ao preco, creio q está na faixa, se um de 120gb ta entre 340-360 reais, um de 240 por menos de 650 tá bem em conta.. nao sei se procurando mais, acharia melhores precos, pode ser q sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, moçada? Quanto tempo não visito mais esse tópico!

Agora estou com dois Vertex 4 em ponto de bala pra fazer o Raid.

Lembro-me de m problema que se referia ao raid 0 em ssds, parece que a vida útil diminuia...

Alguém encontrou uma solução pra isso ou algo do tipo?

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma...

A desvantagem do RAID para os SSD's era a impossibilidade da ferramenta TRIM, que ajuda manter o SSD "limpo ' e organizado" contribuindo na manutenção do desempenho, pouco interfere na vida útil.

Digo "era" porque a Intel desenvolveu, a partir do chipset da série 7 (H7x,P7x, Z7x...) em conjunto IRST 11.1, o TRIM para RAID, acabando com a limitação. Para os chipsets Intel anteriores, os AMD e demais controladoras - que não deram esse passo - permanece a desvantagem.

Todavia, essa limitação não é tão crítica quanto parece. Na verdade, em uso comum, vimos a perceber perda de desempenho depois de 1 ou mais anos. Isso eu mesmo pude comprovar, pois, utilizei 2 C300 64GB em RAID 0 por mais de 1 ano sem perda de desemepnho palpável. Só foi possível perceber em bench's.

Mas, para quem não tem uma Intel série 7, até este inconveniente é contornável facilmente. Basta que você gere uma imagem - o Acronis Image é o melhor - de sua instalação e salve-a. Em seguida, formate o RAID e restaure a imagem. A formatação trará as 'células' do SSD ao estado de "limpeza 0Km".

Se possível, tenha um outro disco em que possa testar a restauração da imagem antes de formatar, por segurança.

Por outro lado, o RAID não vai te trazer uma experiência tão diferente da simples troca do HDD pelo SSD. Isto já foi comprovado - sou fã dos testes do RW Labs. É um recurso com maiores benefícios para usuários específicos, não para o usuário comum. Ou como única forma de aumentar a capacidade de armazenamento, ou pelo prazer de ver algumas unidades percentuais a mais no desempenho em determinados aplicações - supérfluo.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

qual seria a diferença de desempenho entre este SSD e este HDD que cotei pelo Boa Dica?

Qual deles vale o investimento? Ouvi dizer que SSD Kingston não são bons.

Hard Disk WD Caviar Black 1TB 7200rpm, SATA 6 Gb/s, 64 MB Cache - R$ 290

Kingston SSDNow V300 Series SV300S37A/120G 2.5" 120GB SATA III - R$ 310

Eu tenho um Kingston KC100 q em termos de desemprenho é similar ao V300.

Te digo uma coisa, a diferença é muito notável, para mim foi o melhor upgrade q dei na minha maquina em termos de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma...

A desvantagem do RAID para os SSD's era a impossibilidade da ferramenta TRIM, que ajuda manter o SSD "limpo ' e organizado" contribuindo na manutenção do desempenho, pouco interfere na vida útil.

Digo "era" porque a Intel desenvolveu, a partir do chipset da série 7 (H7x,P7x, Z7x...) em conjunto IRST 11.1, o TRIM para RAID, acabando com a limitação. Para os chipsets Intel anteriores, os AMD e demais controladoras - que não deram esse passo - permanece a desvantagem.

Todavia, essa limitação não é tão crítica quanto parece. Na verdade, em uso comum, vimos a perceber perda de desempenho depois de 1 ou mais anos. Isso eu mesmo pude comprovar, pois, utilizei 2 C300 64GB em RAID 0 por mais de 1 ano sem perda de desemepnho palpável. Só foi possível perceber em bench's.

Mas, para quem não tem uma Intel série 7, até este inconveniente é contornável facilmente. Basta que você gere uma imagem - o Acronis Image é o melhor - de sua instalação e salve-a. Em seguida, formate o RAID e restaure a imagem. A formatação trará as 'células' do SSD ao estado de "limpeza 0Km".

Se possível, tenha um outro disco em que possa testar a restauração da imagem antes de formatar, por segurança.

Por outro lado, o RAID não vai te trazer uma experiência tão diferente da simples troca do HDD pelo SSD. Isto já foi comprovado - sou fã dos testes do RW Labs. É um recurso com maiores benefícios para usuários específicos, não para o usuário comum. Ou como única forma de aumentar a capacidade de armazenamento, ou pelo prazer de ver algumas unidades percentuais a mais no desempenho em determinados aplicações - supérfluo.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

Obrigado pela ajuda, esse Acronis foi uma grande mão na roda!

Como recompensa consegui publicar os resultados do Raid 0 com os Vertex 4 de 128GB, cada um, antes do tempo!

Quando fiz a cagada de ligá-los às portas 3gbps:

http://youUpload.org/6pggubv

Nas portas 6gbps corretas:

http://youUpload.org/2h6qobs

Write com pico de 825MB/s e Read com pico de 838MB/s

Pra uma AsRock Z68 Extreme4 Gen3 que não vale nada, tá ótimo né! kkkkk

Bônus:

Reparando o maior ocupador de HDs, Battlefield 3, (coisa chaaaata de se fazer...) com velocidade fenomenal:

http://youUpload.org/6y6z9am

Alí diz 24GB, mas na real são 34GBs, por conta das DLCs.

Obs.: Com um único SSD a vel. de reparo não passa de 250MB/s e, com HD, lembro-me de algo em torno de 60MB/s.

SSD é só alegria! :D

vale à pena aquele HD híbrido momentus XT seagate 1tb + 8gb SSD?

Não, a menos que você tenha apenas um único espaço pra por HDs dentro do Note. E só se tiver muito barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, esse Acronis foi uma grande mão na roda!

...

Obs.: Com um único SSD a vel. de reparo não passa de 250MB/s e, com HD, lembro-me de algo em torno de 60MB/s.

SSD é só alegria! :D

...

Não há de quê...

viu? mesmo com RAID não usa todo potencial, ficou em 250MB/s e não seria diferente em 'single'.

Sabe por que? Olhe os resultados "4K"... é do que se beneficiam os aplicativos. Compare os resultados do RAID com resultados 'single'.

vale à pena aquele HD híbrido momentus XT seagate 1tb + 8gb SSD?

Tuan disse tudo...

Se só tem espaço pra 1 disco - como em notes - ou tem um disco 'pequeno' e não pode comprar 2 (1 hdd + 1 ssd), e o preço for bom, é a solução. Ou pra acelerar estações de trabalho que requerem mais espaço do que o oferecido por SSD.

E mesmo em notes, pode-se trocar o leitor ótico por um caddy - adaptador - para discos 2.5" e ficar com o SSd no principal e o hdd nesse caddy.

Se podes ga$tar, melhor, inve$tir mais, 1 SSD 128GB + HD 2TB fica uns 550,00-600,00. Quanto um XT 1TB? ~400,00?

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vale à pena aquele HD híbrido momentus XT seagate 1tb + 8gb SSD?

Como já foi dito amigo, só vale a pena se você não puder instalar mais de 1 HD no seu notebook ou desktop. Por exemplo, no meu note da assinatura é a melhor opção pois é um note que uso para jogos e por isso preciso de muito espaço e esse notebook não possui drive de DVD para colocar uma baia com segundo HD e também não possui slot mSATA.

Mas algo que eu acho bom considerar também, é a tecnologia Intel Smart Response. Estou começando a considerar ela pro meu desktop já que está faltando espaço para os jogos.

Até,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SanDisk Extreme II 120 - 240 and 480 GB SSD review

The new SanDisk Extreme II SSD series

SanDisk today releases their all new Extreme II series SSD, which we benchmark and review. These SSDs, for the bigger part, are made in-house by SanDisk themselves including the PCB design and the actual NAND storage flash memory. The end result is a blazing fast SSD series that even surprised us when it comes to raw read performance. The SSD series has been developed alongside a Marvel controller tied to SanDisk NAND flash memory, it is amongst the fastest drives we have ever tested!

While stability and safety of your data have become a number one priority for the manufacturers, the technology keeps advancing in a fast pace as it does, the performance numbers a good SSD offers these days are simply breathtaking. 450 to 500 MB/sec on SATA3 is the norm for a single controller based SSD. Next to that, in the past year NAND flash memory (the storage memory used inside an SSD) has become much cheaper as well. Prices now roughly settle at just under 1 USD per GB for the end-user. As such, SSD technology and NAND storage have gone mainstream. The market is huge, fierce and competitive, but it brought us where we are today offering nice volume SSDs at way more acceptable prices.

Combined with with very fast performance, SanDisk figured, let's take the Marvell Monet (88SS9187-BLD2) controller and combine it with their own and latest 19nm NAND flash memory. Combined with their own highly evolved firmware that forms the essence that is the Extreme II series. The Extreme II is a SATA 3 (also known as SATA 6G, SATA 6 Gbps and SATA 600) SSD that has been beefed up to shock, awe and conquer. The device passes 500 MB/s in both read and writes (depending on the volume size of the SSD)....

Mais em:

http://www.guru3d.com/articles_pages/sandisk_extreme_ii_ssd_benchmark_review,1.html

http://www.techpowerup.com/184970/sandisk-announces-new-ssds-for-consumers-oems.html

Sandisk como sempre surpreendendo... :aplausos:

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...