Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BetoUK

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!

Posts recomendados

Visitante
vale à pena aquele HD híbrido momentus XT seagate 1tb + 8gb SSD?

Como já foi dito amigo, só vale a pena se você não puder instalar mais de 1 HD no seu notebook ou desktop. Por exemplo, no meu note da assinatura é a melhor opção pois é um note que uso para jogos e por isso preciso de muito espaço e esse notebook não possui drive de DVD para colocar uma baia com segundo HD e também não possui slot mSATA.

Mas algo que eu acho bom considerar também, é a tecnologia Intel Smart Response. Estou começando a considerar ela pro meu desktop já que está faltando espaço para os jogos.

Até,

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SanDisk Extreme II 120 - 240 and 480 GB SSD review

The new SanDisk Extreme II SSD series

SanDisk today releases their all new Extreme II series SSD, which we benchmark and review. These SSDs, for the bigger part, are made in-house by SanDisk themselves including the PCB design and the actual NAND storage flash memory. The end result is a blazing fast SSD series that even surprised us when it comes to raw read performance. The SSD series has been developed alongside a Marvel controller tied to SanDisk NAND flash memory, it is amongst the fastest drives we have ever tested!

While stability and safety of your data have become a number one priority for the manufacturers, the technology keeps advancing in a fast pace as it does, the performance numbers a good SSD offers these days are simply breathtaking. 450 to 500 MB/sec on SATA3 is the norm for a single controller based SSD. Next to that, in the past year NAND flash memory (the storage memory used inside an SSD) has become much cheaper as well. Prices now roughly settle at just under 1 USD per GB for the end-user. As such, SSD technology and NAND storage have gone mainstream. The market is huge, fierce and competitive, but it brought us where we are today offering nice volume SSDs at way more acceptable prices.

Combined with with very fast performance, SanDisk figured, let's take the Marvell Monet (88SS9187-BLD2) controller and combine it with their own and latest 19nm NAND flash memory. Combined with their own highly evolved firmware that forms the essence that is the Extreme II series. The Extreme II is a SATA 3 (also known as SATA 6G, SATA 6 Gbps and SATA 600) SSD that has been beefed up to shock, awe and conquer. The device passes 500 MB/s in both read and writes (depending on the volume size of the SSD)....

Mais em:

http://www.guru3d.com/articles_pages/sandisk_extreme_ii_ssd_benchmark_review,1.html

http://www.techpowerup.com/184970/sandisk-announces-new-ssds-for-consumers-oems.html

Sandisk como sempre surpreendendo... :aplausos:

.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma dúvida.

To montando um PC pra minha mãe utilizar aplicações diárias de internet, excel, word... nada de mais.

o pc vai ser básicamente: i3 + chipset b75 + 4Gb ram

ela já tem um seagate barracuda 7200.12 para os dados(e só pra dados), precisaria de outro HD/SSD para os programas, aí minha dúvida veio, vale a pena por um SSD de 64 Gb pra ela, ou outro ponho outro HD?

Comparando os preços:

Seagate Barracuta 500Gb 7200.12 Sata III - R$199,00

SSD Sandisk 64 Gb Sata III - R$256,00

pelo preço até que não é, porque a diferença é pequena. Minha dúvida é se vale a pena colocar um SSD pra ela ou não.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Fortes,

Se vale pra você, vale pra ela em dobro, por ser mãe.. (;-) ..O ganho aí é satisfação, o prazer de uma máquina beeemm rápida.

Quanto ao SSD, 64 GB vai resolver sim, se o $$ pesa. Ainda daria outra pesquisada.. certamente este SD não é 'extreme', deve ser 'ultra' - mais antigo. Tentaria algo melhor na mesma faixa - até 250,00 - como Vertex 3, Force GT, Intel 320/330, Crucial M4, Agility 3 ou Force 3 - nessa ordem.

Mas, por 30-50 paus a mais dá pra achar Force GT ou SD Extreme de 120GB, ou Vertex 3/Agility 3.. que é mais negócio..

Pesquise e avalie o custo/benefício pra vocÊ, pro seu bolso.

Sucesso!

(útil? qualifica!)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, chegou meu SSD Samsung 840 Pro de 256GB que comprei neste anúncio do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479165816-hd-ssd-256-gb-samsung-840-pro-series-super-rápido-_JM

Eu usava antes um RAID 0 com dois HDs Seagate SATA-II (3 Gb/s).

Agora com esse SSD, a velocidade do PC subiu estupidamente. :eek:

Meu boot completo (de apertar o botão "Power" até carregar o último programa no systray, que no meu caso é o KAV 2013) levava 3m10s (usar o PC antes dele carregar por completo ficava bem lento).

Com o SSD o mesmo boot demorou 1m23s. :ahh:

Segue alguns prints:

HD Tune Pro 5.50 no RAID 0:

XrcQ6sH.png

HD Tune Pro 5.50 no SSD Samsung 840 Pro:

v7o7zkZ.png

AS SSD Benchmark:

UyPI1Bo.png

ATTO Benckmark Tool:

KqIegnC.png

Não chegou na velocidade máxima dele, MAS minha placa-mãe (ASUS P7P55D-E) foi uma das primeiras a vir com portas SATA-III (6 Gbps) usando um controlador barato da Marvell 88SE91xx, que pelo pesquisei não é lá aquelas coisas. Além disso, precisei ativar o recurso de "IO Level Up" na BIOS e setá-lo em "SATA 6G" pra poder ativar o SATA 6 Gbps "por completo" (e como consequência perdi as USB 3.0 e meu slot PCI Express 1 16x caiu pra 8x). Também fui mais doido e atualizei a "BIOS" do chipset Marvell (dei um flash nele) e também editei a BIOS da placa mãe com o MMTool inserindo outro módulo da Marvell atualizado dentro. Enfim, foi um baile danado mas valeu a pena. :aranha:

Com certeza em placa-mães recentes esse SSD deve ir com tudo.

Pra quem quer um excelente SSD custo/benefício, fica a dica.

Eu tenho o mesmo modelo de placa-mãe que você. Comprei um Samsung SSD 840 Series de 120 GB e estou sofrendo de baixas velocidades como você na porta Sata 600 pela controladora Marvell. Nesse post você citou que conseguiu atualizar o ChipSet Marvell. Poderia me indicar qual tutorial você seguiu, ou qual foi os procedimentos que você adotou?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho o mesmo modelo de placa-mãe que você. Comprei um Samsung SSD 840 Series de 120 GB e estou sofrendo de baixas velocidades como você na porta Sata 600 pela controladora Marvell. Nesse post você citou que conseguiu atualizar o ChipSet Marvell. Poderia me indicar qual tutorial você seguiu, ou qual foi os procedimentos que você adotou?

Rapaz, nem lembro mais. Eu usei um software (MMTool) que você baixava a BIOS (arquivo ROM) do site do fabricante e ele permitia alterações em partes da BIOS, incluindo vários controladores. Aí você pegava o controlador "modificado" em um site não-oficial e substituia. Além disso, dava para atualizar o controlador diretamente usando um programa de DOS que dava "flash" nele.

Os arquivos "atualizados" do controlador Marvell eu baixei aqui:

http://www.station-drivers.com/page/marvell_sata.htm

DE QUALQUER MODO, não sei se você leu os posts seguintes, mas um colega do forum me sugeriu fazer um teste de desempenho com o SSD na controladora da Intel (que é SATA-II) e por incrível que pareça o desempenho geral foi muito superior comparado ao SATA-III da Marvell mesmo com uma ligeira perda na velocidade sequencial de leitura.

Desde então eu uso o SSD na controladora Intel.

No fim, não acho que compensa arriscar danificar a BIOS da placa-mãe por causa disso. Não conseguirá ganho de desempenho justificável. Em outras palavras, na P7P55D-E o SATA-II da Intel é melhor que o SATA-III da Marvell.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, estou com uma duvida em relação ao desempenho de um SSD.

Minha duvida é a seguinte: Eu preciso do Windows+Jogo no SSD no C: para ter um desemprenho 100%, ou posso colocar apenas o jogo no SSD como secundario (D:), e o windows ficando no HD convencional de 7200rpm, e terei o mesmo desempenho no jogo ?

Obrigado, acho que expliquei mal, mais da pra entender.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Boa noite, estou com uma duvida em relação ao desempenho de um SSD.

Minha duvida é a seguinte: Eu preciso do Windows+Jogo no SSD no C: para ter um desemprenho 100%, ou posso colocar apenas o jogo no SSD como secundario (D:), e o windows ficando no HD convencional de 7200rpm, e terei o mesmo desempenho no jogo ?

Obrigado, acho que expliquei mal, mais da pra entender.

valeu

Não, Você não terá o mesmo desempenho, pelo menos em teoria. Isso porque o Sistema Operacional também é um Software assim como o seus jogos, e como todo software ele precisa ser lido e executado para que funcione. Então o SSD por ter maior leitura que um HD convencional irá fazer a leitura mais rápida dos programas que estiverem nele contido como o windows, jogos e outros programas garantindo maior flexibilidade e rapidez na execução. É por isso que o Boot fica mais rápido com o Sistema Operacional no SSD devido que depois que o kernel é despejado na memoria principal a leitura dos arquivos do windows ocorre de forma mais rápida pelo SSD se comparado a um HD mecânico.

Porém já lhe adianto que um SSD não lhe dará ganhos de FPS, quem faz isso de forma eficiente é a Placa de Vídeo. O SSD apenas lhe trará maior rapidez na leitura/escrita dos dados do jogo, aumentando por exemplo o carregamento de mapas.

Então veja bem qual atende a sua necessidade.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

SATA III => Samsung 830/840/840 Pro, Sandisk Extreme I/II, OCZ Vertex 4/Vector, Plextor M5S/M5Pro, Neutron GTX, Seagate 600, Intel 520, Crucial M4//M500, Force GT...

O que estiver mais barato... não tem essa de melhor, exceto em 'cabelésimos' nos bench's

.

(útil? qualifica!)

.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
SATA III => Samsung 830/840/840 Pro, Sandisk Extreme I/II, OCZ Vertex 4/Vector, Plextor M5S/M5Pro, Neutron GTX, Seagate 600, Intel 520, Crucial M4//M500, Force GT...

O que estiver mais barato... não tem essa de melhor, exceto em 'cabelésimos' nos bench's

.

O mais baratinho que estou vendo é da Samsung...Por que estão falando tão mal dele, principalmente o de 120gb?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim falando mal? de qual modelo?

O que pode haver é o fato do 840 usar memórias TLC, com estimativa de vida menor, e os 830/840Pro usarem MLC. Mas, digamos, que o primeiro dure 5-7 anos e o segundo 8-10 anos, em média de uso 'pesado'. Relevante pra você? Além de desempenhos diferentes 5-10% em bench's, dificilmente verás na prática.

Você está saindo de HDD pra SSD? Se sim, eu mostro pra você um Kingston V100+ ou o Corsair F40 Sata II da 1ª geração que ainda uso aqui e você vai dizer " é fodônico! ".

Estressa com isso não... dentro de uma faixa de 30,00-50,00 de diferença, aí pegue o melhor. Pra ter uma ideia, procure a tabela do Guia do SSD de Nyandere, aqui CDH.

Qualquer um de "B" pra cima vale e entre um 'nível' e outro não vale pagar a mais que isso.

Sucesso!

.

(útil? qualifica!)

.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o samsung é muito melhor.

BTW, uma coisa que me chamou atenção: no anúncio do Force GS está escrito "lançamento". Só se o vendedor for lança-lo pela janela né...

Tem que ver isso ae

Putsss

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Doug,

O Samsung é melhor sim.. mas, ~75,00 pode ser relevante pra você, comparado com 'pouca diferença' no uso diário - que talvez nem percebas. A Corsair melhorou o 'GS' em relação ao 'GT'. É comonos HD's, você consegue 'ver' grandes diferenças entre WD, Seagate, Hitachi, Samsung.. de características semelhantes?

Agora que além de uns 5-10% de desempenho, o SM tem uma melhor conjunto, não se pode negar. Mas, custo/benefício depende do bolso de cada um.

O Putss não está errado, nem eu. São só opiniões e formas de avaliar.

Sucesso!

.

(útil?)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo que o Corsair seja melhor custo x benefício, mas eu não falei isso por que não foi isso que ele perguntou :D

Porém, se for para optar por custo x benefício eu jamais optaria pelo Corsair GS, acho que tem coisas mais interessantes por aí, como Vertex 4 e o próprio Samsung 840 (non pro). Aliás, se fosse pra optar por custo x benefício hoje eu optaria pelo Plextor M5S por R$389 na guerra digital.

Agora, se for optar pelo melhor que o mercado pode oferecer com certeza é o Samsung 840 Pro.

Lembrando que a diferença entre custo x benefício e o melhor que o mercado pode oferecer é quase imperceptível para a grande maioria dos usuários.

Tem que ver isso ae

Putsss

Compartilhar este post

Link para o post

M5S 389,00 ?! sério? tem nem o que pensar!

Sem falar que se encontrava Sandisk extr ~350,00 os outros eram 400,00+, né?

.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala, galera. Finalmente, vou adquirir meu SSD. Portanto, gostaria de perguntar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486557444-plextor-m5p-xtreme-series-px-256m5pro-25-256gb-sata-_JM

Por esse preço, vale a pena?

Edit: Aliás... qual é o melhor... Plextor M5 Pro ou Samsung 840 Pro?

Compartilhar este post

Link para o post

Tuquera, dá uma olhadinha nas 3 últimas páginas. Foi muito discutido isso.

Mas, rapidinho.. entre os 2, o mais barato ou a maior garantia.. são top.

E este preço pra 256GB está ótimo. Este vendedor tem o SM 840 Pro por 50-, já paga o frete.

" Pero.. y la garantia " ???

Como diz o Putss, "tem que ver isso ae".

.

Compartilhar este post

Link para o post

Já perguntei para o vendedor e tô esperando a resposta. É que eu sou meio desconfiado. Vou explicar o porquê.

Fui ver a nova tabela de SSD pelo Nyan e estava da seguinte maneira:

Samsung 840 Pro

Leitura: S

Escrita: S

Estabilidade: B

Confiabilidade: A

Consumo: A

Plextor M5 Pro:

Leitura: S

Escrita: A

Estabilidade: A

Confiabilidade: S

Consumo: A

O que me encasquetou a cabeça foi o bendito B que o Samsung recebeu, ainda mais no fator estabilidade. No momento, eu estou usando o PC para coisas comuns. Mas daqui a 2~3 anos, o usarei para aplicações realmente pesadas (modelagem em BD e MV). Por isso, perguntei qual era melhor. É para eu não me arrepender depois.Obrigado por ter respondido, Dalai.

Compartilhar este post

Link para o post

Estabilidade "B" porque era não havia uma base larga de dados desse modelo e baseou-se no portifólio (outros modelos) da marca. Mas o mercado já responde positivamente.

A Plextor é líder nisso, já trás uma bagagem e reconhecimento, comprovado pelo mercado.

Essa tabela é boa referência, mas, o próprio Nyan faz algumas ressalvas. Ela é "meio estática". Outro detalhe é que não há um abismo entre classes ( B->A, A->S). Você pode pensar que "B" é ruim e não é. Tem certo peso na confiabilidade e estabilidade, mas, nos outros quesitos, dificilmente a precisão do 'feeling' humano percebe. Mas, são resultados e devem ser mensurados.

No seu cenário futuro, acredito que a escrita será muito importante.

Consulte os reviews do Real Word Labs para os 2 modelos e encaixe o seu cenário. Eu sou fã dos métodos realistas que eles adotam.

E eu posso até me enganar, mas, quando chegar o tempo dessa aplicação, já haverá 2 ou 3 gerações a frente e você estará pensando em pegar um de 480/960GB.

Eu tive 2 Crucial C300 64Gb por 2 anos.. já temos 2 gerações a frente.. o Force GT era 'melhor', mas, a satisfação geral é a mesma com ambos, uma ressalva a escrita que melhorou instalação de aplicativos (explica-se pela diferença de escrita de 75MB/s - 150 em RAID - para ~400MB/s).. e agora o SM840 Pro, nada 'palpavelmente' diferente.

Sucesso!

.

(útil?)

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

ah, boletei o samsung mesmo

obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

.

(útil? qualifica!)

.

Era bem isso que eu estava procurando.... esse fim de semana eu dar um pulo no PY comprar umas chipa....quer dizer fazer uma pequena muambagem ahauuah ! Estava quase criando um topico para recomendação de um hd ssd e esse post caiu como uma luva...huahuah

O hd é que eu quero comprar cujo o valor não pode ultrapassar muito os R$ 450,00 e não pode ser menor do que 240GB .... como é para usar no note da assinatura pois o mesmo só tem espaço para 1 hd e não possui drive de DVD......

O SSD sandisk 240GB extreme está em custando em torno de R$ 450,00...agora os outros eu não faço a minima ideia.....

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei meu primeiro SSD, um Ocz Vertex 4 128GB por 375R$, fiz uma boa compra?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom SSD, mas, a galera postou ofertas melhores, SSD's mais novos e bons preços, principalmente no ML.

Desencane, no geral, foi boa compra, se foi em loja. Curta!

.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

javaweb-popup.jpg

CURSO ONLINE DE PROGRAMAÇÃO
FULL STACK

Entre para o mercado que paga mais de R$ 12.000 por mês e não tem crise!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!