Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Já ia sugerir o Acronis pra clonar, que é muito bom até mesmo em RAID - nem todos conseguem. Que bom que já fez e om sucesso. Lembrando que uma instalação limpa é o recomendável, mas, não crítica.

A diferença é enorme de IDE pra AHCI (ou RAID, por usar o mesmo driver) em SSD. É imprescindível esta mudança. Você pode consultar o Guia do Nyan, ABC do SSD ou Guia do SSD pra saber como proceder.

Basicamente, primeiro você alterar pelo Windows - acho que é no regedite - em seguida, altera no setup pra AHCI. Simples, tem tudo nos guias.

Sucesso!

.

(útil?)

Eu acho que vou ter que formatar mesmo pra ver no que que dá.... porque não mudou em nada o desempenho do ssd mundando na bios o hd de ide para ahci e no registro do windows..... foi como se não tivesse surtido efeito...

d98w.jpg

A taxa de leitura e escrita ficou muito baixo em relação aos reviews que eu vi na internet,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vou ter que formatar mesmo pra ver no que que dá.... porque não mudou em nada o desempenho do ssd mundando na bios o hd de ide para ahci e no registro do windows..... foi como se não tivesse surtido efeito...

d98w.jpg

A taxa de leitura e escrita ficou muito baixo em relação aos reviews que eu vi na internet,,,

Você tem que trocar os drivers do AHCI de acordo com sua controladora para ter o desempenho máximo. O driver fornecido pelo windows é básico serve só pra funcionar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vou ter que formatar mesmo pra ver no que que dá.... porque não mudou em nada o desempenho do ssd mundando na bios o hd de ide para ahci e no registro do windows..... foi como se não tivesse surtido efeito...

d98w.jpg

A taxa de leitura e escrita ficou muito baixo em relação aos reviews que eu vi na internet,,,

Além, do dito pelo Neon, este resultado é dele vazio ou com a instalação?

Mesmo com a instalação, está baixo, principalmente esta escrita. Mas, também não espere que seja como nos testes. O próprio hardware interfere, Intel rende melhor do que AMD. E as outras onboards tem resultados lixo (marwell, ASmedia, etc).

Alguns reviews simulam situação real - meu preferido é o RW Labs - com 0, 25, 50, 75% de ocupação. Tente comparar com o seu.

Agora, pergunto: Estás achando lento?! rs

Sucesso!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samsung acaba de deixar SSDs compactos de até 512 GB ainda mais rápidos

Hoje em dia, você encontra SSDs em basicamente dois formatos: o tradicional, semelhante a discos rígidos comuns; e em “pentes” de memória (formato M.2), mais semelhante à RAM.

Este formato compacto, além de ocupar menos espaço no computador, ainda facilita o uso de interfaces mais rápidas, como o PCI Express (PCIe). Então a Samsung resolveu criar o primeiro SSD desse tipo para ultrabooks.

samsung-ssd-pcie-640x360.jpg

O novo XP941 consegue chegar a velocidades de leitura de até 1,4 GB/s – mais que o dobro dos SSDs mais rápidos que usam SATA. Além disso, ele ocupa um sétimo do volume de um SSD com formato tradicional, o que significa mais espaço para bateria no ultrabook.

A Apple passou a adotar um SSD semelhante no novo MacBook Air, e o ganho em desempenho é notável. Agora que a Samsung oferece SSDs para PCIe, o armazenamento de laptops ultrafinos deve ficar ainda mais rápido.

Dessa forma, vamos deixando no passado os engasgos e gargalos do disco rígido. O SSD usa diversos chips de memória para guardar seus arquivos, em vez de discos; e fica ainda mais rápido quando usa a interface PCIe entre ele e o computador.

Há opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB, já disponibilizadas neste trimestre para as fabricantes – a Samsung não cita quais, mas imaginamos que ela própria está na lista.

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/samsung-ssd-pcie-ultrabooks/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além, do dito pelo Neon, este resultado é dele vazio ou com a instalação?

Mesmo com a instalação, está baixo, principalmente esta escrita. Mas, também não espere que seja como nos testes. O próprio hardware interfere, Intel rende melhor do que AMD. E as outras onboards tem resultados lixo (marwell, ASmedia, etc).

Alguns reviews simulam situação real - meu preferido é o RW Labs - com 0, 25, 50, 75% de ocupação. Tente comparar com o seu.

Agora, pergunto: Estás achando lento?! rs

Sucesso!

.

Lento não está, está bem mais rápido que o hd normal...kkkk... mas para evitar que seja algum bug eu vou formatar a maquina pra ver no que que dá... quanto as driver estão instalados os da propria intel ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao espaço usado, % ?

Faz o seguinte.. se vocês fez o clone da instalação deve ter a imagem, ou ISO, salvo, tem?? Com um a imagem salva que você já sabe funcionar, você pode formatar e instalar o sistema do zero. Então, faz novo teste e compara.

Outro detalhe: verifica a versão do firmware. De repente, não está atualizado. Mas, leia atentamente a informação do fabricante a respeito da atualização de firmware.

Sucesso!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os vendedores de PC que consultei para montar o computador - todos - me falaram que SSD é frescura e só serve para iniciar o S.O mais rápido.

É isso mesmo?

Pensei que além d o início mais rápido, os programas fossem executados e instalados com mais rapidez.

Deixei de lado em comprar um SSD. Estou usando o HD normal de 1tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao espaço usado, % ?

Faz o seguinte.. se vocês fez o clone da instalação deve ter a imagem, ou ISO, salvo, tem?? Com um a imagem salva que você já sabe funcionar, você pode formatar e instalar o sistema do zero. Então, faz novo teste e compara.

Outro detalhe: verifica a versão do firmware. De repente, não está atualizado. Mas, leia atentamente a informação do fabricante a respeito da atualização de firmware.

Sucesso!

.

Eu já consegui um progresso.... Resolvi fazer um downgrade na bios do notebook e o ahci passou a funcionar..... Eu tinha feito a formatação antes de ler a sua resposta.... Então eu fiz testes com o note formatado( apenas os drivers instalado), e com a imagem da instalação anterior, o resultado foi praticamente o mesmo nas duas situações.... também fiz o teste com o driver original contido do windows, e com o driver da intel e a diferença não foi muito grande entre os dois...

Com driver original do windows ;

mh4c.jpg

Com driver da intel;

7x3d.jpg

Mais tarde eu vou dar uma olhada no site da sandisk para ver se tem alguma fimeware nova....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os vendedores de PC que consultei para montar o computador - todos - me falaram que SSD é frescura e só serve para iniciar o S.O mais rápido.

É isso mesmo?

Pensei que além d o início mais rápido, os programas fossem executados e instalados com mais rapidez.

Deixei de lado em comprar um SSD. Estou usando o HD normal de 1tb.

Troque de vendedor com urgência.

Absolutamente tudo que você instalar no SSD irá ser mais rápido, tanto na hora de instalar (não muito relevante) quanto na hora de carregar.

Além disso já que o S.O. estará nele todo o resto do computador fica muito mais rápido e estável, sem aquelas travadinhas básicas.

Eu não sei a configuração do pc que estás montando, mas SSD é importante em qualquer computador atualmente já que ele elimina o maior gargalo dos pc's que é a transferência de dados para HD's mecânicos.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque de vendedor com urgência.

Absolutamente tudo que você instalar no SSD irá ser mais rápido, tanto na hora de instalar (não muito relevante) quanto na hora de carregar.

Além disso já que o S.O. estará nele todo o resto do computador fica muito mais rápido e estável, sem aquelas travadinhas básicas.

Eu não sei a configuração do pc que estás montando, mas SSD é importante em qualquer computador atualmente já que ele elimina o maior gargalo dos pc's que é a transferência de dados para HD's mecânicos.

Tem que ver isso ae

Putsss

Sem contar que não existe o risco de danificar o hd em caso de pancadas( não vale bater com o martelo...:D) , muito util quando usado em um notebook... e que sabe até como hd externo em um case .. o problema é o $$$...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque de vendedor com urgência.

Absolutamente tudo que você instalar no SSD irá ser mais rápido, tanto na hora de instalar (não muito relevante) quanto na hora de carregar.

Além disso já que o S.O. estará nele todo o resto do computador fica muito mais rápido e estável, sem aquelas travadinhas básicas.

Eu não sei a configuração do pc que estás montando, mas SSD é importante em qualquer computador atualmente já que ele elimina o maior gargalo dos pc's que é a transferência de dados para HD's mecânicos.

Tem que ver isso ae

Putsss

Esse eu demitiria na hora! E se depois o dono resolver vender SSD? rs (Que já deveria vender)

Sem contar que não existe o risco de danificar o hd em caso de pancadas( não vale bater com o martelo...:D) , muito util quando usado em um notebook... e que sabe até como hd externo em um case .. o problema é o $$$...

Boa! bem lembrado...

Diante dos testes feitos - a escrita ainda ficou baixa- só posso condenar a controladora SATA do note.

Certeza que o Sandisk Extreme e não o Plus, por exemplo?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse eu demitiria na hora! E se depois o dono resolver vender SSD? rs (Que já deveria vender)

Boa! bem lembrado...

Diante dos testes feitos - a escrita ainda ficou baixa- só posso condenar a controladora SATA do note.

Certeza que o Sandisk Extreme e não o Plus, por exemplo?

.

O drive é o extreme mesmo... o modelo reconhecido pelo S.O é o mesmo disponivel no site da Sandisk ... SDSSDX-240G-G25 – 240GB SSD

Outra coisa o driver que eu instalei é o penultimo disponovel para o chipset... nele tem o driver da controladora sata.... será que eu tenho que instalar aquele outro chamado Intel® Rapid (Intel® RST) ou algo do genero? O Hd lotado tipo uns 80% da partição ocupada influencia no desempenho de leitura e escrita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa o driver que eu instalei é o penultimo disponovel para o chipset... nele tem o driver da controladora sata.... será que eu tenho que instalar aquele outro chamado Intel® Rapid (Intel® RST) ou algo do genero?

É sempre bom manter o mais recente e não precisa do RST.

O Hd lotado tipo uns 80% da partição ocupada influencia no desempenho de leitura e escrita?

aaahhhh... Pow cara!.. venho falando isso... não leu os posts?!

Sim, influencia muito, principalmente, a partir dos 75%. Os bench's com ele zerado é só pra referência. Quem vai manter um SSD vazio???

Não passe dos 85%, pois, aí já começa a prejudicar o Garabge Collection e "a virar um HDD". E se sinta feliz com essa leitura aí.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse eu demitiria na hora! E se depois o dono resolver vender SSD? rs (Que já deveria vender)

Boa! bem lembrado...

Diante dos testes feitos - a escrita ainda ficou baixa- só posso condenar a controladora SATA do note.

Certeza que o Sandisk Extreme e não o Plus, por exemplo?

.

O pior que ele vendia mesmo.

Ele me disse que a tecnologia do SSD não está bem difundida e ainda existem umas chatices: ele me falou que rola alguns stresses com um tal de HD escravo...algo do gênero. Como não entendi muito bem o que ele tava me falando acabei concordando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa "chatices" vão fazer uns 2 anos, com determinados modelos e que foram reduzidas.

O 'stress' com o HD 'escravo' era porque antigamente um SO 'desavisado' e/ou controladora 'louca' poderiam jogar alguns arquivos da instalação - ou paths - no 'escravo'. Isso traria perda de desemepnho. Mas, quem segue os guias recoemndados, sabe que é boa prática não ter outro 'disco duro' conectado quando se instala em SSD.

"Em verdade vos digo", muitas das recomendações já vêm do HDD, inclusive esta, e que só profissionais-experts-ultra-avançados seguiam. Já pensou, um HDD SATa III e outro SATA I (caso extremo, IDE) 'escravo' e o sistema 'joga' a biblioteca dll no 'escravo??

Agora, não devemos ignorar o fato que para o usuário comum é difícil ele pagar o dobro por 1/4 de espaço por coisa que não é importante pra ele - a maioria.

Mas, pegue aquele 'megauere' dual core dele e faça um 'up' pra i3... depois, o mesmo 'megauere' e só troque o HDD por SSD... pergunte qual ele achou melhor, mais rápido - que é o que lhes interessa...

Tem usuário lá no escritório que 'morde as zureias', feliz com um DC 5300 + 1 F40 que vai fazer 3 anos. Perguntou se troquei por um i7... :lol: kkkkk

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom manter o mais recente e não precisa do RST.

aaahhhh... Pow cara!.. venho falando isso... não leu os posts?!

Sim, influencia muito, principalmente, a partir dos 75%. Os bench's com ele zerado é só pra referência. Quem vai manter um SSD vazio???

Não passe dos 85%, pois, aí já começa a prejudicar o Garabge Collection e "a virar um HDD". E se sinta feliz com essa leitura aí.

.

auhuaua!! Não deu para ler as 258 paginas de posts..kkkkk Eu gostei muito do hd.. o note inicia rapidão.... O difícil vai ser pra deixar o hd vazio.... ainda mais que eu estou usando o note muito mais do que o desktop... se tivesse mais grana eu teria comprado do de 500GB.... quem sabe até o fim do ano eu possa arrumar um....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisava ler todo o tópico.. falei das minhas respostas pra você e outro colega.

O problema de espaço tem 2 soluções:

1) compra um case USB 3.0 e coloca o Hd do note nele, e vira um externo;

2) compra um 'caddy' - adaptador de cd/dvd pra hdd/ssd 2,5" - e coloca no lugar do drive ótico (se não usa muito), fica com 2 discos.

Daí, é só jogar as 'tralhas' no hd.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisava ler todo o tópico.. falei das minhas respostas pra você e outro colega.

O problema de espaço tem 2 soluções:

1) compra um case USB 3.0 e coloca o Hd do note nele, e vira um externo;

2) compra um 'caddy' - adaptador de cd/dvd pra hdd/ssd 2,5" - e coloca no lugar do drive ótico (se não usa muito), fica com 2 discos.

Daí, é só jogar as 'tralhas' no hd.

.

O candy não da pra colocar... porque o note é pequeno e não tem drive de dvd.... O hd que eu usava no note já está no case usb xing-ling usb 3.0 de U$$7,00 do buyincoins.com .... o problema é que eu tenho que organizar tudo.... o que deve levar um bom tempinho... huahauhau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, eu tenho um SSD de 120gb crucial v4 sata II instalado no meu notebook. Não estou muito contente com sua velocidade e andei lendo que os sandisk são ótimos SSD. Então surgiu uma dúvida: compensa adquirir o seguinte ssd: http://www.kabum.com.br/produto/40232/ssd-2-5-sandisk-128gb-sata-iii-6gb-s-sdssdp-128g-g25

para substituir o meu atual v4 (que passaria para meu desktop)? ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este SSD da samsung é bem interessante, mas por este valor eu compraria este: https://www.guerradigital.net/hd-ssd-plextor-m5s-series-2-5-128gb-sata-iii-internal-solid-state-drive-ssd-px-128m5s.html

É uma questão de gosto e confiança maior na construção, mas nada que desonere o SanDisk.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conhecia essa marca, bom saber que existem novas opções. E com relação a este: https://www.guerradigital.net/armazenamento-hard-disk/ssd/hd-ssd-samsung-840-series-120gb-sata-iii-2-5-internal-solid-state-drive-mz-7td120bw.html

Compensa pagar coisa de 30 reais a mais no m5s??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!