Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Não achei estes anúncios no link citado..

-> Sandisk extreme 120GB !

.

O link para os produtos estão aqui:

http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=15&CodCategoriaX=6&XT=0&modelo=&regiao=&em_box=&cl=&preco_min=300&preco_max=350

A matéria sobre os SSD's, foi apenas utilizada como referencia para a compra de um destes produtos, estou tendendo a comprar um SSD de 120 ou 128 GB, o problema é que ainda não decidi qual, por isso solicito o auxilio de vocês.

Um abraço e no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A matéria sobre os SSD's, foi apenas utilizada como referencia para a compra de um destes produtos, estou tendendo a comprar um SSD de 120 ou 128 GB, o problema é que ainda não decidi qual, por isso solicito o auxilio de vocês.

Um abraço e no aguardo.

Em minha opinião, desses listados eu iria de Samsung 840, pois está apenas com uma diferença de 5 reais.

Só pegaria o Sandisk se fosse o Sandisk Extreme II, que se não me engano tem código SDSSDXP-120G ou então o Sandisk Ultra Plus.

Porém em minha opinião se eu fosse você, eu tentaria achar pelo mesmo preço ou quase o mesmo preço o Corsair Neutron, o Sandisk Ultra Plus, o Plextor M5S, ou o OCZ vector. Todos de 120-128Gb.

Se não achar por um preço agradável eu iria de Samsung 840 mesmo.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultra Plus se saiu abiaxo do Extreme. O desempenho em "workstation" (Passmark Adv., RW LAbs) que reflete o uso doméstico no Extreme ainda é superior ao SM 840 (non-Pro). Também "app loading" e "gaming" no PCMark.

Agora, o Extreme II é excelente, pau-a-pau com M5Pro, SM 840 Pro e Neutro GTX.

Mas, das 3 opções que ele citou, ainda fico o Extreme.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, muito se fala que nunca se deve desfragmentar SSD, pois isso reduzirá sua vida útil. Será ?

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-do-ssd-no-baboo/

A questão é, em quanto tempo? Se o SSD ficar naturalmente obsoleto antes do seu fim "antecipado", desfragmentá-lo nesses casos extremos não compensaria ?

:confused:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei, devido à grende velocidade e não ter diferença de velocidade em razão de uma localização em disco (no caso dos HDs normais) a desfragmentação em SSDs é inútil... além de ser prejudicial...

Exceto em caso de um servidor muito acessado assim... :P

Duvido que isso dê qualquer diferença num PC normal ou sequer um pra jogos top de linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, muito se fala que nunca se deve desfragmentar SSD, pois isso reduzirá sua vida útil. Será ?

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-do-ssd-no-baboo/

A questão é, em quanto tempo? Se o SSD ficar naturalmente obsoleto antes do seu fim "antecipado", desfragmentá-lo nesses casos extremos não compensaria ?

:confused:

O problema da desfragmentação em SSD não está na desfragmentação em si mas sim no tempo de vida útil do SSD. Pois a desfragmentação ajudaria sim a melhorar o desempenho do disco, pois ela organizaria os dados para que o acesso se tornasse mais rápido.

Mas é justamente nessa organização dos dados que "está o problema", pois para eles serem organizados teriam que ser realocados e consequentemente reescritos digamos assim. O SSD por sua vez tem um limite de escrita, então toda vez que você fizesse a desfragmentação você estaria diminuindo esse limite de escrita do SSD e consequentemente diminuindo sua vida útil.

Acontece que como o SSD não usa de meios mecânicos para ler os dados, o acesso as informações acaba sendo muito mais rápidas do que em HD's do tipo mecânico. Tornando o ato de desfragmentar desprezível.

Em contra partida a desfragmentação em discos mecânicos se torna indispensável para um melhor desempenho, pois o mesmo tem limitações digamos assim voltadas as partes mecânicas e não de leitura e escrita

O tempo de vida útil do SSD é hipotético, digamos que ele não é "real". O que os fabricantes dão como vida útil é o tempo médio em que o SSD irá funcionar adequadamente, mas esse tempo pode variar além do especificado indo de 5 a 7,8 ou mais anos com ou sem perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, muito se fala que nunca se deve desfragmentar SSD, pois isso reduzirá sua vida útil. Será ?

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-do-ssd-no-baboo/

A questão é, em quanto tempo? Se o SSD ficar naturalmente obsoleto antes do seu fim "antecipado", desfragmentá-lo nesses casos extremos não compensaria ?

:confused:

Azarack a questão ai seria estão quanto importante "porque defragmentar um SSD" quanto a própria questão que você levantou.

Defragmentar o SSD resulta em perda de vida útil pela regravação das células, cada gravação resulta em uma gravação a menos na quantidade de gravações que a célula pode ter, ou seja, consequentemente a vida útil vai se degradar.

Agora porque defragmentar o SSD?

Não não se necessita defragmentar o SSD e porque não se necessita?

Porque diferente do HD todas as células são acessadas na mesma velocidade, ou seja, se a informação esta ou não defragmentada o acesso sera exatamente o mesmo, ou a diferença sera estão pequena que sera infintamente impossível de se perceber.

Difere entanto da limpeza dos arquivos desnecessários que o Windows cria, e para isso temos ferramentas automáticas que trabalhao para isso o Colection Garbage que estão diretamente instalados nos SSD e o TRIM do próprios Windows.

Outras ferramentas de limpeza e otimização como o CClear podem sim serem usados sem problemas.

Espero ter esclarecido as suas duvidas e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu particularmente nao desfragmento e nao vejo a necessidade disso hj, apenas com uso do hd você ate se acostuma com a rotina de desfragmentar semanalmente ou mensalmente mas com ssd isso some! o meu mesmo está aqui firme e forte desde janeiro, sem qualquer perda de desempenho, mais de 2mil horas de uso e 1,5TB de escritas, o negocio ainda é deixar bom espaco para o garbage collection e assim deixar o ssd sempre otimizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ja desfragmentei sem querer um SSD de 60GB... nao teve melhora alguma, pois a latência, tempo de acesso e tudo mais do SSD ja são ótimos e tornam praticamente desnecessário a desfragmentação.

Mas tendo em vista o artigo ai do Baboo, quem sabe num SSD grande e que esteja muito fragmentado, seja interessante fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, melão?!

Os de capacidade xx0 GB já têm aí 8 GB para isso - over provisioning. Mas, pelos testes de armazenamento, é boa prática deixar 20/25% livre.

Ninguérm vai obter os resultados de 0%, o que vale é o desempenho entre 25%-75% cheio. Nos testes, o bom SSD tem os valores bem próximos para 25, 50 e 75% cheios. Então, não precisas te preocupar em deixar espaço não-alocado para isso. Atenha-se a não encher o SSD.

Pude verificar este efeito na prática. O SD Extreme 120GB do servidor não passava de 55% de uso na partição do sistema (o energúmeno da Oracle deixou 16GB - 2xRAM - de SWAP. Regra ultrapassada). Um belo dia, o sistema - Oracle 11g + ERP - ficou "lento" (ou, não tão rápido). Fui verificar o monitoramento de recursos e percebi que o espaço usado subiu para ~85%, devido a um tablespace TEMP que saiu de 1GB para para 25GB - o Oracle faz alocação pela demanda, mas, não libera quando volta a ocioso.

Como a TEMP estava 0% em uso, redefini pra 1GB, voltando a partição a ficar com ~55% de uso e tudo voltou ao normal.

Abraço!

.

(útil?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, no meu caso, tenho esse de 128gb mas a minha instalacao com tudo q é de meu interesse ainda deixam livres mais de 75gb.. então, ele além de nao ter sido nem metade ocupado, tem espaco de sobra pra fazer o garbage collection.. e é por isso q eu nao vejo nenhuma perda de desempenho, parece sempre q instalei o S.O hj.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá, compensa comprar o SSD Memoright Maximum GS1 120GB a R$ 346,37 ou há opções melhores na mesma faixa de preço?

http://www.allnations.com.br/ProdutosDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0032595-01

sim, ai seria poucas diferencas quase nao perceptiveis entre um e outro modelo.. mas o que vemos as pessoas comprarem com maior frequencia e terem muita satisfacao sao tb com os da corsair, samsung, plextor, ocz, etc.. se você voltar umas 10 paginas daki do forum ou mais verá discussoes recentes sobre varios modelos e marcas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, ai seria poucas diferencas quase nao perceptiveis entre um e outro modelo.. mas o que vemos as pessoas comprarem com maior frequencia e terem muita satisfacao sao tb com os da corsair, samsung, plextor, ocz, etc.. se você voltar umas 10 paginas daki do forum ou mais verá discussoes recentes sobre varios modelos e marcas!

Olá, diz a lenda que Plextor é a melhor marca de SSD atualmente, então qual dos 2 compensa comprar? Ou outro?

SSD Memoright Maximum GS1 120GB...............R$ 346,37

SSD Plextor M5S 128GB................................R$ 375,93

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, diz a lenda que Plextor é a melhor marca de SSD atualmente, então qual dos 2 compensa comprar? Ou outro?

SSD Memoright Maximum GS1 120GB...............R$ 346,37

SSD Plextor M5S 128GB................................R$ 375,93

se você achou o plextor por esse preco, pode comprar q está magnifico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Samsung 840 instalado no notebook da assinatura, ele é Sata II:

http://i.imgur.com/jF815Qh.jpg

http://i.imgur.com/RycIKrT.png

Está boa a pontuação?

A escrita está baixa. Leitura está ok. Ambos considerando a SATA II.

vai no tópico de otimização e vê se está como recomendado. Checa o básico do guia.

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-instalacao-otimizacao/1070510

Sucesso!

.

(útil?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz novos testes, deixando o notebook em alto desempenho e usando o Anvil:

bench.jpg

Samsung_SSD_840_Series_120_GB_1_GB_20130824_1629.jpg

Parece que os números melhoraram um pouco... qual valor seria o ideal para escrita?

Segundo os dados da própria Samsung, que você pode conferir no link ao lado; 120GB 2.5-inch SSD 840 Series, Esse seu SSD consegue trabalhar em leitura sequencial com uma taxa de 530MB/s e taxa de escrita de 130MB/s.

Como você pode perceber analisando os dados da Samsung, o que está errado nesse seu SSD é a taxa de leitura, que deveria estar em 530MB/s porém está em 254 MB/s.

Esse problema está ocorrendo porque você está usando uma Entrada Sata II, pois a mesma limita o desempenho do seu disco rígido. Para corrigir e verificar o real poder desse seu SSD só trocando/testando em uma porta do tipo Sata III.

Então esses dados que você está obtendo com seu SSD pode ser considerado normal/ideal considerando o fato de que ele está conectado em uma entrada Sata II.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem pessoal.. eu tinha em mente que a escrita do SM 840 era de 230MB/s. Então, Drax, fica sossegado... o desempenho em SATA II é isso mesmo.

Só uma correção: isso não é um "problema", Neon. Como você mesmo explicou, é uma uma limitação física. Seria o correto a dizer.

Drax, roda o Índice de Experiência do Windows. Isto faz com que o Win "reconheça melhor" e faça otimizações. Depois confere se alterou algo.

Mais importante do desempenho sequencial é essa "leitura 4k", muito usada pelo SO e a maioria dos aplicativos na hora de serem abertos. Este valor, achei baixo. Esperava acima de 20.

Há um atenuante, um detalhe que não havia percebido antes: você está com 82% de uso. Você jamais vai ter o mesmo resultado dos bench's. Exceto, aqueles que fazem testes tipo "fill data", com 0, 25, 50, 75%, TRIM - . Consulte o review deste SSD no RW Labs e compare. Procure mantê-lo até 80%. Após ler os reviews, entenderás o porquê.

Sucesso!

.

(útil? Qualifica!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...