Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Então pessoal, beleza?

 

Beleza Cara.

 

Já li muita coisa sobre SSD, mas ainda me restam dúvidas. No meu caso, eu não uso muitos dados e ainda me restam no HD 40GB de espaço. Quero mais desempenho/velocidade, pois meu sistema é x86, Dual Core e tem apenas 3GB de memória.

 

Tenho um notebook COMPAQ PRESÁRIO CQ40-32BR e resolvi agora substituir meu HD de 160GB por um SSD.

 

1- Qual o melhor SSD custo benefício?

Não saberia te dizer, tem que realmente pesquisar um SSD que não apresente incompatibilidades com tua controladora e que tenha um bom preço, é uma pesquisa chatinha de fazer.

 

 

2- Como utilizar o SSD: só para o Sistema Operacional ou para tudo, incluindo os dados? Vantagens e desvantagens?

Eu utilizo apenas para o sistema, e tenho outro HD em meu note para dados.

 

3- Tem como utilizar o SSD junto com o HD dentro do notebook?

Tem sim, desde que teu note tenha espaço para os dois, o meu é um Avell e tem espaço para 2 hds ou ssd's.

 

4- É melhor clonar os dados do HD no SSD ou formatar o SSD fazendo uma nova instalação?

Eu formataria e faria nova instalação, mas o clone vai funcionar tb.

 

5- Como saber que tipo de SATA (I, II ou III) minha placa-mãe suporta? 

Instala um CPU-Z (http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html) e pega essas infos diretamente nele.

 

 

Alguém que já fez esta troca, por favor, me oriente para eu não fazer besteira (rssss)!!!!!!!!

 

Eu fiz, e o ganho foi muito grande, tanto na inicialização do sistema, cerca de 5s no máximo (win7 bem velhinho) como no uso geral, abrindo programas e etc, imho dificilmente outro tipo de upgrade vai te dar um ganho tão grande de desempenho.

 

Caso você tenha dados importantes, não  de bobeira com o backup, mesmo eu não tendo problemas com meu SSD nos 3 anos de uso, sempre fico cabreiro.

 

Abraços

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então pessoal, beleza?

 

Beleza Cara.

 

Já li muita coisa sobre SSD, mas ainda me restam dúvidas. No meu caso, eu não uso muitos dados e ainda me restam no HD 40GB de espaço. Quero mais desempenho/velocidade, pois meu sistema é x86, Dual Core e tem apenas 3GB de memória.

 

Tenho um notebook COMPAQ PRESÁRIO CQ40-32BR e resolvi agora substituir meu HD de 160GB por um SSD.

 

1- Qual o melhor SSD custo benefício?

Não saberia te dizer, tem que realmente pesquisar um SSD que não apresente incompatibilidades com tua controladora e que tenha um bom preço, é uma pesquisa chatinha de fazer.

 

 

2- Como utilizar o SSD: só para o Sistema Operacional ou para tudo, incluindo os dados? Vantagens e desvantagens?

Eu utilizo apenas para o sistema, e tenho outro HD em meu note para dados.

 

3- Tem como utilizar o SSD junto com o HD dentro do notebook?

Tem sim, desde que teu note tenha espaço para os dois, o meu é um Avell e tem espaço para 2 hds ou ssd's.

 

4- É melhor clonar os dados do HD no SSD ou formatar o SSD fazendo uma nova instalação?

Eu formataria e faria nova instalação, mas o clone vai funcionar tb.

 

5- Como saber que tipo de SATA (I, II ou III) minha placa-mãe suporta? 

Instala um CPU-Z (http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html) e pega essas infos diretamente nele.

 

 

Alguém que já fez esta troca, por favor, me oriente para eu não fazer besteira (rssss)!!!!!!!!

 

Eu fiz, e o ganho foi muito grande, tanto na inicialização do sistema, cerca de 5s no máximo (win7 bem velhinho) como no uso geral, abrindo programas e etc, imho dificilmente outro tipo de upgrade vai te dar um ganho tão grande de desempenho.

 

Caso você tenha dados importantes, não  de bobeira com o backup, mesmo eu não tendo problemas com meu SSD nos 3 anos de uso, sempre fico cabreiro.

 

Abraços

 

Abraços.

 

Valeu, amigo kpotz!!!!

 

Vou considerar suas recomendações. Não sei se o meu Note comportaria 2 discos (SSD + HD). No entanto, se não der os 2, penso em instalar o OS e os programas em um SSD de 80GB a 120GB mesmo e usar meu HD externo para guardar meus dados.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Sandisk 128Gb chegou hoje a tarde. Eis minha maior supresa em verificar agora outro anuncio do 840 Evo no ML, é no fim das contas está mais barato que o Sandisk que comprei. :muro: :muro:

Agora não adianta chorar o leite derramado, estarei instalando e configurando e após analise posto detalhes para todos.

Segue o link para aqueles que estão na dúvida de qual modelo adquirir.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535573647-hd-samsung-ssd-840-evo-120gb-sata-3-6gbs-3gbs-up-to-540-mb-_JM#redirectedFromParent

 

Aproveitem pois está com preço muito bom.

Abraço a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Samsung 120GB 840 EVO. Esse ssd realmente está me surpreendendo. Vi que o colega acima não conseguiu pega-lo, uma pena mesmo, já que esse SSD provavelmente é o melhor custo beneficio. Habilitando o Rapid Mode no Samsung Magician, dobrou a velocidade de escrita e gravação! E eu acho estranho quem tenha falado que notou diferença apenas na inicialização, porque aqui está muito rápido em qualquer software e programa que eu abra. Até os jogos instalados em outro HD da seagate 7200, melhorou o load. Enfim, sem duvida alguma eu recomendo o Samsung 840, seja o PRO ou o EVO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Samsung 120GB 840 EVO. Esse ssd realmente está me surpreendendo. Vi que o colega acima não conseguiu pega-lo, uma pena mesmo, já que esse SSD provavelmente é o melhor custo beneficio. Habilitando o Rapid Mode no Samsung Magician, dobrou a velocidade de escrita e gravação! E eu acho estranho quem tenha falado que notou diferença apenas na inicialização, porque aqui está muito rápido em qualquer software e programa que eu abra. Até os jogos instalados em outro HD da seagate 7200, melhorou o load. Enfim, sem duvida alguma eu recomendo o Samsung 840, seja o PRO ou o EVO.

 

Que legal, FeRock!!! Depois do seu comentário não me restam mais dúvidas para comprar este SSD.

 

 

Você comprou onde e por quanto?

 

Em qual máquina você o instalou?

 

Será que Habilitando o Rapid Mode a vida útil do SSD diminuirá?

 

 

Abç.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, FeRock!!! Depois do seu comentário não me restam mais dúvidas para comprar este SSD.

 

 

Você comprou onde e por quanto?

 

Em qual máquina você o instalou?

 

Será que Habilitando o Rapid Mode a vida útil do SSD diminuirá?

 

 

Abç.

Tive a oportunidade de comprar no EUA. Um tio meu trouxe. Instalei na maquina da assinatura. E quanto ao Rapid mode, já fiz diversas buscas quanto a isso e não tem nada mencionando sobre vida útil, nem mesmo na Samsung, mas ele faz um cache na DRAM para acelerar, ainda não sei explicar direito sobre isso. Mas pra mim, durando pelo menos 2 anos já está bom, já que pretendo trocá-lo por um de maior capacidade futuramente. Pelo benchmark do próprio Samsung magician, está dando:

  • Leitura sequencial: 545 MB/s
  • Escrita sequencial 128KB: 420 MB/s
  • Rapid Mode - leitura 1115 MB/s
  • Rapid Mode - Escrita 128KB : 840MB/s
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Será que Habilitando o Rapid Mode a vida útil do SSD diminuirá?

 

 

Abç.

 

Creio que não diminui em nada a vida útil, pois o Rapid Mode utiliza a Memória RAM como "cache". Portanto não está relacionado com a controladora do SSD, que é a responsável pela vida útil do disco, além dos ciclos de memória.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia,

Gostaria de saber de vocês se já existe algum nome mais destacado no mercado de SSD?

Algum nome que já estaria liderando as vendas.

Penso em comprar um e como não entendo muito dessa parte técnica do hardware minha solução seria comprar mais ou menos levado pela máxima: "Tá ganhando? Vai com ele".

Obrigado pelas dicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia,

Gostaria de saber de vocês se já existe algum nome mais destacado no mercado de SSD?

Algum nome que já estaria liderando as vendas.

Penso em comprar um e como não entendo muito dessa parte técnica do hardware minha solução seria comprar mais ou menos levado pela máxima: "Tá ganhando? Vai com ele".

Obrigado pelas dicas.

Abraços

OCZ, Kingston, Samsung, Intel...Hoje eu olho mais para custo/beneficio do que para nome. Antes de comprar, sempre veja analises do SSD e comparações com outros SSDs para não levar um SSD antigo ou com desempenho inferior para o que está pagando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que todos já constataram:

 

- SSD é o upgrade que traz mais benefícios aos PC's mais comuns (que usam HDD). É um grande salto, haja vista, ter 3-5x o desempenho de discos mecânicos. Além da segurança e economia de energia.

 

- As gerações de SSD não tem salto de desempenho entre elas. A diferença fica nos recursos, confiabilidade e suporte. Então, mesmo gerações anteriores tem o mesmo 'poder' no upgrade a partir do HDD. Por experiência própria - já citei aqui -  os "anciões" F40 (SATA II 275/245 MB/s) e C300 (SATA III 345/75 MB/s) fazem a alegria dos usuários do escritório.

 

- A lógica pede que se adquira o mais novo, mas, devemos levar em consideração o custo/benefício. Um SSD de geração anterior não está descartado. Tudo depende do preço, porque 30,00-50,00-100,00 podem não valer a pena por "cabelésimos' no desempenho, e da aplicação. Desafio alguém 'sentir' no uso geral que deveria investir 80,00 num 840 EVO em detrimento a um Sandisk Extreme II. Na aplicação "Database", o "meia-idade" Vertex 4 ainda está entre os TOP's. Isso se deve aos diferentes tipos de arquivos que cada aplicação opera com mais frequência. E a mais usada leitura/escrita de arquivos pequenos (4K), características de S.O.'s e apps. Os melhores SSD's tem taxas de leitura entre 34-40MB/s e escrita > 300MB/s. Leitura/escrita sequenciais são importantes na transferência de arquivos.

 

O tema é bem extenso e aberto à várias interpretações, mas, acho que citei é concenso entre todos. Ou, no mínimo, uma bom começo para reflexão dos visitantes com dúvidas. Espero ter contribuído com este resumo de algumas questões importantes debatidas ao longo - beemmm looongo.. rs - tópico.

 

Sucesso!

 

.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aê, amizade?! beleza?

O último ano foi muito 'placebo' nessa área, não? Exceto pela evolução da Samsung e do Crucial M500, e recuperação da Kingston com os V300.

Lembra-te dos F40's e C300's? Firmes e fortes, exceto, um F40 que morreu no mês que encerrava a garantia. Mandei pra Corsair, sem nota, e recebi um 60GT.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis que finalizei a instalação e configuração do Bendido SSD.

Depois de muitos procedimentos, reiniciei para marcar o tempo de boot.

Com o Hd anterior (Satan 7200Rpm), do Bip a área de trabalho eram exatos 40 segundos, agora com SSD 120 Segundos :confused: :confused: :confused:

Obviamente devo ter feito algo errado, mas como já está tarde penso nisso amanha, se alguem por acaso tiver alguma ideia de onde

possa estar a causa do problema fico grato, caso não terei que reconfigurar tudo do início. Lembrando minha configuração está na assinatura.

 

Versão do S.O Win7 Ultimate 64Bits

Procedimentos executados conforme tutorial.

 

1° - Desativação do processo de hibernação

2° - Desativação do processo de indexação

3° - Redução dos arquivos de paginação de 6 para 3Gb

 

Modo  ACPI 2.0 habilitado

Modo SATA AHCI habilitado

 

Outro fato que achei muito estranho, é que agora a partição criada pelo sistema aparece como uma unidade de disco rígido no menu meu computador. Primeira vez

que vejo isso na vida.

Bom meus caros, se alguem tiver algum comentário estou aberto a sugestões.

 

Grande abraço e boa noite a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você instalou o Driver da controladora??

 

Na verdade nem sabia que existia um drive a parte a ser instalado. Esse drive não deveria vir junto do Ssd? Pois se deveria o meu não veio.

Sobre o problema, são cerca de 40 segundos parado naquela tela com a logo da Microsoft escrito Win7. Ao sair dela já deu pra perceber a diferença ao carregar ao entrar na área de trabalho e ao carragar os programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem sabia que existia um drive a parte a ser instalado. Esse drive não deveria vir junto do Ssd? Pois se deveria o meu não veio.

Sobre o problema, são cerca de 40 segundos parado naquela tela com a logo da Microsoft escrito Win7. Ao sair dela já deu pra perceber a diferença ao carregar ao entrar na área de trabalho e ao carragar os programas.

 

O driver da controladora que eu me refiro é a da Placa Mãe e não o do SSD. Se não me engano existem duas: A Marvell e a da Intel. Provavelmente você deve ter colocado em uma entrada que usa a controladora Marvell, ela tem menor desempenho que a da intel. Você tem que desabilitar a Marvel caso houver.

 

O problema é que não lembro mais como faz pra verificar ou desabilitar rsrsrsr. Vou ver se acho aqui qualquer coisa edito e te aviso.

 

EDIT: Pra tu identificar faz o seguinte... Abre o gerenciador de dispositivos e vai em "Controladores IDE ATA" me informa o nome que tem la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O driver da controladora que eu me refiro é a da Placa Mãe e não o do SSD. Se não me engano existem duas: A Marvell e a da Intel. Provavelmente você deve ter colocado em uma entrada que usa a controladora Marvell, ela tem menor desempenho que a da intel. Você tem que desabilitar a Marvel caso houver.

 

O problema é que não lembro mais como faz pra verificar ou desabilitar rsrsrsr. Vou ver se acho aqui qualquer coisa edito e te aviso.

 

Então, minha placa mãe possui 6 portas sata. Ao habilitar o modo AHCI na Bios, ele faz este processo nas quatro primeiras portas. Sendo assim coloquei o Hd na sexta porta, afim de deixa-lo configurado como IDE.

O Ssd está plugado na 1° porta.

Vou acessar o Setup agora e tentar localizar esta opção.

Agradeço a ajuda Ne0n.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme você pediu.

 

vc53.jpg

 

 

Pra organizar melhor o forum eu vou postar aqui nesse tópico, que me parece ser mais adequado, daí a gente continua o assunto por lá; http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/966436-guia-de-instala%C3%A7%C3%A3o-e-otimiza%C3%A7%C3%A3o-do-windows-7-para-ssds-e-hds/page-4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com um problema.

Acontece que eu tenho 1 HD de 750GB e um SSD de 32GB, caso eu instale o sistema operacional (w7 ultimate) no SSD de 32 GB me sobra somente 2GB para atualizações e tal. Então a memória acaba.

 

Então pesquisei e fiquei sabendo que posso usar o meu HD de 750GB normalmente e usar o SSD somente para ajudar a dar velocidade a ele... assim não utilizando os 32GB do SSD.

 

Como faço para colocar o SSD somente para ajudar na velocidade, sei que vou perder 32GB de memoria mas o HD de 750 GB e a velocidade do SSD

 

Alguem pode me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este recurso se chama "SSD Caching". É possível em conjunto com placas-mãe Intel a partir da série x67(chipset 61/67, 75/77, 81/85/87) e driver Intel RST 11.3(??). Como configurar, eu não sei. Mas, o manual da mobo pode ajudar ou pesquisar na web.

Basicamente, o SSD (memória flash) funciona como memória cache do HDD. A controladora grava no SSD os arquivos mais acessados. Comumente, S.O. e aplicativos mais usados. É a mesma ideia dos híbridos. Após alguns boots e execuções dos aplicativos, você já sente a diferença.

Pra quem, como você, tem em mãos um SSD antigo/'pequeno' e não quer gastar, é bem interessante. E 32GB vai ajudar muito. Os híbridos têm 4/8GB 'flash' e já fazem diferença.

Sucesso!

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...