Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

21 horas atrás, yurifr disse:

 

Pode ser que desistiram da checagem geral.. uns tempos atrás uma encomenda internacional ficava entre 3 e 4 meses em Curitiba, o que me faz entender que estavam querendo ver tudo. Claro que é inviável e devem ter descoberto isso.

 

Exceto quando opto por transportadora (Ex. DHL) onde o imposto é calculado antecipadamente e normalmente pago na entrega, minhas encomendas nunca chegam antes dos 2 meses (Correios). Sendo o prazo médio 3 meses, chegando em alguns casos a 4 meses.

Esse problema da vagareza na alfândega já acontece há muito tempo, e tem vários motivos. Creio que a alta demanda nas importações motivada pela facilidade do comércio eletrônico é uma das maiores influências, sendo agravado pelo não investimento na infraestrutura alfandegária e minuciosidade na fiscalização de importações.

2 horas atrás, Zucchini disse:

A velocidade de leitura (que basicamente é o que importa) é praticamente a mesma que o de um Samsung 850 EVO, porém um pouco inferior. Já a velocidade de escrita é realmente bem menor, porém continua sendo muito mais alta do que a de um HD.

 

Na minha opinião, para um usuário normal esse SSD vai te atender da mesma forma que um Samsung 850 EVO, pois a velocidade de leitura é o que faz diferença no boot do sistema, carregamento de jogos, abertura de programas etc. Já a velocidade de escrita é quando você baixa um arquivo (ai sua internet vai ser o gargalo e não a velocidade do SSD), instala um programa/jogo (as vezes você instala um programa por mês ou menos, o que realmente importa é abrir e usar ele) ou quando você trabalha com edição (neste caso talvez realmente valha mais a pena comprar um SSD com melhor performance).

 

Outra coisa fundamental é que a Sandisk te da garantia de 3 anos no Brasil enquanto a Samsung por não comercializar oficialmente esse SSD aqui não te da garantia nenhuma, então você tem que tratar diretamente com a loja em que você comprou, no mercado livre que é onde você encontra os melhores preços algumas te dão um ano de garantia, mas a maioria te dá 6 ou 3 meses, porém poucas são as que emitem NF já que esses SSD são importados e eu não tenho certeza se da forma legal.

 

Concordo plenamente, para quem quer melhorar o desempenho, contando garantia nacional do equipamento, adquirir Sandisk, Corsair, Intel, PNY ou até mesmo um Kingston é uma ótima opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um SanDisk Plus ou SanDisk Z400s que são 2 ótimos produtos por um preço bom no Brasil.

 

Não compensa comprar um da Samsung atualmente porque está caro e não trará benefício real para a maioria dos usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No meu caso valeu a pena trazer dos EUA graças ao fato de poder comprar diretamente na Amazon. Meu EVO de 500 GB custou 155 dolares, na época o dólar estava pouco mais de 3 reais e o produto foi entregue no hotel onde um colega de trabalho estava hospedado  para uma visita na matriz da empresa. No dia que ele voltou pro Brasil, o dolar já estava em mais de 4 Dilmas e a alfandega estava fechada! Mesmo assim, os SSDs passam fácil por HD externo e ninguém implica com isso na alfandega, logo, nem frete e nem taxas paguei. Já se o HD der problema, tem sempre gente indo pra la a negócios, então é fácil conseguir rma.

Por isso estava tranquilo e seguro da minha escolha. Se não fosse isso, com certeza teria pego um produto comercializado nacionalmente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2016 às 08:04, Zucchini disse:

A velocidade de leitura (que basicamente é o que importa) é praticamente a mesma que o de um Samsung 850 EVO, porém um pouco inferior. Já a velocidade de escrita é realmente bem menor, porém continua sendo muito mais alta do que a de um HD.

 

Na minha opinião, para um usuário normal esse SSD vai te atender da mesma forma que um Samsung 850 EVO, pois a velocidade de leitura é o que faz diferença no boot do sistema, carregamento de jogos, abertura de programas etc. Já a velocidade de escrita é quando você baixa um arquivo (ai sua internet vai ser o gargalo e não a velocidade do SSD), instala um programa/jogo (as vezes você instala um programa por mês ou menos, o que realmente importa é abrir e usar ele) ou quando você trabalha com edição (neste caso talvez realmente valha mais a pena comprar um SSD com melhor performance).

 

Outra coisa fundamental é que a Sandisk te da garantia de 3 anos no Brasil enquanto a Samsung por não comercializar oficialmente esse SSD aqui não te da garantia nenhuma, então você tem que tratar diretamente com a loja em que você comprou, no mercado livre que é onde você encontra os melhores preços algumas te dão um ano de garantia, mas a maioria te dá 6 ou 3 meses, porém poucas são as que emitem NF já que esses SSD são importados e eu não tenho certeza se da forma legal.

 

Quando você diz edição, seria só vídeo ou será q faz diferença com edição de fotos tb? (por serem arquivos menores)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yurifr faz uma tremenda diferença com edição de imagens. Eu trabalho no Lightroom com edição de lotes de imagens em raw (minha máquina gera arquivos raws de aproximados 40mb), portanto um evento com umas 800 imagens geram alguns gigabytes de edição. Na hora de exportar os "crus" após as edições no Lightroom para *jpeg o processo é MUITO mais rápido que em um HD. No Photoshop senti uma diferença quando o arquivo tem muitas camadas e novamente na hora de salvar ou exportar o processo é bem mais rápido.

 

Meu sócio tem um Sandisk V300 no laptop dele e observando a agilidade em alguns processos nesses programas que normalmente num HD demora mais decidi comprar um SSD para o meu desktop, pois a produtividade aumenta e muito. Eu comprei um EVO 840 de 250gb por R$ 425,00 parcelado sem juros no ML. Até o momento estou bastante feliz com o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ppeixer disse:

@yurifr faz uma tremenda diferença com edição de imagens. Eu trabalho no Lightroom com edição de lotes de imagens em raw (minha máquina gera arquivos raws de aproximados 40mb), portanto um evento com umas 800 imagens geram alguns gigabytes de edição. Na hora de exportar os "crus" após as edições no Lightroom para *jpeg o processo é MUITO mais rápido que em um HD. No Photoshop senti uma diferença quando o arquivo tem muitas camadas e novamente na hora de salvar ou exportar o processo é bem mais rápido.

 

Meu sócio tem um Sandisk V300 no laptop dele e observando a agilidade em alguns processos nesses programas que normalmente num HD demora mais decidi comprar um SSD para o meu desktop, pois a produtividade aumenta e muito. Eu comprei um EVO 840 de 250gb por R$ 425,00 parcelado sem juros no ML. Até o momento estou bastante feliz com o desempenho.

 

Então, eu fotografo em raw e tudo, mas não faço evento, então tenho pouco volume de dados. Além disso, já uso um SSD e é bem razoável.

 

A questão era se a vantagem na escrita dos Samsung (em relação aos Sandisk ou o Kingston q tenho) me dá tanta vantagem assim ou, já tendo um SSD, a vantagem seria pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yurifr a maneira mais certa de averiguar se a diferença será ou não perceptível só com testes mesmo. Mas como já foi bem explicado por alguns amigos durante o decorrer do tópico as vezes a mudança fica imperceptível para o tipo de aplicação que você usa. Aí vale a lei do custo x benefício mesmo, pois o resultado final será praticamente o mesmo (executar determinadas tarefas num espaço de tempo muito próximo). Enfim, se você já tem um SSD eu não aconselharia investir em um modelo mais caro pensando que irá ganhar muito em performance, salvo se seu SSD é muito antigo e/ou a vida útil dele está próximo ao fim, ou se o espaço é pouco para as suas atividades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ppeixer disse:

@yurifr a maneira mais certa de averiguar se a diferença será ou não perceptível só com testes mesmo. Mas como já foi bem explicado por alguns amigos durante o decorrer do tópico as vezes a mudança fica imperceptível para o tipo de aplicação que você usa. Aí vale a lei do custo x benefício mesmo, pois o resultado final será praticamente o mesmo (executar determinadas tarefas num espaço de tempo muito próximo). Enfim, se você já tem um SSD eu não aconselharia investir em um modelo mais caro pensando que irá ganhar muito em performance, salvo se seu SSD é muito antigo e/ou a vida útil dele está próximo ao fim, ou se o espaço é pouco para as suas atividades.

 

Nesse caso acho que não tem porque mexer, mesmo. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em sexta-feira, 6 de maio de 2016 às 15:29, Zucchini disse:

Qual SSD você quer? Orçamento?

Opa, e aí amigo! Beleza? =)

 

Inicialmente penso em comprar um Samsung 850 de 120 ou 250g. Vi que ele tem dois modelos, o EVO (normalmente mais barato) e o PRO (mais caro). Você saberia me dizer a diferença? Eu perco muita coisa se comprar o EVO de 250gb, em vez do Pro de 120gb?

 

Meu antigo Samsung 830 (se não me falha a memória) comprei no ML, mas o vendedor hoje em dia não possui nenhum SSD bom.

 

Obrigado pela ajuda!!!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius

O PRO tem 10 anos de garantia nos Estados Unidos. A garantia do EVO é bem menor lá. A diferença de velocidade dos 2 é pequena, em torno de 10MBps a mais para o PRO e o preço no Brasil é incrivelmente maior. Aqui, o PRO não compensa de forma alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, braconius disse:

Eu perco muita coisa se comprar o EVO de 250gb, em vez do Pro de 120gb?

Sim, perde metade da capacidade. :) 

 

Como o @agnaldoreis disse, a diferença de desempenho é ínfima entre os dois.

 

Em 06/05/2016 às 15:01, braconius disse:

Poderiam me recomendar um vendedor de confiança no ML para comprar um SSD?

Esse vendedor parece bem confiável, mais de 82k de vendas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759937743-ssd-250gb-samsung-850-evo-25-sata-3-540mbs-pc-notebook-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, agnaldoreis disse:

@braconius

O PRO tem 10 anos de garantia nos Estados Unidos. A garantia do EVO é bem menor lá. A diferença de velocidade dos 2 é pequena, em torno de 10MBps a mais para o PRO e o preço no Brasil é incrivelmente maior. Aqui, o PRO não compensa de forma alguma.

Excelente explicação! Muito obrigado @agnaldoreis !!

19 horas atrás, Zucchini disse:

Sim, perde metade da capacidade. :) 

 

Como o @agnaldoreis disse, a diferença de desempenho é ínfima entre os dois.

 

Esse vendedor parece bem confiável, mais de 82k de vendas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759937743-ssd-250gb-samsung-850-evo-25-sata-3-540mbs-pc-notebook-_JM

A parte da perda de capacidade eu já imaginava! =P

 

Vou seguir a recomendação de vocês!!

 

Muito obrigado!!

 

Grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas relembrando, apesar dos enormes benefícios da garantia longa dos SSD Samsung, segundo o suporte da Samsung, a garantia só é aplicada em países onde os produtos foram lançados oficialmente, e infelizmente o Brasil não está nesta lista. Outro fator limitante da garantia que é a "franquia" de dados gravados.

 

Exemplo: Garantia da linha Samsung 850 Pro: 10 anos ou 150TBW (o que ocorrer primeiro).

 

Sendo assim, dependendo da aplicação e quantidade de unidades que pretende adquirir, creio que vale a pena pesquisar por outros fabricantes com garantia nacional. Dependendo da aplicação, o desempenho será semelhante e a garantia será vantajosa. Alguns alegam que tem facilidade de trocar equipamentos no exterior, por viajar com frequência ou por ter pessoas que o façam, mas normalmente isso não é regra. Esse é o principal motivo da minha falta de interesse nos SSD Samsung no meio corporativo.

 

RMA Samsung

RMA Sandisk

RMA Corsair

RMA SSD Intel

RMA SSD PNY

RMA SSD Kingston

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, oxkarsound disse:

Apenas relembrando, apesar dos enormes benefícios da garantia longa dos SSD Samsung, segundo o suporte da Samsung, a garantia só é aplicada em países onde os produtos foram lançados oficialmente, e infelizmente o Brasil não está nesta lista. Outro fator limitante da garantia que é a "franquia" de dados gravados.

 

Exemplo: Garantia da linha Samsung 850 Pro: 10 anos ou 150TBW (o que ocorrer primeiro).

 

Sendo assim, dependendo da aplicação e quantidade de unidades que pretende adquirir, creio que vale a pena pesquisar por outros fabricantes com garantia nacional. Dependendo da aplicação, o desempenho será semelhante e a garantia será vantajosa. Alguns alegam que tem facilidade de trocar equipamentos no exterior, por viajar com frequência ou por ter pessoas que o façam, mas normalmente isso não é regra. Esse é o principal motivo da minha falta de interesse nos SSD Samsung no meio corporativo.

 

RMA Samsung

RMA Sandisk

RMA Corsair

RMA SSD Intel

RMA SSD PNY

RMA SSD Kingston

Valeu pelas informações, colega! Estou ciente desta limitação! O SSD é para uso normal e jogos.

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

@braconius esse SSD é bom? vi um com preço bom  estou pensando em pegar um também de 250gb

Sobre a qualidade do produto basta ler o segundo post dessa página, você verá também a opinião de outros usuários nas páginas anteriores.

 

 

Bom dia @Zucchini  e @agnaldoreis ,

 

Acabei comprando o Sandisk Plus de 250gb recomendado no post #5251 desta página por R$300! Vamos ver se chega tudo direitinho!

 

Abraços e obrigado pela ajuda!

Eu digo que foi uma excelente compra, esse SSD é um belo custo beneficio. No boa dica você encontra lojas vendendo ele por R$ 290,00 com a vantagem de não precisar pagar frete. Hahaha

 

Estou com planos de montar um outro computador e é quase certo que comprarei este SSD para por nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@braconius esse SSD é bom? vi um com preço bom  estou pensando em pegar um também de 250gb

Opa, e aí! =)

 

Eu não manjo muito de SSD's, costumo seguir as recomendações do pessoal daqui! Meu antigo Samsung 830 comprei por recomendação dos entendedores daqui e não me arrependo! Espero não me arrepender com este Sandisk!

 

 

Sobre a qualidade do produto basta ler o segundo post dessa página, você verá também a opinião de outros usuários nas páginas anteriores.

 

Eu digo que foi uma excelente compra, esse SSD é um belo custo beneficio. No boa dica você encontra lojas vendendo ele por R$ 290,00 com a vantagem de não precisar pagar frete. Hahaha

 

Estou com planos de montar um outro computador e é quase certo que comprarei este SSD para por nele.

Pena que aqui em BSB não tem um Boa Dica da vida! hehe

 

Valeu pelas dicas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um raid 0 de SSD vai ser bem decepcionante para o uso comum. O ganho de desempenho não é tão latente se você não mexe com arquivos realmente grandes. Mas se for o caso de edição de videos, fotos ou audio profissional ai sim a coisa fica bem legal. O CdH fez um teste com resultados bem interessantes. Mas é importante frisar que SSDs por serem totalmente eletrônicos podem ter uma boa variação de resultados de acordo com a marca e modelo dos SSDs devido a suas controladoras e caracteristicas diferentes em suas NANDs. 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/analise-de-desempenho-de-arranjos-raid-0-com-ssds/3027

Eles usaram PNY, uma marca relativamente barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...