Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Hi Renato, nao 'e que o Kingston seja estão ruim assim, 'e so uma questao que eu nao recomendo ele se houver outra opcao de compra.

No primeiro teste que voce citou o modelo 'e o "V+" e nao o "V", apesar da pequena diferenca entre os nomes na realidade sao dois produtos totalmente diferentes, principalmente no preco. Caso voce esteja comprando um V+ vai em frente 'e um otimo SSD.

Ja no caso do segundo teste os modelos sao de maior capacidade, existe uma melhora na peformance no V serie da Kingston nos modelos de 128gb, mas alguns pequenos problemas sao persistentes ao controle mas o ganho de performance 'e mais consistente e ele se torna uma boa opcao, mas novamente se houver uma outra opcao com um controle mais recente ela talvez se torne uma melhor opcao.

Muitas pessoas que eu conheco possuem SSDNow V e estão contentes com ele, isso vai depender de muitos fatores, um produto bomba isso ele nao 'e, mas que ele tem os seus pequenos problemas tem, uma coisa eu possos garantir o preco dele 'e imbativel e como produto de entrada 'e muito popular.

Bem espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos,

Comprei um OCZ Vertex 2 120gb - OCZSSD3-2VTX120G :wub:

Já já vou fazer os testes com os programas específicos para ssd, mas já adianto que o meu pc está muito rápido.

Estou usando windows server r2 web edition c/ sql server 2008 web edition

- Inicia em 8 segundos :eek: o sistema (do inicio da leitura do hd até a o desktop logado com tudo carregado - msn, utorrent, avg 2010 free, painel de audio da creative)

- Photoshop CS5 x64 abre em 3segundos

- Visual Studio 2010 abre em 2segundos

- O windows server instalou em 20min, levou basicamente o tempo de leitura do dvd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Renato. Vai pelo Beto!... Quase que pego um série V, por desinformação. Daí, Beto deu as dicas, pesquisei e defini os modelos que me atenderiam. Peguei o C300 da Crucial e o F40 da Corsair. Depois de testes e análise na aplicação prática - Servidor em Raid-1 pra BD - escolhi o F40. O Vertex 2 é muito bom também, mas, não tinha disponível.

Quanto ao Raid, testei 0 e 1 em ambos. Em Raid-0, realmente, W/R não dobram, mas, chegam perto 60-70% a mais. Mas, você perde atualização de Firmware (os fabricantes estão desenvolvendo atualizações 'mais amigáveis' aos dados) e, principalmente a ferramenta TRIM - esta faz falta!. Diferente do que ocorre com HD's, a escrita não caiu tanto em Raid-1 nos meus teste. Uma boa surpresa.

O Crucial C300 é um caso a parte, na minha aplicação. Mesmo em Sata 2, o desempenho foi muito bom, leitura cerca de 10% acima do F40. Porém, sua baixa especificação de escrita (75MB/s) me fez deixá-lo de lado. Mas, obteve os resultados mais alinhados com as especificações e bem homogêneos.

Ah! o tipo/modelo de controladora tem grande influência. Então, os resultados variam.

Enfim, Raid-0 de SSD, hoje, fica pra entusiastas de performance, bench, aplicações 'Hard', etc, que tenham '1 real desocupado'. Um bom SSD já resolve para a maioria, e o que vai interessar é performance de leitura (Read). Aí, entra o C300. Se sua MoBo não tem sata3, pague +/- $35 por uma controladora Sata3 pci-e 4x (ex: Asus U3S6, MSI Star) e pule de 270 para 360MB/s. Como me disse Beto, "o pc vai voar".

P.S.: Como pude esquecer.. Saudações 'Beto' e 'Grande'... e os demais seja bem-vindos.

Parabéns pela aquisição 'hideman'. É isso aí, o Fedora 13 levou 15min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

$35 = US$30, Ebay, Amazon... Mesmo em sata II, o C300 é muito rápido (é só voltar umas páginas)... no dia que resolver fazer 'up' da MoBo, já terás um SSD sata III. Como disse, antes, optei pelo F40 pela escrita, que é importante pra minha aplicação. ;)

Corrijam-me se estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal estou analisando a compra de um SSD os que mais cabem no meu bolso seria estas opções

Kingston Snv425-s2/64gb R$ 350,00

G. Skill Phoenix Pro Series 60gb R$ 480,00

Intel Drive Ssd 40gb X25-v 34nm R$ 295,00

temos que ver que a diferença é bastante grande, se alguem sabe de algum lugar com algo melhor pore preço similar aqui no brasil agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai pessoal do topico, eu ia comprar um hd de 1tb agora, ai por curiosidade fui procurar um ssd e achei um OCZ 30GB vertex series que sairia pra mim em torno de 170 R$, o que é quase o mesmo preço do hd, ai eu usaria meu hd antigo pra back up, como nao entendo nada de ssds, e pelo que li no topico, muito bem escrito por sinal, existem muitos tipos de sdd alguns sao bons e outros nem tanto, como li que os bons sao extremamente caros, gostaria de saber se esse ssd em questao valeria a pena, quero performance, ele me daria mais performance que um hd normal sata II?

Vou colocar aqui o modelo exato do produto em questao e as especificaçoes para que vocês possam me dar uma luz.

modelo

Vertex OCZSSD2-1VTX30G

Especificaçoes dadas pelo vendedor

features:

* New, Faster SATA II Access Times

* 64MB Onboard Cache

* Slim Design

* Low Power Consumption

* Shock Resistant

* RAID Support

Specifications:

* Capacity: 30GB

* Read: Up to 230 MB/s

* Write: Up to 135 MB/s

* Sustained Write: Up to 80 MB/s

* Seek: <.1ms

* Slim 2.5" Design

* Dimensions: 99.8 x 69.63 x 9.3mm

* Weight: 77g

* Operating Temp: -0C ~ 70C

* Storage Temp: -45C ~ +85C

* Low Power Consumption: 2W in operation, .5W in standby

* Shock Resistant: 1500G, 0.5ms

* Vibration: 20G Peak, 10 ~ 20KHz

* RAID Support

* MTBF 1.5 million hours

* 3 year warranty

Bom seria isso, espero que possam me ajudar, desde ja agradeço e parabens pelo topico Beto muito bem construido e explicativo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Anjinho, esse SSD OCZ Vertex em particular 'e um modelo que ja saiu de serie, mas de maneira alguma 'e um SSD ruim bem o contrario, ficou sendo como um dos melhores no mercado ate a sua saida de linha.

Ele possue o controle Indilinx que foi um dos melhores controles ate hoje lancado, apesar dele ter saido de linha muitas lojas ainda oferecem ele em estoque devido a sua grande populariedade.

O problema ao meu ver aqui 'e a sua baixa capacidade deste peculiar modelo (30gb) o que vai fazer dele extremamente restritivo e voce deve pensar muito bem antes de comprar, uma instalacao do Win7 e mais alguns programas basicos podem acabar ultrapassando a sua capacidade com muita facilidade, caso isso nao for impessicilio pode vir a seu uma boa aquisicao. Apesar de eu ainda insistir em aconselhar uma capacidade maior, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjinho66,

Um SSD é sempre bom. Mas não se deixe iludir com pouco espaço. O BetoUK tem razão.

A leitura é realmente muito mais rápida. A escrita deste modelo também!

TODAVIA, por mais que exista um controlador que aumente a vida útil deste equipamento, ele deixa bastante a desejar, por empregar a tecnologia MLC e, ao mesmo tempo, por conter muito pouco espaço, o que acaba levando o controlador a ter pouco espaço livre para trabalhar e, assim, a reescrever várias vezes as mesmas células (isso reduz drasticamente a vida destas células).

Sendo muito franco, estou decepcionado com o meu SSD da assinatura. Não que tenha gerado arrependimento, mas infelizmente descobri esses contras somente após a compra. Se eu fosse você, investiria num SSD de pelo menos 60GB.

ps.: 30GB não... 3000MB = 29,2GB. Ou seja, instale o Win7 + alguns programas básicos e já não terá espaço nenhum livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é caros Beto e Inferos, muito obrigado pela respostas rapidas e pelo conteudo das informaçoes, logo depois do post, pesquisando um pouco e fazendo uns calculos, percebi mesmo que 30 GB é muito pouco, que sem quase nada no meu computador eu ja tenho 50Gb, isso que nao tenho muita coisa instalada, mas um de 64GB acho que nao vale o investimento agora pois passa de 400 reais, e com isso posso fazer outras coisas, como comprar mais de um hd e fazer RAID, talvez a performance nao seja a mesma, mas no fim das contas nao vou ter esses problemas citados, nem falta de espaço, acho que vou ter que esperar um pouco mais até que os preços fiquem mais em conta, coisa que eu acho que vai demorar bastante ainda. De qualquer modo muito obrigado pelas informaçoes, e vou continuar acompanhando o topico pra aprender um pouco mais sobre os SSDs. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal acho que existe casos e casos, comprei um ssd corsair v32, não uso para jogos e sim para trabalho, w7 + os pragramas que uso somam 17,5 gb os arquivos estão em um hd de 500 gb normal, no meu caso 32gb esta fazendo bem o trabalho só penso em trocar ele para comprar um c300 64 gb sata3 já que minha placa mãe tem sata3 mas no momento não tenho grana.

aproveitando o topico queria saber como verifico se é necessario atualizar o firmware do meu ssd ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações aos colegas SSDistas!

Pois é, eu também fui com muita sede ao pote e só depois de ter adquirido um SSD G.Skill Phoenix Pro de 60GB, descobri os prós e contras desta recente tecnlogia em armazenamento, que ainda é cara, e mais cara ainda em nosso país.

Realmente para o OS é muito rápido juntamente a outros aplicativos e como tinha em mente ter meus simuladores de vôo no SSD, descobri que na prática meu drive ficava mais lento quando muito cheio e no final esses games ficaram no hd sata II de 500GB deixando o SSD com metade de sua capacidade de armazenamento.

Quero acreditar que muito em breve irá baratear e melhorar ainda mais esta tecnologia e aí sim drives de maior capacidade serão mais acessíveis, mas não me arrependo, pois aprendi e estou aprendendo um monte e o Win 7 de 64 bits está tinindo aqui.

KZPELOTAS checa o site da Corsair para novos firmwares do seu ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Pelotas se o seu SSD for o Crucial C300 existe um novo Firmware disponivel que melhora alguns quesitos do SSD, o problema 'e que o update 'e destrutivo, ou seja, tem que fazer backup e reinstalar depois.

Updates desse tipo sempre tem uma porcentagem de risco e voce deve seguir as instrucoes cautelosamente, procure ler com atencao e seguir cada detalhe. Mas caso o seu desempenho esteja satisfatorio nada te obriga a fazer o update, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, estou de volta com mais algumas duvidas, kkkkkkk.

Andei pesquisando e encontrei alguns SSDs de 64gb com preços acessiveis e gostaria que me dissecem se vale a pena ou nao, e quais deles seriao os melhores.

Aqui estão os modelos que encontrei:

ADATA S599 64GB SSD

SandForce SF-1222 - 50,000 IOPS

280MB/s Read - 270MB/s Write

AS599S-64GM-C

SUPER TALENT UltraDrive ME FTM64GX25H

Max Shock Resistance

1500G

Max Vibration Resistance

16G

Sequential Access - Read

Up to 230MB/sec

Sequential Access - Write

Up to 180MB/sec

MTBF

1,000,000 hours

Kingston ssdnow

SNV425-S2BN/64GB

Read: Up to 200MB/s, Write: Up to 110MB/s, 3 Year Limited Warranty

Ocz vertex

Model: OCZSSD2-1VTX60G

# Max read/write speed: up to 230/135 MB/s

# Max sustained write speed: up to 70 MB/s

ADATA S596 Turbo 64GB

# Max read/write speed: up to 260/120 MB/s

Model: AS596TB-64GM-C

Esses os modelos que achei por preços acessiveis, qual seria o melhor custo beneficio, sendo que todos eles estão na mesma faxa de preço, varia no maximo 20 reais entre eles.

Obrigado mais uma vez e desculpe por tantas perguntas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Anjinho o duro que estou com pouco tempo para analisar a sua lista de maneira mais conclusiva, mas em uma primeira vista eu recomento com certeza o

ADATA S599 64GB SSD

SandForce SF-1222 - 50,000 IOPS

280MB/s Read - 270MB/s Write

AS599S-64GM-C

ele 'e o modelo mais novo da lista e ja com o controle SandForce, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os SSDs da ADATA sao bons e confiaveis? Se puder depois com mais calma analisar eles, e fazer uma escala de do melhor pro pior seria muito bom, pois ai vou saber quais opções seriao mais interessantes pra mim, pois como vou comprar no EUA, tem toda a questao de logistica, pois cada vendedor esta em um lugar intao tem as complicaçoes de envio e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pequeno guia do Trim (ou como manter a performance)

Aqui vou colocar alguns pontos importantes para você que acabou de instalar um SSD no seu computados.

Com um uso intensivo no dia-a-dia o seu SSD pode acabar perdendo performance, aqui segue algumas dicas para manter ele top por mais tempo.

Apesar de muitos SSD terem ferramentas para manter a performance os chamados Garbage Collection (Coleta de Lixo) e o Windows 7 esta com promessas de ferramentas automáticas de limpeza (Trim) o melhor a fazer é mudar algumas configurações no seu micro, principalmente no Vista.

A primeira coisa a fazer é desabilitar a defragmentação do disco, para isso basta clicar com o direito em cima do Meu Computador e ir em propriedades > ferramentas > defragmentação e colocar como nunca. O acesso a qualquer parte do seu SSD é a mesma fazendo a defragmentação desnecessária.

Caso o seu computador tenha 4 GB ou mais de RAM é recomendado desabilitar o OS de usar memória virtual no seu SSD e evitar a gravação e regravação constante nele. Para isso clique com o direito no Meu Computador e vá em Properties > Advanced System Settings > Advanced > Performance > Settings > Advanced > Change (desculpe o Inglês mas me sinto mais seguro nele) e troque para "No paging file".

Note que isso pode fazer com certos programas e jogos travem, como por exemplo Arma II ou Dawn of War 2, que necessitam em especifico de memória virtual para funcionar, apesar da grande maioria não sofrer com essa troca. Mas caso seja necessário você pode ajustar a memória virtual para outro drive qualquer no seu computador.

Você também pode desabilitar a opção Super pre-fetch no Vista, mesmo que não seja um grande impacto no seu SSD como a defragmentação é algo que pode ajudar. Você pode desabilitar pela Administrator Tools > Services > Superfech e desabilite no start-up.

Alguns dizem que desabilitar o drive índex gera um ganho de performance, no meu caso foi bem o contrario, você pode tentar mas não é algo que traz mais benefícios e não ocasiona um grande impacto no SSD, deixe como esta.

Caso você esteja instalando um SO e programas com um grande numero de atualizações e pacotes de atualização como o XP ou Vista é recomendado você primeiro fazer uma instalação em um HD e apos criar um Imagem do SO com um programa específico por exemplo o Acronis Trueimage e apos gravar a imagem no SSD, a gravação da imagem é algo continuo evitando as gravações e regravações das atualizações no SSD.

Caso você esteja rodando um SSD com essas opções ativas por algum tempo talvez você já seja uma vitima de degradação de performance. Nesse caso o que se pode fazer é a formatação de baixo nível do SSD para recuperar a performance perdida, para isso o primeiro passo é fazer um Backup completo do seu computador, em seguida conectar o SSD em outro computador e rodar um programa de formatação como o já citado HDerase, aproveite para fazer um up-date do firmware se for necessário. Conecte novamente e instale o Backup e a sua performance ira retornar.

Bem o básico esta ai, você pode encontrar muitos websites falando mais sobre como melhorar a performance do SSD e não esqueça de consultar o website do fabricante, muitos oferecem programas específicos para melhorar ou manter o nível do seu SSD.

olá pessoal, não consegui seguir estes passos no w7, alguem poderia me indicar por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

BetoUK, agradeço e parabenizo pelo tópico superútil. Aproveito pra tirar umas dúvidas:

- Então é aconselhável instalar o SO num SSD e deixar os HDs tradicionais pra armazenamento? Você diria que é apenas aconselhável ou muito aconselhável?

- Como se faz essa migração do SO de um HD pra um SSD? Tem de começar tudo do zero ou se pode usar, por exemplo, aquele recurso de transferência do Windows 7?

- Tenho no meu desktop um HD de 500 GB com o SO e um de 1 TB pra armazenamento. Se instalar um SSD e botar nele o SO, como fica a questão da ativação do Windows?

Grato agora pela atenção e qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BetoUK, agradeço e parabenizo pelo tópico superútil. Aproveito pra tirar umas dúvidas:

- Então é aconselhável instalar o SO num SSD e deixar os HDs tradicionais pra armazenamento? Você diria que é apenas aconselhável ou muito aconselhável?

- Como se faz essa migração do SO de um HD pra um SSD? Tem de começar tudo do zero ou se pode usar, por exemplo, aquele recurso de transferência do Windows 7?

- Tenho no meu desktop um HD de 500 GB com o SO e um de 1 TB pra armazenamento. Se instalar um SSD e botar nele o SO, como fica a questão da ativação do Windows?

Grato agora pela atenção e qualquer ajuda.

sobre usar o ssd para OS, é uma questão de custo hoje o GB de um hd normal no brasil custa R$ 0,18 e o GB de um ssd R$ 7,00 sendo assim focê ter um hd 64 gb ssd vai se custar proximo de R$ 450,00 e uns R$ 270,00 por um ssd de 32 gb não sei qual o tamanho do maior ssd no mercado mas só vi anuncios de até 256 gb proximo de R$ 2.000,00 então é uma questão de economia usar um hd normal para armazenar arquivos já que o que manda na velocidade do sistema é o HD do OS, acredito ser possivel transferir seu sistema de hd normal direto para o ssd com algum programa tipo norton ghost, não sei se tem algum especifico para hds ssd, importante seguir as dicas do inicio deste post para configurar o windows corretamente ou se for w7 seguir do site que vou colocar mais abaixo, mais alguma informação vou deixar para alguem com mais conhecimento responder.

http://ssdtechnologyforum.com/threads/92-WIndows-7-SSD-Tweaks

somente a dica sobre o mozilla que acho que não funciona mais acredito ser para uma versão mais velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre usar o ssd para OS, é uma questão de custo hoje o GB de um hd normal no brasil custa R$ 0,18 e o GB de um ssd R$ 7,00 sendo assim focê ter um hd 64 gb ssd vai se custar proximo de R$ 450,00 e uns R$ 270,00 por um ssd de 32 gb não sei qual o tamanho do maior ssd no mercado mas só vi anuncios de até 256 gb proximo de R$ 2.000,00 então é uma questão de economia usar um hd normal para armazenar arquivos já que o que manda na velocidade do sistema é o HD do OS, acredito ser possivel transferir seu sistema de hd normal direto para o ssd com algum programa tipo norton ghost, não sei se tem algum especifico para hds ssd, importante seguir as dicas do inicio deste post para configurar o windows corretamente ou se for w7 seguir do site que vou colocar mais abaixo, mais alguma informação vou deixar para alguem com mais conhecimento responder.

http://ssdtechnologyforum.com/threads/92-WIndows-7-SSD-Tweaks

somente a dica sobre o mozilla que acho que não funciona mais acredito ser para uma versão mais velha.

Pelo que li, recomendo o Acronis TrueImage, sendo o mais indicado inclusive para sistemas em Raid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...