Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

È Assim Que Se Testa Uma Fonte?

FLWNirvana

Posts recomendados

fala pessoal......

li algumas respostas no forum ( as quais agradeço ) e também dei uma olhada na net para complementar, então o procedimento que aprendi para testar uma fonte de pc é a seguinte ( se estiver algum passo errado, por favor me avisem ou se estiver correto também..... )

1. coloco o multímetro na escala de 20v dc que é a escala mais próxima dos 12v dc máximo da fonte ( maior precisão )

2. Desligo o cabo de alimentação ( que vem da fonte ) do meu cdrom ou hd por exemplo para fazer o teste?

3 Ligo o pc na tomada e ligo o computador normalmente ( com o cdrom desligado, certo? ).....mas ai surge algumas dúvidas, deixo carregar o windows normalmente?

4. Pego o multímetro, coloco o fio preto no pino de fio preto do cabo de alimentação do cdrom e o vermelho do multímetro no pino do fio que eu quero testar, certo? tensões inversas também é deste mesmo jeito? como é o caso do -12v e -5v? A variação da tensão da tabela da fonte deve estar entre 5% acima ou abaixo, correto?

agora minhas dúvidas:

1. eu preciso fazer esta medição em todos os cabos de alimentação que saem da fonte ou só em um ( do cdrom p.ex) já esta bom? Se sim, como devo proceder?

2. è mesmo com a fonte ligada ao componentes que se faz o teste? E principalmente LIGADA A TOMADA ( acho q sim não é possível q não seja )? Pois li que com a fonte desligada da placa-mãe, ela indica q esta boa, mas na verdade não esta....

3. Estes passos que coloquei estão corretos? Caso não, por favor, se possível, o copie e coloque as correções em letra maiúscula pra eu ver onde errei....

Muito obrigado mesmo....vocês estarão me ajudando muito.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Correto, ponha na escala 20 V DC.

2 - Caso vá utilizar o cabo do HD ou CD-ROM, faça a remoção com o micro desligado.

3 - Faça o teste com o Windows carregado e também jogando, por exemplo, para saber a variação da tensão

4 - Fio preto com fio preto (terra) / Fio vermelho do multímetro na tensão que quer testar: amarelo (12V) ou vermelho (5 V)

5 - Em 1 conector já basta.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Eduardo Junior@23 jan 2004, 13:27

1 - Correto, ponha na escala 20 V DC.

2 - Caso vá utilizar o cabo do HD ou CD-ROM, faça a remoção com o micro desligado.

3 - Faça o teste com o Windows carregado e também jogando, por exemplo, para saber a variação da tensão

4 - Fio preto com fio preto (terra) / Fio vermelho do multímetro na tensão que quer testar: amarelo (12V) ou vermelho (5 V)

5 - Em 1 conector já basta.

valeu eduardo pela resposta....

fiquei só com três dúvidas....

na resposta 3, o que seria jogando?

na resposta 5, p.ex, se um conector que sai da fonte, não tiver p.ex o fio de outra tensão, ou seja, tein só o vermelho, amarelo e preto.... não tein o azul, eu preciso tirar o conector de um outro componenete que use o fio azul para testa-lo?

Fios com cargas inversas também são com este mesmo procedimento, p.ex -12 e -5v?

Depois q eu tirar o conector do cdrom para testa-lo, eu ligo o pc normalmente certo? Mas os fios de teste do multímetro eu coloco com o pc já ligado ou coloco primeiro os fios testes e ligo o pc depois?

Valeu...até....

Link para o comentário

Jogando seria usar um aplicativo 3D!

Jogos, games... Isso exige bastante do computador e da fonte também.

O fio azul, branco e laranja (-12V, -5 e 3.3 V) ficam no conector principal, na placa-mãe. É mais difícil testar lá.

Sobre as pontas de teste, não tem problema colocar com o micro ligado (mesma coisa para testar as tomadas da casa, já pensou se tivesse que desligar o disjuntor da casa para colocar as pontas?!)

Abraços.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!