Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa Empreendedor Individual


Posts recomendados

Olá pessoal gostaria de compartilhar a minha nova situação de empreendedor

individual,trabalhei com manutenção de computadores por 3 anos na informalidade e tive problemas com a prefeitura de São Paulo por não ter licença de funcionamento,hoje tenho licença e alvará de funcionamento como técnico de manutenção e vendas de componentes de informática.

É uma nova forma de se tornar pessoa juridica sem pagar impostos caríssimo,o unico valor de contribuição é:

previdência R$56,10+R$1,00 para o Estado+ R$5,00 para o município,não precisa de contador,o valor a ser pago você imprime o boleto no site do portal do empreendedor,é uma ótima opção para se sair da informalidade,obter produtos direto com o distribuidor,crédito como pessoa jurídica.

Antes de se formalizar consulte a prefeitura da sua cidade

Mais informações acessem o site www.portaldoempreendedor.gov.br ou o sebrae da sua cidade,boa a sorte a todos.

Esqueci de citar que o micro empreendedor pode ter 01 funcionário

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estava procurando alguém que já se aventurou nisso pra dar umas dicas mesmo. Tenho um monte de dúvidas em relação a isso.

Minha primeira dúvida é saber se posso me enquadrar em mais de uma ocupação, pois na área de informática tem poucas e as que me interessaram foras estas:

RAMO - Técnico de manutenção de computador

CNAE - 9511-8/00

Subclasse - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos

RAMO - Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática

CNAE - 4751-2/00

Subclasse - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

Se puder me enquadrar nas duas melhor ainda. Mas se não der, tava pensando em fazer algo assim. Pegar um outro colega, e cada um se enquadra numa ocupação e dividimos a mesma sala comercial. Dividimos os lucros informalmente pois não pode ter sociedade e ainda nem precisaria contratar funcionário. Pois como minha parte seria a de assistência, eu nem sairia do meu atual emprego por enquanto e já tirei essa dúvida no sebrae e pose ser empresário individual e ter carteira assinada por outra empresa.

Se mais alguém aí tiver mais detalhes e caso de sucesso, apesar do MEI ser bem novo, posta aí.

Até agora só vi uma desvantagem. O faturamento é limitado a R$ 3.000,00 por mês, ou seja, vendendo 2 micros montados para jogos já ultrapassa o faturamento (cotação com melhores preços de lojas on-line ao consumidor e não à revenda, mas não creio que mude muito). E como é faturamento e não lucro, não importa se você ganhou muito ou pouco na venda...

Por isso que acho que a assistência deva dar mais grana, mas pra provar o ganho teria que tirar nota de alguns serviços, porque se não tirar nota de nenhum aí dá margem pra desconfiança.

Já na questão de peças, tem que tirar nota de tudo, por mais que não seja obrigatório, não dá pra justificar baixa de estoque. Mas isso é tudo dedução minha de acordo com o que vi no portal do empreendedor individual, por isso seria bom mais gente postando o que sabe aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom, mas pelo que vi tem que responder um formulário com os ganhos, e como fica na parte de assistência? Tem como postar um modelo desse formulário mensal?

Tava dando uma estudada melhor, se der pra ter dois MEI com alvará no mesmo estabelecimento é vantagem, pois um pode ir vendendo peças durante o dia e atendendo o pessoal que precisa de manutenção, aí eu posso fazer as manutenções à noite. Assim dividimos as despesas de locação e outras taxas, cada um paga seu próprio imposto, e não precisa contratar ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aislan,não precisa fazer um formulário mensal,o que eles te orientam e para ter um controle mensal de notas emitidas,a declaração e feita anualmente até o ultimo dia do mes de janeiro.

O que você sugeriu pode ser feito,só vale lembrar que consulte a prefeitura de sua região sobre o local onde será o estabelecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações cara. Até acho que o CDH deveria deixar esse tópico fixo, ou criar outro com as informações retiradas destes posts, pois é muito interessante mesmo, e como dei uma pesquisada, esses EI podem se juntar como para compras conjuntas, e assim o pessoal que mora na mesa região e frequenta o CDH pode se beneficiar.

Eu to pensando muito em me registrar, olha o que eu achei.

http://www.ead.sebrae.com.br

Lá dá pra fazer um curso online grátis que tira todas as dúvidas.

E no site abaixo, você pode fazer um planejamento do negócio, pra quem não tem muita certeza do que pretende abrir ou não tem ideia das questões que envolvem abrir um negócio como demanda de mercado e etc.

http://www.negociocerto.sebrae.com.br/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer abrir uma Empresa como EMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

Vantagens:

• Não precisa mais pagar contador.

• Pague todos os seus Imposto em um único documento; inclusive seu INSS.

• Você poderá enfim ser um Empresário e ter muito sucesso.

Quem pode ser Empreendedor Individual:

• Pequenos Comerciantes, sacoleiras, ambulantes, costureiras, manicure, cabeleireira, pedreiro, mecânico, etç...

Duvidas:

Mais.....

Va no site www.projetovemviver.org.br/blog

la voce terá todas as informações necessarias e duvidas que tive quando abri a minha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo...

Eu já to dando meus pulos e vou ver se sai até o mês que vem. Não pela burocracia, mas o que estou planejando depende de mais gente e não é fácil arranjar desempregados que acreditem no MEI assim como eu to botando fé.

Inclusive, estou iniciando um novo blog sobre informática e variedades. E vou atualizar conforme for passando as etapas da criação do MEI, em meio à outros assuntos abordados.

O blog é hospedado em uma plataforma governamental, com muitos membros e que vem crescendo a cada dia, e cada membro pode ter um ou mais blogs com formatação do Wordpress.

Estou convidando vocês para acessarem o blog e se possível postar comentários nos assuntos de interesse.

http://culturadigital.br/netlivre/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, eu estou querendo (re)começar na área de informática. Eu trabalhei com manutenção há um tempo atrás. Depois entrei na faculdade num curso que não tem nada a ver com informática (fiz licenciatura em música). Minha intenção é na revenda de peças e ser um integrador. Semana que vem (re)começo o curso técnico em informática no cefet. Eu havia entrado mas depois larguei pois na época era muito ruim a grade do curso. Agora está bem melhor. Liguei em alguns fornecedores mas os mesmo só podem passar cotação de preços para revendas cadastradas na receita federal (isso que a atendente da Agis me disse). Caso eu abra um cnpj como MEI será que eles podem me passar cotações? Pior se eu abrir e mesmo assim me negarem a cotação de peças, daí fica extremamente complicado pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato pelas informações prestadas. Até o final do mês quero ver se já resolvo tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

uma pergunta,voce faz o cadastro como pessoa fisica,voce consegue comprar poucas uniddes,qual e o seu ganho %??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
uma pergunta,voce faz o cadastro como pessoa fisica,voce consegue comprar poucas uniddes,qual e o seu ganho %??

Obrigado.

Distribuidor não aceita cadastro como pessoa física, teoricamente não.

Essa é a vantagem do programa empreendedor individual, você tem CNPJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois amigo esta primeira distribuidora de pecas ai que você coloco nao e muito legal. as outras nao pode testar porque fiquei desanimado.

veja o email que recebi da AGIS quando fui efetuar meu cadastro

Boa tarde Sr. Diego!

Agradecemos seu contato feito através de nosso site.

Porém Receita Federal consta Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática e sua empresa não tem Inscrição Estadual. Neste caso não poderemos atende- lo.

Estou a disposição para qualquer dúvida.

Atenciosamente,

Jessy Jardim

pois é! mandei um email de volta informando a ela que microempreendedor individual nao precisa ter inscricao estadual. e que a atividade da empresa e sim Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática. ate onde eu sei esta atividade esta ligada em vendas de informatica....mouse, teclado, processador, placa-mãe etc etc etc.

agora eu nao sei, talvez esta empresa nao estaja satisfeito com a minha receita que vai ser ate 36 mil reais por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Aparantemente a ultima postagem foi no mes 4.

E ai pessoal, sanaram suas dúvidas? Meteram as caras??

Resolveiram seus problemas?

aislanluiz, como é que tá? Já se tornou um EI???

adm, tem mais alguma sugestão afim de passar para os novatos, perdido num

mar de interrogações assim como eu?

Estou interessado em me tornar um EI, mas tem medos e dúvidas.

Até já tinha visto e feito o curso básico do SEBRAE.

Queria ver no que deu ai com vocês!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparantemente a ultima postagem foi no mes 4.

E ai pessoal, sanaram suas dúvidas? Meteram as caras??

Resolveiram seus problemas?

aislanluiz, como é que tá? Já se tornou um EI???

adm, tem mais alguma sugestão afim de passar para os novatos, perdido num

mar de interrogações assim como eu?

Estou interessado em me tornar um EI, mas tem medos e dúvidas.

Até já tinha visto e feito o curso básico do SEBRAE.

Queria ver no que deu ai com vocês!

abraços!

DarkDant, os cursos do Sebrae podem ajudar muito, conheço muitos lojistas que fizeram o curso e aprederam, criaram coragem e abriram seus negócios.

Infelizmente não posso recomendar a leitura de fóruns, pois o que tenho lido não vai te servir muito.

O melhor antes de tudo é planejar e calcular bem os riscos de abrir uma empresa. O mercado não tem muito mais espaço para a simples revenda de informática. Só acham seu espaços revendas especializadas, por exemplo: Produtos para rede, suprimentos, high-end, software.

Mas ainda há muito espaço para a prestação de serviço, mas serviços de qualidade. Contratos de manutenção, assistência técnica autorizada, instalações wireless...

Oferecer serviços de instalação de software pirata, além de não valorizar o profissional o torna um mero infrator.

Boa sorte, estude muito e tenha coragem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá caros, me perdoem se estou postando um pouco fora de hora aqui, mas gostaria de deixar minha experiência como Empreendedor Individual!

Cadastrei-me no começo de 2010, tenho CNPJ, IE, IM, entre outros. Pago apenas o simples nacional, que no total sai na faixa de R$62,00 mensais, como foi citado no inicio do tópico!! Lanço notas pra algumas empresas como uma loja de informática qualquer!!

Gostaria de acrescentar mais sobre a compra em distribuidoras, revendedoras ou importadoras!! Compro normalmente, como disse: Como uma loja de informática normal!!

Então fica o conselho pra quem quer ter acesso a essas distribuidoras que vendem apenas para pessoas jurídicas e que necessitam ser do ramo da informática, assim pagando poucos impostos e tendo a oportunidade de ganhar um dinheiro no comercio de informática e outros - pois além de cadastro de Técnico de computadores, tenho como vendedor - ou seja: Posso vender também ^_^

Espero ter ajudado alguém com duvidas sobre esse tema!!

www.portaldoempreendedor.gov.br - Site com muitas informações

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Que bom, mas pelo que vi tem que responder um formulário com os ganhos, e como fica na parte de assistência? Tem como postar um modelo desse formulário mensal?

Tava dando uma estudada melhor, se der pra ter dois MEI com alvará no mesmo estabelecimento é vantagem, pois um pode ir vendendo peças durante o dia e atendendo o pessoal que precisa de manutenção, aí eu posso fazer as manutenções à noite. Assim dividimos as despesas de locação e outras taxas, cada um paga seu próprio imposto, e não precisa contratar ninguém.

Nas vezes em que eu fiz alguma parceria assim acabei tendo prejuizo.

Eu acharia que no meu caso seria melhor um funcionario, mas isso depende de pessoa para pessoa e amigo para amigo.

Mas vai fundo que logo seu negocio vai bombar cara :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Olá caros, me perdoem se estou postando um pouco fora de hora aqui, mas gostaria de deixar minha experiência como Empreendedor Individual!

Cadastrei-me no começo de 2010, tenho CNPJ, IE, IM, entre outros. Pago apenas o simples nacional, que no total sai na faixa de R$62,00 mensais, como foi citado no inicio do tópico!! Lanço notas pra algumas empresas como uma loja de informática qualquer!!

Gostaria de acrescentar mais sobre a compra em distribuidoras, revendedoras ou importadoras!! Compro normalmente, como disse: Como uma loja de informática normal!!

Então fica o conselho pra quem quer ter acesso a essas distribuidoras que vendem apenas para pessoas jurídicas e que necessitam ser do ramo da informática, assim pagando poucos impostos e tendo a oportunidade de ganhar um dinheiro no comercio de informática e outros - pois além de cadastro de Técnico de computadores, tenho como vendedor - ou seja: Posso vender também ^_^

Espero ter ajudado alguém com duvidas sobre esse tema!!

www.portaldoempreendedor.gov.br - Site com muitas informações

Abraço!!

Caro Leandro, salve1

Mas para o MEI eu só posso faturar R$ 3 mil mensais!

Bração e bao $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivo pensando em começar a trabalhar por conta propria em minha cidade, só que o pensamento do povo aqui é difícil de se converter ao novo.

Outro dia atendi o telefone e era uma pessoa querendo um orçamento para o serviço em seu computador. Disse que faria o orçamento cobrando R$15,00 para ir ate sua casa, se ela fose fazer o serviço comigo abateria os R$15,00 no valor total do serviço, do contrario me pagaria os R$15,00. A pessoa simplesmente despensou o serviço.

Esse tipo de coisa me deixa no receio de ser um empreendedor.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rafael, salve!

"[...] Eu sei que é difícil..., mas alguém tem de dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência, implantar novos padrões, como pontualidade, por exemplo. Você será o guru da nova geração, e a inveja que terão de seu novo preço fará com que eles passem a copiá-lo. E, à medida que seus colegas se aprimorarem, sua vantagem competitiva desaparecerá e você terá de reduzir o preço novamente ou então melhorar ainda mais seus serviços...[Saiba mais]

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...