Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre fonte padrão ATX e uATX


mestrekame85

Posts recomendados

Estou montando uma configuração pra mim. Encomendei uma fonte CoolerMaster ATX ExtremePower 550W, e estou pensando em comprar a ASUS M4A785TD-M EVO

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=QHbvGVB1mXmmD8qQ

Percebi que ela utiliza o padrão uATX Form Factor 9.6 inch x 9.6 inch ( 24.4 cm x 24.4 cm ).

Bom, essa placa mãe funciona com essa fonte? Qual a diferença entre esses dois padrões ATX e uATX?

Obrigado pela ajuda

--------------------

Me parece que uATX é a mesma coisa que microATX, e portanto possui compatibilidade com fontes ATX.

fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/MicroATX

Alguem tem alguma observação a acrescenter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte vai servir sim, sem problemas.

Esse "u" é o prefixo de uma letra grega chamada "mi", que quer dizer "micro". Ou seja, a placa mãe possui dimensões menores, mas nada que interfira no quesito fonte.

O problema aí não é o uATX e sim a fonte como um todo. Infelizmente você encomendou uma fonte não muito boa, com toda certeza o preço gasto nela daria pra comprar uma fonte de muito maior qualidade, talvez alguma topo de linha numa faixa de potência entre 400W~500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AT, ATX... se refere ao conector soldado à placa-mãe no qual você ligará a Fonte.

uATX/microATX, ATX... refere-se ao tamanho da Placa-mãe, antigamente se associava microATX a produtos de baixa qualidade, destinado a micros de baixo custo, principalmente os utilizados em escritório, por "N" razões, uma delas era diminuir o espaço ocupado pelo gabinete, hoje há placas microATX são de boa qualidade, a citada é uma delas.

Bem vindo ao Forum!!!

Ah!! a fonte e a placa possuem contectores ATX 24pinos, portanto o uso está garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal.

Não sabia que essa fonte não era boa, achei que por ser de uma marca conhecida como coolermaster e ter uma potência razoável em torno de 385 w levando em consideração eficiência mínima de 70%, ela iria me antender.

Depois do PC montado, alguém sabe da existencia de algum programa para medir a quantidade de energia que está sendo consumida pelo conjunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente você é mais um que pensa que deve-se multiplicar a eficiência da fonte pela potência rotulada. Não é bem isso.

Se uma fonte de 550W tem 70% de eficiência, significa que ela precisa puxar 550/0,7 = 785,7W da tomada para entregar os 550W.

Acontece que certamente tua fonte tem eficiência abaixo de 80% (o que é ruim) e muito provavelmente não entregue a potência rotulada, por se tratar de uma série de fontes com projeto não muito bom da Cooler Master. Inclusive a Cooler Master não é famosa por comercializar boas fontes, isso nunca aconteceu.

Para calcular a potência consumida pelo teu PC, visite o site:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...