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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
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da_ni_el

Gostaria de aprender a usar o antiryad gx

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olá

sou novo no lance de programação de games

então gostaria que alguem me desse sites com dicas, tuturiais ou me ensinasse algo sobre ele

Falou

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Olá   Da_ni_el .

  Tem um vídeo no youtube com o nome "Tutorial Antiryad GX" que explica alguma coisa sobre esse programa.  E aqui tem o código de um programa simples apenas pra exercitar,  eu fiz com um quadrado. porque ainda não descobri como desenhar um circulo.  o antiryad  que eu tenho é o  da versão 1.9. As versões mais novas costuma não rodar este programa.             As duas barras ou barra e asterisco aí no código significa o inicio de comentários do programa, se não quiser não precisa digitar .     Digite os comandos exatamente como está escrito.               o código do programa é o seguinte :

declarefunction nothing,main,nothing  //    declaração de funções (tem que ser exatamente assim)
dim c,int                             /*  declaração de variáveis  (se não declarar dá erro)  */
dim l,int
dim x,int
dim y,int
dim n,int
function main
  gx_sound::init() 
  gx_winbox::printconsol(string::"Press left mouse button to play sound, and right mouse button to exit.")  /*imprime  mensagem na tela,  A mensagem é o que esta entre */                                           /*as aspas ai na linha de cima*/                                               
  c=500                          /* pra variável manter o valor ela tem que estar dentro da função    */
  l=10                            // L é a linha da tela e C é a coluna da tela
  x=0                             // X controla a coluna se vai pra esquerda ou direita
  y=0                             // Y controla a linha se vai pracima ou prabaixo
  gx_winbox::showdirectconsol()   // este comando é que mostra a mensagem na tela
  do                                 // Aqui é o inicio do Loop
    IF(x,==,0)                    /* tem que ser assim entre parenteses e dois sinais de igualdade */                   
      c=c+10
    endif 
    IF(x,==,1)                    /* tem que ser assim entre parenteses e dois sinais de igualdade */
      c=c-10
    endif 
   IF(y,==,0)                    /* tem que ser assim entre parenteses e dois sinais de igualdade */
      l=l+9
    endif 
    IF(y,==,1)                    /* tem que ser assim entre parenteses e dois sinais de igualdade */
      l=l-9
    endif 
    IF(l,>=,590)                  // Tem que ser assim entre parenteses e com os sinais >=
                                       // O tamanho da tela é 800 x 600. (começando do canto esquerdo e emcima), Ai se L >=  600 então passou prabaixo da tela
      gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0) // Toca o som. E este som wave (pequeno, com 20 KB) tem que estar na mesma pasta onde o programa foi salvo e com                                                                                     //     esse mesmo nome                                                                                                                                                                   l=590                                            
      y=1
      l=590
    endif
    IF(l,<=,-10)                      /* tem que ser entre parenteses.  se L <= 0 (zero) então passou pracima da tela  */
      gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0) //Toca o som. E este som wave (pequeno, com 20 KB) tem  que estar na mesma pasta onde o prog foi salvo e com  esse                                                                                       //        mesmo nome             
       l=-10                    //   L = - 10
      y=0                         //  Y =    0
    endif
    IF(c,>=,790)                      /* tem que ser entre parenteses e com os sinais >=. Ai se c >= 800 então passou do tamanho máximo da tela  do lado direito  */
      gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0) //Toca o som. E este som wave (pequeno, com 20 KB) tem que estar na mesma pasta onde o prog foi salvo e com  esse                                                                                       //     mesmo nome                                                                                                                                                                          c=790
      x=1
      c=790
    endif
    IF(c,<=,-10)                 /* tem que ser entre parenteses e com os sinais <=. Ai se C <= 0(zero) então passou  prafora da tela do lado esquerdo  */
      gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0)  //Toca o som. E este som wave (pequeno, com 20 KB) tem que estar na mesma pasta onde o prog foi salvo e com  esse                                                                                        //            mesmo nome                                                                                                                                                                   c=-10
      x=0
      c=-10                                                                                                
    endif
    IF(gx_mouse::getleftbutton(0),==,gx_button_statetriggered)   // verifica se o  botão esquerdo do mouse foi  pressionado
      gx_winbox::printconsol(string::"Play sound.")              // imprime a mensagem, que está entre aspas, na tela
      gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0)      //Toca o som. E este som wave, com este mesmo nome,  tem que estar na mesma pasta onde o prog foi salvo                   
    endif
    gx_winbox::showdirectconsol()                                     // este comando imprime todas as mensagens na tela
    gx_screen::drawbox(c,l,20,20,5,5,255,1,gx_bitmap_drawflat,128,64,128,255)  // desenha um quadrado na posicao c,l com tamanho 20x20 e na cor RGB(5,255,1)                                                                                                                                                 //  G é green(verde) que vai de 0 a 255 e R é (Red)vermelho que vai de 0 a 255  e                                                                                                                                                  // B é (Blue)azul que vai de 0 a 255. Quanto maior o  valor mais claro
    gx_mouse::displaydynamic()                                                                             // este comando é que verifica se algum botão do mouse foi pressionado
  loopwhile(gx_mouse::getrightbutton(0),!=,gx_button_statetriggered)                  // Fim do Loop, que termina quando se pressiona o botão direito do mouse
  gx_sound::reset()                                                                                                // Desabilita o som
  return(0)
endfunction                                                                                                            // Fim da funcão

 

Editado por devair1010
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