Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
doraimom

Compartilhar internet entre 2 prédios

Recommended Posts

Olá.

Quero compartilhar internet entre 2 prédios.

PREDIO 1: Tem Banda Larga + Rede Wireless (Roteador) + LAN (cabos na porta LAN do roteador)

PREDIO 2: Tem Rede Wireless (Roteador) + LAN (cabos na porta LAN do roteador). SEM INTERNET

Eu pesquisei o que tinha disponível no mercado e montei um primeiro plano para compartilhar a internet.

PLANO 1 (FALHOU):

Compro 2 antenas 24 DBI com cabo, tiraria as antenas dos roteadores e substituiria elas por estar antenonas de longo alcance. Me responderam que a ideia não era boa, pois, eu perderia a wireless LOCAL no predio 1 que tem internet, pois a antena é projetada para conexões a longa distância apenas, e assim a INDOOR ficaria sacrificada.

PLANO 2:

Então partimos para um plano 2. Me sugeriram comprar 2 kits contendo AP + Antena + Cabo. Pelo que eu entendi, no prédio de internet, eu mantenho o roteador wireless lá, ligo em uma porta LAN dele o novo AP e mando através da antena o sinal para longe.

No prédio sem internet, eu ligaria o novo AP com antena no roteador, porta WAN. O novo AP receberia o sinal pela antena do novo AP do outro prédio, mandaria o sinal pro roteador que espalharia o sinal dentro do prédio através das portas LAN e da sua anteninha wireless.

Pois bem, eu critiquei o plano 2 e fiz uma pequena modificação nele que chamarei de plano 3.

PLANO 3:

Eu acho que eu poderia simplesmente retirar a anteninha do roteador do prédio sem internet, e ligar a antenona. Assim eu não precisaria comprar 2 APs. Apenas 1 para o prédio com internet, pois lá eu quero manter também o wireless local. Eu perderia a wireless no prédio sem internet, mas não tem problema. Eu compartilharia, via cabos nas portas LAN do roteador, a internet que eu estaria recebendo neste mesmo roteador, agora com antenona.

Isso presta ou não presta? A ideia é ruim?

De todas estas idéias eu não sei, por exemplo, o seguinte. Meu roteador atual tem anteninha para compartilhar a internet que chega a ele pela porta WAN. Ou seja, a antena funciona apenas para compartilhar a internet. Substituindo a anteninha pela antenona, a função da antena muda. Ela ao invés de partilhar a internet, teria agora que RECEBER o sinal da internet. Assim o funcionamento do roteador teria de ser modificado. Não sei se tem como fazer isso que pensei. Entendem o que eu falo? O normal do roteador é espalhar o sinal da internet no ambiente. Eu queria fazer a antena RECEBER o sinal da internet ao invés de espalhar. Usar a antena para conectar os 2 prédios e não para espalhar o sinal internamente. As vezes mudando a configuração dele de roteador para AP resoveria. Mas não tenho certeza.

Podem me esclarecer estas dúvidas, criticar e fazer sugestões aos projetos acima?

Muito obrigado.

Editado por doraimom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo daraimom,

O Plano 3 está correto, porém o roteador do prédio 2 terá que ter a função de trabalhar no modo cliente para receber o sinal do AP do prédio 1.

falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado por ter avaliado os planos.

    Sobre o seu comentario, Como eu vejo se existe esta opção no roteador? É na configuração WAN? Um dos roteadores que consegui acessar agora, tem de opção de WAN as seguintes formas:

    Dynamic IP Address

    Static IP Address

    PPPoE

    Others PPTP , BigPond Cable , L2TP and Telia.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não sei te dizer exatamente onde olhar no AP, pois varia de modelo para modelo. Não é referente a porta WAN, é um modo de operação do aparelho.

    Normalmente os roteadores não possuem essa função. Os Access points são mais comuns de se achar essa função.

    Você pode verificar também se o seu roteador aceita firmwares alternativos que habilitam essa função, como o firmware DD-WRT. Verifique no google ou no próprio site do DD-WRT se há compatibilidade.

    falou

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá. VOcê não é o primeiro a me falar sobre este firmware DD-WRT. Após pesquisar do que se trata, eu to com uma pulga atrás da orelha.

    Vale mesmo a pena você trocar o firmware do próprio aparelho por este?! Por que isso?! É tão estranho para mim isso. INstalar um S.O. diferente num PC é normal. Mas trocar o firmware que o fabricante do produto fez para o próprio hardware dele eu achei meio pitoresco e não entendo porque da popularidade de tal prática. Pode me explicar as vantagens disso?

    Editado por doraimom

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Paralelamente a essa discussão sobre o DD-WRT, gostaria de voltar aos planos que apresentei neste tópico no começo. Não vi ninguém falar que o plano 3 está incorreto.

    Sendo assim, segundo este projeto, eu teria de adquirir pelo menos 1 AP/router. Gostaria que me sugeríssem qual o melhor na opinião de vocês.

    Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caro doraimom,

    Trocar o firmware não é um procedimento totalmente seguro, mas também não é um bicho de sete cabeças. O problema de se trocar o firmware é que se ocorrer algo errado durante a tranferencia do novo firmware, como uma queda de energia, você pode peder o roteador.

    As vantagens são que esse DD-WRT, habilita funções novas para o roteador e permite mudar algumas opções avançadas como a potencia do aparelho, ou seja, permite a você usá-lo de outras formas.

    Na verdade é um procedimento comum, mas é preciso ter cuidado e ter algum conhecimento, mas com os tutoriais na internet, qualquer um pode fazer. Aí fica a seu critério.

    falou

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pode me recomendar algum equipamento?

    EM outro forum me recomendaram: aprouter WR254. Me pareceu um bom equipamento. Achei no mercado livre: AP+Cliente+WDS+AP Bridge+Switch 4 Portas+Controle de Banda (QOS)+Roteador. R$130,00. Só não vi este dispositivo na lista de comptatíveis no site do DD-WRT. Também Nem sei o tamanho da memória flash. Não tem no anuncio.

    Qualquer destes vai ter de ter 4 MB de flash para ser compatível completamente com o DD-WRT. Vi isso no site do DD-WRT.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não conheço esse aparelho, mas esse aprouter acredito que não precisará trocar o firmware, pois pelo jeito ele tem a opção de trabalhar como cliente. Veja também os aparelhos da Edimax.

    falou

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Serza Não conheço esse aparelho, mas esse aprouter acredito que não precisará trocar o firmware, pois pelo jeito ele tem a opção de trabalhar como cliente. Veja também os aparelhos da Edimax.

    falou

    O aprouter não tem como trocar o formware. Ele não aparece na lista dos equipamentos suportados no site da dd-wrt. O edimax, só tem 1 dispositivo no site do dd-wrt dito com suporte a este tipo de instalação.

    O que eles tem muito lá é aparelhos da linksys. DE média quantidade tem das marcas: valemount, ubiquiti, senao / engenius, netgear, lanready, gateworks,compex, buffalo, belkin, e asus. Maioria dessas marcas eu nunca nem ouvi falar.

    Valeu pelas dicas.

    Editado por doraimom

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Prezados,

    Pesquisando no Google, cheguei aqui, tenho uma situação parecida.

    Minha empresa fica localizada em um lugar onde o link máximo de internet disponível é 2mbps, já tentamos contato com todas as operadoras, inclusive oferecemos contrapartida para investimentos para aprimorar a velocidade, sem sucesso.

    Mas eis algo curioso, a empresa têm a aproximadamente 600 metros de sua sede, uma edificação que recebe internet de até 20mbps, e outra a 2,5km/3 na mesma condição.

    Eu tinha a intenção de fazer exatamente o que o doraimon sugeriu, colocar a internet nessa edificação e outra antena na empresa para receber essa internet, o plano inicial seria utilizar esse edificação que fica a 600m, já que tem visibilidade boa com a sede da empresa.

    Quais são os equipamentos necessários para isso? No caso de antenas, quantos dBis são indicados para essa distancia? e os cabos para essa antena?

    Existe algum empecilho legal? Eu procurei algo na internet, mas achei apenas a necessidade de licença para provedores, o que não é exatamente o caso, pois acredito que juridicamente eu não estaria vendendo nada, apenas conectando dois pontos da empresa.

    Alguém pode me auxiliar com isso?

    Grato

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×